Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Solução para Linux com NVIDIA RAID


goredaimon

Posts recomendados

Pessoal, bom dia!

Já quebrei muita cabeça com o NVIDIA RAID em SATAII no Linux. Eu uso o Mandriva, e sempre durante a instalação, ele detecta o software BIOS RAID da NVIDIA e com isso é possível fazer a instalação utilizando os recursos da NVIDIA RAID.

Os discos rígidos criados no NVIDIA RAID BIOS são mapeados para o /dev/mapper/nvidia?????? (???? porque é usado uma identificação diferente para cada array).

O grande problema que venho enfrentando há tempos é a atualização do kernel e modificações no boot loader (grub). Sempre que é atualizado kernel no Mandriva, o boot loader é refeito para que se tenha uma nova entrada de boot para o novo kernel. Acontece que ao fazer isso, perde-se alguma informação referente ao RAID e não consigo mais bootar. Isso me quebrou as pernas ontem novamente! Já tentei de tudo para dar um jeito nisso, reinstalando o bootloader na unha mas nada feito...

O que pretendo fazer agora é adquirir uma placa SATA RAID de qualidade, que contenha uma BIOS decente e que seja possível mapear o array em um único dispositivo ao invés de mapear no /dev/mapper. Para quem não entende, as placas controladoras SCSI da ADAPTEC, quando é feito um RAID com elas, elas mapeam o array do RAID para um único dispositivo, como por exemplo /dev/sda. Nunca tive problemas quando a configuração fica deste jeito ao invés de mapear no /dev/mapper.

Portanto, encontrei duas placas interessantes da ADAPTEC:

1220SA - R$ 279,00

1430SA - R$ 469,00

No site da WAZ (www.waz.com.br) encontrei-as para compra nos preços que citei acima. Porém, estou com uma grande dúvida antes de comprar qualquer uma das duas: será que elas vão mapear o array do RAID no /dev/sd? ao invés do /dev/mapper? Se sim, a mais barata já me serve numa boa!

Alguém já testou uma dessas placas? No manual delas, disponível no site da ADAPTEC, parecem que possuem recursos interessantes! :)

Fico no aguardo de uma ajuda!

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...