Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre velocidade do Cooler.


Zaad

Posts recomendados

Prezados colegas,

O processador do meu micro é um Pentium 4 HT 3.2GHz 1MB cache L2, e tenho observado que de uns tempos para cá a temperatura tem subido um pouco. Este mês o computador fez um ano de uso. Eu entrei no modo SET UP e as informações que constavam eram as seguintes:

- CPU TEMPERATURE: 60ºC

- M/B TEMPERATURE: 46°C

- CPU FAN SPEED: 2596 - 2678 RPM

O cooler da CPU é o original que veio junto com o processador na caixa. Além do mais na parte frontal do meu gabinete tem um display que mostra uma temperatura que normalmente tem coincidido com a M/B TEMPERATURE. Esse aumento de temperatura se torna mais pronunciado quando "rodo" algum vídeo. Como não uso o PC para jogos resolvi colocar uma placa de vídeo NVIDIA GEFORCE 6200 Turbo Cache. A fonte de alimentação é uma COOLERMASTER EXTREME POWER PLUS DE 500W que comprei recentemente.

Gostaria de saber se os dados mostrados acima estão dentro da normalidade para este tipo de processador e se a velocidade de rotação do cooler não está baixa? Se a velocidade do cooler estiver baixa, como faço para aumentá-la?

Desde já agradeço a atenção de todos.

Zaad

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo, suas temperaturas estão no limite da normalidade, entenda q essas temperaturas n são as recomendadas, mas n é nada de absurdo tb. O cooler do teu processador está legal, a velocidade dele é essa mesmo, tá na media. O problema ai é q tua placa mãe está muito quente, pra você ter uma ideia, a temperatura recomendada pra placas mãe é até 10ºC acima da temperatura ambiente, ou seja, se a temperatura ambiente ai onde você mora é de 22ºC sua placa mãe deveria estar a até 32ºC, certo?

você pode melhorar as suas temperaturas investindo em coolers pra gabinete e trocando a pasta termica do dissipador do teu processador, pra isso recomendo uma pasta termica muito boa, a AK-450, q é a base de prata e, se aplicada corretamente, abaixa consideravelmente a temperatura do teu processador. No caso desse teu P4, as temperaturas são aceitáveis a até 72ºC, esse é, na verdade o limite pra q o teu processador funcione normalmente, acima dessa temperatura o teu P4 abaixa o clock pra poder assim abaixar a temperatura.

Obs.: Sugiro q você leia isso: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/645/1

Espero ter ajudado!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

VinyBorges,

Você me ajudou sim. Vou dar uma pesquisada aqui em Goiânia para ver se encontro essa pasta térmica que você me indicou. Também vou dar uma olhada em coolers extras para o gabinete do meu PC. Vamos ver se adotando essas medidas eu consigo fazer o computador trabalhar sem esquentar tanto.

Muito obrigado pela atenção.

Abraço!

Zaad.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo, sugiro q você leia mais sobre o posicionamento dos coolers de gabinente e sobre a utilização da pasta termica. Se eles forem postos de forma errada seu pc pode esquentar ainda mais! Siga umas dicas q vou te dar agora...

-Coolers frontais e laterais ao gabinete ventilam, coolers traseiros e superiores exaustam.

casexo8.jpg

-A pasta termica deve ser posta apenas na superficie do processador, e em forma de uma fina camada, muito fina mesmo.

Leia isso: http://forum.clubedohardware.com.br/video-ensinando-passar/49124

Depois posta aqui o resultado, ok?

Grande Abraço!

Boa Sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia VinyBorges,

Obrigado pelos links que você me enviou e também por ter me alertado sobre a importância de se distribuir corretamente os coolers no gabinete e a maneira mais adequada para se aplicar a pasta térmica. Eu ainda não tive tempo de dar uma olhada nas lojas de informática aqui em Goiânia para ver se encontro a marca da pasta térmica que você me indicou. Mas estive pesquisando no MercadoLivre e encontrei alguns vededores que tem disponível para venda e não custa muito caro. Mas vou deixar o MeradoLivre como segunda opção. Assim que tiver os resultados eu posto aqui.

Mais uma vez muito obrigado pela atenção.

Abraço,

Zaad.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Bom dia Vinyborges,

Conforme havia prometido, estou postando as novas temperaturas do meu computador após seguir as suas orientações.

Processador: 49°C

Placa mãe: 42°C

CPU FAN SPEED: 1688 RPM

Como você pode ver as reduções de temperatura foram significativas. Só a temperatura do processador diminuiu 11°C. A da placa mãe 4°C. E como consequência a rotação do cooler do processador diminuiu também. Eu troquei a pasta térmica por uma da Arctic Silver 5 e coloquei um exaustor de 80mm na parte traseira do meu gabinete. E pesquisando aqui no Fórum, descobri um tópico que trata da montagem de computadores com Pentium 4 Prescott e descobri que o técnico que montou o meu computador cometeu alguns erros que me custaram dua fontes de alimentação e me causaram dor de cabeça com aquecimento. Mas suas orienações me ajudaram muito. Mais uma vez muito obrigado.

Abraço,

Zaad.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...