Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como Ripar CD Corrretamente com o Exact Audio Copy (EAC)


Posts recomendados

Baixei este: lame-398.tar.gz

E depois o mais novo: lame-3.98.4.tar.gz

Mas em ambos não encontrei o arquivo lame.exe!!!

(na verdade copiei para o EAC só uma versão, mas baixei a outra para conferir)

Por favor, onde está o lame.exe?!

Obrigado.

Na penúltima atualização que fiz dos links para o LAME mp3 acabei não adicionando um para a versão binária do codec. Porém acabei de atualizá-los para a última versão estável e binária.

boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Meu EAC é novo em relação ao que você passou, tem alterações tenho que fazer? As novas opções que apareceram e que já estavam marcadas eu manti, exceto

uma na aba tools (Write m3u as utf8...). Além disso, agora quanto eu faço a ripagem, aparece um aqruivo chamado folder que não aparecia antes, o que eu faço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu EAC é novo em relação ao que você passou, tem alterações tenho que fazer? As novas opções que apareceram e que já estavam marcadas eu manti, exceto

uma na aba tools (Write m3u as utf8...). Além disso, agora quanto eu faço a ripagem, aparece um aqruivo chamado folder que não aparecia antes, o que eu faço?

A versão usada no tutorial foi a 0.99 Prebeta 4 e as principais mudanças que ocorreram na versão do Exact Audio Copy 1.0 Beta 1 foram:

Suporte ao Unicode, que é um padrão que permite aos computadores representar e manipular, de forma consistente, texto de qualquer sistema de escrita existente, ou seja, possibilita o uso do alfabeto de todos os idiomas do mundo;

Melhor compatibilidade com o Windows 7.

Você não precisa alterar nada mencionado neste tutorial. Siga-o passo a passo!

UTF-8 (8-bit Unicode Transformation Format) é um tipo de codificação Unicode que pode representar qualquer caractere universal padrão do Unicode. Por esta razão, está lentamente sendo adotado como tipo de codificação padrão para e-mails, páginas web, e outros locais onde os caracteres são armazenados.

M3U playlist (lista das músicas), que pode ser aberto com qualquer player que suporte DirectShow (como o Windows Media Player) carrega todas as faixas como se fosse o CD original.

Ah! FOLDER, do inglês para o português, significa PASTA.

Abraços e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Olá amigo, não cheguei a ler todo o tutorial mas percebi que você entende bastante sobre o assunto, então pretendo seguir o tutorial visto que está desatualizado, mas como já dito acima... posso segui-lo passo a passo. mas minha dúvida é sobre o aspi, uso o windows 7 e ele não o instalou. se puder dar uma dica a respeito disso ficarei muito grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, não cheguei a ler todo o tutorial mas percebi que você entende bastante sobre o assunto, então pretendo seguir o tutorial visto que está desatualizado, mas como já dito acima... posso segui-lo passo a passo. mas minha dúvida é sobre o aspi, uso o windows 7 e ele não o instalou. se puder dar uma dica a respeito disso ficarei muito grato!

Você PRECISA ler TODO o guia e somente depois segui-lo, passo a passo. Note que você fará isso SOMENTE uma vez, pois criará presets que serão usados quando for ripar CDs.

O guia NÃO ESTÁ DESATUALIZADO!

A interface ASPI foi usada em versões anteriores ao Windows XP e é um nível acima da interface nativa do XP, por isso é recomendado que a interface ASPI seja instalada e usada no WINDOWS XP, como sugerido no guia.

A interface nativa do Windows 7 funciona sem nenhum problema.

Abraços e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Olá DoctorBR,

Primeiramente parabéns pelo excelente tutorial. Parabéns mesmo: pela clareza e a forma didática como ele foi exposto.

Depois do seu tutorial passei a me interessar pelo assunto mais que nunca, pois só depois do seu tutorial consegui avançar nesse processo de extração de cds. Gostaria de aprender mais,se você não se importar, claro. Não sou técnico, e sim um usuário comum. Vamos lá?

1. O que é reduzir o bit rate (fazer um downsample)?

2. Você disse que o codec pode ser usado para reduzir o bit rate. Como assim?

3. Na guia geral da versão EAC que uso, V 1.0b1, não tem “When using the Power Down feature” – e sim “on extraction offter the possibility to”? Faz alguma diferença?

4. A opção “Converter automaticamente ficheiro de imagem BMP para JPG” faz alguma diferença?

5. Eu posso deixar desmarcada “Não abrir a janela de compressor externo” para que ela abra?

Um forte abraço e até mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá DoctorBR,

Primeiramente parabéns pelo excelente tutorial. Parabéns mesmo: pela clareza e a forma didática como ele foi exposto.

Depois do seu tutorial passei a me interessar pelo assunto mais que nunca, pois só depois do seu tutorial consegui avançar nesse processo de extração de cds. Gostaria de aprender mais,se você não se importar, claro. Não sou técnico, e sim um usuário comum.

Clique aqui e leia o Tópico O Que é FLAC e Suas Vantagens e veja algumas comparações de downsample.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Clique aqui e leia o Tópico O Que é FLAC e Suas Vantagens e veja algumas comparações de downsample.

Abraços!

Nobre colega DoctorBR, Instalei o EAC e segui sua orientações de configuração, quando cheguei em External Compression fiz aas alterações e quando dou OK aparece a mensagem:Invalid Replacement Tag Found!, preciso da ajuda do amigo para continuar a configuração, o que será que eu fiz de errado, pois já refiz os procedimentos e estão certos. Instalei a versão 1.0 beta2.

muito obrigado. Poderia te ligar se preferir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nobre colega DoctorBR, Instalei o EAC e segui sua orientações de configuração, quando cheguei em External Compression fiz aas alterações e quando dou OK aparece a mensagem:Invalid Replacement Tag Found!, preciso da ajuda do amigo para continuar a configuração, o que será que eu fiz de errado, pois já refiz os procedimentos e estão certos. Instalei a versão 1.0 beta2...

Muita gente segue o guia apenas visualizando as imagens, o que acaba gerando erros e dúvidas.

Como sempre, aconselho que o tutorial seja lido, ATENTAMENTE, pois tenho certeza de que você descobrirá o que deu errado.

Lembrando que as configurações dos codecs FLAC e LAME são rápidas e simples, e você precisará fazê-las somente uma vez. Depois, com poucos cliques um CD terá suas músicas extraídas (com o uso dos presets do EAC).

Abraços e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Caro DoctorBR, possuo muitos MP3 em CBR 320 kbps. Tenho duas dúvidas:

1- Convertendo de MP3 CBR 320 kbps para MP3 VBR V0 seria o mesmo que ripar do CD para VBR V0 (analisando a qualidade de saída do MP3 VBR V0)?

2- Compensa fazer esse processo de conversão, ou seria melhor ficar com os arquivos em 320 kbps, levando em consideração que a diferença de VBR V0 para CBR 320 não é muito grande?

Agradeço desde já a ajuda. Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro DoctorBR, possuo muitos MP3 em CBR 320 kbps. Tenho duas dúvidas:

1- Convertendo de MP3 CBR 320 kbps para MP3 VBR V0 seria o mesmo que ripar do CD para VBR V0 (analisando a qualidade de saída do MP3 VBR V0)?

2- Compensa fazer esse processo de conversão, ou seria melhor ficar com os arquivos em 320 kbps, levando em consideração que a diferença de VBR V0 para CBR 320 não é muito grande?

Agradeço desde já a ajuda. Abraço.

Não vale a pena converter, que nesse caso nem será conversão, e sim TRANSCODIFICAÇÃO! Clique aqui e entenda melhor!

Ah! Talvez seus arquivos com 320 kpbs nem tenham tal bit rate. Se foi você quem fez a ripagem então os arquivos possuem tal amostragem, do contrário somente usando o Adobe Audition para ter certeza de que não foi uma TRANSCODIFICAÇÃO.

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vale a pena converter, que nesse caso nem será conversão, e sim TRANSCODIFICAÇÃO! Clique aqui e entenda melhor!

Ah! Talvez seus arquivos com 320 kpbs nem tenham tal bit rate. Se foi você quem fez a ripagem então os arquivos possuem tal amostragem, do contrário somente usando o Adobe Audition para ter certeza de que não foi uma TRANSCODIFICAÇÃO.

Abraços.

Caro DoctorBR, a maioria dos meus MP3 ou foram ripados por mim, ou foram baixados da internet, porém quando baixo sempre verifico com o Audition se o bit rate é realmente verdadeiro. Nesse caso, sabendo que o bit rate é 320 kbps, mesmo assim não compensa a transcodificação? Eu só não fiz ainda por que demora um pouco e tenho muitos MP3. Mas seria bom pra reduzir um pouco do espaço comsumido.

Desculpe se insisto em perguntar, mas fiquei na duvida se vale a pena caso meus MP3 realmente estiverem com bit rate 320 kbps.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro DoctorBR, a maioria dos meus MP3 ou foram ripados por mim, ou foram baixados da internet, porém quando baixo sempre verifico com o Audition se o bit rate é realmente verdadeiro. Nesse caso, sabendo que o bit rate é 320 kbps, mesmo assim não compensa a transcodificação? ...

Se você verificou no Adobe Audition, e os arquivos realmente são de qualidade, você pode sim fazer o DOWNSAMPLE, que neste caso não será uma transcodificação. Mas não terá a mesma qualidade que teria se o EAC fosse usado.

Terá arquivos com o bit rate variando entre 220 a 260 Kbps (VBR), economizará espaço e dificilmente notará a diferença no áudio.

Abraços e boa sorte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você verificou no Adobe Audition, e os arquivos realmente são de qualidade, você pode sim fazer o DOWNSAMPLE, que neste caso não será uma transcodificação. Mas não terá a mesma qualidade que teria se o EAC fosse usado.

Terá arquivos com o bit rate variando entre 220 a 260 Kbps (VBR), economizará espaço e dificilmente notará a diferença no áudio.

Abraços e boa sorte!

Mais uma vez muito obrigado pela ajuda DoctorBR. Tudo de bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite DoctorBR!

Segui o tutorial e desabilitei "use external program for compression" e "delete WAV after compression" para ripar como WAV.

Após ripar 15 CDs, tive uma infeliz surpresa: Apenas 1 CD foi ripado como WAV, sendo todos os demais ripados como WMA.

A configuração continua sem programa compressor! O que aconteceu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite DoctorBR!

Segui o tutorial e desabilitei "use external program for compression" e "delete WAV after compression" para ripar como WAV.

Após ripar 15 CDs, tive uma infeliz surpresa: Apenas 1 CD foi ripado como WAV, sendo todos os demais ripados como WMA.

A configuração continua sem programa compressor! O que aconteceu?

Boa noite!

Por favor, verifique todas as configurações, conferindo com as do guia.

Abraços e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Grande Dr.,

Parabéns pelo tutorial FLAC.

Estou nesse "vício" também há alguns anos e gostaria que todos adotassem essa extensão no lugar das porcarias que vemos por aí.

você conhece alguma forma de, na hora da ripagem ser automaticamente criada a pasta onde ficarão os arquivos flacs já com o nome do artista e do álbum?

você vê alguma diferença entre ripar do modo que você ensina e ripar primeiro em wav (no EAC) e depois convertê-los externamente no próprio FLAC?

Conhece algum software para criar arquivos .cue quando na pasta dos arquivos de um álbum não o tem?

Um grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...você conhece alguma forma de, na hora da ripagem ser automaticamente criada a pasta onde ficarão os arquivos flacs já com o nome do artista e do álbum?

você vê alguma diferença entre ripar do modo que você ensina e ripar primeiro em wav (no EAC) e depois convertê-los externamente no próprio FLAC?

Conhece algum software para criar arquivos .cue quando na pasta dos arquivos de um álbum não o tem?...

andrezinhodj infelizmente não sei como criar as pastas automaticamente. Talvez em verões futuras do EAC seja possível. Também não conheço nenhum programa para a criação de arquivos cue como você deseja. Lamento!

Para conversões de arquivos WAV prefiro usar o dBpowerAmp Music Converter.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...Outra dúvida que tenho é com relação ao comando que vai de "-1 .. -8" veja aqui. Isso interfere na qualidade final do arquivo?

Confesso que estou desatualizado com relação as linhas de comandos e prefiro não comentar até que eu faça alguns testes. Porém não prometo testar agora, pois estão bastante ocupado. Lamento!

Abraços e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...Tenho alguns cds que baixei em FLAC mas que não estão gravados em cd. Você indica algum programa para verificar a autenticidade desses arquivos mesmo eles não estando em uma mídia...

O que você deseja é saber se seus arquivos em FLAC possuem realmente qualidade, ou seja, quer saber se eles não são arquivos TRANSCODIFICADOS (de MP3 para FLAC, por exemplo). Eu uso o Adobe Audition para esse fim. Clique aqui entenda melhor sobre transcodificação e veja alguns exemplos (imagens comparativas).

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu caro DoctorBR, obrigado pelo tutorial.

Contudo, gostaria que me ajudasse com algumas dúvidas e problemas, apesar de ter seguido todo seu tutorial. O resultado da ripagem ficou assim:

Exact Audio Copy V1.0 beta 3 from 29. August 2011

EAC extraction logfile from 17. January 2012, 10:49

No Mercy / Missing

Used drive : SlimtypeeTAU208 1 Adapter: 3 ID: 1

Read mode : Secure

Utilize accurate stream : Yes

Defeat audio cache : Yes

Make use of C2 pointers : No

Read offset correction : 6

Overread into Lead-In and Lead-Out : No

Fill up missing offset samples with silence : Yes

Delete leading and trailing silent blocks : No

Null samples used in CRC calculations : Yes

Used interface : Installed external ASPI interface

Gap handling : Appended to previous track

Used output format : User Defined Encoder

Selected bitrate : 1024 kBit/s

Quality : High

Add ID3 tag : No

Command line compressor : C:\Program Files\Exact Audio Copy\Flac\flac.exe

Additional command line options : -T "artist=%artist%" -T "title=%title%" -T "album=%albumtitle%" -T "date=%year%" -T "tracknumber=%tracknr%" -T "genre=%genre%

TOC of the extracted CD

Track | Start | Length | Start sector | End sector

---------------------------------------------------------

1 | 0:00.32 | 3:34.35 | 32 | 16116

2 | 3:34.67 | 7:13.40 | 16117 | 48631

Track 1

Filename C:\Users\ANDERSON\Desktop\Cd Rip Wav\01 - No Mercy - Missing (Radio Edit).wav

Pre-gap length 0:00:02.42

Peak level 99.0 %

Extraction speed 1.0 X

Track quality 99.9 %

Test CRC C7CB5613

Copy CRC C7CB5613

Copy OK

Track 2

Filename C:\Users\ANDERSON\Desktop\Cd Rip Wav\02 - No Mercy - Missing (Club Mix).wav

Pre-gap length 0:00:02.16

Peak level 99.0 %

Extraction speed 1.3 X

Track quality 100.0 %

Test CRC 9CBB6542

Copy CRC 9CBB6542

Copy OK

No errors occurred

End of status report

O detalhe é o seguinte:

1. queria ripar este Maxi Cd do No Mercy em flac, entretanto o arquivo ficou em formato .wav

2. Na hora que aciono o arquivo de imagem para executar a gravação do cd pelo nero, aparece a imagem a seguir:

<a  href=%7Boption%7Dhttp://www.imgbr.org/images/52046374666159653541.png' alt='52046374666159653541.png'>

Me parece que só a primeira faixa é que consta no arquivo de imagem, apesar da faixa 2 existir realmente na pasta salva, contudo no formato wav.

Creio que se fosse executar tal arquivo de imagem somente a faixa 1 seria gravada. Mas onde está a faixa 2? Por que aparece aquele 3º arquivo?

3. Meu PC tem Sistema Operacional Vista 32 Bits Home Premium, pode ser algum problema com relação ao arquivo wnaspi32.dll?

Espero que possa me ajudar. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...gostaria que me ajudasse com algumas dúvidas e problemas, apesar de ter seguido todo seu tutorial...

...Meu PC tem Sistema Operacional Vista 32 Bits Home Premium, pode ser algum problema com relação ao arquivo wnaspi32.dll?

...A interface ASPI deve ser instalada no Windows XP. Versões mais novas, como o Windows 7, tiveram a interface atualizada e corrigida...

CASSYJONES por favor, leia o tópico todo e também o tutorial mais uma vez.

Suas dúvidas já foram esclarecidas e se eu começasse a responder tudo novamente o tópico ficaria "inchado".:)

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo tutorial.Alguns cds tenho conseguido ripar normalmente em mp3,porém há alguns cd que no momento da ripagem aparece a seguinte mensagem : File Creation Error!

Como posso solucionar este problema?

Parabéns pelo tutorial.Alguns cds tenho ripado normalmente para mp3,porém alguns cds,no final da ripagem,aparece a seguinte mensagem :File Creation Error! O programa não salva os arquivo no computador nem em wav.

Como solucionar este problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...