Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
lebrinha

Ajuda com Encoder Optico

Recommended Posts

Ola pessoal!!!

To precisando de uma ajudinha com um encoder optico, pra quem nao sabe é aquele sensor que fica um foto diodo e um foto transistor alinhados um de frente pro outro igual tem nos mouses com bolinha......

então ...... estou alimentando o circuito com 5v e liguei o fotodiodo com um resistor de 4k7 em serie e no fototransistor coloquei um resistor de 1M em serie conectado no coletor.

Quando o feixe esta interrompido a tensão no coletor do fototransistor é de 3,7v e quando o feixe do fotodiodo incide no fototransistor a tensão vai para 0,2v.

O meu problema é justamente esses 0,2v, precisava q fosse 0v pois para o pic 0,2v é nivel 1 e preciso nivel 0 nessa situaçao. A tensão é justamente a tensão VCE do fototransistor.

Sei q da pra fazer com amplificador operacional, mas dai precisa de tensão negativa e vai um monte de componentes e o circuito ja fica mais caro.

Alguem pode me ajudar a resolver com poucos componentes a fazer 0v com esses 0,2?

valeu galera um abraço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Talvez dê certo se você passar o resistor que está no coletor para o emissor do fototransistor. A saída para o pic seria no emissor. Só que seria invertida em relação à ligação no coletor.

Compartilhar este post

Link para o post

Esses 0,2V corresponde ao Vce de saturação do transistor e não tem como mudar isso. Podes tentar passar este sinal por uma porta lógica qualquer, talvez uma smith-trigger, para adequá-lo.

Agora, o que acho estranho é o teu PIC identificar este valor de tensão como sendo nível alto...

Compartilhar este post

Link para o post

O funcionamento tá correto, é assim mesmo que funciona.

0,2v é reconhecido como 0 e 3,7v como 1, não precisa mudar nada. Se o pic tá reconhecendo 0,2v como 1 então ele é o patinho feio.

Compartilhar este post

Link para o post

o lebrinha, beleza ?

tem como você passa pra mim o seu esquema do seu circuito ??

porque to precisando de um desses

e qual o fotodiodo e fototransistor você utilizou ?

e uma ultima perguntinha se nao for pedir muito :P, essa tentao de 3,7 como faço transforma la em 5 v no minimo ?

valeu

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Salve, marcostdb7.

Não tem segredo, cara. É um LED e um transistor sem base (a base recebe a luz).

você polariza o transistor na configuração de chave (corte/saturação), e o LED a resistência vai ser determinada em função da corrente máxima que vai passar por ele, normalmente 20mA. Solamente!

Em 5V, não pulsado, eu uso um resistor em torno de 270/560 ohms pro LED, e entre 1K e 10K no coletor do transistor, depende do consumo de corrente que o meu circuito exige.

Existem muitos, mas muitos tipos de sensores/emissores infra.

Melhor seria você dizer onde vai usar e qual a aplicação. Aí fica mais fácil o pessoal te ajudar.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

valeu ai mauricio

é que tipo, sou muito iniciante ainda nisso

é que tenho uma placa contadora, que funciona, a cada pulso de 5v, eu queria fazer um circuito de emissor e receptor, que cada vez que interrompesse o feixe de luz, daria uma saida de 5v, e mandaria para a placa, fazendo ela conta um, e no proximo, dois, e assim por diante, so que nao consigo fazer o esquema, para que a saida seja, 5v, poderia me ajuda ai ?

valeu ai pela atençao

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais