Ir ao conteúdo

Como medir se uma fotodiodo está funcionando com um multimetro?

lcorbi1

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, tudo bem? Gostaria de saber se o fotodiodo está receptivel.

Eu já tentei medir o fotodiodo(receptor), colocando na medição de diodos no multimetro e só fica aparecendo aquele 1 no lado esquerdo do display, eu coloco as pontas vermelha e preta em ambas as perninhas do fotodiodo e nada acontece, porque?? OBS: Já tentei colocar a ponta vermelha do multimetro no anodo e preta no katodo do fotodiodo(e vice-versa) e ficava apontando o controle remoto pra ele, nada acontecia, nem se quer mudava, pois continuava aquele 1 no lado esquerdo do display.

Como testar esses fotodiodo ?? E tb eu tenho vários leds aqui comigo, só q estão todos misturados, e como saber qual é o emissor e qual é o receptor? Como calcular o máximo de corrente q esse fotodiodo pode receber??

Obrigado!!!

Postado

Para testar o fotodiodo você precisa repetir o que estava fazendo mas direcionar uma luz para ele, ou seja, ligue um LED e deixe bem proximo a ele...

A máxima corrente do fotodiodo você só saberá pegando o código deste componente e consultando seu datasheet

• Membro VIP
Postado

E tb eu tenho vários leds aqui comigo, só q estão todos misturados, e como saber qual é o emissor e qual é o receptor?

Obrigado!!!

Se são LEDs, só podem ser emissores de luz ( Light Emitter Diode ).

Se são infravermelhos, basta polarizá-los como LEDs comuns e apontá-los para uma webcam ou câmera de segurança P&B ou color, que você verá pelo monitor se ele está acendendo ou ainda testá-los como diodos comuns com o multímetro.

Postado

então Felipe, mas eu apontei o controle remoto para o fotodiodo e ficava apertando o botão, mas nada acontecia no multimetro, não saia do 1, tem outro jeito de testar o fotodiodo? Saber se ele não queimou?? Pois a corrente que passa por ele é minima, não é??

Obrigado pela ajuda brow!!!

Postado
então Felipe, mas eu apontei o controle remoto para o fotodiodo e ficava apertando o botão, mas nada acontecia no multimetro, não saia do 1, tem outro jeito de testar o fotodiodo? Saber se ele não queimou?? Pois a corrente que passa por ele é minima, não é??

Obrigado pela ajuda brow!!!

Seu eu não me engano a luz emitida pelo LED do controle remoto é um sinal modulado (não é luz contínua), utilizado para reconhecimento, por parte da TV, da tecla pressionada pelo controle remoto, assim, esse método não é valido para testar o fotodiodo...

Faça um circuito com resistor e LED comum e direcione a luz do LED para o fotodiodo e veja se algo mudou...

Postado

Fotodiodo não deixa de ser um diodo! O teste é o mesmo aplicado nos diodos. De um lado conduz, do outro não. Só não dá pra ver a luz, já que o espectro tá fora da faixa dos humanos.

[]'s

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...