Ir ao conteúdo

No break na tv 29'

affalcao

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

De vez em quando, principalmente quando chove, a luz aqui em casa cai e antes que possamos desligar a tv, ela volta. Algum problema com a light, sei lá. Meu medo é nessa volta queimar a tv.

Um no-break ajudaria nesse caso ? Um estabilizador seria suficiente ?

abraços.

Postado

O melhor a se fazer é ficar esperto, comprar um DPS e um no-break para deixar ela ligada quando cair, basta você olhar a potência da sua TV e dividir pelo FP dela para comprar um no-break, mas compre com folga.

Sua TV é nova ? Tem PFC ?

Postado

Quedas de tensão curtas e retorno rápido, podem sim danificar fontes. Existe um documento sobre isso, apesar de vir de um fabricante de protetores contra corrente "inrush" durante eventos de rapidissimas quedas de tensão, ele explica vem o quanto pode vir a ser danoso esse evento. Até que me provem ao contrário, e estou aberto pra que desfaçam essa "crença" que criei após ler esse documento abaixo. A crença no caso seria a proteção que o nobreak oferece durante esses eventos.

No documento comenta que existe um pico de corrente em instantes de "voltage sag", que são variações rápidas na tensão que chegam a provocar um desligamento total ou parcial da fonte e logo em seguida a energia volta ao valor normal. Esse estado provoca uma corrente inicial altíssima e como o componente limitador de corrente da fonte durante sua partida, que foi feito pra operar nesses instantes, não consegue operar diante esses eventos já que ele "entende" que ainda está num estado de operação normal, não dá tempo dele esfriar e entrar no seu estado de limitação de corrente, enfim, o texto dá mais detalhes, só que tá em inglês.

Voltando à minha crença recém criada devido às informações desse documento, nele existe um gráfico que mostra o quão alta vem a ser esse pico de corrente nesses eventos. Se esse evento por exemplo durar cerca de 1 ciclo de rede ou 16.6ms, o pico é por volta de 10-15A. Se for abaixo disso, o pico é tão logo menor. Se um nobreak bom consegue fazer a comuação pra bateria em meio ciclo de rede, cerca de 8ms como o que eu tenho, eu concluo que estou mais protegido contra esses eventos. Isso vale pra qualquer equipamento com fontes de modo chaveado, seja TV, DVD, Computador...

Se me provarem o contrário e que o fabricante desse produto citado estão errados, eu retiro minhas afirmações:

http://innovolt.com/white_papers/surgespaper06.pdf

Pra sua TV de 29", que deve consumir por volta de 100watts. Aqui tenho uma que consome isso, um nobreak que forneça pelo menos 600VA, seria o suficiente, mas tem que ver sua corrente de partida, já que uma TV de 29" puxa muita corrente durante sua partida, mas pelo menos no meu nobreak de 600VA ele dá um bip de sobrecarga na partida da TV, mas ela liga normamente e menos de meio segundo o bip para.

Lembre-se que a adição de um nobreak ou estabilizador vai fazer com que o consumo de energia aumente já que esses possuem eficiência de 90% aproximadamente ou seja, ele irá gastar 10% do que é capaz de fornecer disperdiçando em forma de calor.

Só pra finalizar, nesse caso estabilizadores não ajudariam porque o seu tempo de resposta é lento pra correções das variações de rede e mesmo que fosse rápido, dependendo do nível de variação, eles não conseguem corrigir. Felizmente os modelos da nova normal se auto-desligam em casos de quedas abaixo de 90volts continuadas por vários minutos, mas o tempod e resposta da correção é lento de qualquer jeito...

Postado

João,

Minha tv tem uns 5 anos. Não sei se tem PFC. Aliás talvez tenha que comprar outra, visto q a mesma está com defeito e dependendo do preço, não valha a pena consertar. Quero colocar o no-break na próxima.

Raw,

Obrigado pela explicação e pela dica.

abraços a todos.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...