Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Review] Semp Toshiba STI AS-1560G

elanlopes

Posts recomendados

--= REVIEW NOTEBOOK SEMP TOSHIBA STI AS-1560G ==--

frenteabertofo0.th.jpgfrentefechadodu1.th.jpgladodireitozy0.th.jpg

costasdw1.th.jpgladoesquerdoja5.th.jpgbaixown4.th.jpg

detalhetampaue7.th.jpgdetalheteladl5.th.jpgdetalhetecladopq1.th.jpg

1. ESPECIFICAÇÕES:

Processador:

AMD Turion™ 64 MK-36, 2.0 GHz - Cache 512MB

(Permite processadores AMD Turion 64 x2 ou AMD Sempron com cache L2 de 1MB)

Memória RAM:

1GB DDR2-667 SDRAM

(Possui dois soquetes e permite expansão de memória total de até 4GB)

Disco Rígido:

120GB 5400rpm SATA

Sistema Operacional:

Linux Insigne

Unidade Multimídia:

DVD-RW/CD-RW

Tela:

15.4"(16:10) Wide Screen WXGA 1280x800 Cor TFT LCD

Gráficos:

NVIDIA GeForce GO 7400 (128MB dedicada)

Áudio:

Realtek ALC883 @ nVIDIA nForce 430

(Multicanal de 32 bits compatível com Sound Blaster e Intel High Definition)

Modem:

High Speed 56KB

Rede:

10/100 Ethernet LAN (nForce Networking Controller)

Wireless:

IEE WLAN 802.11b/g

(mini módulo PCI)

Teclado:

Windows Português ABNT 2

Adaptador A/C:

65W AC Adapter

Bateria:

6 células de Lítio-Ion

(Duração de aproximadamente 3 horas)

Chipset:

nVIDIA GeForce Go 6100

Dimensões(LxAxP):

35,7 x 25,9 x 2,5~3,4 cm

Peso:

2,7kg

Conexões:

4 USBs

DVI-I out (monitor)

1 RJ-45 (rede)

1 RJ-11 (modem)

Express Card Bus 34/54 (MS, MMC, SD e MS-Pro)

Fone (SPDIF)

Mic

IEEE-1394

Itens Inclusos:

Notebook

Bateria

Fonte

CD do Linux Insigne Recovery

Adaptador DVI-I/VGA

Manual

Encarte de com primeiras instruções

Encarte com serial para validação do suporte do Linux Insigne.

Dimensões e Peso:

35,7 x 25,9 x 2,5~3,4 cm (LxAxP)

2,7 kilos

2. COMPRA:

Local:

Lojas Extra - Shopping Iguatemi - Fortaleza

Valor:

R$ 1.660,00 ou 12x R$ 138,33

Data:

16 de abril de 2008

3. IMPRESSÕES:

3.1 Autonomia da Bateria:

Cumpre o que promete. Durou aproximadamente 2 horas com monitor em brilho máximo e utilizando programas para autoria web (Dreamweaver CS3 e Fireworks CS3). Já durante a execução de jogo (Need for Speed for Underground) com monitor também em brilho máximo e áudio no último volume, durou aproximadamente 40 minutos.

3.2 Qualidade da Tela:

Ângulos de visão boa, permitindo uma BOA visualização em ângulos de até 60º. Cores boas e nítidas e boa resolução sem pixel morto.

Brilho da tela também boa, não atrapalha a visualização em ambientes bem iluminados.

Para mim que trabalha com design gráfico é excelente.

3.3 Carcaça:

Boa e forte, apesar da parte traseira do monitor aparentar ser um pouco frágil. Na cor preta sem muito brilho e prata fosco dando uma aparência elegante e discreta. Detalhe para os botões e friso cromados.

3.4 Teclado:

Em português seguindo o padrão ABNT2 com teclado numérico embutido no alfanumérico, muito comum nos notebooks. Relativamente macio e não muito barulhento. Detalhe da falta de uma tecla específica para a barra ("/") e ponto de interrogação.

Para quem desenvolve códigos HTML ou navega via terminal nos diretórios do disco é uma verdadeira chatice visto que para acessar a barra ("/") precisa-se utilizar a combinação de teclas Fn+;.

3.5 Touchpad:

Não é muito sensível e o drive que a Semp Toshiba fornece para o Windows XP não funciona corretamente sendo necessário instalar outro drive.

No entanto permite um bom uso tanto no WinXP (com drive alternativo), Vista e Linux. Recomendo um mouse USB para quem tiver necessidade de precisão.

3.6 Áudio:

Os auto-falantes embutidos são meia boca e produzem um som baixo e com pouca qualidade. No entanto, ao se utilizar um fone de ouvido ou caixa de som amplificada na saída de áudio pode-se notar a qualidade real que a placa de áudio (Realtek ALC883) produz podendo ser qualificada como muito boa.

Recomendo tal alternativa para assistir a vídeos ou jogar nele, o que propicia uma boa experiência.

3.7 Ventilação:

O cooler trabalha em diversas velocidades dependendo da temperatura do processador. A saída do ar quente do dissipador de calor fica na lateral direita do micro (verificar fotos no início do review) o que dá a vantagem de se poder utilizar o notebook em superfícies irregulares, como na cama, sem atrapalhar o sistema de ventilação porém traz a desvantagem de se esquentar um pouco os objetos ou superfícies que se encontram do lado direito do equipamento.

Por exemplo, quem for utilizar um mouse e for destro pode sentir desconforto com o "bafo" morno sendo soprado constantemente na mão.

Quanto a temperatura do processador, não apresentou temperaturas elevadas, apesar de já ter visto neste fórum outro usuário reclamar que esquentava muito. Durante o uso com aplicações gráficas (PhotoShop, Blender 3D e Poser) rodando em paralelo a temperatura alcançou picos de no máximo 65º em ambiente com 28,6º.

Comparado ao meu antigo notebook, um Elitegroup 557s com Celeron de 1.5GHz, não esquenta praticamente nada.

3.8 Desempenho com Jogos:

Não tive como fazer um bom teste de desempenho em jogos por não possuir jogos mais atuais. No entanto o AS-1560 com sua GeForce Go 7400 apresentou um excelente desempenho no Need for Speed Underground rodando com resolução de 800x600 e configurações no máximo.

De qualquer forma para quem tiver mais dúvidas sobre o desempenho da GeForce pode tirá-las dando uma lida neste tópico

4. SCREENSHOTS DE ANÁLISE:

4.1 Everest:

Gravadora DVD-RW;

Monitor;

Disco Rígido;

GPU;

Temperatura do Processador.

4.2 CPU-Z:

Processador;

Placa Mãe;

Memória;

Módulo de 1GB.

4.3 3Dmark 2001:

Resultado.

4.4 3DMark 2003:

Resultado.

5. CONCLUSÕES:

- Pontos positivos:

Excelente relação custo benefício com bom desempenho para a maioria dos tipos de uso: trabalho e lazer. Boa placa de vídeo e vários tipos de conexões.

- Pontos negativos:

Teclado sem tecla própria para barra e ponto de interrogação, falta do CD com drivers e manual digital, auto-falantes com som de baixa qualidade e distribuição Linux fraca e desconhecida. Nada que não possa ser contornado rápido e facilmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

legal seu review.

se quiser testar jogos, so pegar os demos na net.

maioria dos testes que fiz no review do kennex nao demos.

parece bem acabado e tal, pena q o processador seja so de um núcleo, se colocassem um tl-60 ja ficaria uma maquina bem legal.

parabens pelo review e note.

[]'s

Link para o comentário

legal seu review.

se quiser testar jogos, so pegar os demos na net.

maioria dos testes que fiz no review do kennex nao demos.

parece bem acabado e tal, pena q o processador seja so de um núcleo, se colocassem um tl-60 ja ficaria uma maquina bem legal.

parabens pelo review e note.

[]'s

Mas pelo preço q ele pagou Ice , com mais uns 300 reais , consegue arrumar um TL-60 via Ebay e fica com um note bem potente por um preço bem semelhante ao Kennex ( q é mais ou menos a ideia de comprar um Emax com Celeron por 1599 por exemplo ... =]~ )

E Elan , nao sei quanto é a velocidade da net da sua casa , mas se você pudesse pedar o demo do Crysis (aqui esta o link direto da pagina da NVIDIA para o demo : http://download.nvidia.com/downloads/nZone/demos/nzd_crysis_spdemo.exe ) pra testar ai já quebraria o galho de muita gente aqui no forum ... ;)

Link para o comentário

mas sera q o socket da CPU suporta um TL dual ?

nao é um serpron 3500 e tal, e sim um turion destes antigos mono core.

se bem q so meio por fora de CPU AMD e pode ser q eu esteja falando bestera.

[]'s

So pelo fato de Ser DDR2, ele ja esta apto para receber um TL XX, pois o soquete 754 é somente DDR1,

Agora acho q a toshiba pisou na bola com o HD, poderia tem colocado um toshiba mesmo, e não um Western Digital.

mas com certeza é um excelente note

Link para o comentário

So pelo fato de Ser DDR2, ele ja esta apto para receber um TL XX, pois o soquete 754 é somente DDR1,

Agora acho q a toshiba pisou na bola com o HD, poderia tem colocado um toshiba mesmo, e não um Western Digital.

mas com certeza é um excelente note

Iscom,

não tenho nada contra Western Digital, eles nunca deram problemas comigo, pelo contrário. Agora deixa eu ressalvar um detalhe, esse é o segundo AS-1560 que tenho em mãos, o primeiro veio com um HD Samsung.

Acontece que comprei ele e no 4º dia de uso ele apresentou defeito na gravadora de DVD. Ela não lia mais nenhuma mídia. Esse notebook tinha o HD da Samsung. Como fui na loja e realizei a troca do equipamento pelo que estou atualmente, este novo veio com o HD da Western Digital o que prova que a Semp Toshiba está utilizando discos desses dois fabricantes nesse modelo.

Quanto ao problema com a gravadora de DVD, deve ter sido um fato em isolado ao que parece pois outros membros deste fórum que compraram seus AS-1560 não relataram ter tido o mesmo problema.

Link para o comentário

• Membro VIP

Ficou bem legal o review; com ótimas fotos.

....

3.3 Carcaça:

Boa e forte, apesar da parte traseira do monitor aparentar ser um pouco frágil. Na cor preta sem muito brilho e prata fosco dando uma aparência elegante e discreta. Detalhe para os botões e friso cromados.

...

É só aparência mesmo essa fragilidade: meu sobrinho tem um Semp (não um desse do review), mas a carcaça tem a mesma resistência de outras marcas.

....

3.4 Teclado:

Em português seguindo o padrão Brasil ABNT com teclado numérico embutido no alfanumérico, muito comum nos notebooks....

Pela foto o teclado dele é ABNT2, com a tecla "ç".

....

3.5 Touchpad:

Não é muito sensível e o drive que a Semp Toshiba fornece para o Windows XP não funciona corretamente sendo necessário instalar outro drive.

No entanto permite um bom uso tanto no WinXP (com drive alternativo), Vista e Linux. Recomendo um mouse USB para quem tiver necessidade de precisão.

...

Se o Touchpad dele for Synaptics, tente usar os drivers da própria Synaptics; talvez a sensibilidade melhore com o drivers deles --> www.synaptics.com/support/drive.cfm

mas sera q o socket da CPU suporta um TL dual ?

nao é um serpron 3500 e tal, e sim um turion destes antigos mono core.

Pelo screenshot do CpuZ ele tem soquete S1 e portanto permite up para os Turion x2.

Link para o comentário

aeeee...atequinfim...rs.... demoro mas saiu o review desse note.... bem legal... um pouco diferente da foto anunciada....melhor eu achei.... até é bonito....quanto ao som.... é difícil note com som bom mesmo...até agora só vi HP e TOSHIBA c/ som relativamente bom...os amazon mais novos também nao sao de se jogar fora nao...qto à / ser assim é um "probleminha"...mas nada que nao se acostume também.... realmente seria uma boa você colocar um TL-xx no seu note.... da uma pesquisada que no final ainda vai acabar compensando....hehe....até um TL-56 de 65n seria legal...menos que isso ja é muito antigo....

mas PARABENS pelo review e pelo note...muito legal mesmo

ABÇ

EDIT > coloque mais fotos dele aberto pra gente ver...nao exatamente de cima qnem você colocou.....mas meio de lado.... hehehe... abç

Link para o comentário

Aí elan valeu pelo review cara.

Só pra confirmar: a questão da gravadora tlvz tenha sido caso isolado mesmo, pois o meu não apresentou nenhum problema.

Quanto ao HD, o meu é SamSung HM 121HI...

Quanto ao comentário do Vjunior é verdade.

O modelo anuncaido no site não é tão bonito quanto o original....bem mais bonito. Apenas o som é fraco. Com relação ao Processador é possível upgrade Sim.

Um colega aqui do fórum mesmo comprou o mesmo note e já aplicou um turion X@ ML alguma coisa......;)

Link para o comentário

Iscom,

não tenho nada contra Western Digital, eles nunca deram problemas comigo, pelo contrário. Agora deixa eu ressalvar um detalhe, esse é o segundo AS-1560 que tenho em mãos, o primeiro veio com um HD Samsung.

Acontece que comprei ele e no 4º dia de uso ele apresentou defeito na gravadora de DVD. Ela não lia mais nenhuma mídia. Esse notebook tinha o HD da Samsung. Como fui na loja e realizei a troca do equipamento pelo que estou atualmente, este novo veio com o HD da Western Digital o que prova que a Semp Toshiba está utilizando discos desses dois fabricantes nesse modelo.

Quanto ao problema com a gravadora de DVD, deve ter sido um fato em isolado ao que parece pois outros membros deste fórum que compraram seus AS-1560 não relataram ter tido o mesmo problema.

Bom dia Elan. Até q enfim encontrei alguém com STi. É o seguinte; Adquiri um STI IS1462, no submarino, so que quando recebi o mesmo, venho com um DEAD PIXEL, e depois quando percebi com 20 minutos de uso, o note parecia que ia era derreter de tão quente assim como a fonte.O seu note esquenta dessa forma? Ja mandei de volta ao submarino para realizarem a troca do mesmo.Em breve mando as fotos e um review da máquina que por sinal possui um tampa bem elegante.

Grato

Link para o comentário

Bom dia Elan. Até q enfim encontrei alguém com STi. É o seguinte; Adquiri um STI IS1462, no submarino, so que quando recebi o mesmo, venho com um DEAD PIXEL, e depois quando percebi com 20 minutos de uso, o note parecia que ia era derreter de tão quente assim como a fonte.O seu note esquenta dessa forma? Ja mandei de volta ao submarino para realizarem a troca do mesmo.Em breve mando as fotos e um review da máquina que por sinal possui um tampa bem elegante.

Grato

Tommy,

Com certeza seu notebook tem alguma coisa errada, só por ele vir com um dead pixel na tela, já comprova isso.

Quanto a questão do aquecimento, como coloquei no review no item 3.7, o meu não apresentou temperaturas elevadas. Mesmo durante a execução do Need for Speed, a temperatura dele se manteve aceitável.

Porém o seu notebook não é um AS-1560 e as configurações são outras o que influencia em muito a temperatura de funcionamento.

Passa mais dados das configurações dele pra gente, ok?

Aí elan valeu pelo review cara.

... Apenas o som é fraco...

Pois é cara, como coloquei no review, o som é fraco devido os auto-falantes mas se você puder ligar umas caixas de som boas na saída do fone de ouvido ou usar o próprio headphone, vai se espantar com a qualidade REAL do bicho que não é a TOP hoje em dia, mas mesmo assim muito boa.

Link para o comentário

Tommy,

Com certeza seu notebook tem alguma coisa errada, só por ele vir com um dead pixel na tela, já comprova isso.

Quanto a questão do aquecimento, como coloquei no review no item 3.7, o meu não apresentou temperaturas elevadas. Mesmo durante a execução do Need for Speed, a temperatura dele se manteve aceitável.

Porém o seu notebook não é um AS-1560 e as configurações são outras o que influencia em muito a temperatura de funcionamento.

Passa mais dados das configurações dele pra gente, ok?

Pois é cara, como coloquei no review, o som é fraco devido os auto-falantes mas se você puder ligar umas caixas de som boas na saída do fone de ouvido ou usar o próprio headphone, vai se espantar com a qualidade REAL do bicho que não é a TOP hoje em dia, mas mesmo assim muito boa.

Ficha Técnica:

Processador: Intel Dual Core T2130 (1.86GHz)

Cache: 1MB

Barramento: 533MHz

Chipset: Via VN896/VT8737A

Memória: 2GB DDR2

HD: 120GB - SATA

Tela: 14.1" Wide com alto brilho - Resolução máxima WXGA (1280x800)

Drives: DVD-RW (Grava e reproduz CD e DVD)

Webcam: integrada de 1.3MP

Som: Integrado no Via VN896, High Definition Audio

Vídeo: Integrado no VIA Chrome9 HC IGP

Rede: 10/100 Mbps Integrada

Wireless: 802.11 b/g

Fax Modem: 56 Kbps Integrado (a velocidade depende da linha telefônica)

Teclado: 87 Teclas, ABNT-2 com teclas para funções especiais

Mouse: glide Pad com 2 botões

Sistema Operacional: Vista Basic

Conexões: RGB, RJ-45, RJ-11, 4 x USB 2.0, Mic, Fone (SP/DIF), IEEE-1394, Fonte de Força, Kensington

Alimentação: Íon de Lítio, 6 células (4.8Ah), aproximadamente 3 horas

Conteúdo da embalagem: Notebook, cabo RJ11, cabo de alimentação, manual do usuário, guia rápido de configuração, carregador, CDs/DVDs de instalação, certificado de garantia

tensão: bivolt

Dimensões aproximadas do produto: 2,4~3,6x33,2x23,6cm (AxLxP)

Peso liq. aproximado do produto: 2,3kg

Garantia do fornecedor: 12 meses

Link para o comentário

Pessoal, dúvida, comprei esse notebook tb (excelente aquisição por sinal), porém algo me chamou a atenção, ao usar alguns programas que identificam o hardware, foi mostrado que a placa de vídeo possui 512MB, mas no site mostra que ela tem apenas 128MB, alguém sabe porque isso? Lembrando que ela não está consumindo nada da memória física, pois essa está dedicada ao S.O.

Valeu....

Link para o comentário

Pessoal, dúvida, comprei esse notebook tb (excelente aquisição por sinal), porém algo me chamou a atenção, ao usar alguns programas que identificam o hardware, foi mostrado que a placa de vídeo possui 512MB, mas no site mostra que ela tem apenas 128MB, alguém sabe porque isso? Lembrando que ela não está consumindo nada da memória física, pois essa está dedicada ao S.O.

Valeu....

Provavelmente seja memória compartilhada com o sistema. Ela tem 128MB dedicados, mas pode pegar "emprestad" do sistema até 512MB, sacou?

E falando na placa de vídeo, cadê os testes com jogos e tal? Será que dava pra postar ao menos uma screenshot do GPU-Z?

Link para o comentário

Provavelmente seja memória compartilhada com o sistema. Ela tem 128MB dedicados, mas pode pegar "emprestad" do sistema até 512MB, sacou?

E falando na placa de vídeo, cadê os testes com jogos e tal? Será que dava pra postar ao menos uma screenshot do GPU-Z?

Também acho que funciona assim, pois essa placa tem tecnologia turbo cache. Então provavelmente ela opere, sob condições "normais", com 128 MB. Quando for preciso ela então alocará mais memo..., podendo chegar ao platô de 512 MB.

Link para o comentário

Boa tarde Galera. Alguem poderia testar pelo menos um NEED FOR SPEED CARBON pra gente ver como é que roda.

E vocês sabem se é possivel deixar a placa de vídeo o tempo todo com a Placa de Vídeo com 512 mb? É que eu deixei o notebook com 2 gb de ram, então não vai me fazer muita falta emprestar um pouco pra VGA, rsrsrs.

Obrigado.

Link para o comentário

cara, a memoria é alocada dinamicamente, vai ate um teto, deve ser os 512, e so vai ser alocado o que os aplicativos pedem, so vai ficar sem memoria de video caso o aplicativo peça e nao tenha mais ram disponivel no sistema.

quanto a testes de jogos com fraps, seria mesmo uma boa pra moçada ter real noção da placa e nao os numeros de benchmarks furados que ate placa intel se da melhor que ATI ou usar o 3dmark 06 q ai da pra puxar menos sardinha pra intel e nvidia porque elas abrem mesmo o bico no 06.

acho q fco uma opção bem legal pra quem quer um note nessa media de 1600 e o fraps vai ajudar uma pah de gente escolher entre esse semp e o e-max.

eu particularmente simpatizei com esse note, achei bem bonito o design dele, mas tenho minhas duvidas que va dar muita diferença de FPS em jogos ele e a x1300.

quanto a estes programas toscos de falar hardware, sao mais uma orientaçao do que regra, erram muita coisa, melhor confiar na especificaçao da fabrica e nao nele.

[]'s

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!