Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como Ripar CD Corrretamente com o Exact Audio Copy (EAC)


Posts recomendados

Excelente tutorial. Meus parabéns, muito bem explicado.

Obrigado pelo reconhecimento do meu trabalho. Espero que muitos tenham proveito deste guia passo a passo.

Aproveitando o seu conhecimento, tenho uma certa duvida que ainda não ficou bem esclarecida.

Procuro deixar meus mp3’s padronizados em 192kbps. Caso eu tenha um mp3 de 128kbps e converte-lo para 192kbps vou ter perda? Li em alguns fóruns de que, qualquer tipo de conversão há perda.

Mp3 é um formato que descarta dados (freqüências audíveis). Mesmo você usando a máxima taxa de amostragem, que é 320 kbps, haverá perdas de qualidade, ou seja, caso sua intenção seja arquivamento o ideal é usar um codec como FLAC, que não descarta dados da música e permite downsample (reduzir a taxa de amostragem – bit rate). Clique aqui para ler o Tópico O Que é FLAC e Suas Vantagens e comparações com o mp3.

Músicas codificadas com 128 Kbps tipicamente usam um Low Pass Filter (LPF) ajustado para cortar em 15 kHz e muito raramente em 16 kHz, dependendo do fabricante do codec. Isso significa que as freqüências mais lindas, ou os instrumentos mais agradáveis são cortados. Quando se aumenta ou se configura o bit rate (bitragem) para 192 Kbps, por exemplo, o LPF é configurado para cortar as freqüências acima de 17 kHz. Mas mesmo um MP3 com bit rate de 320 Kbps, que é a máxima configuração para codecs MP3, e que se aproxima do limite de freqüências que nós humanos conseguimos ouvir, que é 20 kHz, ainda aplica muita compressão no áudio, e é possível notar claramente a diferença se comparado a um FLAC, que é encorpado, enquanto que o MP3 com 320 Kbps deixa muito a desejar.

Caso o codec LAME mp3 v3.98 com 256 kbps (VBR) seja utilizado, será praticamente impossível distinguir se é um mp3 com 320 kbps ou não. Além disso, o tamanho do arquivo fica menor.

Qualquer tipo de arquivo que utilize compressão fica pior caso seja manipulado e ou convertido. Por exemplo, se você salvar um mp3, mesmo que seja o mesmo arquivo após editá-lo, este arquivo ficará pior do que já era. O “menos pior” é abrir o arquivo, editar e salvar como copia (outro arquivo). Lembrando que se o arquivo tiver 128 kbps não adiantará nada salvar como 192 kbps.

O que quero dizer é que toda vez que se manipula um arquivo com compressão como mp3 há uma degradação. Por isso o melhor é ripar o CD como FLAC e converter para o formato desejado (mp3, aac, wma, CD-A, etc.) quando necessário.

Recomenda algum programa para converter mp3’s? Utilizo o dBpoweramp Music Converter.

O dBpower Music Converter R13 é o melhor utilitário da atualidade, além de muito rápido e leve.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa noite, doctorbr.

primeiramente, muito grato pela rapida resposta.

li o seu outro topico e realmente a maioria das minhas perguntas estavam nele as respostas.

a partir de seu tutorial, comecei a ripar de novo todos os meus cd's (uns 400). estavam a apenas 128kbps. rs.

optei, primeiramente em ripa-los em v0.

nisso, surgiu uma duvida. a modificaçao das tags apos a conversao nao alteram de modo algum os dados da musica, certo?

penso eu, que as tags estejam em um bloco totalmente fora dos alocados ao arquivo mp3.

fico no aguardo.

abraço.

ronaldo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa noite, doctorbr.

primeiramente, muito grato pela rapida resposta.

li o seu outro topico e realmente a maioria das minhas perguntas estavam nele as respostas.

a partir de seu tutorial, comecei a ripar de novo todos os meus cd's (uns 400). estavam a apenas 128kbps. rs.

optei, primeiramente em ripa-los em v0.

400 CDs não são pouca coisa não. Torço para que continue empenhado nesse projeto.

ronaldokazu ripando e codificando seu arquivo de música com o “preset” V0 (bit rate de 220 a 260 Kbps (VBR)) com certeza lhe garantirá uma qualidade MUITO melhor do que 128 kpbs, como você mesmo já deve ter notado. Mas se seu propósito é arquivamento (back up) então a melhor opção ainda é codificar usando um codec lossless como o FLAC.

Com o FLAC e o dBpower Music Converter você poderá converter para qualquer formato e bit rate sem que aja perda de qualidade. Já uma conversão a partir de um mp3 (mesmo que seja o “preset” V0) resultará em perda de qualidade e artifícios de compressão.

nisso, surgiu uma duvida. a modificaçao das tags apos a conversao nao alteram de modo algum os dados da musica, certo?

penso eu, que as tags estejam em um bloco totalmente fora dos alocados ao arquivo mp3.

fico no aguardo.

abraço.

ronaldo.

As Tags não alteram em nada a qualidade dos arquivos, seja mp3 ou FLAC. As tags são Meta Data e o que ocorrerá será um minúsculo aumento no tamanho do arquivo e você só notará se adicionar uma imagem (capa do CD) na Tag.

Abraços e espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pcmetal,

Trabalho com edição de áudio e vídeo há muito tempo e posso lhe assegurar que trabalhar com o codec FLAC é muito melhor do que com o codec da Apple (Ape, ALAC).

O codec da Apple tem duas vantagens sobre o FLAC; compatibilidade com o iTunes e iPod. Mas por outro lado a descompressão e compressão é muito mais lenta do que com FLAC.

FLAC tem uma pequena vantagem tem termos de tamanho, mas não é tanto assim.

O EAC pode também codificar seus arquivos de músicas diretamente para o formato lossless da Apple (ALAC). Mas o codec FLAC é o mais usado mundialmente e o que tem mais vantagens sobre todos os codecs de áudio da atualidade. Além disso, tem o código aberto e uma maior compatibilidade com programas (PC), o que não acontece com o ALAC.

Se estiver em dúvidas em relação aos codecs FLAC e ALAC, sugiro que ripe e codifique seus CDs usando FLAC, e caso necessário, faça a conversão para ALAC.

Clique aqui e veja uma tabela comparativa sobre os codecs lossless mais conhecidos.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe minha ignorãncia, mas pelo que eu entendi observando aquela tabela sobre os codecs lossless, é que o OptimFROG (OFR) e o LosslessAudio (LA) oferecem uma melhor compressão,ou seja, se eu pegar meus CDs pra ripar e recodificar, o resultado do arquivo comprimido vai ser menor, desconsiderando é claro a compatibilidade e a flexibilidade com programas (PC).

E parabéns pelo seu tutorial, ele foi bastante esclarecedor.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe minha ignorãncia, mas pelo que eu entendi observando aquela tabela sobre os codecs lossless, é que o OptimFROG (OFR) e o LosslessAudio (LA) oferecem um melhor compressão,ou seja, se eu pegar meus CDs pra ripar e recodificar, o resultado do arquivo comprimido vai ser menor, desconsiderando é claro a compatibilidade e a flexibilidade com programas (PC).

E parabéns pelo seu tutorial, ele foi bastante esclarecedor.

Abraços

OptimFROG é o que oferece a maior compressão, sem dúvida. Mas por outro lado é o que é mais lento em termos de codificação.

Se optar pelo OptimFROG terá que configurar o EAC para ripar e codificar neste formato.

É bom lembrar que o codec FLAC é o que oferece mais vantagens e é o MAIS usado atualmente no mundo. Não se esqueça da compatibilidade!

Abraços e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo Tutorial Doctor BR, extremamente didático e muito útil para um leigo como eu.Segui o Tutorial passo - a passo, mas parei no 3.1. Ripando um CD de Áudio porque quando pressionei F4 apareceu a seguinte mensagem: Detection mode not possible for this drive.

Você poderia ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo Tutorial Doctor BR, extremamente didático e muito útil para um leigo como eu.Segui o Tutorial passo - a passo, mas parei no 3.1. Ripando um CD de Áudio porque quando pressionei F4 apareceu a seguinte mensagem: Detection mode not possible for this drive.

Você poderia ajudar?

Você seguiu o tutorial EXATAMENTE como mostrado? Instalou o ASPI? Tentou ripar outro CD? Se a resposta for sim, qual é o modelo do seu CD-ROM?

Faça o seguinte teste: selecione a quarta guia (Gap Detection) nas configurações do CD-ROM (F10)

É recomendado usar “Detection Method A”. Selecione a opção no menu suspenso em “Gap/Index retrieval method”: Esta função permite escolher um método que torne a ripagem mais rápida. TENTE as outras configurações. Um dos modos funcionará com seu CD-ROM.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Doctor BR, obrigado pela resposta.Permita-me uma breve correção da minha mensagem anterior, quando disse: "extremamente didático e muito útil para um leigo como eu" o objetivo foi esclarecer que até mesmo um leigo como eu conseguiria executar, tamanha a riqueza de detalhes que você produziu.

Excelente!

Feito este registro, segui sua nova orientação e mudei a configuração do“Gap/Index retrieval method” de “Detection Method A” para “Detection Method B” e pronto, o problema foi resolvido e consegui ripar meu primeiro CD!!!

Muito obrigado ! Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

DoutorBr:

Agradeço muito pelo seu tutorial. Realmente me ajudou muito; ficamos satisfeitos com resultados alcançados. Contudo, apesar das qualidades do EAC, que o senhor soube bem apresentar, e das vantagens do codec flac, sobre o qual já havia me interessado e seu outro tutorial soube bem esclarecer, preciso de ajuda.

Meu sistema operacional é Win98SE. Instalei o EAC sugerido. Ripagem para .wav perfeita. Tive porém dois problemas:

-quando, mediante o perfil correspondente ao LAME 3.98, pedia compressão para .mp3, nada ocorria, exceto a mensagem de erro mostrando a string que o senhor deu (testei as duas e outra colhida no hidrogenaudio). Troquei o codec para a versão 3.97. Funciona perfeitamente. O que o senhor sugere?

-o flac é gerado, mas sem o nome da música .wav, apenas letras e números com extensão .flac. O arquivo, portanto, não é etiquetado, apenas comprimido, ficando com o nome temporário. Quero muito resolver este problema, por favor.

A despeito das minhas colocações, que são também pedidos de ajuda, por favor queira receber meus agradecimentos, com sinceridade.

Felicidades!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DoutorBr:

Agradeço muito pelo seu tutorial. Realmente me ajudou muito; ficamos satisfeitos com resultados alcançados. Contudo, apesar das qualidades do EAC, que o senhor soube bem apresentar, e das vantagens do codec flac, sobre o qual já havia me interessado e seu outro tutorial soube bem esclarecer, preciso de ajuda.

Meu sistema operacional é Win98SE. Instalei o EAC sugerido. Ripagem para .wav perfeita. Tive porém dois problemas:

-quando, mediante o perfil correspondente ao LAME 3.98, pedia compressão para .mp3, nada ocorria, exceto a mensagem de erro mostrando a string que o senhor deu (testei as duas e outra colhida no hidrogenaudio). Troquei o codec para a versão 3.97. Funciona perfeitamente. O que o senhor sugere?

-o flac é gerado, mas sem o nome da música .wav, apenas letras e números com extensão .flac. O arquivo, portanto, não é etiquetado, apenas comprimido, ficando com o nome temporário. Quero muito resolver este problema, por favor.

A despeito das minhas colocações, que são também pedidos de ajuda, por favor queira receber meus agradecimentos, com sinceridade.

Felicidades!!!

Klystron acredito que você não configurou o EAC corretamente e ou não instalou os codecs necessários, e por isso esteja tendo problemas.

Arquivos no formato WAV só serão gerados se você desmarcar a opção ‘Delete WAV after compression’.

Klystron o que sugiro é que você releia o tutorial novamente e atentamente e só depois vá seguido passo a passo, de forma que nenhum engano seja cometido.

Abraços e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Klystron acredito que você não configurou o EAC corretamente e ou não instalou os codecs necessários, e por isso esteja tendo problemas.

Arquivos no formato WAV só serão gerados se você desmarcar a opção ‘Delete WAV after compression’.

Klystron o que sugiro é que você releia o tutorial novamente e atentamente e só depois vá seguido passo a passo, de forma que nenhum engano seja cometido.

Abraços e boa sorte!

Olá Doutor BR. Muito obrigado pela resposta.

Acho que é bom pedir desculpas pela pergunta anterior, que foi muito prolixa. Vou refazê-la.

O EAC funciona bem, mas os arquivos .flac não são etiquetados, ou seja, não recebem o nome da música. Com a compressão para mp3 o problema foi sanado usando a versão 3.97, e não a atual. Com a 3.98, o arquivo mp3 é gerado, mas não etiquetado. Mas o que me interessa mesmo é a compressão .flac. Aliás, dos vários lossless e a decisão entre eles foi feita para o .flac mediante a leitura de seu outro tutorial, que como já disse, é muito bom também.

A etiquetagem é importante para mim porque sou deficiente visual. E por causa dessa deficiência, fiz uma revisão cuidadosa da configuração, como sugerido. Talvez, porém, algo tenha me escapado.

Agradeço de verdade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Doutor BR. Muito obrigado pela resposta.

Acho que é bom pedir desculpas pela pergunta anterior, que foi muito prolixa. Vou refazê-la.

O EAC funciona bem, mas os arquivos .flac não são etiquetados, ou seja, não recebem o nome da música. Com a compressão para mp3 o problema foi sanado usando a versão 3.97, e não a atual. Com a 3.98, o arquivo mp3 é gerado, mas não etiquetado. Mas o que me interessa mesmo é a compressão .flac. Aliás, dos vários lossless e a decisão entre eles foi feita para o .flac mediante a leitura de seu outro tutorial, que como já disse, é muito bom também.

A etiquetagem é importante para mim porque sou deficiente visual. E por causa dessa deficiência, fiz uma revisão cuidadosa da configuração, como sugerido. Talvez, porém, algo tenha me escapado.

Agradeço de verdade.

Klystron infelizmente não sei o que você quer dizer com etiquetados. Com isso ainda não consegui entender o que você realmente precisa.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom mesmo, parabéns !

Qual a relação de tamanho do FLAC para um mp3? Um mp3 de 5mb daria qto em FLAC?

Eu tb mexo com audio, edições e conversões, mas nada profissional.

Ronaldook a compressão feita pelo codec FLAC não remove qualquer informação nos dados, como acontece com codecs como MP3, AAC, Vorbis e outros, que cortam freqüências (entenda como instrumentos musicais) e removem informações no áudio, descartando assim dados importantes da música.

FLAC usa um processo similar ao usado pelo WinZip, WinRAR e tantos outros programas que comprimem dados sem descartar nenhuma informação, exceto pelo fato de que com FLAC a compressão é muito melhor porque ele foi programado especificamente para áudio e você pode ouvi-lo em muitos aparelhos e programas, como por exemplo, o Windows Media Player, o Winamp ou qualquer outro aplicativo que utilize o filtro Directshow. E isso acontece em tempo real e sem forçar seu sistema, exatamente como um MP3.

Se o FLAC for comparado com um formato como WAV, a principal vantagem está na redução no tamanho do arquivo, proporcionando então um melhor armazenamento, que geralmente fica de 40% a 50% menor. Além disso, o FLAC tem a habilidade de embutir MetaData ou Tags (dados sobre os dados) dentro do arquivo de áudio, que são similares às IDE3 Tags dos MP3, o que não é possível no WAV. Essas Tags ou rótulos são usados para armazenar informações importantes tal como o nome do artista, da música, a fonte, o ano, imagem da capa e etc. Você deve incluir estas Tags ou rótulos sempre que extrair (ripar) um CD, para que seja possível organizar e encontrar facilmente as músicas nas suas bibliotecas digitais. Clique aqui para ver como o FLAC se comporta no Windows Media Player quando comparado ao WAV.

Se o codec FLAC for comparado ao MP3, a maior diferença está na integridade da fonte do áudio, que é mantida no FLAC, o que não acontece no MP3. E como mencionei você pode usar suas músicas codificadas com o codec FLAC normalmente no seu computador, como se fossem MP3.

É interessante mencionar também que um arquivo codificado com alto bit rate permite downsample, que em português quer dizer reduzir o bit rate, e conseqüentemente o tamanho do arquivo sem gerar artifícios de compressão tão evidentes, e uma música codificada com um baixo bit rate não permite upsample, ou seja, aumentar o bit rate sem perder qualidade no áudio e sem gerar artifícios de compressão.

Ronaldook você pode obter mais informações e entender um pouco mais sobre o codec FLAC lendo o tópico O Que é FLAC e Suas Vantagens, clicando aqui.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • mês depois...

Olá

Obrigado pelo passo a passo para configurar o EAC. Só que no ítem General (Geral), após pressionar F9, eu marquei além das que V. indicou, as opções -Use alternate CD play routines (o 1º da lista), senão você não escuta o player, o som das músicas, porque acho interessante V. escutar antes de ripar, caso não queira ripar todo CD. Ainda, marquei a opção "Beep after excraction finished" para lembrar que o trabalho de ripagem está completo.

Abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro DoctorBR,

Primeiramente, Desejo-lhe um Feliz Ano Novo.

Depois, gostaria de parabenizá-lo pelo belo tutorial. O mesmo é bastante didático e bem profissional.

Eu optei em rippar meus cds em mp3 e gostaria de saber qual a qualidade chega mais perto da origianal: --alt preset extreme %s %d ou -V 0 --vbr-new --add-id3v2 --ignore-tag-errors --ta "%a" --tt "%t" --tg "%m" --tl "%g" --ty "%y" --tn "%n" %s %d e o porquê? Outra dúvida é: Qual o melhor programa para posteriormente eu passar mp3 para cd de áudio? Se não for abusar muito, gostaria de saber se o Mp3Gain, é bom mesmo para nivelar os volumes das mp3 ou de existe outro melhor.

Espero que ainda esteja respondendo as dúvidas.

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro DoctorBR,

Primeiramente, Desejo-lhe um Feliz Ano Novo.

Depois, gostaria de parabenizá-lo pelo belo tutorial. O mesmo é bastante didático e bem profissional.

Eu optei em rippar meus cds em mp3 e gostaria de saber qual a qualidade chega mais perto da origianal: --alt preset extreme %s %d ou -V 0 --vbr-new --add-id3v2 --ignore-tag-errors --ta "%a" --tt "%t" --tg "%m" --tl "%g" --ty "%y" --tn "%n" %s %d e o porquê? Outra dúvida é: Qual o melhor programa para posteriormente eu passar mp3 para cd de áudio? Se não for abusar muito, gostaria de saber se o Mp3Gain, é bom mesmo para nivelar os volumes das mp3 ou de existe outro melhor.

Espero que ainda esteja respondendo as dúvidas.

Grande abraço!

Feliz ano novo pra você também andrezinhodj!

Sobre suas perguntas: a configuração que mais se aproxima da qualidade original de um CD (original) é a que mencionei neste guia, ou seja, o PRESET V0. O motivo é simples; custo x benefício. O preset V0 usa uma taxa de amostragem variável que atua somente aonde é necessário (aonde as perdas não serão tão notadas).

Mas infelizmente o codec MP3 descarta dados dos arquivos de músicas, cortando assim freqüências audíveis (entenda cortes de freqüências como instrumentos musicais). Clique aqui e leia o tópico O Que é FLAC e Suas Vantagens para que entenda melhor sobre os codecs de músicas e suas compressões.

andrezinhodj qualquer programa que grava CDs possui um conversor de MP3 para CD-A, como por exemplo o Nero. Já sobre o mp3Gain não poderei lhe ajudar, não o conheço. Trabalho com edição de áudio e uso o Adobe Audition para normalizar músicas.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Correto DoctorBR,

Na minha opinião, os dados dos arquivos de músicas que o mp3 perde no modo --alt preset extreme %s %d ou -V 0 --vbr-new --add-id3v2 --ignore-tag-errors --ta "%a" --tt "%t" --tg "%m" --tl "%g" --ty "%y" --tn "%n" %s %d, é praticamente da frequencia de 20khz pra cima o que é desprezível para nossos ouvidos. Acho que você se enganou em falar que --alt preset extreme %s %d seria constante, quando não é. Se pudesse, riparia tudo em Flac mesmo, mas sou dj e alguns aparelhos só aceitam mp3. Mesmo assim tenho o perfil para as duas extensões. Estou errado em algo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...