Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com Encoder Optico


lebrinha

Posts recomendados

Ola pessoal!!!

To precisando de uma ajudinha com um encoder optico, pra quem nao sabe é aquele sensor que fica um foto diodo e um foto transistor alinhados um de frente pro outro igual tem nos mouses com bolinha......

então ...... estou alimentando o circuito com 5v e liguei o fotodiodo com um resistor de 4k7 em serie e no fototransistor coloquei um resistor de 1M em serie conectado no coletor.

Quando o feixe esta interrompido a tensão no coletor do fototransistor é de 3,7v e quando o feixe do fotodiodo incide no fototransistor a tensão vai para 0,2v.

O meu problema é justamente esses 0,2v, precisava q fosse 0v pois para o pic 0,2v é nivel 1 e preciso nivel 0 nessa situaçao. A tensão é justamente a tensão VCE do fototransistor.

Sei q da pra fazer com amplificador operacional, mas dai precisa de tensão negativa e vai um monte de componentes e o circuito ja fica mais caro.

Alguem pode me ajudar a resolver com poucos componentes a fazer 0v com esses 0,2?

valeu galera um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses 0,2V corresponde ao Vce de saturação do transistor e não tem como mudar isso. Podes tentar passar este sinal por uma porta lógica qualquer, talvez uma smith-trigger, para adequá-lo.

Agora, o que acho estranho é o teu PIC identificar este valor de tensão como sendo nível alto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Salve, marcostdb7.

Não tem segredo, cara. É um LED e um transistor sem base (a base recebe a luz).

você polariza o transistor na configuração de chave (corte/saturação), e o LED a resistência vai ser determinada em função da corrente máxima que vai passar por ele, normalmente 20mA. Solamente!

Em 5V, não pulsado, eu uso um resistor em torno de 270/560 ohms pro LED, e entre 1K e 10K no coletor do transistor, depende do consumo de corrente que o meu circuito exige.

Existem muitos, mas muitos tipos de sensores/emissores infra.

Melhor seria você dizer onde vai usar e qual a aplicação. Aí fica mais fácil o pessoal te ajudar.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu ai mauricio

é que tipo, sou muito iniciante ainda nisso

é que tenho uma placa contadora, que funciona, a cada pulso de 5v, eu queria fazer um circuito de emissor e receptor, que cada vez que interrompesse o feixe de luz, daria uma saida de 5v, e mandaria para a placa, fazendo ela conta um, e no proximo, dois, e assim por diante, so que nao consigo fazer o esquema, para que a saida seja, 5v, poderia me ajuda ai ?

valeu ai pela atençao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...