Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel GL960


aac2005

Posts recomendados

Turma, já procurei em vários lugares e não consigo uma informaçao clara sobre minha dúvida, que é a seguinte: Tenho um Acer 4320 com um Celeron M530 com o Chipset GL960 (Informações Everest) X3100 e 2 gigas de memo 667. Tenho um T7200 FSB 667 engatilhado para fazer um upgrade de processador, porém não consigo saber se é compativel com o chipset.

Dúvida 2: No site da Intel fala que a FSB da GL 960 é 533Mhz, porém ao rodar o Everest ele me diz que é compativel com 533, 667 e 800. Dá para confiar no Everest?

Dúvida 3: Pelo que achei na net os sockets são iguais 478 pinos, são mesmo?

Dúvida 4: Sendo o mesmo socket, corro o risco de queimar a placa se fizer um teste com o T7200?

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao da pra confiar no everest nao ... Eu tenho um 945PM e o Everest da a mesma mensagem ... porém sei q 800 nao serve pro meu ...

O socket é o mesmo sim ...

Queimar nao vai nao ... Acho q o maximo q vai dar é o note nao ligar ...

E pelas suas perguntas sinto q você vai tentar testar pra ver se funciona ... :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ice, essas letras classificam os chipsets pela performance:

PM - são os de alto desempenho

GM, GMS, MP - são os comuns

GL, GML, GME - são os de baixo custo

Fonte: www.intel.com/portugues/products/laptop/chipsets/index.htm

No caso do suporte ao GL960 prefiro confiar no site da Intel que no Everest.

Inclusive no datasheet do chipset só informa como processador suportado o Celeron M com FSB de 533Mhz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que são sockets diferentes...

Se não me engano este Celeron usa o socket P e o T7200 usa o socket M. Alem de problemas elétricos acho que tem um pino faltando em posição diferente, deixando os dois fisicamente incompativeis.

É , você ta certo Carvalhoso , eu tinha lido q ele tinha era um 520 , e nao um 530 ... Erro meu ... ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Eu passei o CPUZ no meu note da Acer com o M530 e deu que o socket dele é um 479m. No note que está o T7200 tb deu que o socket é 479m...já pesquisei em vários lugares e só vejo no máximo um dual core com a GL960...

Possivelmente vai ver o Dual Core T23XX ou Celeron M5XX com este chipset. Dificilmente uma empresa vai desenvolver uma placa com um chipset mais novo e usar o socket mais antigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

O socket dos Core2Duo e dos celeronM 5xx é exatamente o mesmo. Alias, o núcleo desses processadores é exatamente o mesmo. Os celeronsM 5xx são derivados dos Core2Duo, enquanto os 4xx são derivados dos CoreDuo, e tb utilizam o mesmo socket.

A limitação no caso é mesmo o chipset. Os 940, 943, 960 e 963 são feitos para suportarem somente os celerons, e por isso são mais baratos. Os 945 e os 965 suportam os core2duo (limitados a FSB667 no 945).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

eu tambem estou com a mesma duvida pessoal.

comprei um hp compaq c750br cujo chipset é o gl960 com soquete de processador lga775...

veio com um celeron m540, queria por um dual core na minha maquina, gostaria de saber quais processadores sao suportados por esse chipset e soquete...

alguem tem alguma informação a respeito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Turma, já procurei em vários lugares e não consigo uma informaçao clara sobre minha dúvida, que é a seguinte: Tenho um Acer 4320 com um Celeron M530 com o Chipset GL960 (Informações Everest) X3100 e 2 gigas de memo 667. Tenho um T7200 FSB 667 engatilhado para fazer um upgrade de processador, porém não consigo saber se é compativel com o chipset.

Dúvida 2: No site da Intel fala que a FSB da GL 960 é 533Mhz, porém ao rodar o Everest ele me diz que é compativel com 533, 667 e 800. Dá para confiar no Everest?

Dúvida 3: Pelo que achei na net os sockets são iguais 478 pinos, são mesmo?

Dúvida 4: Sendo o mesmo socket, corro o risco de queimar a placa se fizer um teste com o T7200?

Valeu!

Amigo, o soquete é o mesmo sim... podem acontecer duas coisas: ou o note nao liga ou você vai ter um processador em underclock (rodando numa velocidade inferior). de qualquer forma a intel fabrica ela deve saber mais do que ninguem sobre seus produtos (chipset e processador). Se disser que funciona com C2D então vai rodar em underclock, se não ele nem vai ligar.. mas queimar nao queima não

ice, essas letras classificam os chipsets pela performance:

PM - são os de alto desempenho

GM, GMS, MP - são os comuns

GL, GML, GME - são os de baixo custo

Fonte: www.intel.com/portugues/products/laptop/chipsets/index.htm

No caso do suporte ao GL960 prefiro confiar no site da Intel que no Everest.

Inclusive no datasheet do chipset só informa como processador suportado o Celeron M com FSB de 533Mhz.

O que eu sei é que:

G=Graphic (vga integrada)

M=Multimedia (audio, rede, etc)

L= Suporte aos proc. ULV (ultra low voltage)

o S e o E ainda nao consegui decifrar...

chipset GL960 suporta apenas Celeron M e Celeron M ULV na freq 533... é mais ou menos o 940GML mas com a GMA X3100 no lugar da GMA 950... so nao tenho mais informações porque esse chipset nao tá disponível pra fazer a comparação no site da intel, só tem o overview dele...

Mobile Intel® GL960 Express Chipset

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O icefly ta certo, você sabe errado :).

pra você ver, o seu multimedia nem controladora de video tem hehehehehe

quanto ao t7200, v direito porque tem tanto t7200 socket P quanto M

[]'s

não entendi... acho que você não entendeu quando eu disse que o G=graphics (vídeo, para os leigos) e o P=no graphics

outra coisa é sobre o M...

como você deve ter percebido a GL960 não tem M mas tem audio rede e tudo mais.. na verdade o M não é bem a controladora em sí mas sim o circuito...

de qualquer forma está ai a lista dos chipset divididos por custo/benefício:

Chipsets de desempenho

Chipset Intel® GS45 Express para portáteis

Chipset Intel® PM45 Express para portáteis

Chipset Intel® PM965 Express para portáteis

Chipset Intel® 945PM Express para portáteis

Chipset Intel® 915PM Express para portáteis Informações em Inglês

Chipset Intel® 855PM Informações em Inglês

Chipsets de uso convencional

Chipset Intel® GM45 Express para portáteis

Chipset Intel® GM965 Express para portáteis

Chipset Intel® 945GM Express para portáteis

Chipset Intel® 945GMS Express para portáteis

Chipset Intel® 915GM Express para portáteis Informações em Inglês

Chipset Intel® 915GMS Express para portáteis Informações em Inglês

Chipset Intel® 855GM Informações em Inglês

Chipset Intel® 845MP Informações em Inglês

Chipset Intel® 845MZ Informações em Inglês

Chipsets de menor custo

Chipset Intel® GL40 Express para portáteis

Chipset Intel® GL960 Express para portáteis

Chipset Intel® 943GML Express para portáteis

Chipset Intel® 940GML Express para portáteis

Chipset Intel® 910GML Express para portáteis Informações em Inglês

Chipset Intel® 855GME Informações em Inglês

Chipset Intel® 852GME Informações em Inglês

Chipset Intel® 852GMV Informações em Inglês

Chipset Intel® 852PM Informações em Inglês

Chipset Intel® 852GM Informações em Inglês

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, de fato existem 4 modelos de sockets: 478, 479, M e P:

O socket 478 nada mais é do que o socket de PC desktop pra Pentium 4 Nothwood, esse socket não equipa notebooks...

O socket 479 é uma versão alterada do 478 destinada aos portáteis da época. Embora seja chamado de 479 ele usa apenas 478 pinos. Se você procurar um pouco vai ver que há um tempo atrás a Asus até lançou um adaptador que permitia você instalar processadores 479 em soquetes 478 de tão parecidos que eles eram com o objetivo de construir PCs com consumo menor de energia...

O socket M é uma evolução do socket 479, ele poderia suportar os processadores suportados pelo socket 479 mas a Intel resolveu mudar a posição de um dos pinos tornando o encaixe inviável.

O soquet P é a próxima evolução, ele tambem possui 478 pinos e como na vez anterior a intel mudou a posição de outro pino tornando o encaixe inviável. É fácil fazer isso já que upgrades de processador em notebooks não são comuns.

Quanto ao FCPGA e FCBGA:

Simples: o processador PGA tem pinos (daí ser Pin Grid Array) para ser usado em sockets, já o BGA possui bolinhas (daí ser Ball Grid Array) para ser soldado diretamente à PCB (geralmente na placa mãe). O BGA é mais usado em processadores de baixa tensão (Processadores ULV) direcionados para Ultra Portáteis (UMPCs) mas ocasionalmente encontra-se versões BGA de Core 2 Duo também...

Aproveitando o embalo, o que é a tecnologia Centrino?

Centrino nada mais é do que um conjunto de 3 itens, Processador Intel com tecnologia Core, Chipset Intel e Placa Wireless Intel. Se você tem esses 3 itens então parabéns, você pode colar um selo "Centrino" no neu notebook!!

hmmm, foi mal, tinha lido PM pra multimidia.

e o X entra onde nessa lista sua ?

[]'s

X de Xpress uheuehuheuehue :D

não vi nenhum com X, mas tem com Z que eu tbem nao sei o que é... ainda falta dar uma lida sobre isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o embalo, o que é a tecnologia Centrino?

Centrino nada mais é do que um conjunto de 3 itens, Processador Intel com tecnologia Core, Chipset Intel e Placa Wireless Intel. Se você tem esses 3 itens então parabéns, você pode colar um selo "Centrino" no neu notebook!!

X de Xpress uheuehuheuehue :D

não vi nenhum com X, mas tem com Z que eu tbem nao sei o que é... ainda falta dar uma lida sobre isso...

Oton! Tú é o Deus do chipset Intel... É bom de ler quando as pessoas sabem realmente do que estão falando...

E o Centrino 2?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ice, essas letras classificam os chipsets pela performance:

PM - são os de alto desempenho

GM, GMS, MP - são os comuns

GL, GML, GME - são os de baixo custo

Fonte: www.intel.com/portugues/products/laptop/chipsets/index.htm

No caso do suporte ao GL960 prefiro confiar no site da Intel que no Everest.

Inclusive no datasheet do chipset só informa como processador suportado o Celeron M com FSB de 533Mhz.

O meu é PM965 :D

Ouvi dizer que ele aceita os novos Core 2 Duo T9XXX. É real?

Pena que ele não roda com as memos a 800MHz...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ele aceita os C2 Duo, soquete P; oficialmente pela Intel, vai até o T7700.

Mas em fóruns estrangeiros para o PM965 tenho visto suporte até o T9500 e o C2 Duo X9000.

Tô a algum tempo garimpando umas infos para juntar num tópico e relacionar as capacidades de upgrade nos Intel.... acho que termino na outra semana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele aceita os C2 Duo, soquete P; oficialmente pela Intel, vai até o T7700.

Mas em fóruns estrangeiros para o PM965 tenho visto suporte até o T9500 e o C2 Duo X9000.

Tô a algum tempo garimpando umas infos para juntar num tópico e relacionar as capacidades de upgrade nos Intel.... acho que termino na outra semana.

Icefly,

Mas o meu é um T8100. Se oficialmente vai até o T7700, antão já está furada a informação da Intel, não é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Oi gente. Acabei de comprar um Microboard I5320, com Chipset Intel GL960+ICH8-M,com os seguintes componentes: processador T5550, 3GB ddr a 667mhz. No Everest e no CPU-Z aparecem realmente suporte a fsb 533/667/800. Tanto a memoria quanto o processador estão trabalhando a 667mhz(tela do Everest e CPU-Z). Como ele veio com um T5550, Core 2 Duo, então ele aceita processadores com soquete P? Daria para fazer um up no processador? Então há possibilidade do conjunto trabalhar com fsb 667 ou superior? Obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aceita socket P

mas qual a vantagem ?

estas CPUs terminadas em 500 + sao muito rapidas, você ganha em uso domestico mirreca. sao uteis pra quem precisa muito mesmo de processamento.

nao acha q atolar uma SUPR CPU vai deixar seu note ultra rápido, chipset ai do seu principalmente ja deve estar ate a t5500 gargalando se bobear.

e intel falar que suporta ate t7700 deve ser justamente isso, um PM965 provavelmente vai gargalar uma CPU mais rapida que uma t7700, mas as lojas e fabricantes nao querem nem saber, se fica mais fácil vender porque na config vem escrito que tem um t9500 e da pra cobrar bem mais caro por isso, pode apostar q colocam, indiferente se vai dar mesmo ganho ou nao que uma CPU menor mais barata.

fabricas sao sacanas, eles querem empurrar o lance deles e nao estão nem ai, o mkt é dirigido pra CPU e memoria de video, vão enfiar a video mais barato que aloca mais ram e a cpu mais rapida q custe mais barato na media do possivel baseado no que o povo ta pedindo.

então o que se ve mais por ai hoje em dia é placa compartilhada que aloca 512BM com t8300 que ta a CPU da moda. prestem atençao principalmente em VAIO é é o stat of art de empurrar lance consumista pra moçada q nao tem muito conhecimento.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal só uma ressalva, o soquet 478, o mesmo usado em desktop, também foi utilizado em notebooks, toda a linha Mobile Intel® Pentium® 4 Processors - M utiliza este soquet, além de alguns outros modelos da linha Intel® Pentium® M Processor e Mobile Intel® Celeron® Processors.

fonte: http://processorfinder.intel.com/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

Gostaria de saber se o pessoal descobriu se no HP C750BR é possivel colocar processador Core 2 Duo??

Um dos colegas informou que o chipset 960 é feito para apenas Celeron, porém se acessar o site Intel:

http://www.intel.com/en_IN/Consumer/Learn/Notebook/core2duo-specs.htm

.. clicando em "Product and Performance Data" temos a referencia do GL960.

[]'s Luiz Passarelli

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...