Ir ao conteúdo

Duvida em modelos de Athlon 64 X2

Posts recomendados

Postado

Olá Pessoal. Antes de mais nada, sei que há um tópico bem parecido já fechado, mas ele não soluciona minhas dúvidas. Então lá vai.

Estou montando um micro pra uso diário pra não precisar de uma atualização por um bom tempo e também pra jogar de vez em quando, mas não será a principal função dele. Quero apenas ter um micro pronto para jogos quando quiser brincar um pouco.

Atualmente tenho um Athlon 64 2800+, com 1gb ddr e uma vga 9600xt da msi.

Comprei uma placa mãe Gigabyte Ga-69vm e 2 pentes ddr2 800 kingston. A dúvida é o processador. Tenho algumas opções. Mas não sei se escolho um processador de clock menor e cache maior por um preço mais alto ou clock maior e cache menor mais barato. encontrei esses preços:

X2 4800+ Clock 2500 Cache L2 512 - 199,00

X2 4800+ Clock 2400 Cache L2 1mb - 235,00

X2 5000+ Clock 2600 Cache L2 512 - 229,00

X2 5200+ Clock 2700 Cache L2 1mb - 289,00

Há também uma dúvida quanto a banda de memória. De acordo com um artigo que há aqui no site, os processadores que têm multiplicador ímpar não acessam a memória de fato a 400mhz, chegam apenas a 370mhz. O único desses processadores que acessa a memória de fato a 400mhz é o 4800+ com clock 2400, por 235,00. Por isso deixei ele na lista.

Então, qual o processador escolher? Qual o melhor custo benefício?

Valeu desde já a ajuda.

Zeca

Postado

Tem uma diferença a mais entre os processadores que você colocou. O 4800+ de 2.4 GHz é construído em 90 nm, e os outros, em 65 nm. A vantagem dos de 65 nm é menor geração de calor, por consequencia coolers box menores e maior potencial de overclock. Com relação ao problema do clock das memórias, sugiro fazer um pequeno overclock para atingir um clock que possibilite a memoria trabalhar na sua velocidade normal. No caso deses processadores acima, esse clock seria 2800 MHz.

Se tivesse que escolher, ficaria com o 4800+ de 2.5 GHz, e faria um overclock nele para atingir 2.8 GHz.

PS: Apenas o 4800+ de 2.4 GHz tem 2x1Mb de cache. Os outros têm 2x512Kb (informação retirada do site da AMD)

http://products.amd.com/en-us/DesktopCPUSideBySide.aspx?id=39&id=40&id=46&id=48

Postado

Pois é, bem que eu estava desconfiado dessas informações do site Mania Virtual, pois procurei no amdcompare.com e não batia o valor do clock com o da memória em nenhum dos modelos. Valeu mesmo a informação, Dennis. Acho que vou aceitar teu conselho e a diferença utilizo para comprar uma fonte decente!

Brigadão,cara!

• Membro VIP
Postado

Todos eles são bons, e não atingor o clock máximo da memória tem uma vantagem:

Você pode baixar as latências com mais facilidade, o que é bem melhor que clock alto em processadores AMD64 ;)

Eu indico a mesma coisa que o Dennis, mas sem o over ^_^

Melhor investir na fonte mesmo, boa decisão.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...