Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que é um roteador?


FLOR

Posts recomendados

Ola amigo, bem vou explicar a diferenca entre os HUBs, SWITCHES e os ROTEADORES:

HUB - os hubs sao dispositivos concentradores que distribuem as informações alem de ampliarem os sinais recebidos para todos os computadores que estiverem interligados em suas portas, ele nao analisa nada, apenas recebe e envia, os hubs funcionam na camada Fisica, camada 1, das 7 do modelo OSI.

SWITCH - os switches sao uns hubs so que em vez deles se comportarem apenas como repetidores e distribuidores de sinais recebidos eles possuem o diferencial de analisar os dados recebidos atraves do endereco MAC da placa de rede. Isto acontece, devido ele funcionar na camada de Link de dados do modelo OSI (camada 2), outra vantagem e que mais de uma comunicacao pode ser estabelecida simultaneamente. Existem duas arquiteturas basicas de switches de rede:

* CUT-THOUGH: apenas examina o endereco de destino antes de reencaminhar o pacote.

* STORE-AND-FORWARD: aceita e analisa o pacote inteiro antes de o reencaminhar, em caso de deteccao de algum erro no pacote ele elimina o mesmo evitando a propagacao para a rede.

ROTEADORES - os roteadores sao pontes que operam na Camada de Rede, camada 3 do modelo OSI, esta camada e produzida nao pelos componentes fisicos da rede como o endereco de MAC, mas sim pelo protocolo TCP/IP com isso os roteadores leem e analisam os datagramas IP contidos nos quadros enviados pela rede. Ma o principal objetivo dos roteadores e de escolher o caminho mais curto e eficaz para o destino do pacote de informacao, por exemplo, em redes grandes poderá existir mais de um caminho a ser escolhido, o roteador tambem pode ser responsavel pela interligacao de redes diferentes, inclusive de interligar redes que possuam arquiteturas diferentes.

Bem a principal diferenca entre os roteadores, hubs e switches e que os roteadores interligam redes diferentes e os dispositivos derivadores (hubs e switches) apenas interligam equipamentos dentro de uma rede!!!

Bem amigo acho que e so e espero ter ajudado, se surgir outra duvida ou algum questionamento e so postar para que possamos debater, abraço e tudo de bom!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...