Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como Ripar CD Corrretamente com o Exact Audio Copy (EAC)


Posts recomendados

Então tudo bem... valeu pelo esclarecimento, só mais umas perguntas, em que pasta fica a interface aspi (arquivo wnaspi32.dll) no Vista? É só copiar e colar na pasta do executável do EAC? E a interface ASAPI, você recomenda?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então tudo bem... valeu pelo esclarecimento, só mais umas perguntas, em que pasta fica a interface aspi (arquivo wnaspi32.dll) no Vista? É só copiar e colar na pasta do executável do EAC? E a interface ASAPI, você recomenda?

Abraços

Se você tem o Nero instalado você pode copiar o arquivo wnaspi32 (arquivo .dll – o arquivo pode estar OCULTO) da pasta de instalação dele (C - Arquivo de Programas – Ahead - Nero) diretamente para a pasta do EAC (C - Arquivo de Programas - Exact Audio Copy). Observe que você vai copiar, e não recortar da pasta.

Recomendo usar a interface ASPI.

Boa sorte!

Obs.: Se você não tiver o Nero instalado, siga o link do tutorial para fazer o download.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não consegui instalar pela sua dica, baixei a interface ASPI (arquivo wnaspi32.dll, Ahead Nero ASPI Driver) pelo site Hydrogenaudio e movi o arquivo para a pasta do executável do EAC, está certo?

Sim! Parabéns!

Agora siga o tutorial para configurar o EAC.

Abraços e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Bom dia DoctorBR,

Excelente trabalho este seu Tutorial. Ajudou muitíssimo. Eu já havia tentado usar o EAC e nada!

Agora eu o instalei configurei seguindo à risca suas dicas e consegui entender como ele funciona e fazer muita coisa com ele... mas não consegui fazer uma coisinha que desejo muito:

- Criar backups dos meus CDs em um arquivo único (acho que a isso chama-se "imagem do CD"). Este arquivo, usando o compactador FLAC (adoro ele), teria o objetivo de, eventualmente, fazer uma cópia exata para ser usada poupando o CD original do degaste e dos desastres que sempre nos pegam de surpresa.

A dúvida é a seguinte:

Quando "ripo" ao invés de obter uma faixa única, contendo todo o CD num unico arquivo, elas permanecem separadas.

Como faço para ter estes arquivos "inteiros"?

Não é mais prático fazer cópias dos CDs originais utilizando estes arquivos que trazem o CD inteirinha?

O senhor poderia me indicar também um Tutorial sobre o modo como fazer esta cópia da "imagem do CD", pois eu já tentei com o Nero e não entendi nadica? Seria possível fazer isso com um software gratuito?

Agradeço a ajuda e mais uma vez receba meus parabéns pelo excelente tutorial do EAC.

Arquiteto dos CDs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

... não consegui fazer uma coisinha que desejo muito:

- Criar backups dos meus CDs em um arquivo único (acho que a isso chama-se "imagem do CD")...

A dúvida é a seguinte:

Quando "ripo" ao invés de obter uma faixa única, contendo todo o CD num unico arquivo, elas permanecem separadas.

Como faço para ter estes arquivos "inteiros"?

Não é mais prático fazer cópias dos CDs originais utilizando estes arquivos que trazem o CD inteirinha?

Arquiteto você JÁ ESTÁ criando um backup dos seus CDs ao utilizar o EAC e o codec FLAC. Os arquivos de músicas criados são uma cópia exata das músicas contidas no CD. Além disso, quando se ripa faixa por faixa é possível usá-la em um gerenciador de músicas como, por exemplo, o Windows Media Player. Cada faixa entrará como uma música em uma biblioteca virtual, mas isso é assunto para outro tópico.

Já uma imagem ISO exigirá que você use um disco virtual e que monte a imagem do CD todas as vezes que desejar ouvir uma faixa do CD. Isso é desperdício de tempo em minha opinião.

Mas se tudo que você quer é criar uma imagem 1:1 do CD (uma imagem IS0 ou cópia do CD), então o EAC e este tópico, que mostra como RIPAR músicas de CDs, não seja para você.

Abraços e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:eek:

Perdão, DoctorBR, acho que me expressei mal... vou tentar esclarecer:

Há tempos vinha me batendo com o EAC e neste sentido seu tutorial me ajudou muito e realmente resolveu minhas dúvidas quanto a ripar... de ontem pra hoje eu até descobri como fazer para ripar o CD inteiro num arquivo único (o EAC mesmo tem esta opção) e sei como dividir novamente o "arquivão" nas faixas originais se eu quiser (usando o Medieval CUE spliter, por exemplo).

Mas eu acho que não me expliquei adequadamente... eu não desejo ouvir música usando o computador porque acho a qualidade do som de um aparelho próprio para isso melhor... eu sei que hoje existem caixas acústicas e players fantásticos mas eu ainda sou do tempo do CD...

Então, o meu interesse no EAC é para fazer aquilo que o nome do próprio EAC já diz: uma cópia exata do audio (do CD, por consequência).

O senhor sabe melhor que eu que um CD contém outras informações além daquela contida em cada faixa: por exemplo, o silêncio entre estas faixas (ou a ausência dele) assim como a duração desse intervalo. Estas são informações que fazem parte do CD como um todo e, na minha modesta opinião, devem estar presentes também numa cópia que se diz "exata".

Eu não faço a menor ideia de como se trabalha com a tal imagem "iso" e entendi que o assunto aqui não é esse, mas então permanece para mim a dúvida de como obter uma cópia FÍSICA em CD, daquele CD original, ripado... porque apenas reuní-las usando o Nero, por exemplo, não me parece que poderia ser considerada como uma cópia "exata", já que o Nero até permite manipular a ordem das faixas, a duração dos intervalos (e mesmo a supressão deles).

Perdoe por perturbá-lo ainda com a minha ignorância, mas é por uma boa causa: poupar meus sofridos CDs de desastres no transporte de-casa-para-o-carro-para-o-escritório-para-o-carro-para-casa-sem-fim.

Grato

Arquiteto de CDs

(deixe-me ainda parabenizá-lo pela rapidez impressionante com que responde!!!!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:eek:

Perdão, DoctorBR, acho que me expressei mal... vou tentar esclarecer:

Há tempos vinha me batendo com o EAC e neste sentido seu tutorial me ajudou muito e realmente resolveu minhas dúvidas quanto a ripar... de ontem pra hoje eu até descobri como fazer para ripar o CD inteiro num arquivo único (o EAC mesmo tem esta opção) e sei como dividir novamente o "arquivão" nas faixas originais se eu quiser (usando o Medieval CUE spliter, por exemplo).

Mas eu acho que não me expliquei adequadamente... eu não desejo ouvir música usando o computador porque acho a qualidade do som de um aparelho próprio para isso melhor... eu sei que hoje existem caixas acústicas e players fantásticos mas eu ainda sou do tempo do CD...

...Então, o meu interesse no EAC é para fazer aquilo que o nome do próprio EAC já diz: uma cópia exata do audio (do CD, por consequência)...

Você terá de usar o CUE (descrição referente à ripagem das faixas) gerado pelo EAC para criar uma cópia EXATA do CD. Com o CUE todas as informações serão mantidas, e é EXATAMENTE isso que você quer.

Para usar o CUE você precisará instalar um pequeno utilitário; o Burrrn, que você pode descarregar clicando aqui ou aqui.

Abraços e boa sorte!

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • mês depois...

Caro DoctorBr, parabéns pelo ótimo guia!

Estou com uma pequena dúvida. Baixei a versão mais recente do EAC (0.99 Pre-Beta5) e nela vem uma opção nova que é a "accuraterip". Devo marcar essa opção? Com ela marcada após a extração do CD ao observar o log vi que nem todos os CD's constam na database do accuraterip e quando isso acontece aparece a seguinte mensagem:

Track 2

Filename D:\Ripping EAC\Coda\02 - Poor Tom.wav

Peak level 100.0 %

Track quality 99.8 %

Test CRC 9419D2CD

Copy CRC 7ACE7EC6

Track not present in AccurateRip database

Copy OK

Gostaria de saber se quando não consta os dados no accuraterip eu obtenho um resultado inferior na extração?

Isso é realmente importante, ou seja, se não consta na database do accuraterip então vou perder qualidade?

Agradeço desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baixei a versão mais recente do EAC (0.99 Pre-Beta5) e nela vem uma opção nova que é a "accuraterip". Devo marcar essa opção? Com ela marcada após a extração do CD ao observar o log vi que nem todos os CD's constam na database do accuraterip.

Gostaria de saber se quando não consta os dados no accuraterip eu obtenho um resultado inferior na extração?

Isso é realmente importante, ou seja, se não consta na database do accuraterip então vou perder qualidade?

Agradeço desde já!

Physicalgraffiti você mesmo já respondeu à sua pergunta.

:)

CDs brasileiros quase nunca constam no banco de dados deles, e mesmo alguns importados.

Não se preocupe! A extração será feita normalmente e somente não será checada e ou comparada com a extração de outros usuários.

Ah! Mande ao banco de dados sua extração, assim quando outro usuário ripar o mesmo CD ele terá a faixa comparada.

Mesmo com a opção marcada com manda no guia "Create '.m3u' playlist on extraction", após a extração o EAC não cria a m3u. O que poderia causar esse problema?

Veja TODAS as configurações novamente, compare com as do guia. Acredito que isso resolverá o problema.

Abraços e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DoctorBR, muito obrigado por este tutorial!

Criei uma conta no fórum só pra te agradecer! :)

Se não for pedir muito, gostaria que desse uma olhada no log de uma das minhas extrações, e me informasse se existe algo errado:

Exact Audio Copy V0.99 prebeta 5 from 4. May 2009

EAC extraction logfile from 28. May 2010, 18:02

Britney Spears / Circus

Used drive : HL-DT-STDVD-RAM GH22NS30 Adapter: 0 ID: 1

Read mode : Secure

Utilize accurate stream : Yes

Defeat audio cache : Yes

Make use of C2 pointers : No

Read offset correction : 102

Overread into Lead-In and Lead-Out : No

Fill up missing offset samples with silence : Yes

Delete leading and trailing silent blocks : No

Null samples used in CRC calculations : Yes

Used interface : Native Win32 interface for Win NT & 2000

Gap handling : Appended to previous track

Used output format : User Defined Encoder

Selected bitrate : 320 kBit/s

Quality : High

Add ID3 tag : No

Command line compressor : C:\Program Files\Exact Audio Copy\lame.exe

Additional command line options : -b 320 -h --add-id3v2 --ignore-tag-errors --ta "%a" --tt "%t" --tg "%m" --tl "%g" --ty "%y" --tn "%n" %s %d

TOC of the extracted CD

Track | Start | Length | Start sector | End sector

---------------------------------------------------------

1 | 0:00.00 | 3:44.30 | 0 | 16829

2 | 3:44.30 | 3:12.27 | 16830 | 31256

3 | 6:56.57 | 3:53.62 | 31257 | 48793

4 | 10:50.44 | 3:59.16 | 48794 | 66734

5 | 14:49.60 | 2:52.30 | 66735 | 79664

6 | 17:42.15 | 3:36.39 | 79665 | 95903

7 | 21:18.54 | 4:21.00 | 95904 | 115478

8 | 25:39.54 | 3:08.70 | 115479 | 129648

9 | 28:48.49 | 3:22.23 | 129649 | 144821

10 | 32:10.72 | 4:06.37 | 144822 | 163308

11 | 36:17.34 | 2:50.26 | 163309 | 176084

12 | 39:07.60 | 3:21.52 | 176085 | 191211

13 | 42:29.37 | 3:50.15 | 191212 | 208476

14 | 46:19.52 | 3:17.40 | 208477 | 223291

15 | 49:37.17 | 3:34.20 | 223292 | 239361

16 | 53:11.37 | 3:56.38 | 239362 | 257099

Track 1

Filename D:\01 - Britney Spears - Womanizer.wav

Pre-gap length 0:00:02.00

Peak level 99.8 %

Track quality 100.0 %

Copy CRC 62E650BB

Accurately ripped (confidence 5) [D218FC70]

Copy OK

Track 2

Filename D:\02 - Britney Spears - Circus.wav

Peak level 99.8 %

Track quality 100.0 %

Copy CRC 7E404898

Accurately ripped (confidence 5) [E7EE8FED]

Copy OK

Track 3

Filename D:\03 - Britney Spears - Out From Under.wav

Peak level 87.9 %

Track quality 100.0 %

Copy CRC DFE8EA38

Accurately ripped (confidence 5) [5F1B90ED]

Copy OK

Track 4

Filename D:\04 - Britney Spears - Kill The Lights.wav

Peak level 99.8 %

Track quality 100.0 %

Copy CRC 05CAB730

Accurately ripped (confidence 5) [844C6C89]

Copy OK

Track 5

Filename D:\05 - Britney Spears - Shattered Glass.wav

Peak level 99.8 %

Track quality 100.0 %

Copy CRC A6AE8F38

Accurately ripped (confidence 5) [A14AD6FF]

Copy OK

Track 6

Filename D:\06 - Britney Spears - If U Seek Amy.wav

Peak level 99.8 %

Track quality 99.9 %

Copy CRC C8FDD998

Accurately ripped (confidence 5) [0F67AAD3]

Copy OK

Track 7

Filename D:\07 - Britney Spears - Unusual You.wav

Peak level 99.8 %

Track quality 99.9 %

Copy CRC 2FEB3991

Accurately ripped (confidence 5) [2896BBCA]

Copy OK

Track 8

Filename D:\08 - Britney Spears - Blur.wav

Peak level 99.9 %

Track quality 99.9 %

Copy CRC DB54A96D

Accurately ripped (confidence 5) [030C9E9B]

Copy OK

Track 9

Filename D:\09 - Britney Spears - Mmm Papi.wav

Pre-gap length 0:00:01.04

Peak level 99.8 %

Track quality 100.0 %

Copy CRC 6AC974CE

Accurately ripped (confidence 5) [38333642]

Copy OK

Track 10

Filename D:\10 - Britney Spears - Mannequin.wav

Peak level 99.8 %

Track quality 100.0 %

Copy CRC 20A1CA17

Accurately ripped (confidence 5) [b8C343AA]

Copy OK

Track 11

Filename D:\11 - Britney Spears - Lace And Leather.wav

Peak level 99.8 %

Track quality 99.9 %

Copy CRC FBF8F94F

Accurately ripped (confidence 5) [FBED1C5B]

Copy OK

Track 12

Filename D:\12 - Britney Spears - My Baby.wav

Pre-gap length 0:00:02.78

Peak level 99.8 %

Track quality 100.0 %

Copy CRC F2D0AEC5

Accurately ripped (confidence 5) [5DC9617E]

Copy OK

Track 13

Filename D:\13 - Britney Spears - Radar.wav

Pre-gap length 0:00:02.96

Peak level 99.8 %

Track quality 100.0 %

Copy CRC 7C36D14E

Accurately ripped (confidence 5) [6D793F31]

Copy OK

Track 14

Filename D:\14 - Britney Spears - Rock Me In.wav

Pre-gap length 0:00:01.78

Peak level 99.8 %

Track quality 100.0 %

Copy CRC C8BBF63C

Accurately ripped (confidence 5) [59E3398E]

Copy OK

Track 15

Filename D:\15 - Britney Spears - Phonography.wav

Peak level 99.8 %

Track quality 100.0 %

Copy CRC 0CCC8449

Accurately ripped (confidence 5) [52C205F7]

Copy OK

Track 16

Filename D:\16 - Britney Spears - Amnesia.wav

Peak level 99.8 %

Track quality 100.0 %

Copy CRC 81D5AB28

Accurately ripped (confidence 4) [32180D18]

Copy OK

All tracks accurately ripped

No errors occurred

End of status report

Obrigado mais uma vez!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DoctorBR, muito obrigado por este tutorial!

Criei uma conta no fórum só pra te agradecer! :)

Se não for pedir muito, gostaria que desse uma olhada no log de uma das minhas extrações, e me informasse se existe algo errado:

...

Obrigado mais uma vez!

leonardoaraujo infelizmente seria impossível começar a analisar os LOGs (relatórios das extrações) de todos os membros que lessem e seguissem o guia.

Continuo tirando dúvidas que surgem, mas como o guia é MUITO DETALHADO, é quase impossível que tais dúvidas apareçam. A não ser quando o guia não é lido atenciosamente.

Se você seguiu o guia passo a passo tenho certeza de que tudo correu bem.

Abraços e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Parabéns pelo Tutorial DoctorBR, ficou show de bola mesmo!

Antes eu usava o Audiograbber combinado com o Lame e ripava meus Cd's em VBR0.

Nunca conseguiria configurar o EAC corretamente sem a sua valiosa ajuda, thanks!!! ^_^

Tenho só duas perguntinhas:

1ª - Sei que você explicou as vantagens do VBR mas gostaria de saber como faço pra deixar as músicas em Mp3 com qualidade 320 kbps CBR. Existe alguma linha de comando?

2ª - Percebi que os arquivos convertidos com o EAC estão em joint stereo. Tem alguma forma de alterar a opção de "joint stereo" para "stereo"? (Com o Audiograbber eu tinha essa opção).

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...Tenho só duas perguntinhas:

1ª - Sei que você explicou as vantagens do VBR mas gostaria de saber como faço pra deixar as músicas em Mp3 com qualidade 320 kbps CBR. Existe alguma linha de comando?

2ª - Percebi que os arquivos convertidos com o EAC estão em joint stereo. Tem alguma forma de alterar a opção de "joint stereo" para "stereo"? (Com o Audiograbber eu tinha essa opção).

obrigado

O codec LAME mp3 ainda é o melhor que existe quando o assunto é MP3. O codec foi escrito priorizando o método VBR (Variable Bit Rate – Taxa de Amostragem Variável) e mesmo que seja usado 320 kbps (CBR) o custo benefício não compensa. Ou seja, em VBR (do codec LAME mp3) os arquivos serão menores e a diferença será inaudível.

Geralmente quem ripa CDs e codifica os arquivos como MP3 tem um único objetivo, ouvir em aparelhos portáteis, ouvir nas caixinhas que acompanham o computador e, hoje em dia, em aparelhos de carros (descartando assim várias frequências como os preciosos subgraves e culpando o montador do sistema e ou os equipamentos instalados).

Mp3 é um formato que descarta dados (frequências audíveis). Mesmo você usando a máxima taxa de amostragem (320 kbps) haverá perdas de qualidade!

Caso sua intenção seja arquivamento o ideal é usar um codec como FLAC, que não descarta dados da música e permite downsample (reduzir a taxa de amostragem – bit rate), criando assim um arquivo que poderá ser usado para vários fins.

Clique aqui para ler o Tópico O Que é FLAC e Suas Vantagens e ver algumas comparações com o mp3.

Lembrando mais uma vez que não faz sentido algum ripar um CD e codificar como MP3 quando o propósito é arquivamento ou criação de uma cópia (backup) do CD original. Mas caso deseje de toda forma arquivar em 320, o preset do LAME mp3 é o -b 320 (preset insane).

Joint Stereo é uma elegante técnica matemática usada para melhorar a qualidade de arquivos de áudios comprimidos, como o MP3 e AAC (independente da taxa de amostragem). Não se preocupe com isso, você dificilmente conseguira notar qualquer diferença entre um arquivo estéreo e um com a tecnologia joint stereo.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O codec LAME mp3 ainda é o melhor que existe quando o assunto é MP3. O codec foi escrito priorizando o método VBR (Variable Bit Rate – Taxa de Amostragem Variável) e mesmo que seja usado 320 kbps (CBR) o custo benefício não compensa. Ou seja, em VBR (do codec LAME mp3) os arquivos serão menores e a diferença será inaudível.

Geralmente quem ripa CDs e codifica os arquivos como MP3 tem um único objetivo, ouvir em aparelhos portáteis, ouvir nas caixinhas que acompanham o computador e, hoje em dia, em aparelhos de carros (descartando assim várias frequências como os preciosos subgraves e culpando o montador do sistema e ou os equipamentos instalados).

Mp3 é um formato que descarta dados (frequências audíveis). Mesmo você usando a máxima taxa de amostragem (320 kbps) haverá perdas de qualidade!

Caso sua intenção seja arquivamento o ideal é usar um codec como FLAC, que não descarta dados da música e permite downsample (reduzir a taxa de amostragem – bit rate), criando assim um arquivo que poderá ser usado para vários fins.

Clique aqui para ler o Tópico O Que é FLAC e Suas Vantagens e ver algumas comparações com o mp3.

Lembrando mais uma vez que não faz sentido algum ripar um CD e codificar como MP3 quando o propósito é arquivamento ou criação de uma cópia (backup) do CD original. Mas caso deseje de toda forma arquivar em 320, o preset do LAME mp3 é o -b 320 (preset insane).

Joint Stereo é uma elegante técnica matemática usada para melhorar a qualidade de arquivos de áudios comprimidos, como o MP3 e AAC (independente da taxa de amostragem). Não se preocupe com isso, você dificilmente conseguira notar qualquer diferença entre um arquivo estéreo e um com a tecnologia joint stereo.

Boa sorte!

Obrigado mais uma vez DoctorBR, todas as minhas dúvidas foram esclarecidas!!! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola amigo tudo bem,

Quando eu baixo meus playbacks eles vem com os volumes desnivelados ou seja alguns playbacks auto de mais outros baixos de mais, então no soud forg eu normalizo todos para 0 db, sabe me dizer se essa e a maneira certa de se normalizar os playbacks ?

Se não, qual a melhor maneira de se normalizar os playcks ?

E que canto com os playbecks em meu pc e tem musicas que tenho que abaixar no fader do canal e outras levantar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola amigo tudo bem,

Quando eu baixo meus playbacks eles vem com os volumes desnivelados ou seja alguns playbacks auto de mais outros baixos de mais, então no soud forg eu normalizo todos para 0 db, sabe me dizer se essa e a maneira certa de se normalizar os playbacks ?

Se não, qual a melhor maneira de se normalizar os playcks ?

E que canto com os playbecks em meu pc e tem musicas que tenho que abaixar no fader do canal e outras levantar.

Eu trabalho com o Adobe Audition e NUNCA normalizo para 0 db, pois é o MÁXIMO antes das distorções ocorrem, e alguns player irão tocar as músicas com distorções mesmo eu tendo especificado o máximo para 0 DB, ou seja, evite o MÁXIMO (0 db)!

Infelizmente JÁ COMECEI a sair do tópico Como Ripar CD Corrretamente com o Exact Audio Copy (EAC), então...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Olá, gostei muito deste tutorial, mas tenho uma dúvida...

Estou acompanhando item por item do tutorial, mas quando chega na parte do lame, não sei o que fazer!!!

Como gostaria de ripar em arquivos mp3, então fui ao tutorial - 4. Configurando as Opções do Codec LAME mp3 (ao invés do flac), e encontrei um link para baixar o lame.

Baixei este: lame-398.tar.gz

E depois o mais novo: lame-3.98.4.tar.gz

Mas em ambos não encontrei o arquivo lame.exe!!!

(na verdade copiei para o EAC só uma versão, mas baixei a outra para conferir)

Por favor, onde está o lame.exe?!

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...