Ir ao conteúdo

Duvidas sobre um cooler a mais e fonte generica...

Bronis

Posts recomendados

Postado

Pessoal no momento estou com 1,5 giga de ram ddr 400 mhz, uma radeon x1650 pro ddr 3, 1 hd de 80, e 1 gravador de dvd, bom basicamente é esse o meu pc, placa de rede funcionando para internet e tenho 2 coolers 1 do processador e outro que esta ligado no sistema da placa mãe, para mostrar a rotão e tal.

E minha fonte é generica de 400w paguei acho que 30 ou 40 reais.

Até então venho jogando crysis direto, umas 2 horas sem parar e ta suportando legal, o problema é que ta esquentando um pouco de mais o processador e a placa de video, então percebi que ficava o ar quente dentro do gabinete, comprei mais um cooler para funcionar de exaustor de 12v e 0.25A.

Liguei ele também e ficou legal, deixou bem mais frio o pc, tava beleza, só que dae jogando novamente o crysis por mais umas 2 ou 3 horas, quando fui fechar o jogo, a tela sempre fica preta e demora uns 20 segundos até aparecer o windows, o pc desligou, desligou a fonte tudo, parou tudo.

Apertei para ligar novamente e nada, nem sinal da fonte de nada, pensei puts já era a minha fonte, fui tomar café, voltei 1 hora depois e fui tentar de novo por besteira mesmo e o pc ligou, tanto que agora esta funcionando e daqui a pouco vou jogar crysis de novo. Só que agora desliguei o cooler que comprei para funcionar de exaustor.

A grande duvida é, um cooler a mais de 12v e 0.25A, pode ter feito passar o maximo que a minha fonte aguenta para acontecer isso?

Achei que o consumo de um cooler fosse quase 0, será que isso foi devido ao cooler a mais?

Postado
E minha fonte é generica de 400w paguei acho que 30 ou 40 reais.

A grande duvida é, um cooler a mais de 12v e 0.25A, pode ter feito passar o maximo que a minha fonte aguenta para acontecer isso?

Achei que o consumo de um cooler fosse quase 0, será que isso foi devido ao cooler a mais?

Realmente o consumo de um cooler é baixo; se ele for problema significa que a sua fonte está no limite. O sintoma que você. passou é típico de fonte no limite.

Não seria má ideia trocar a fonte por uma de 350 W simples da akasa, Seventeam, CoolerMaster ou eXtream. Se puder gastar mais o ideal para essa potência seria a Zalman ZM360B-APS

Fontes genéricas costumam suportar algo entre 170 e 250 W.

• Membro VIP
Postado

Desculpem, mas discordo totalmente!

Se consegue jogar durante tanto tempo sem travar, não seria um mísero fan de 3W ou 5W que tiraria a estabilidade da fonte! Vale entender aqui que durante um game, algumas cenas exigiriam esses mesmos 5W a mais e nesses casos, seria normal travar, ressets, etc, mesmo sem o tal ventilador.

Postado

Sem dúvida, Meiraneto. Concordo plenamente.

Os sintomas são de fonte desligando por super aquecimento, mas realmente os míseros 3 W do ventilador extra teriam muito pouca influência.

Bronis, você. já tem um ventilador extra (o que serve para ver a rotação); ele está ligado como ventilador ou exaustor de gabinete?

O correto é instalar o primeiro ventilador extra na parte frontal do gabinete jogando ar para dentro; com isso você. renova o ar do gabinete e também aumenta a pressão interna do mesmo, auxiliando a refrigeração da fonte.

Postado

Bronis, fique atento se esses surtos começarem a ficar constantes é um alerta de que afonte vai pro beleléu... Eu usava no meu micro uma fonte que o pessoal julga genérica (400w), ele é um Core 2 Quad e uma 8800GT (basicamente), depois de algum tempo comecei a perceber que a fonte aquecia muito além do que eu julgo normal, o barulho do PC ligado era insuportável, jogava Crisys por umas 2 horas também, as vezes o PC desligava sozinho, mas eu muito abusado continuava a forçar a fonte (mas veja que eu tenho garantia total do PC), ou seja, mesmo sabendo dos riscos, embora na minha opinião relativamente pequenos de queimar algum componente, continuei a fritar o PC até o instante em que minha fonte... bizzzziiiiiiiiiii... Então comprei uma ST 550W Real... Muito mais silenciosa e está aguentando o pc numa boa...

Conclusão:

O problema do seu PC não é o cooler... e sim a fonte que pode ser que queira pedir arrego...

Postado

Bom a questão é que essas quedas começaram acontecer com o Crysis e o ProStreet, com o resto do jogo não acontece nada, então tirei 2 coolers, 1 de 12v e 0.28 A e outro de 12v e 0.18 A e tirei também o outro pente de memoria de 256mb, vendi ele por 30 reais no mercado livre.

Agora jogo durante horas e não acontece nada, ponho a mão na fonte ela esta morna, como antes e não mais quente como ficava, mesmo depois de horas jogando, acho que essas 3 peças a menos resolver o consumo da fonte.

Agora a duvida é a seguinte, estou querendo comprar outro pente de memoria ddr 400 mhz de 1gb, quanto de energia sera que consome um pente de memoria desses?

Para eu ter certeza de que não ira dar problemas de novo com a minha fonte generica.

Postado

Bronis, o Consumo de uma memoria é baixo, a sua fonte não vai sentir essa diferença, mais troque essa fonte pois você está correndo risco dela queimar a sua config inteira e etc....

Esses problemas de aquecimento pode ate ser pela fonte que não consegue mandar a demanda de energia correta....

Uma otima fonte é a Zalman 360Wats...

valeu...

Postado

Não apredejemos a fonte sem saber. Não é possível julgar o limite de um fonte por um cooler. A fonte é um tanto fraca. Mas acho que se tivesse no limite já teria queimado com tamanho esforço, como já ocorreu comigo. Ainda assim vale a pena obsevar as tensões da mesma para assegurar.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...