Ir ao conteúdo

Tecnologia Cool'n'Quiet AMD

gugacardoso

Posts recomendados

Postado

Esse foi o comentário que fiz sobre o tópico sobre a tecnologia Cool'n'Quiet. Gostaria do comentário de alguém sobre o que está acontecendo comigo.

Bem, gostei muito do tópico, até porque não conhecia essa opção e acho que muita gente não conhece. Com certeza vou economizar na energia elétrica.

Mas tem acontecido uma coisa que o artigo não disse q gostaria que tirasse minha dúvida.

Minha placa mãe é uma BIOStar K8M800 e o processador um Athlon 4000+. Uso o SmartGuard para ver a temperatura e o clock do processador. Quando o Cool'n'Quiet está ativado, a temperatura diminui em média 5°C. Porém o Vcore também diminui para 1.05-1.06. Tenho jogado com a opção ativada e quando dou um Alt+Tab para verificar se o clock aumentou, tá a mesma coisa, tanto o clock quanto o Vcore. Mas como a temperatura está mais baixa, essa função deve está ativa mesmo. Será que posso confiar nos dados do Vcore?

Postado

Assim, isto deve estar acontecendo porque a tecnologia muda a clock até 30 vezes por segundo.

Faça um teste, baixe o Everest vá em Ferramentas> Teste de estabilidade do sistema, tu vai poder ver o gráfico da temp, e o do vcore, quando a CPU está em 100%.

• 2 semanas depois...
Postado
Assim, isto deve estar acontecendo porque a tecnologia muda a clock até 30 vezes por segundo.

Faça um teste, baixe o Everest vá em Ferramentas> Teste de estabilidade do sistema, tu vai poder ver o gráfico da temp, e o do vcore, quando a CPU está em 100%.

beleza cara, vou fazer isso. você sugere outro programa pra monitor os dados do PC?

• Membro VIP
Postado

Psiu!

claro que, quando você dá um ALT-TAB e olha o monitor, está tudo em 100%. o cool n'quiet serve em situações de baixo uso da CPU, como quando usamos em internet, office, ouvido música e baixando arquivos. Jogando, o Cn'Q desativa e deixa no máximo, mesmo. você pode usar o RMclock, pra, se quiser, travar o processador em, digamos, 80% do rendimento. assim você tem uma máquina permanentemente mais econômica e fria...

Postado

eu já conhecia essa tecnologia meu processador tem mas eu não uso... mas não tem tanta dif de energia não pois ele vai usar algum equipamento do pc para baixar/aumentar o clock e este equipamento gastara energia e tb a placa mãe vai precisar aumentar e baixar a tensão... q vai fazer q outra coisa gaste a energia...

Postado

Aproveitando o tópico do amigo, este teste é feito por quantos minutos? Não danifica nada? É confiavél? Testei aqui e a temperatura subiu bastante, daí fiquei com receio e parei o teste e a temperatura voltou ao normal.

• Membro VIP
Postado

andré... acho que vale, sim o Cn'Q, porque o processador sozinho consome 1/3 do total da máquina. E, se ele está em regime de baixo consumo, você ganha barato 20% de Kwh-mês em seu Pc. Eu pago conta de luz e sei que 5, 7 reais a menos é muito. fora a questão ambiental importanter nestes dias complicados...

Redfield? se você estiver assim, bolado, trave na BIOS uma temperatura de desligamento automático por overheating - assim,você se precavê, e pode testar tranquilo seu processador. leia no manual de sua placa como ativar a proteção.

Postado

eu sei como ativa tem lá na bios a opção, sim mas ele tera de ficar abaixando e aumentado o clock isso fara q a tensão q esta sendo enviada para o processador seja consumida por outro coisa... e tambem o processador não usa tanta energia assim dependendo do cooler ele utiliza até 1am de carga... não sei quanto em wats ele corresponde... e tb eu faço teste no everest para ele deixar o pc aos 100% e ele não passa do 60 graus, sendo q deixei ele no teste 20 minutos.

so uma pergunta no meu everest ele marca uma temperatura aux, desconfiava da fonte mas não era alguem sabe o que significa a tal temperatura AUX???

• Membro VIP
Postado

não, a energia não consumida pelo processador em modo reduzido simplesmente não é "puxada" da rede. A fonte de 400W não entrega 400W o tempo todo. Ela entrega aquilo que é exigido. Tipo beber refrigerante num canudinho, os 350 Ml da latinha não vão pra sua boca quando você não puxa, né? ;P então? Cn'Q é uma boa opção. Quanto ao AUX, deve ser sua fonte... ou veja se sua placa-mãe tem um sensor secundário...

Postado
Aproveitando o tópico do amigo, este teste é feito por quantos minutos? Não danifica nada? É confiavél? Testei aqui e a temperatura subiu bastante, daí fiquei com receio e parei o teste e a temperatura voltou ao normal.

Na verdade não é necessário rodar o teste para verificar aquilo que o dono do tópico precisa.

porque o everest vai fazendo um gráfico a cada segundo, da % do uso da CPU, da tensão e da temp.

Ai se tu deixa a janela aberta, ir pro jogo e sair, vai da pra ver que o uso de CPU que estava em 100% cai bruscamente, e no grafico da tensão também vai ter a mesma queda.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...