Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Marleide

Windowns nao da boot com mandriva

Recommended Posts

Galera o negocio e o seguinte.

Eu ja li tudo quanto foi topico e nao consegui achar uma solução... então ai vai o meu problema.

Eu tenho 2hds onde, 1 eu ja tinha o winxp instalado e o outro era so pra arquivos, ai decidi instalar o linux mandriva nele pra ver que que rolava, bem foi ai q tudo começou...

Tipo quando eu ligo o pc aparece as opções iniciar pelo mandriva ou pelo winxp.. até ai beleza, masssss o WINXP nao da boot ele aparece assim:

root (hd1,0)

Filesystem type unknow, partition type 0*7

chainloader +1

ai nao acontece nadaaaa.... o winxp nao abre.... o mandriva vai lindo.. porém nao consigo editar o grub desta PO.... :angry:

Não sei o que faço pra essa coisa aqui funcionar o winxp, ja li tudo quanto foi topico, quando tento editar o grub aparece a msg..

NAO FOI POSSIVEL GRAVAR

ACESSO NEGADO...

nao sei que que ta havendo gostaria PELO AMOR DE DEUS que alguem me ajudasse!!!:wub:

Eu curto o linux mas no win quem usa é minha irmã ai ja viu né.. rsrs.. ta dando "conflito" uahsuhsa

valeu galera espero que alguem possa me ajudar!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

esse erro realmente nao conheço

mais pra editar o grub você precisa ser root

pra ser root você precisa abrir um terminal (ou console) e digitar "su" (sem aspas)

depois coloca a senha do root e pronto você é root

agora é so editar o grub "kedit /boot/grub/menu.lst" (sem aspas), o kedit pode ser substituido por outro editor, to partindo do principio q você tem o mandriva com kde (senao seria gedit, por exemplo)

eu tenho +/- a mesma coisa q você

um hd com win

e outro com linux

segue como é meu grub na parte do win

# This entry automatically added by the Debian installer for a non-linux OS

# on /dev/sda1

title Microsoft Windows XP Professional

root (hd0,0)

savedefault

makeactive

chainloader +1

Compartilhar este post

Link para o post

pois é.. eu tentei fazer esse root.. mas nao sei onde abro essa coisa ae \/

pra ser root você precisa abrir um terminal (ou console) <

e eu entro como root no configurar o pc.... só que o grub nao dxa editar e minha conf ta assim :

timeout 10

color black/cyan yellow/cyan

gfxmenu (hd0,0)/boot/gfxmenu

default 3

title linux

kernel (hd0,0)/boot/vmlinuz BOOT_IMAGE=linux root=UUID=4e5dde9c-9975-4207-8885-cdb8699dbf21 resume=/dev/hdb5 splash=silent vga=788

initrd (hd0,0)/boot/initrd.img

title linux-nonfb

kernel (hd0,0)/boot/vmlinuz BOOT_IMAGE=linux-nonfb root=UUID=4e5dde9c-9975-4207-8885-cdb8699dbf21 resume=/dev/hdb5

title failsafe

kernel (hd0,0)/boot/vmlinuz BOOT_IMAGE=failsafe root=UUID=4e5dde9c-9975-4207-8885-cdb8699dbf21 failsafe

title windows xp

root (hd1,0)

chainloader +1

agora nao sei o que faço porque a opção do windows aparece na inicializaçao mas nao da boot :(

Compartilhar este post

Link para o post

valeu proxenete, abriu sim o konsole, porém... (sempre tem um porém..rsrs)

eu digito "su"(sem aspas) digito a senah beleza... mas quando do o camando >kedit /boot/grub/menu.lst, da a msg >bash: kedit: command not found. ja tentei gedit tambem e nada... aahh e outra coisinha... eu baixo programas pra linux tipo... baixei "tibia" mas o programa nao consegue instalar.. n sei porque.. ja descompactei o arquivo mas quando abro ele no instalador de software mesmo estando como root nao acha nada pra instalar!!!

to ficando triste com o MANDRIVA :(

se puder ajudar agradeço velho.... mas a minha prioridade é abrir o winxp tb... valeu (Y)

Compartilhar este post

Link para o post

eu digito "su"(sem aspas) digito a senah beleza... mas quando do o camando >kedit /boot/grub/menu.lst, da a msg >bash: kedit: command not found. ja tentei gedit tambem e nada... aahh e outra coisinha... eu baixo programas pra linux tipo... baixei "tibia" mas o programa nao consegue instalar.. n sei porque.. ja descompactei o arquivo mas quando abro ele no instalador de software mesmo estando como root nao acha nada pra instalar!!!

to ficando triste com o MANDRIVA :(

se puder ajudar agradeço velho.... mas a minha prioridade é abrir o winxp tb... valeu (Y)

Compartilhar este post

Link para o post

marleide faz asim kwrite /boot/grub/menu.lst ai o resto é com voce eu não sei muito de dualboot, mais com o kwrite no lugar do kedit voce vai comseguir editar o grub boa sorte

Compartilhar este post

Link para o post

sliing, valeu mesmo pela diaca, eu consegui editar, porém nao mudo em nada, n sei que comando usar pra iniciar o windows, tentei por a mesma conf. que ta no do Proxeneta, e nada... to em panico já .. preciso fazer o windows funcionar... :(

minha conf.

timeout 10

default 3

title linux

kernel (hd0,0)/boot/vmlinuz BOOT_IMAGE=linux root=UUID=e78a621b-ada3-483a-a67d-aa5bcc76397f resume=/dev/hdb5 splash=silent vga=788

title linux-nonfb

kernel (hd0,0)/boot/vmlinuz BOOT_IMAGE=linux-nonfb root=UUID=e78a621b-ada3-483a-a67d-aa5bcc76397f resume=/dev/hdb5

title failsafe

kernel (hd0,0)/boot/vmlinuz BOOT_IMAGE=failsafe root=UUID=e78a621b-ada3-483a-a67d-aa5bcc76397f failsafe

title windows

root (hd1,0)

savedefault

makeactive

chainloader +1

mas nao inicia o windows, aparece a opção pra iniciar mas quando você da enter nela só fica na tela preta e assim>

root (hd1,0)

Filesystem type unknow, partition type 0x7

savedefault

makeactive

chainloader +1

nao sei mais o que fazer... :(

Compartilhar este post

Link para o post

to ficando triste com o MANDRIVA

em relação ao jogo voce tem que descompactar

abra o terminal va ate onde esta o jogo (ex: "cd jogo", para acessar a pasta jogo)

e digite "tar xfz tibia811.tgz"

nao tem misterio

na verdade acredito que funcione ate mesmo se voce apertar o botao direito do mouse em cima do arquivo e escolher extrair aqui, mas pelo terminal acho mais garantido.

agora sobre o boot do windows :cool:; realmente nao sei

Compartilhar este post

Link para o post

então proxeneta, ja desconpactei o arquivo e tal, mas o executavel dele nao faz nada, ele tenta abri uma janela mas num vai.... e quando você tenta acha ele no instalador de software nao aparece nada...

valeu por me ajudar cara, nem sei o que estaria sendo de mim sem os cara aqui do forum (Y)

:D

Compartilhar este post

Link para o post

tenta o seguinte

pelo terminal, vai na pasta do executavel do jogo

e digita "./[o nome do executavel]"

é so colocar ./ na frente ;)

ja tive esse problema no kde :D

Compartilhar este post

Link para o post
tenta o seguinte

pelo terminal, vai na pasta do executavel do jogo

e digita "./[o nome do executavel]"

é so colocar ./ na frente ;)

ja tive esse problema no kde :D

:( fiz isso que voce falo... mas nao foi .. aparece uns erro vou descrever +- o que aparece

X Error of failed request: GLXUnsupportedPrivateRequest

Major opcode of failed request 145 (GLX)

" " '' 16 (X_GLX Vendor Private)

Serial nunber of failed request : 58

Current serial number in output stream : 59

deve ser algo relacionado a placa de video ??

já to ficando chateado mesmo .. tanta gente que usa linux numa boa.. e eu gosto mas nada ta dando certo :(

Proxeneta...valeu pela ajuda ae... se puder me ajudar com isso beleza..senão dxa queto .. continuar assim vou formata e usa a MER... do windows..

valeu :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

marleide voce já tentol pelo centro de comtrole do mandriva ele é tão bom.

faz asim menuK >feramentas > ferramentas do sistema > configure seu computador >coloque sua senha de root > inicialização > configurar qual o sistema será inicializado,

então voce ve na opção dispositivo de boot, tenta alterar para o HD que esta o windows, na opção gerenciador deinicialização a ser usado veja se não tem algum que não comese com grub ou lilo e escolha ele.

qualker coisa posta ai!

Compartilhar este post

Link para o post
marleide voce já tentol pelo centro de comtrole do mandriva ele é tão bom.

faz asim menuK >feramentas > ferramentas do sistema > configure seu computador >coloque sua senha de root > inicialização > configurar qual o sistema será inicializado,

então voce ve na opção dispositivo de boot, tenta alterar para o HD que esta o windows, na opção gerenciador deinicialização a ser usado veja se não tem algum que não comese com grub ou lilo e escolha ele.

qualker coisa posta ai!

siliing.. tentei ja sim.. mas nao tem outra opção a nao ser o grub.

e agora pra ajudar o meu hd que ta com o win sumiu das midias de armazenamento...

velho .. to desistindo já... acho que vou pro windows mesmo.. fazer o que:(

Compartilhar este post

Link para o post

:confused: coloque iso no canpo de url do konqueror e de enter /boot/grub/device.map

depois posta aqui o que aparuseu.

Compartilhar este post

Link para o post

calma ta quase lá. em qual hd ta o windows /dev/hda ou dev/hdb?

quando você liga o pc ele chama o grub que chama o mandriva? é iso mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post

(hd0) /dev/hdb < mandriva

(hd1) /dev/hda < windows

sim, quando ligo o pc vai direto pra tela do mandriva, o grub q manda.

(desculpa demora, servidor tava off)

Compartilhar este post

Link para o post

bom eu acho que você dice ao contrario. mais vamos la, abra o konsole digitu su tigite a senha, já como root, digite ou recorte e cole kwrite /boot/grub/menu.lst para editar o arquivo.

seguinte: na linha default apaga o valor que tiver e coloque 0 em seguida apague a entrada do windows de title windows para baixo e recorte e cole iso

title Windows

root (hd1,0)

makeactive

chainloader +1

map (hd1) (hd0)

map (hd0) (hd1)

agora setifiquese de ter salvo o arquivo asim.

em seguida desligue o computador e torne a ligar. depois posta aqui dizendo o que acomteceu.

Compartilhar este post

Link para o post

timeout 10

default 0

title linux

kernel (hd0,0)/boot/vmlinuz BOOT_IMAGE=linux root=UUID=e78a621b-ada3-483a-a67d-aa5bcc76397f resume=/dev/hdb5 splash=silent vga=788

title linux-nonfb

kernel (hd0,0)/boot/vmlinuz BOOT_IMAGE=linux-nonfb root=UUID=e78a621b-ada3-483a-a67d-aa5bcc76397f resume=/dev/hdb5

title failsafe

kernel (hd0,0)/boot/vmlinuz BOOT_IMAGE=failsafe root=UUID=e78a621b-ada3-483a-a67d-aa5bcc76397f failsafe

title Windows

root (hd1,0)

makeactive

chainloader +1

map (hd1) (hd0)

map (hd0) (hd1)

Bom antes de reiniciar vou postar como fico o arquivo. /\ ta ae emcima...

vou reinicia e ja posto o que houve :D

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos lá... reniciei o pc e selecionei pra abrir o windows, eis que voltamos a estaca 0.. rsrs

root (hd1,0)

Filesystem type unknow, partition type 7x0

makeactive

chainloader +1

map (hd1) (hd0)

map (hd0) (hd1)

GRUB_

e nao sai disso :( ... acho que nao rolar mesmo dual boot... :(

Compartilhar este post

Link para o post

:eek: descupa acho que você dice certo o negocio do hda hdb .

mais eu me enganei era defalt 1 nnão defaut 0 .

voce tentou desviar para o windows no boot?:confused:

Compartilhar este post

Link para o post

root (hd1,0)

Filesystem type unknow, partition type 7x0 << ta erra o certo é 0x7

makeactive

chainloader +1

map (hd1) (hd0)

map (hd0) (hd1)

... sliing, velho valeu pela ajuda até agora ... tipo, caso nao responda depois das 12:30, é porque vou trampa esse horario, ai te respondo amanha, ou se der hj de noite umas 23hs.. valeu :D

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais