Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMDx2 ou Intel C2D ?? Modelos básicos.


Posts recomendados

Olá, eu to pensando em comprar um novo PC, só que eu to em dúvida se pego AMD ou Intel... Seguindo o guia:

Questões gerais:

1) Qual o seu orçamento (limite de gasto) ?

R: Tenho uns R$500. No máx R$600.

2) Qual tipo de gabinete você quer ?

R: Já tenho.

3) Em qual país será comprado o sistema que você deseja ?

R: Aqui no Brasil.

4) Quais as marcas que você prefere, ou quais que você não prefere ?

R: Mobos que não quero : PCChips, ECS, Phitronics, Biostar.

Mobos de preferência : Gigabyte, Abit, MSI, Asus (nessa ordem).

5) Qual será a utilidade do computador ?

R: Além do básico (Internet, música, arquivos texto e planilha, jogos e programação (pascal, C).

6) Qual será o tamanho do monitor que você quer ?

R: Já tenho.

7) Qual é a marca de fonte e quantos Watts você precisa/deseja ?

R: Já tenho uma AVC400W, acho que não precisa trocar.

8) Qual o tipo de Drive que quer (DVD-ROM, CDR-W, DVDR-W, etc...) ?

R: Já tenho.

11) Você pretender fazer overclock em algum componente ? Se sim, qual ?

R: Talvez na CPU e só.

12) Quais jogos você pretende jogar nele ?

R: Age of Empires (2 e 3), Halo (1 e 2), CS 1.6, DoD, Guitar Hero 3, WarCraft III, The Sims 2, Flight Simulator, e emuladores.

13) Tem alguma preferência por DirectX 9c ou o DirectX 10 ?

R: Não sei ao certo, mas por ser mais novo, o DirectX 10.

14) Qual o tipo de processador você quer, quad ou dual core ?

R: Dual Core.

15) Qual o tipo de teclado você prefere ?

R: Já tenho.

16) Qual o mouse você prefere ?

R: Já tenho.

17) Qual o sistema operacional você vai usar ?

R: Ou Windows XP ou Vista Business.

18) Quanto de HD vai querer ?

R: Vou usar o meu de agora (80GB).

19) Qual a marca e freqüência de memória RAM você quer ?

R: Pode ser Kingston, OCZ, Corsair, G. Skill. 800MHz.

20) Qual marca de placa de vídeo tem preferência ?

R: Quero alguma da nvidia, de preferência fabricada pela MSI ou XFX.

21) Qual categoria de placa de vídeo você deseja ?

PS: A placa de vídeo eu vou comprar depois, antes vou usar vídeo on-board.

R: b. Média (nisso se encaixa a Geforce 8600 XXX né?) xD

22) Qual tipo e marca de cooler para processador você quer!?

R: O Box mesmo.

23) Vai querer placa de som ?

R: Não.

24) Vai querer modem ?

R: Não.

Bom é isso.. Eu dei uma pesquisada e a configuração da AMD está mais em conta, mas o desempenho do AthlonX2 não é menor que o de um C2D4xxx ??

Será que a diferença de preço compensa??

PS: A placa de vídeo eu vou comprar depois, antes vou usar vídeo on-board.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Resumindo (deixa eu ver se entendi), você quer só placa-mãe, processador e memória mas de boa qualidade e com expansibilidade pra uma boa VGA depois ?

Sobre C2D contra X2, se forem de mesmo clock o C2D é mais rápido, já no mesmo preço depende do modelo, geralmente AMD é mais barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre preferi a AMD mais quando eu comprei um notebook com o processador da AMD eu puder perceber q o processador realmente esquenta muito e ainda mais voce q joga muito pelo visto!! Conselho.. compra INTEL!

A ASUS tem muito nome mas, eu ja vi muitas placas da ASUS depois de 1 ano mais ou menos queimando fontes e coolers! E isso é um deifeito de fabrica.. foi assim q comecei a optar por Gigabyte, estou muita satisfeita com o seu desempenho! então com certeza placa mãe da Gigabyte!

É bom você usar uma placa de vídeo off para os seus jogos! E coloque uma boa memoria (minimo 1 Gb)

Espero ter ajudado! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resumindo (deixa eu ver se entendi), você quer só placa-mãe, processador e memória mas de boa qualidade e com expansibilidade pra uma boa VGA depois ?

"Sobre C2D contra X2, se forem de mesmo clock o C2D é mais rápido, já no mesmo preço depende do modelo, geralmente AMD é mais barato."

Bem, era basicamente isso, mas como eu vi esse modelinho pra perguntar, achei interessante.. Mas talvez teria sido mais fácil ter escrito de uma forma mais direta...

Sério mesmo?? ¬¬', é porque a diferença de preço é grande (pra bolso apertado que nem o meu...) São uns R$150 de diferença.. Será que o desempenho superior do C2D vai ser tão visível assim??

Eu sempre preferi a AMD mais quando eu comprei um notebook com o processador da AMD eu puder perceber q o processador realmente esquenta muito e ainda mais voce q joga muito pelo visto!! Conselho.. compra INTEL!

A ASUS tem muito nome mas, eu ja vi muitas placas da ASUS depois de 1 ano mais ou menos queimando fontes e coolers! E isso é um deifeito de fabrica.. foi assim q comecei a optar por Gigabyte, estou muita satisfeita com o seu desempenho! então com certeza placa mãe da Gigabyte!

É bom você usar uma placa de vídeo off para os seus jogos! E coloque uma boa memoria (minimo 1 Gb)

Espero ter ajudado! ;)

O que eu não tenho gostado na AMD, é que ela tá numa fase ruim, e porque sempre trocam de soquete. Com a intel, parece ser melhor para fazer upgrades.

Também não gosto da Asus, tem mobos muito bas sim, mas tem umas que são horríveis. Já tive péssimas experiências com uma, por isso, nem passa pela minha cabeça comprar uma Asus. Já a abit eu gosto, mas depois da sua compra eu não sei se continua a mesma coisa.

Sobre a placa de vídeo off, eu vou pegar logo que conseguir a grana, não falta tanto. xD

A memória, to em dúvida de 4GB, ou 2GB.. Acho que 4GB é até desperdício ^^.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o seu SO for XP acho q 2 Gb fica muito bom já q vai ter muitos jogos.. Ja o Vista nao sei se vai ficar legal com tantos jogos...

O processador da INTEL é um pouco mais caro mais vale a pena! Eu nao consigo ficar no meu noteoobk (proces. da AMD) por muito tempo pois fico com medo ja q esquenta muito e eu sinto essa quentura pelos meus punhos!

E eu nunca usei essa placa mãe abit, só a Gigabyte.. e para mim é a melhor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Huahuaha no seu caso também acho que sim ^_^

Quais são exatamente os modelos ?

A diferença de desempenho não é aqueeeela coisa saindo de um 486 pra um mainframe.. mas dependendo do modelo por ser bem visível.

Agora vamos desmentir uns fatos..

Aquecimento em notebook é bem relativo, isso depende do modelo em questão e do cooler que o notebook usa.

Em desktops ambos esquentam pouco. (que bom)

Sobre o trocar de socket, a Intel faz a mesma coisa mas de forma diferente, mantém o socket mas muda o VRM e você não pode usar processadores novos em placas um pouco mais antigas, no fim das contas dá na mesma.

E a Intel vai trocar de socket no fim do ano, a AMD pelo que é dito "manterá o mesmo" (AM3 será compatível com AM2+)

Eu não gosto de Asus também, a Abit tava com uns problemas graves de BIOS, não sei como anda hoje, placas que se mostram excelentes são as Gigabyte, mesmo as de linhas baratas são boas.

4 GB se você tem um sistema operacional 64 bits não é disperdício, ainda mais se você quer jogar. Mas tem que se analisar quanto isso fica mais caro, e se você tem SO 32 bits vai com 2 mesmo caso pretenda ficar com ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
E a Intel vai trocar de socket no fim do ano, a AMD pelo que é dito "manterá o mesmo" (AM3 será compatível com AM2+)

Calma ai XITA, tem que explicar isso direito. Processadores AM3 e AM2+ vão funcionar nas placas-mãe AM2. Porém processadores AM NÃO vão funcionar em placas AM3.

Simplificando, você não vai poder usar um processador X2 5200+ numa mobo AM3, porém pode usar em AM2+. Um Phenom AM2+ pode ser usado (teoricamente) em qualquer mobo AM2, AM2+ e AM3.

Até hoje nenhum proc. AM3 foi lançado.

Eu sugiro uma conf. parecida com a do Dennis, só trocaria o 5000+ por um 4400+ EE.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Calma ai XITA, tem que explicar isso direito. Processadores AM3 e AM2+ vão funcionar nas placas-mãe AM2. Porém processadores AM NÃO vão funcionar em placas AM3.

Simplificando, você não vai poder usar um processador X2 5200+ numa mobo AM3, porém pode usar em AM2+. Um Phenom AM2+ pode ser usado (teoricamente) em qualquer mobo AM2, AM2+ e AM3.

Até hoje nenhum proc. AM3 foi lançado.

Eu sugiro uma conf. parecida com a do Dennis, só trocaria o 5000+ por um 4400+ EE.

Isso ainda tá especulativo e o AM3 não vai funcionar no AM2 pelo que eu vi nos boatos.. mas td é boato, teremos que esperar um tempo pra ver se serão confirmados.

E eu disse AM2+ e não AM2 ;)

Mas valeu pela complementação. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, valeu pelas dicas pessoal. Eu tô achando que vou ficar com AMD mesmo..

Eu estava em dúvida entre :

- C2D E4600;

- X2 4000;

- X2 4200;

- X2 4400;

Os AMD tem 1MB de cache L2, contra 2MB do E4600.. Será que isso faz muita diferença (principalmente nos jogos)??

Se ao invés de pegar o C2D, eu pegasse um Pentium Dual Core (que tem tb 1MB de Cache), qual teria desempenho melhor, ele ou o AMD X2 (modelos citados)??

PS: A configuração que eu to pensando é essa:

- AMD X2 (4000 ou 4200 ou 4400);

- Gigabyte GA-MA69VM-S2;

- 2 x 2GB 800MHz Kingston;

É uma boa relação CustoxBenefício né:??

Obrigado pelas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo, nunca se deve comparar processador e VGA por tabela. ;)

Esses AMD possuem 512 KB de cache L2 por núcleo e não 1 MB no total, são duas coisas diferentes.

O E4600 é bem mais rápido que eles, mas em jogos o que conta mesmo é a placa de vídeo.

Sim, a configuração é uma boa opção em custo/benefício. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahhh, no final mudei de ideia.. Vou de Intel mesmo. Não sei se consigo juntar uma graninha pro E4600, ou se vou de E2160 mesmo. Vi um comparativo com os modelos Dual Core, tanto da AMD quanto da Intel, e mesmo os E2xxx da Intel são melhores que os Ax2 4xxx+ da AMD.

Como os preços são praticamente os msms, então compensa Intel.

valeu pela ajuda de todos, vou colocar como resolvido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...