Ir ao conteúdo

Como interpretar corretamente os dados do everest sobre as linhas de tensão(12v, 5v..

mathsm

Posts recomendados

Postado

Pessoal, é o seguinte!

Os programas de monitoramento de hardware sempre trazem esses dados sobre as linhas de tensão de 12v,5v,3v. Seja o everest, asus probe, riva tunner, etc...

Tem como saber se afonte esta apanhando ou não só com esses dados.

Eu observei o seguinte:

No meu PC da assinatura a linha de 12v é que apresenta maior variação. Normalmente ela fica em 11,8v. Mas quando executo algum aplicativo mais pesado ela baixa para uns 11,5v. Isso é normal?

Observei também no outro PC aqui de casa que a linha de 12v se mantem em uns 12,2v normalmente(sem rodar nenhum aplicativo mais pesado).

Gostaria de saber se tem motivo para preocupação esses valores, se não, para que serve observa-los?

Obrigado desde ja a quem tiver paciência para explicar isso ai pro pessoal. Até porque procurei tópicos sobre isso e não achei nada.

Postado

Confiar 100% nos programas eu não confio, mas será que eles não tem um mínimo de serventia? Ja que da pra concluir que a tensão baixa quando ponho uma carga mais pesada no sistema?

Postado

Eu medi aqui no Everest e deu pouca diferença e em uma hora deu a mesma, mas outra hora deu errado de novo, e e outros programas todos deram errado.

O ideal é o multímetro mesmo. Aí tem a certeza absoluta (se o multímetro não estiver descalibrado.)

Essa coisa de carga baixa pode ser um sinal que pode até confiar, mas é pela sua, dá para interpretar, pegue emprestado um multímetro e meça, é rápido, fácil e preciso.

Mas sua fonte tem cara de genérica, parece ser um sinal sim de troca, faça como te falei, meça com um multímetro, se der muito menos é sinal de troca.

Seu PC anda travando muito ?

Postado

O PC tem travado sim, mas foi desde que coloquei esse processador da assinatura no lugar do antigo(A64 3000+). Mas acredito que seja problema de superaquecimento que ja estou em vias de resolver.

A minha fonte não é daqueles modelos mais vagabundos que vem com gabinete, mas tb não é nenhum modelo respeitado de fonte. PAguei 30 dólares no paraguai.

Eu acho que meu pai tem um multimetro em casa sim. como faço para fazer as medições com ele? Tenho que ligar o que com o que?

Postado
O PC tem travado sim, mas foi desde que coloquei esse processador da assinatura no lugar do antigo(A64 3000+). Mas acredito que seja problema de superaquecimento que ja estou em vias de resolver.

A minha fonte não é daqueles modelos mais vagabundos que vem com gabinete, mas tb não é nenhum modelo respeitado de fonte. PAguei 30 dólares no paraguai.

Eu acho que meu pai tem um multimetro em casa sim. como faço para fazer as medições com ele? Tenho que ligar o que com o que?

Você deve colocar o multimetro em DCV e em 20V e para medir 12V você no molex coloca as ponteiras em amarelo e preto, e para 5V vermelho e preto.

• 3 meses depois...
Postado

Olá Galera gostaria de saber se minhas configurações estão corretas.

Aparece no Everest tais informações:

Núcleu CPU 1.44V

+5V 5.27V

+12V 12.88V

Esses Valores Mudaram com minha aquisição de fonte Seventeam 420W Reais

Postado
Olá Galera gostaria de saber se minhas configurações estão corretas.

Aparece no Everest tais informações:

Núcleu CPU 1.44V

+5V 5.27V

+12V 12.88V

Esses Valores Mudaram com minha aquisição de fonte Seventeam 420W Reais

Marlimdaimom, as tensões corretas seriam as seguintes:

Núcleo da CPU: depende da CPU e é gerada pela motherboard.

+3,3V => 3,13 a 3,47V

+5V => 4,75 a 5,25V

+12V => 11,4 a 12,6 V

Infelizmente, como o colega João Gorilão informou acima, programas como o Everest muitas vezes interpretam de forma incorreta as medições dos sensores da motherboard, apresentando valores completamente errados.

O melhor é usar um multímetro. Alternativamente pode-se usar as medições feitas pela bios ou por programas do próprio fabricante da motherboard; eles também podem ter erros, mas são muito mais confiáveis que programas de terceiros.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...