Ir ao conteúdo

Dois dual boots.

pullulla

Posts recomendados

Postado

Instalei o Ubuntu 8.04 ontem.

Até agora tudo correndo bem, só to com essa coisa meio estranha na hora de ar o boot.

A primeira tela de boot que aparece está assim:

Ubuntu 8.04, kernel 2.6.24-16-generic

Ubuntu 8.04, kernel 2.6.24-16-generic (recovery mode)

Ubuntu 8.04, memtest86+

Another OS:

Windows XP

Vou na primeira opção e dá boot no ubuntu sem problemas.

O problema é quando eu clico no Windows XP, depois disso, ainda aparece outra tela de boot que tem essas opções:

Windows XP

Ubuntu

Já tinha escolhido o Windows XP, se clico nele de novo, dá o boot sem problemas também. Se escolho o Ubuntu nessa segunda tela, dá um erro qualquer lá que nem me preocupei, até porque, se quisesse usar o ubuntu mesmo, teria o escolhido logo na primeira vez..

A solução e a explicação do porque o tópico ter sido postado novamente se o problema já foi resolvido, está no próximo post. ^_^

Postado

Eu tinha feito esse tópico a uns dias atrás, mas como não teve nenhuma resposta, nem pessoas com a mesma dúvida que eu, quando resolvi o problema, editei o tópico e disse que podia ser apagado porque já tinha sido resolvido por mim mesmo.

A pedido do moderador Libra eu repostei o problema e em seguida postei a solução que usei, porque, caso mais alguém venha a ter um problema parecido, a resposta estará aí.

Bom, a primeira tela de boot era referente ao GRUB que o Ubuntu criou quando o instalei. Com essa tela, tudo OK.

A segunda tela de boot só aparecia quando eu selecionava o Windows na primeira (o que me levou a crer que o problema era no boot do Windows). Com isso em mente, usei alguns métodos vistos aqui para tentar arrumar o boot do Windows. Coloquei o CD no drive dei boot por ele, usei R para reparação do sistema e usei os comados fixmbr e fixboot.

Aconteceu que ele 'fixou' o sistema de boot errado. Usando esses métodos eu perdi o boot pelo GRUB. Não entrava no Ubuntu mais, só aparecia a seguda tela de boot, com Windows e Ubuntu e clicando em Ubuntu por essa tela de boot resultava em um erro (como antes).

O que eu fiz foi bootar o Ubuntu de novo pelo LiveCD e pelo LiveCD, reativar o GRUB (existem tópicos aqui mesmo ensinando como se fazer isso.)

Com o GRUB e a inicialização do Ubuntu refeita, voltei pro Windows pra tentar arrumar o problema do boot dele de outro jeito.

Aí que descobri essa forma super simples:

Meu Computador > aba Avançado > Inicialização e Recuperação: configurações > Editar

O meu, quando dava dual boot estava assim:

[boot loader]

timeout=15

default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS

[operating systems]

multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /fastdetect /NoExecute=OptIn

c:\wildu.mbr="Ubuntu"

(Esse nome, wildu, pode estar errado, era algum nome parecido que agora não me lembro).

Foi só apagar a última linha que o problema foi resolvido.

Agora quando ligo o PC, só tenho uma tela de boot, a primeira mostrada no post anterior que é a correta. Com ela entro tanto no Windows quanto no Ubuntu. :lol:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...