Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como Ripar CD Corrretamente com o Exact Audio Copy (EAC)


Posts recomendados

...Gostaria de saber se é possível extrair o audio de um CD usando o EAC em outros formatos (ogg, aac, etc) ou qualidades de MP3 (320, 192, 128KBps) por exemplo. Obrigado novamente!

Você pode ripar seus CDs e codificá-los como MP3 ou qualquer outro formato usando o EAC. Siga os passos onde mostro como ripar como MP3 (Codec LAME mp3 - preset V2 ou V0).

Obs.: Dê preferência ao preset V0

Abraços e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ripei um CD que tenho aqui em MP3 V0 e V2, mas ambos ficaram exatamente do mesmo tamanho e com 320Kbps.

Segui todos os passos to tutorial cuidadosamente, só não consegui fazer essa parte aqui

http://i223.photobucket.com/albums/dd163/DoctorBR/lame1.png

no campo bit rate não consigo deixar ele em branco, é obrigatório inserir um valor...

O que estou fazendo de errado?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ripei um CD que tenho aqui em MP3 V0 e V2, mas ambos ficaram exatamente do mesmo tamanho e com 320Kbps.

Segui todos os passos to tutorial cuidadosamente, só não consegui fazer essa parte aqui

http://i223.photobucket.com/albums/dd163/DoctorBR/lame1.png

no campo bit rate não consigo deixar ele em branco, é obrigatório inserir um valor...

O que estou fazendo de errado?

Obrigado!

Você não seguiu o guia... lamento!

Leia o guia vagarosamente e atenciosamente que você conseguirá.

Abraços e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não seguiu o guia... lamento!

Leia o guia vagarosamente e atenciosamente que você conseguirá.

Abraços e boa sorte!

Desculpa minha ignorância, mas dei uma geral de novo no tutorial e parece estar tudo correto. Mas o problema de deixar aquele campo em branco permanece:

http://i28.tinypic.com/nnje6u.jpg

Não tem como deixar sem valor ali, o que estou fazendo de errado?

As MP3 V0 e V2 após ripadas, permanecem com 320Kbps, imagino eu que seja por causa desse campo que não consigo deixar igual o do tutorial, se puder me ajudar agradeço muito!

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa minha ignorância, mas dei uma geral de novo no tutorial e parece estar tudo correto. Mas o problema de deixar aquele campo em branco permanece:

http://i28.tinypic.com/nnje6u.jpg

Não tem como deixar sem valor ali, o que estou fazendo de errado?

As MP3 V0 e V2 após ripadas, permanecem com 320Kbps, imagino eu que seja por causa desse campo que não consigo deixar igual o do tutorial, se puder me ajudar agradeço muito!

Muito obrigado!

De acordo com sua imagem tudo está correto. Provavelmente o programa que você está usando para ouvir as músicas não esteja mostrando corretamente o bit rate. Isso quer dizer que tudo está normal e sua ripagem foi bem sucedida.

Lembrando que você não precisa escolher o bit rate no EAC. Isso é feito usando um dos comandos abaixo:

De acordo com seu propósito ou preferência, no campo da opção “Additional command line options”: Certifique se que o comando foi copiado exatamente como mostrado abaixo.

Para ripar e codificar seu arquivo MP3 com um bit rate de 220 a 260 Kbps (VBR) use o comando abaixo, que codificará as músicas com o “preset” V0

-V 0 --vbr-new --add-id3v2 --ignore-tag-errors --ta "%a" --tt "%t" --tg "%m" --tl "%g" --ty "%y" --tn "%n" %s %d

Mas se preferir ripar e codificar seu arquivo MP3 com um bit rate de 170 a 210 Kbps (VBR), use o comando abaixo que codificará as músicas com o “preset” V2.

-V 2 --vbr-new --add-id3v2 --ignore-tag-errors --ta "%a" --tt "%t" --tg "%m" --tl "%g" --ty "%y" --tn "%n" %s %d

Abraços e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caríssimo DoctorBR,

Primeiro parabéns pelo Tutorial, muito bacana!!

Segui seu passo a passo e só ocorreu um problema com relação

a criação no modo MP3. Em primeiro lugar, o endereço para baixar o lame

nos traz um download onde, após descompactado, o arquivo lame aparece como pacote do windows MS-DOS e não como um .exe. Desta forma, cliquei neste arquivo e só apareceu uma rápida e tela e sumiu, como fazer neste caso???... bom, seguindo, baixei um lame no seguinte endereço:

http://www.rarewares.org/mp3-lame-bundle.php

lame 3.98.2 de 563kb

Este sim aparece um lame.exe, até aí tudo bem, mas quando vou criar o audio do cd para o micro em MP3, bem no final aparece a seguinte mensagem:

"The external Compressor error returned an error".

Mas o que mais me intrigou, é que se eu colocar a configuração

-V 0 --vbr-new --add-id3v2 --ignore-tag-errors --ta "%a" --tt "%t" --tg "%m" --tl "%g" --ty "%y" --tn "%n" %s %d

para Bit Rate de 220 a 260 e escolher no combo Bit Rate a opção 192, o EAC cria o MP3 sem apresentar a mensagem de erro, porém quando passo o mouse por sobre o arquivo, ele me apresenta como informação que o arquivo tem 320kbps???? isso é normal, pois eu escolhi 192 e não 320????

Será que a primeira vez que executei um duplo clique no lame que estava

como pacote do MS-DOS, alterou algo??

Posso, na configuração do MP3, deixar em BRANCO o campo "additional command line optios" , pois quando o faço e escolho a opção de Bit de 192 é que aparece o erro mencionado acima!!!???

valeu e parabéns pela iniciativa

Picandalo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caríssimo DoctorBR,

Primeiro parabéns pelo Tutorial, muito bacana!!

Segui seu passo a passo e só ocorreu um problema com relação

a criação no modo MP3. Em primeiro lugar, o endereço para baixar o lame

nos traz um download onde, após descompactado, o arquivo lame aparece como pacote do windows MS-DOS e não como um .exe. Desta forma, cliquei neste arquivo e só apareceu uma rápida e tela e sumiu, como fazer neste caso???... bom, seguindo, baixei um lame no seguinte endereço:

http://www.rarewares.org/mp3-lame-bundle.php

lame 3.98.2 de 563kb

Este sim aparece um lame.exe, até aí tudo bem, mas quando vou criar o audio do cd para o micro em MP3, bem no final aparece a seguinte mensagem:

"The external Compressor error returned an error".

Mas o que mais me intrigou, é que se eu colocar a configuração

-V 0 --vbr-new --add-id3v2 --ignore-tag-errors --ta "%a" --tt "%t" --tg "%m" --tl "%g" --ty "%y" --tn "%n" %s %d

para Bit Rate de 220 a 260 e escolher no combo Bit Rate a opção 192, o EAC cria o MP3 sem apresentar a mensagem de erro, porém quando passo o mouse por sobre o arquivo, ele me apresenta como informação que o arquivo tem 320kbps???? isso é normal, pois eu escolhi 192 e não 320????

Será que a primeira vez que executei um duplo clique no lame que estava

como pacote do MS-DOS, alterou algo??

Posso, na configuração do MP3, deixar em BRANCO o campo "additional command line optios" , pois quando o faço e escolho a opção de Bit de 192 é que aparece o erro mencionado acima!!!???

valeu e parabéns pela iniciativa

Picandalo

Sua dúvida já foi respondia anteriormente. Peço que leia o tópico todo e até mesmo o tutorial novamente. Leia atenciosamente e vagarosamente.

Abraços e boa sorte.

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De acordo com sua imagem tudo está correto. Provavelmente o programa que você está usando para ouvir as músicas não esteja mostrando corretamente o bit rate. Isso quer dizer que tudo está normal e sua ripagem foi bem sucedida.

Lembrando que você não precisa escolher o bit rate no EAC. Isso é feito usando um dos comandos abaixo:

De acordo com seu propósito ou preferência, no campo da opção “Additional command line options”: Certifique se que o comando foi copiado exatamente como mostrado abaixo.

Para ripar e codificar seu arquivo MP3 com um bit rate de 220 a 260 Kbps (VBR) use o comando abaixo, que codificará as músicas com o “preset” V0

-V 0 --vbr-new --add-id3v2 --ignore-tag-errors --ta "%a" --tt "%t" --tg "%m" --tl "%g" --ty "%y" --tn "%n" %s %d

Mas se preferir ripar e codificar seu arquivo MP3 com um bit rate de 170 a 210 Kbps (VBR), use o comando abaixo que codificará as músicas com o “preset” V2.

-V 2 --vbr-new --add-id3v2 --ignore-tag-errors --ta "%a" --tt "%t" --tg "%m" --tl "%g" --ty "%y" --tn "%n" %s %d

Abraços e boa sorte!

Realmente não consegui fazer ele converter corretamente as MP3, com o EAC vou usar somente para ripar os FLAC.

Achei um outro programa chamado foobar2000 que estou usando pra converter o FLAC ripado com o EAC para as MP3, está funcionando perfeitamente até agora.

Muito obrigado pela atenção e pelo tutorial DoctorBR!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua dúvida já foi respondia anteriormente. Peço que leia o tópico todo e até mesmo o tutorial novamente. Leia atenciosamente e vagarosamente.

Abraços e boa sorte.

:)

Ok DoctorBR, vou dar uma olhada!

E quanto ao lame vir no tipo Arquivos em Lotes do MS-DOS, no site

que seu Tutorial direciona?? O Fato de eu ter feito um duplo clique no

mesmo, na primeira vez que baixei-o, não pode ter alterado nada no

processo, pois em seu tutorial diz que após baixar o lame é só copiar

o .exe para o diretório do EAC e no meu caso, na primeira vez, como

não encontrei o .exe, eu executei um duplo clique no lame que estava

como Arquivo em Lotes do MS-DOS, só quando encontrei o lame

em outro local na net, que foi na segunda vez, é que pude copiá-lo

para o diretório do EAC.

abraços

Picandalo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Caro DoctorBR,

Gostaria de tirar uma duvida, ripei o cd Bob Marley-Legend aqui de minha coleção para mp3 conforme seu tutorial,e demoro nada mais nada menos do que 00:59:37.

Este tempo é normal mesmo ou tem alguma coisa errada aqui ?

Agradeço a atenção desde já.

Meu PC

Win7 64bits

CPU-Z : http://is.gd/324X0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro DoctorBR,

Gostaria de tirar uma duvida, ripei o cd Bob Marley-Legend aqui de minha coleção para mp3 conforme seu tutorial,e demoro nada mais nada menos do que 00:59:37.

Este tempo é normal mesmo ou tem alguma coisa errada aqui ?

Agradeço a atenção desde já.

Este programa é realmente lento se comparado a outros ripadores e demora aproximadamente 30 min. ou mais, dependendo do estado do CD e da velocidade do seu leitor.

O EAC examina todos os setores repetidamente até ler corretamente os dados, e este é mais um dos motivos pelo qual o EAC é o melhor ripador que existe para o Windows.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este programa é realmente lento se comparado a outros ripadores e demora aproximadamente 30 min. ou mais, dependendo do estado do CD e da velocidade do seu leitor.

O EAC examina todos os setores repetidamente até ler corretamente os dados, e este é mais um dos motivos pelo qual o EAC é o melhor ripador que existe para o Windows.

Abraços.

Tá certo, tá certo. Não querendo comparar a qualidade da ripagem e que testei o Easy CD-DA Extractor com chegagem de CRC e demoro 00:04:47, uma boa diferença na velocidade digo.

Mas uma duvida...o EAC não tem como colocar capa no album?

Pensei em até usar o tagscanner para colocar a capa no album mais como ele gera o .cue que é ligado aos arquivos é capaz de dar erro quando for gravar cd ou estou falando asneira.

Até.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá certo, tá certo. Não querendo comparar a qualidade da ripagem e que testei o Easy CD-DA Extractor com chegagem de CRC e demoro 00:04:47, uma boa diferença na velocidade digo.

Mas uma duvida...o EAC não tem como colocar capa no album?

Pensei em até usar o tagscanner para colocar a capa no album mais como ele gera o .cue que é ligado aos arquivos é capaz de dar erro quando for gravar cd ou estou falando asneira.

Até.

Você deve sim comparar a qualidade da ripagem. Não existe nenhum programa melhor do que o EAC quando o assunto é extração de músicas de CDs.

Eu uso o EAC profissionalmente para ripar e depois, usando um gerenciador de músicas, adiciono as capas e as tags que acho importante.

O CUE não será alterado se você adicionar TAGs. Não se preocupe!

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você deve sim comparar a qualidade da ripagem. Não existe nenhum programa melhor do que o EAC quando o assunto é extração de músicas de CDs.

Fui infeliz na colocação..quis dizer não comparando a qualidade da ripagem no sentido de discutir a qualidade. Como foi mostrado por você por a+b que o EAC é sem duvida o melhor na qualidade para extrair as musicas.

Você esta totalmente certo quando a isso, não quis dizer o contrario.

Eu uso o EAC profissionalmente para ripar e depois, usando um gerenciador de músicas, adiciono as capas e as tags que acho importante.

O CUE não será alterado se você adicionar TAGs. Não se preocupe!

Abraços.

Irei testar aqui em um CDRW e depois retorno para dizer o que aconteceu. É que partindo da logica que o .cue está ligado aos arquivos ripados por CRC penso eu que não se gravaria corretamente ou na melhor das hipotices estara gravando as informações anteriores a modificação, como exemplo mudanças de tag que o usuario tenha feito nos arquivos.

Agradeço desde já pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Caro DoctorBr:

Com o seu tutorial aprendi a ripar CDs corretamente, e no formato que eu gosto: flac (tracks + .cue). Mas tenho algumas dúvidas em relação a arquivos como: WAVPack (image + .cue), FLAC (image + .cue), APE (image + .cue) etc..que consegue-se em sites de compartilhamento (torrent). Como proceder para que estes arquivos resultem no formato do seu tutorial FLAC (tracks + .cue) ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro DoctorBr:

Com o seu tutorial aprendi a ripar CDs corretamente, e no formato que eu gosto: flac (tracks + .cue). Mas tenho algumas dúvidas em relação a arquivos como: WAVPack (image + .cue), FLAC (image + .cue), APE (image + .cue) etc..que consegue-se em sites de compartilhamento (torrent). Como proceder para que estes arquivos resultem no formato do seu tutorial FLAC (tracks + .cue) ?

Faça um comentário na página das descrições do torrent pedindo que o CD seja ripado novamente conforme mostrado neste guia.

Abraços e boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Se eu pegar um album em WAV + CUE e montá-lo em um drive virtual (DAEMON Tools, neste caso), e usar o EAC para ripar faixas, será necessário especificar read/write offsets para drives virtuais? E será que o áudio será idêntico ao original (não faltando por exemplo algumas amostras no final)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu pegar um album em WAV + CUE e montá-lo em um drive virtual (DAEMON Tools, neste caso), e usar o EAC para ripar faixas, será necessário especificar read/write offsets para drives virtuais? E será que o áudio será idêntico ao original (não faltando por exemplo algumas amostras no final)?

Se você pegar um álbum em WAV terá um arquivo sem compressão, mas não significará que a ripagem (extração das músicas do CD) tenha sido perfeita. Para isso é necessário que tal procedimento tenha sido efetuado com o EAC, por isso criei este tutorial em português.

O que quero dizer é que para que uma cópia (backup) de um CD seja 100% perfeita (idêntica à fonte) o uso do EAC é indispensável!

E volto a repetir; faça um comentário na página das descrições do torrent ou mande uma MP ao uploader pedindo que o CD seja ripado novamente conforme mostrado neste guia.

Abraços e boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Antes de tudo, queria agradecer muito por esse tópico muito bem feito, parabéns.

Apesar de já ter ripado alguns CDs com sucesso, ultimamente não estou tendo sucesso para ripar. Quando está na última faixa da um read error ou sync error (ou ambos).

Não sei, mas penso que pode estar relacionado ao meu sistema (Vista Starter 32 bits) ou pode ser problema no drive. Já testei todas as interfaces e já reduzi a velocidade para 1.0x e não tive sucesso. Vale lembrar também que o CD está perfeito e roda normal nos aparelhos de som.

Vou deixar aqui um log de apenas uma faixa que extrai e veja se tem alguma configuração errada:

Exact Audio Copy V0.99 prebeta 5 from 4. May 2009

EAC extraction logfile from 19. December 2009, 14:23

Ripado / Ripado

Used drive : HL-DT-STDVD-RAM GSA-H55N Adapter: 0 ID: 0

Read mode : Secure

Utilize accurate stream : Yes

Defeat audio cache : Yes

Make use of C2 pointers : No

Read offset correction : 102

Overread into Lead-In and Lead-Out : No

Fill up missing offset samples with silence : Yes

Delete leading and trailing silent blocks : No

Null samples used in CRC calculations : Yes

Used interface : Native Win32 interface for Win NT & 2000

Gap handling : Appended to previous track

Used output format : User Defined Encoder

Selected bitrate : 128 kBit/s

Quality : High

Add ID3 tag : No

Command line compressor : C:\Program Files\Exact Audio Copy\Flac\flac.exe

Additional command line options : -8 -A tukey(0.25) -A gauss(0.1875) -b 4096 -V -T "artist=%a" -T "title=%t" -T "album=%g" -T "date=%y" -T "tracknumber=%n" -T "genre=%m" %s --sector-align

TOC of the extracted CD

Track | Start | Length | Start sector | End sector

---------------------------------------------------------

1 | 0:00.00 | 4:03.25 | 0 | 18249

2 | 4:03.25 | 4:19.30 | 18250 | 37704

3 | 8:22.55 | 3:53.35 | 37705 | 55214

4 | 12:16.15 | 4:18.22 | 55215 | 74586

5 | 16:34.37 | 5:05.65 | 74587 | 97526

6 | 21:40.27 | 3:44.18 | 97527 | 114344

7 | 25:24.45 | 3:41.37 | 114345 | 130956

8 | 29:06.07 | 4:26.55 | 130957 | 150961

9 | 33:32.62 | 4:45.25 | 150962 | 172361

10 | 38:18.12 | 4:39.60 | 172362 | 193346

Track 1

Filename C:\01 - Track01.wav

Pre-gap length 0:00:02.00

Peak level 97.8 %

Track quality 100.0 %

Test CRC E24EB7EE

Copy CRC E24EB7EE

Copy OK

No errors occurred

End of status report

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de tudo, queria agradecer muito por esse tópico muito bem feito, parabéns.

Apesar de já ter ripado alguns CDs com sucesso, ultimamente não estou tendo sucesso para ripar. Quando está na última faixa da um read error ou sync error (ou ambos).

Não sei, mas penso que pode estar relacionado ao meu sistema (Vista Starter 32 bits) ou pode ser problema no drive. Já testei todas as interfaces e já reduzi a velocidade para 1.0x e não tive sucesso. Vale lembrar também que o CD está perfeito e roda normal nos aparelhos de som.

Vou deixar aqui um log de apenas uma faixa que extrai e veja se tem alguma configuração errada:

Exact Audio Copy V0.99 prebeta 5 from 4. May 2009

EAC extraction logfile from 19. December 2009, 14:23

Ripado / Ripado

Used drive : HL-DT-STDVD-RAM GSA-H55N Adapter: 0 ID: 0

Read mode : Secure

Utilize accurate stream : Yes

Defeat audio cache : Yes

Make use of C2 pointers : No

Read offset correction : 102

Overread into Lead-In and Lead-Out : No

Fill up missing offset samples with silence : Yes

Delete leading and trailing silent blocks : No

Null samples used in CRC calculations : Yes

Used interface : Native Win32 interface for Win NT & 2000

Gap handling : Appended to previous track

Used output format : User Defined Encoder

Selected bitrate : 128 kBit/s

Quality : High

Add ID3 tag : No

Command line compressor : C:\Program Files\Exact Audio Copy\Flac\flac.exe

Additional command line options : -8 -A tukey(0.25) -A gauss(0.1875) -b 4096 -V -T "artist=%a" -T "title=%t" -T "album=%g" -T "date=%y" -T "tracknumber=%n" -T "genre=%m" %s --sector-align

De acordo com o LOG gerado você não está usando o ASPI recomendado no guia (Used interface : Native Win32 interface for Win NT & 2000). Mas talvez este ainda não seja o problema, já que você afirma ter ripado outros CDs sem problemas.

Use outro CD e veja se a ripagem é concluída com sucesso. O EAC lê setor por setor do CD e quando uma faixa com problema (arranhada, descascada, etc.) é encontrada esse tipo de erro surge.

Também é importante observar a capacidade do seu HD, já que está usando o Starter Edition e isso é sinal de que seu computador tem o mínimo requerido em termos de hardware, ou seja, provavelmente possua um HD de 160 GB.

Abraços e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É meu HD tem 160 gb mesmo, mas ainda tem MUITO espaço. Vou tentar ripar outro CD e ver no que vai dar.

E interface ASPI não resolveu o problema.

Só não entendi porque você marcou em vermelho a linha de comando do FLAC, está errado? Valeu pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É meu HD tem 160 gb mesmo, mas ainda tem MUITO espaço. Vou tentar ripar outro CD e ver no que vai dar.

E interface ASPI não resolveu o problema.

Só não entendi porque você marcou em vermelho a linha de comando do FLAC, está errado? Valeu pela ajuda.

De acordo com o LOG que você mostrou a única coisa que poderia gerar problemas é a interface ASPI (a não instalação e configuração do mesmo).

Deixei a linha de comando que instrui o EAC a usar o codec FLAC em vermelho só pra mostrar que você realmente está usando o executável do FLAC...

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ripei um outro CD aqui e deu certo, mas tem dois CDs que sempre dão erro no final (na última faixa), isso que acho estranho, logo os dois estão dando erro no mesmo lugar.

Um dos CDs comprei usado e tem riscos bem pequenos e o outro comprei novo e está PERFEITO, inclusive quando coloco eles pra tocar no meu CD Player automotivo nunca deram nenhuma travada e roda normalmente.

A faixa é copiada para o HD e toca normalmente no PC, mas no LOG consta que há erros e a qualidade da faixa fica abaixo do normal (cerca de 90%).

Bom, eu não sei se você já viu esse tipo de problema antes, mas penso eu que o problema está no drive, porque no site do EAC vi isto:

Audio extraction is purely digital, how could unremarked errors occur?

The data transmission itself is purely digital and also the data stored on the CD. But the Red Book standard (standard for audio CDs) is very weak and only little error correction will be performed in the drive. So on bad CD-ROM drives it is possible that you receive erroneous results.

Creio que meu drive seja ruim :(

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ripei um outro CD aqui e deu certo, mas tem dois CDs que sempre dão erro no final (na última faixa), isso que acho estranho, logo os dois estão dando erro no mesmo lugar...

...a faixa é copiada para o HD e toca normalmente no PC, mas no LOG consta que há erros e a qualidade da faixa fica abaixo do normal (cerca de 90%).

Bom, eu não sei se você já viu esse tipo de problema antes, mas penso eu que o problema está no drive, porque no site do EAC vi isto:

Audio extraction is purely digital, how could unremarked errors occur?

The data transmission itself is purely digital and also the data stored on the CD. But the Red Book standard (standard for audio CDs) is very weak and only little error correction will be performed in the drive. So on bad CD-ROM drives it is possible that you receive erroneous results.

Creio que meu drive seja ruim :(

Abraços

Não se preocupe tanto com 10%! Isso é imperceptível!

Se você seguiu o guia passo a passo então terá SEMPRE a melhor qualidade POSSÍVEL de extração de músicas de CDs.

Aproveite!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...