Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como Ripar CD Corrretamente com o Exact Audio Copy (EAC)


Posts recomendados

  • mês depois...

doctorbr,

desculpe-me por sair um pouco do tópico. consegui fazer tudo aqui. só que quando eu abro o arquivo .cue no burrrn ele diz que o arquivo referido em .wav não foi achado. já fiz a edição do .cue, trocando as extensões .wav pra .flac e continua dando a mesma msg. criei a lista .cue em non-compliant certinho. é necessário editar o final da linha de cada música, onde tem "WAVE" para "FLAC" tb? desde já, agradeço.

tb li um tópico na internet que dizia que o burrrn n copia exatamente igual o cd porque ele n possui correção de drive offset. isso procede? lá diz q o ideal é queimar com o próprio EAC.

http://blowfish.be/eac/Burn/burn.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...quando mando rippar o CD todos os arquivos são criados em .wav!!!!!!!

Uso o último EAC 1.03b com flac que vem nele e Windows 7 64b

Preciso de uma ajuda!!!????

Dom Margon a última atualização (07-04-12) que fiz no tutorial resolve seu problema. :)

...quando eu abro o arquivo .cue no burrrn ele diz que o arquivo referido em .wav não foi achado. já fiz a edição do .cue, trocando as extensões .wav pra .flac e continua dando a mesma msg. criei a lista .cue em non-compliant certinho. é necessário editar o final da linha de cada música, onde tem "WAVE" para "FLAC" tb? desde já, agradeço...
Se o que você deseja é gravar um CD-A (.cda) para ouvir em qualquer aparelho de CD, então você terá que converter os arquivos FLAC para WAV. Se você seguiu meu guia então os arquivos LOG e CUE estão na mesma pasta dos arquivos .flac e após a conversão, abra o CUE no EAC e grave o CD que será uma cópia exata do seu CD original.

Note que a conversão de FLAC para WAV não prejudica em nada a alta qualidade do áudio, afinal FLAC é um codec lossless.

Obs. Os arquivos FLAC podem ser convertidos para WAV e gravados com qualquer utilitário de gravação.

Abraços.

:)

Complementando o que eu já havia dito (citação acima); trocar as extensões não funciona. É necessário converter o arquivo.:)

Abraços!

P.S: Pouquíssimas pessoas tiveram dificuldades em seguir o guia. E todas as dúvidas foram sanadas. SUGIRO que seja feita uma busca no tópico. E claro, não deixem de ler o tópico todo. Com certeza será mais rápido do que esperar por uma resposta minha (ando muito ocupado).:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

O que significa a opção "Add 2 Second Gap on Append" da janela CD Layout Editor? (para abrir essa janela, EAC >Tools>Write CD-R...>Layout. A versão usada é a 1.0 beta 3). Veja a screen:

semttuloizy.th.jpg

Isto interferiria na gravação do CD? Seriam adicionados 2 segundos de pausa às faixas gravadas?

Atualização

Na última versão do EAC, também tem uma opção que não sei para que serve. Já pesquisei pela internet, e pelos resultados, a maioria deixa marcada a opção "Spin up drive before extraction". O que significa? Screen (EAC>Aperte F10>guia Drive):

capturartqu.th.jpg

Atualização

No EAC 1.0 beta 3 há mais opções na guia ID3 Tag (EAC>botão F11>guia ID3 Tag). Quais devo marcar/desmarcar? Vide imagem:

capturaryh.th.jpg

Atualização

P.S.: Por que o tutorial não é atualizado de acordo com a última versão do EAC?

Atualização

Pesquisando no Google, segui este tutorial para configurar a guia ID3 Tag e outras coisas. Desmarquei a opção "Add 2 second..." que comentei acima para não interferir (supostamente adicionaria 2 segundos às faixas a serem gravadas) na gravação de CDs. "Spin up..." também deixei desmarcada por ter seguido o tutorial que há pouco mencionei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que significa a opção "Add 2 Second Gap on Append" da janela CD Layout Editor? (para abrir essa janela, EAC >Tools>Write CD-R...>Layout. A versão usada é a 1.0 beta 3). Veja a screen:

semttuloizy.th.jpg

Isto interferiria na gravação do CD? Seriam adicionados 2 segundos de pausa às faixas gravadas?

Atualização

Na última versão do EAC, também tem uma opção que não sei para que serve. Já pesquisei pela internet, e pelos resultados, a maioria deixa marcada a opção "Spin up drive before extraction". O que significa? Screen (EAC>Aperte F10>guia Drive):

capturartqu.th.jpg

Atualização

No EAC 1.0 beta 3 há mais opções na guia ID3 Tag (EAC>botão F11>guia ID3 Tag). Quais devo marcar/desmarcar? Vide imagem:

capturaryh.th.jpg

Atualização

P.S.: Por que o tutorial não é atualizado de acordo com a última versão do EAC?

Atualização

Pesquisando no Google, segui este tutorial para configurar a guia ID3 Tag e outras coisas. Desmarquei a opção "Add 2 second..." que comentei acima para não interferir (supostamente adicionaria 2 segundos às faixas a serem gravadas) na gravação de CDs. "Spin up..." também deixei desmarcada por ter seguido o tutorial que há pouco mencionei.

Bão.... Vamos lá...

"Spin up drive before extraction" significa: Girar o disco antes de começar a extração.

Isso quer dizer o que? Basicamente, antes de começar a ripar as trilhas, o drive primeiro vai girar ou rodar o disco e logo após, quando ele estiver com a velocidade de giro estabilizada, o programa começa a extrair as trilhas especificadas.

Parece que é a mesma coisa mas não é. Com o spin up ligado, a extração das trilhjas só começa depois que o drive de CD atinge uma certa velocidade enquanto que no método desligado, o drive de CD e a rotina de extração ja iniciam juntos. Claro que na extração do método spin up desligado, a extração não começa de imediato, a rotina de extração espera que o disco chegue numa velocidade adequada e só depois disso é que começa a extração. Com o spin up ligado, Primeiro o Cd gira, estabelece a velocidade de rotação adequada e logo após é que começa a extração.

Sobre o "Add 2 Second Gap on Append", isso não interfere na gravação do CD de forma nenhuma. Tá informando que vai adicionar 2 segundos de intervalo entre as trilhas. O problema é quando a trilha já tem silêncio de mais de 2 segundos. Aí a coisa complica porque já notei que nos CD's mesmo os originais, poucos usam esses 2 segundos de praxe. Eu prefiro ripar as trilhas e cortar esses excessos de silencio. Tanto no inicio como no fim. Para isso, eu edito o inicio com um silencio de 200 milisegundos e o final, depois que a musica acaba, deixo com 700 milisegundos até o final da trilha. Depois de tudo editado, uso o metodo D.A.O.(Disk At Once) e cada trilha fica com 1 segundo de GAP(a minha gravação). Para adicionar mais 1 segundo bastaria apenas ter 1700 milisegundos. Qual a vantagem disso? Pelo menos para mim, tenho a certeza que a música começa exatamente no começo. Parece redundância mas não é. Muitos CDS tem vários segundos antes de iniciar a música. E isso é um saco. Em vez de usar 2 segundos, uso apenas 1 segundo. Gravação T.A.O.(Track at Once) sempre colocará 2 segundos após cada trilha. Método D.A.O. (Disk at once) vai gravar direto, assegurará o inicio e fim de cada trilha e pode ter a quantidade de silencio que desejar. O padrão é 2 segundos, seja D.A.O. ou T.A.O., principalmente para o T.A.O.. Método de gravação D.A.O. é usado para musica ao vivo. Se gravar música ao vivo com T.A.O., haverá interrupção por causa dos 2 segundos impostos.

Quanto a ID3, vai depender do que tu vai fazer com essas informações. Para FLAC e MP3 é bom pois pode se ter mais informações a serem armazenadas.

Quanto à atualização do tutorial, depende do responsável pelo tópico. Depende da disponibilidade dele. Afinal, ele já fêz muito informando como configurar o EAC referente as configurações principais. O restante é a gente se informar e trocar idéias sobre essas configurações e o que elas querem dizer quando aparece algo novo. Esse lance do spin up por exemplo, eu já conhecia pelo AudioGrabber pois ele tem isso. Andei até experimentando algumas coisas no AudioGrabber e que são feitas no EAC e que funcionaram.

É isso aí. Abração e espero que as informações que postei sirvam para esclarecer algo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Caro DoctorBR, antes de mais nada obrigado pelo tutorial; falta mais pessoas como você no Brasil.

Mas tenho um dúvida, na aba ID3 Tag na versão EAC 1.0b3 (1.0 beta 3), existem outras opções e não sei se devo desmarcar ou marcar. Se não for muito trabalho você poderia postar uma imagem com as configurações corretas?

Desculpe se esta pergunta é muito básica, realmente estou começando neste mundo mais sofisticado de som.

Att.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • mês depois...
  • 2 semanas depois...

DoctorBR, bom dia.

Primeiramente eu gostaria de parabenizá-lo pelo excelente tutorial. Certamente utilizarei este programa (EAC) que acabei de conhecer, juntamente com seu tutorial, pois vi que a coisa é um pouco mais complicada de se configurar do que um WMP. XD

Agora, umas dúvidas: percebi que você tem uma preferência pessoal pelo FLAC mas utiliza o WAV para fins profissionais. Li seu tópico sobre as vantagens do FLAC mas, em comparação ao WAV, percebi apenas a vantagem de poder editar informações e o menor tamanho final do arquivo. Fora estas, existem outras vantagens do FLAC sobre o WAV? E do WAV sobre o FLAC?

Estas informações do FLAC que podem ser editadas existem também no WAV mas apenas não podem ser editadas ou elas inexistem no WAV?

Outras dúvidas: pretendo ripar os CDs em WAV e armazenar num HD externo para fins de backup e, no HD do notebook, armazenar os CDs em FLAC, para escutar. É possível eu ripar apenas em WAV e, a partir dos WAVs, criar FLAC pelo EAC ou o EAC apenas ripa CDs, não converte músicas? O que acha mais recomendado, ripar 2 vezes cada CD (uma em WAV outra em FLAC) ou ripar apenas em WAV e depois converter uma cópia para FLAC? Caso o EAC não faça conversões, qual conversor (à altura do EAC, algo realmente bom) me recomenda para futuras conversões, como criar um mp3 a partir do Flac/Wav, por exemplo (atualmente uso o iTunes mas acredito que ele seja como o WMP, apenas um "faz tudo")?

Desde já agradeço e mais uma vez parabenizo-o.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Estou com uma dúvida: ao pressionar F11 e entrar na aba "external conversion" tenho várias opções de AAC (FAAC AAC Encoder, Homeboy AAC Encoder, Quartex AAC Encoder, PsyTEL AAC Encoder e MBSoft AAC Encoder) para ripar os CDs/músicas. Reparei que o bitrate permitido por cada um é diferente (alguns possuem poucas opções de taxa de bits, alguns bastantes e alguns permitem VBR), fora isso existe alguma diferença entre os vários métodos? Todos os métodos possuem a mesma qualidade? No caso de MP3 também tenho várias opções, mas como prefiro AAC foi sobre ele que perguntei.

No caso dos demais modos (FLAC, WMA, Monkey...) aparece apenas uma opção, por isso a dúvida em relação ao AAC e MP3 (que possuem várias opções de "programas").

Desde já, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 3 meses depois...

Boa tarde Doctor BR! Tudo certo?

Li seu tutorial aqui no site sobre como ripar cds originais sem perder a qualidade na forma de backup. O que na verdade eu já havia feito com minha coleção inteira de cds com o Windows Media Player do Windows 7 utilizando o formato Wave.

Me diga sinceramente... Se o formato Wave teoricamente não tem perdas, existe alguma diferença em termos de qualidade entre ripar um cd original para Wave no Windows Media Player ou no Exact Audio Copy? (Meu interesse é somente extrair do Cd para Wave).

Fiz os rips dos meus cds no Media Player, e muitos deles eu doei por achar que tinha uma cópia exata do áudio armazenada e para fazer espaço em casa. É necessário refazer as ripagens no Exact Audio Copy???

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de parabenizá-lo pelo excelente tutorial. Sempre tive curiosidade de como fazer copia e backup de cd original.

Uso o último EAC 1.03b e estou tendo o seguinte problema quando vou configurar para o modo de converte para mp3 surge a seguinte tela:

bugeactomp3.jpg

Mais precisamente esse erro só acontece na hora de digitar a linha de comando tentei a sugerida no seu tutorial e outras que pesquisei e nada, mas consegui fazer da certo com a do configurador automatico do propio EAC só que ai venha a duvida, sera que vai sair com a maxima qualidade?

Segue a linha que o propio EAC põe na auto-configuração:

(%islow%-V 5%islow%%ishigh%-V 2%ishigh% --vbr-new %source% %dest%)

Fico no aguardo de quem puder solucionar esse problema.

Grande abraço a todos!

PS: pelo que vi no faq houve 1 mudança nos comandos segue link

http://www.exactaudiocopy.de/en/index.php/support/faq/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Muito bom, guardei para usar sempre que precisar.

Trabalho com Recuperação de Alto Falantes, www.ensea.com.br projeto e construo caixas acústicas profissionais, guias de ondas pata LA, com frente de ondas plana, em fiberglas.

No face é www.facebook.com/ensea.som. ([email protected])

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Gostaria de parabenizá-lo pelo excelente tutorial. Sempre tive curiosidade de como fazer copia e backup de cd original.

Uso o último EAC 1.03b e estou tendo o seguinte problema quando vou configurar para o modo de converte para mp3 surge a seguinte tela:

bugeactomp3.jpg

Mais precisamente esse erro só acontece na hora de digitar a linha de comando tentei a sugerida no seu tutorial e outras que pesquisei e nada, mas consegui fazer da certo com a do configurador automatico do propio EAC só que ai venha a duvida, sera que vai sair com a maxima qualidade?

Segue a linha que o propio EAC põe na auto-configuração:

(%islow%-V 5%islow%%ishigh%-V 2%ishigh% --vbr-new %source% %dest%)

Fico no aguardo de quem puder solucionar esse problema.

Grande abraço a todos!

PS: pelo que vi no faq houve 1 mudança nos comandos segue link

http://www.exactaudiocopy.de/en/index.php/support/faq/

Olá a todos, sou novo no fórum.

Primeiramente; excelente tutorial. Aconteceu comigo o mesmo erro do colega quotado; adiciono, inclusive, que o programa após indicar a janela de erro, aponta para a seguinte parte do código (negrito e sublinhado):

-V 0 --vbr-new --add-id3v2 --ignore-tag-errors --ta "%a" --tt "%t" --tg "%m" --tl "%g" --ty "%y" --tn "%n" %s %d

Isto aconteceu apenas com a parte LAME MP3; todo o processo para ripar como .flac funcionou perfeitamente.

Uma dúvida ... baixei o lame mp3 ... são descompactadas 3 pastas: docs; x64; x86 sendo que em cada uma destas duas últimas pastas tem um arquivo "lame.exe" e eu sei que se referem ao windows7 32bit ou 64bit ... então, devo escolher o x64?

Parabéns pelo tutorial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 4 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...