Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel - Validação em datas


Boba do Bill

Posts recomendados

Pessoal é o seguinte:

Tenho três células, onde cada uma representa o Dia, o Mês e o Ano da data. Em cada célula criei uma validação do tipo lista para escolher os dias, meses e anos em um menu suspenso.

Agora, eu gostaria que, se na célula do dia eu escolher 31, quando eu escolher um mês que não tem o dia 31, ele não aceitasse, mostrasse uma mensagem. Eu consigo fazer isso com fórmulas na validação, escolhendo o tipo personalizada, mas eu gostaria que fosse através de uma lista, para facilitar para a pessoa que está preenchendo a ficha.

Aguém sabe como resolver?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Às tantas V. diz: “.... escolher um mês que não tem o dia 31, ele não aceitasse, mostrasse uma mensagem”

Se me permite vamos trabalhar com listas. Assim não vai ser necessário apresentar uma mensagem, uma vez que os meses sem 31 dias nem sequer aparecem na lista.

O que proponho é que se a pessoa digitar na célula dos dias números de 1 a 30, nas células do mês, que em princípio estão à direita, abre-se uma lista com os 12 meses do ano. Se a pessoa digitar o dia 31 abre-se uma outra lista que apresenta apenas os meses que tem 31 dias.

Numa zona afastada da folha de cálculo faça duas listas: uma com os 12 meses de Janeiro a Dezembro; outra com os meses de 31 dias. Dê um nome a cada uma das listas (Inserir -> nome -> definir), por exemplo “Trinta” e “Trintaum”.

No menu validação de dados escolha “Por lista” e na “Origem” escreva a seguinte formula:

=SE(E1=31;Trintaum;Trinta)

[Convém afinar o modelo para resolver a questão dos dias de Fevereiro, que nos anos comuns tem 28 dias. Ou seja se a pessoa digitar 29 (atenção aos anos bissextos). 30 ou 31 o mês de Fevereiro não aparece nas listas pendentes. Sugestão: crie 3 listas]

Espero ter sido útil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Martins

Nesse intervalo de tempo, foi exatamente isso que fiz! Mesmo assim ainda tenho curiosidade em saber se é possível. Para os anos bissexto, testei as células do dia e do mês, se forem iguais a 29 e 2, respectivamente, é exibida uma lista de anos bissextos, em caso contrário, é exibida uma lista de anos corridos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...