Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel GL960


aac2005

Posts recomendados

Pessoal só uma ressalva, o soquet 478, o mesmo usado em desktop, também foi utilizado em notebooks, toda a linha Mobile Intel® Pentium® 4 Processors - M utiliza este soquet, além de alguns outros modelos da linha Intel® Pentium® M Processor e Mobile Intel® Celeron® Processors.

fonte: http://processorfinder.intel.com/

Sim sim... todos eles, 479, M e P são sockets 478-pin micro-FCPGA... as denominações diferentes são apenas pra diferenciar o encaixe... quando eu disse que o socket 478 não equipa notebooks estava me referindo aos 478 que equipam desktops...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim sim... todos eles, 479, M e P são sockets 478-pin micro-FCPGA... as denominações diferentes são apenas pra diferenciar o encaixe... quando eu disse que o socket 478 não equipa celulares estava me referindo aos 478 que equipam desktops...

Opa colega, mas é que este mesmo soquet também equipou notebooks e desktops, inclusive era possível usar os processadores de notebook em desktop, embora quase ninguém o fizesse. A única ressalva é o fato de que os processadores que possuíam speed step ficavam operando com multiplicador 12 em desktops...

Com relação aos processadores, tanto o 478 quanto o 479 possuem 478 pinos (os outros eu não conheço) porém o soquet que vai na placa mãe do 479 possui 479 furos, e por isso ele foi chamado 479. Acredito que isso foi feito para garantir retrocompatibilidade.

Olhe só a figura abaixo:

soquet 479

Neste site fala sobre o soquet 478 ( o primeiro ) veja os processadores suportados, lá fala os que saíram para este soquet...

Neste aqui o carinha mostra a experiencia dele colocando um mobile intel pentium 4 em uma placa mãe de desktop...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi gente. Acabei de comprar um Microboard I5320, com Chipset Intel GL960+ICH8-M, processador T5550, 3GB ddr a 667mhz. No everest aparece realmente suporte a fsb 533/667/800. Como ele veio com um T5550, Core 2 Duo, então ele aceita processadores com soquete P? Daria para fazer um up no processador? Não há nenhuma possibilidade do conjunto trabalhar com fsb 667 ou superior? Tem algum programa mais específico para confirmar a fsb? Obrigado pela ajuda.

Eu dei uma navegada pelo site da microboard (achei muito bonito mas difícil de achar os modelos específicos..) e não achei as especificações do seu note.. se você tiver o link pode mandar por favor? De fato eu vi um da linha Inovation com esse chipset e um pentium dual core. Agora estou meio comfuso.

Aqui nesse link você encontra o datasheet da família 965 Express (GL960 incluso) e se você olhar o item "1.3 GL960", logo em baixo no sub "1.3.1 Processor Support" diz "- Intel Celeron processor", "- 533 FBS Support" e em seguida no sub "1.3.2 System Memory Support" diz "- Support for DDR2 at 533 only" e "Maximum Memory supported: 2 GB"

Realmente não to entendendo nada...

Opa colega, mas é que este mesmo soquet também equipou notebooks e desktops, inclusive era possível usar os processadores de notebook em desktop, embora quase ninguém o fizesse. A única ressalva é o fato de que os processadores que possuíam speed step ficavam operando com multiplicador 12 em desktops...

Com relação aos processadores, tanto o 478 quanto o 479 possuem 478 pinos (os outros eu não conheço) porém o soquet que vai na placa mãe do 479 possui 479 furos, e por isso ele foi chamado 479. Acredito que isso foi feito para garantir retrocompatibilidade.

Olhe só a figura abaixo:

soquet 479

Neste site fala sobre o soquet 478 ( o primeiro ) veja os processadores suportados, lá fala os que saíram para este soquet...

Neste aqui o carinha mostra a experiencia dele colocando um mobile intel pentium 4 em uma placa mãe de desktop...

Eu já li tudo isso... e se você pesquisar sobre os novos processadores pra laptop vai ver que são todos de 478 pinos...

quanto à colocar o pentium 4 m em boards 478 você leu tudo? viu que ele teve que quebrar um pino pra fazer funcionar com o fbs +-correto? Sabe tambem que a asus lançou um adaptados de socket pra colocar o pentium 4 mobile em board 478 sem ter todo esse trabalho q o cara teve?

Aqui o adaptador

Olá pessoal,

Gostaria de saber se o pessoal descobriu se no HP C750BR é possivel colocar processador Core 2 Duo??

Um dos colegas informou que o chipset 960 é feito para apenas Celeron, porém se acessar o site Intel:

http://www.intel.com/en_IN/Consumer/Learn/Notebook/core2duo-specs.htm

.. clicando em "Product and Performance Data" temos a referencia do GL960.

[]'s Luiz Passarelli

A unica referencia que tem do chipset nessa página é co relação à tecnologia de video presente no GMA x3100 que equipa toda a família 965 Express (GL960 incluso) quando é o caso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem que quebrar nada colega, dê uma lida lá, o que acontece eu já falei ali em cima:

... A única ressalva é o fato de que os processadores que possuíam speed step ficavam operando com multiplicador 12 em desktops ...

Por isto ele atuou nos BSELs para AUMENTAR o FSB padrão e colocar uma frequencia maior que 1.2GHz!!! (dê uma lida!) (isso chama-se PIN MOD)

Se você usar um processador sem speed step nem terá este problema, e se quiser nem precisará quebrar pinos para mudar os BSEL... ( que alias foi uma bobagem dele, eu usava aqui em casa com FSB em 533 MHz sem quebrar pino nenhum só usando isolação)

celeronmobilepu6.th.jpgthpix.gif

Scream do meu antigo computador.

Com relação ao adaptar eu conheço ele também, dê uma olhada na sua figura que me enviou qual nome está escrito na caixa (CT-479) ... ;) por isto que precisava de adaptador, por que ele adapta do soquet 478 para o 479 que não são compativeis!!!! Repare que o pessoal usava ele para colocar Pentium M em mobos para pentium 4 e não para colocar o Mobile intel Pentium 4 em mobos para pentium 4.

Estou colocando abaixo uma figura de cada soquet, e do diagrama de pinos dos processadores que retirei dos datasheets:

Soquet 478.

Soquet 479

Soquet M

Processador 478 (fonte: Mobile Intel® Pentium® 4 Processor-M Datasheet)

Processador "479" (fonte: Intel® Pentium® M Processor Datasheet)

Processador para soquet M (fonte: Intel® Core™ Duo Processor and Intel® Core™ Solo Processor on 65 nm Process Datasheet)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apaguei minha mensagem anterior pois vi que eu realmente tinha perdido alguns detalhes de sua explicação...

de fato é o mesmo encaixe e é diferente entre os outros sockets...

porém os sockets 478 pra desktops não suportam nativamente os pentium 4 mobile como demonstra o artigo que você citou, e o caminho inverso acredito que tambem não seja facilmente viável...

você disse que não tem que quebrar o dito do pino mas de fato o cara lá quebrou e você mesmo disse que não quebrou, mas isolou o que é mais uma evidência da pouca compatibilidade entre os p4 mobile e os sockets 478 pra desktops... acho que é mais ou menos o mesmo caso dos antigos socket 7 e o socket super7...

a despeito dessa análise sobre a compatibilidade entre os p4 mobile e socket 478 pra desktops que acabou surgindo e que não é bem o ponto do tópico, fica a conclusão:

Sockets 478 equipam SIM notebooks

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhei na FNAC agora a pouco e estão vendendo um Sony Vaio Pentium Dual Core com esse chipset GL960 e vga X3100. Na promoção você pega o game SPORE.

http://www.fnac.com.br/Product.aspx?idProduct=0000051503536&Partner=ex_dest1&__ef=13977.20902757.&res=1024

A pergunta: esse note RODA o jogo SPORE? :-O

Abraços curiosos,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, brevemente, o que ocorre é o seguinte, os processadores pentium 4 da linha mobile possuem uma função que se chama speed step, que não é, evidentemente, suportada por placas de desktop, justamente por que os pentium 4 da linha desktop não possuem speed step então não faria sentido prover o suporte!

Exatamente por isto se você tentar colocar um processador mobile com speed step ( lembro agora que não são todos os mobiles deste soquet que possuem!) o processador operará no menor multiplicador do speed step, que é 12x.

Ou seja, se você quiser usar um processador mobile em um desktop, do soquet 478, sem fazer absolutamente nenhuma alteração poderá faze-lo!!!! Porém este irá operar a apenas 1200MHz (caso possua speed step). Para contornar isto existe um recurso, que eu citei ali em cima, que se chama pin mod, com ele você pode fazer um overclock em um processador mesmo que sua placa mãe não suporte overclock em processador.

Vale lembrar que caso faça isso com um celeron Mobile soquet 478, por exemplo, não precisará mudar absolutamente nada para que ele funcione como no seu notebook!!!! (eu fiz pois queria dar overclock nele!)

Com relação ao caminho inverso, nunca fiz o teste, mas acredito que não seja possível, por uma simples razão, o regulador de tensão de um notebook é feito para prover uma tensão e potencia bem menores que o regulador de um descktop, ou seja não existe nenhuma garantia que o regulador do seu notebook conseguirá garantir as características de tensão e potencia necessárias para a operaçào de um processador de descktop, por outro lado o descktop é feito para fornecer bastante, então se você "pedir" pouco ele dará também!!! E por isso funciona normalmente!

Agora voltando ao tópico do colega!

Contrariando até mesmo o que todos aqui, inclusive eu, entendemos do documento de especificação da intel, o chipset GL960 suporta 800MHz de FSB, estou postando um scream de um usuário chamado thebestvip84 de outro fórum (quem quiser detalhes recomendo que procure no google pois não posso redirecionar para outro fórum), a máquina em questão é um asus z99l.

gl960cy4.th.jpgthpix.gif

Segundo outro user deste fórum seu chipset suporta até o processador T9500, entretanto ele faz a ressalva que a sua BIOS também deve suportar estes processadores, o que, infelizmente, não tenho como descobrir por enquanto! :(

Só para concluir peço que tenha atenção caso descubra que sua BIOS possui suporte a estes processadores e faça o upgrade! O chipset GL960 é um chip de baixo custo, geralmente ele vem acompanhado de um design de baixo custo, e voltando no que falei sobre o regulador de tensão ali em cima, ele pode ter um regulador feito para suportar apenas processadores low end. Caso isto seja verdade, neste caso, a substituição do processador poderá (não quer dizer que vai!) diminuir bastante a vida útil do seu notebook!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu dei uma navegada pelo site da microboard (achei muito bonito mas difícil de achar os modelos específicos..) e não achei as especificações do seu note.. se você tiver o link pode mandar por favor? De fato eu vi um da linha Inovation com esse chipset e um pentium dual core. Agora estou meio comfuso.

Aqui nesse link você encontra o datasheet da família 965 Express (GL960 incluso) e se você olhar o item "1.3 GL960", logo em baixo no sub "1.3.1 Processor Support" diz "- Intel Celeron processor", "- 533 FBS Support" e em seguida no sub "1.3.2 System Memory Support" diz "- Support for DDR2 at 533 only" e "Maximum Memory supported: 2 GB"

Realmente não to entendendo nada...

Eu já li tudo isso... e se você pesquisar sobre os novos processadores pra laptop vai ver que são todos de 478 pinos...

quanto à colocar o Pentium 4 m em boards 478 você leu tudo? viu que ele teve que quebrar um pino pra fazer funcionar com o fbs +-correto? Sabe tambem que a asus lançou um adaptados de socket pra colocar o pentium 4 mobile em board 478 sem ter todo esse trabalho q o cara teve?

Aqui o adaptador

A unica referencia que tem do chipset nessa página é co relação à tecnologia de video presente no GMA x3100 que equipa toda a família 965 Express (GL960 incluso) quando é o caso...

Oi. No site da MICROBOARD, não tem nada deste note, pois ele é lançamento e não foi efetuada a atualização. Ele vem com 3gb de memória ddr2 a 667mhz(2x333), T5550 a 1.83Ghz(11x167), Hd 250gb, Linux, wireless intel, placa-mãe MSI MS-1422x, video X3100. Eu fiz contato vários com a fabricante e nem eles sabem me dizer sobre a real fsb do equipamento, sobre quanto de memória eu posso colocar(2x2gb). Nem o manual dele veio correto, me mandaram do IN200. As informações acima são do Everest e do CPU-Z.

Comprei ele nas Americanas, lá tem dele no preço ótimo.

Agradeço sua ajuda e espero ter passado alguma informação nova.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, brevemente, o que ocorre é o seguinte, os processadores Pentium 4 da linha mobile possuem uma função que se chama speed step, que não é, evidentemente, suportada por placas de desktop, justamente por que os pentium 4 da linha desktop não possuem speed step então não faria sentido prover o suporte!

Exatamente por isto se você tentar colocar um processador mobile com speed step ( lembro agora que não são todos os mobiles deste soquet que possuem!) o processador operará no menor multiplicador do speed step, que é 12x.

Ou seja, se você quiser usar um processador mobile em um desktop, do soquet 478, sem fazer absolutamente nenhuma alteração poderá faze-lo!!!! Porém este irá operar a apenas 1200MHz (caso possua speed step). Para contornar isto existe um recurso, que eu citei ali em cima, que se chama pin mod, com ele você pode fazer um overclock em um processador mesmo que sua placa mãe não suporte overclock em processador.

Vale lembrar que caso faça isso com um celeron Mobile soquet 478, por exemplo, não precisará mudar absolutamente nada para que ele funcione como no seu notebook!!!! (eu fiz pois queria dar overclock nele!)

Com relação ao caminho inverso, nunca fiz o teste, mas acredito que não seja possível, por uma simples razão, o regulador de tensão de um notebook é feito para prover uma tensão e potencia bem menores que o regulador de um descktop, ou seja não existe nenhuma garantia que o regulador do seu notebook conseguirá garantir as características de tensão e potencia necessárias para a operaçào de um processador de descktop, por outro lado o descktop é feito para fornecer bastante, então se você "pedir" pouco ele dará também!!! E por isso funciona normalmente!

Agora voltando ao tópico do colega!

Contrariando até mesmo o que todos aqui, inclusive eu, entendemos do documento de especificação da intel, o chipset GL960 suporta 800MHz de FSB, estou postando um scream de um usuário chamado thebestvip84 de outro fórum (quem quiser detalhes recomendo que procure no google pois não posso redirecionar para outro fórum), a máquina em questão é um asus z99l.

gl960cy4.th.jpgthpix.gif

Segundo outro user deste fórum seu chipset suporta até o processador T9500, entretanto ele faz a ressalva que a sua BIOS também deve suportar estes processadores, o que, infelizmente, não tenho como descobrir por enquanto! :(

Só para concluir peço que tenha atenção caso descubra que sua BIOS possui suporte a estes processadores e faça o upgrade! O chipset GL960 é um chip de baixo custo, geralmente ele vem acompanhado de um design de baixo custo, e voltando no que falei sobre o regulador de tensão ali em cima, ele pode ter um regulador feito para suportar apenas processadores low end. Caso isto seja verdade, neste caso, a substituição do processador poderá (não quer dizer que vai!) diminuir bastante a vida útil do seu notebook!

Oi.Gostei muito dos seus comentários e até enviei para a MICROBOARD, pois o pessoal do suporte, não sabe de nada.

Resta uma dúvida, quanto suporta de memória o GL 960, pois no meu note, veio 3Gb a 667fsb(um pente com 1gb e outro com 2gb). Segundo o suporte, é o máximo para este chipset. Será?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Entre o que um chipset suporta e o que o fabricante ANUNCIA que o chipset suporta pode haver um tremendo vão. Não é raro ocorrer de o fabricante anunciar funcionalidades aquém do real suporte do hardware embasando-se meramente em demanda de mercado. Me parece ser esse o caso do GL960. Por ser voltado para celulares de baixo custo, a Intel espalha que o chispet suporta apenas FSB de 533MHz.

No entanto, há diversos relatos na Internet que provam o contrário: até processadores Core 2 Duo de 800MHz já foram instalados com sucesso. Exemplos: http://forum.notebookreview.com/showthread.php?t=209284 (reparem que há uma note sobre o GL960 no final) e http://forum.notebookreview.com/showthread.php?t=316889 (nesse review o cara usa um T8100 - 2.1GHz, 800MHz, 3MB de cache - no GL960).

Conclusão: SIM, o chipset Intel GL960 SUPORTA FSB de 800MHz. O que PODE acontecer (embora ainda não haja relatos, mas enfim) é o fabricante do equipamento impor limite mais baixo em sua BIOS. Ou seja, a única maneira de ter certeza absoluta se funcionará ou não é fazendo um teste na sua própria máquina.

Minha experiência pessoal: Aqui em casa troquei os 2x 512MB 533MHz originais do Vaio VGN-NR220E (igual ao do cara do review acima) por 2x 1GB 667MHz e o T2330 (1.6GHZ, 533MHz, 1MB de cache) de fábrica por um T5750 (2GHz, 667MHz e 2MB de cache) comprado no eBay. Funcionou perfeitamente, foi uma substituição relativamente fácil (para quem já tem certa prática com hardware) e ficou bem mais rápido...

Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entre o que um chipset suporta e o que o fabricante ANUNCIA que o chipset suporta pode haver um tremendo vão. Não é raro ocorrer de o fabricante anunciar funcionalidades aquém do real suporte do hardware embasando-se meramente em demanda de mercado. Me parece ser esse o caso do GL960. Por ser voltado para celulares de baixo custo, a Intel espalha que o chispet suporta apenas FSB de 533MHz.

No entanto, há diversos relatos na Internet que provam o contrário: até processadores Core 2 Duo de 800MHz já foram instalados com sucesso. Exemplos: http://forum.notebookreview.com/showthread.php?t=209284 (reparem que há uma note sobre o GL960 no final) e http://forum.notebookreview.com/showthread.php?t=316889 (nesse review o cara usa um T8100 - 2.1GHz, 800MHz, 3MB de cache - no GL960).

Conclusão: SIM, o chipset Intel GL960 SUPORTA FSB de 800MHz. O que PODE acontecer (embora ainda não haja relatos, mas enfim) é o fabricante do equipamento impor limite mais baixo em sua BIOS. Ou seja, a única maneira de ter certeza absoluta se funcionará ou não é fazendo um teste na sua própria máquina.

Minha experiência pessoal: Aqui em casa troquei os 2x 512MB 533MHz originais do Vaio VGN-NR220E (igual ao do cara do review acima) por 2x 1GB 667MHz e o T2330 (1.6GHZ, 533MHz, 1MB de cache) de fábrica por um T5750 (2GHz, 667MHz e 2MB de cache) comprado no eBay. Funcionou perfeitamente, foi uma substituição relativamente fácil (para quem já tem certa prática com hardware) e ficou bem mais rápido...

Abraço a todos!

Mandei um e-mail pra Intel e eles me responderam Exatamente isso que você falou, que depende do fabricante impor as limitações.

Bem, o tópico foi resolvido com isso mas quero deixar registrada minha indignação com esse tipo de atitude: Como pode a Intel lançar 3 Chipsets, um de "Alto Custo" um de "Médio Custo" e um de "Baixo Custo", dizer que tem diferença entre eles quando na verdade NÃO TEM DIFERENÇA QUE JUSTIFIQUE A DISPARIDADE NOS PREÇOS??? Isso é ultrajante sem falar que me sinto feito de *****.

Meu proximo notebook vai ser AMD isso eu posso afirmar... achava que ganhava mais com Intel mas pelo visto estou sendo enganado por eles... pelo menos com AMD é mais fácil achar notes com placa de vídeo nVidia e Radeon então nem se fala...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
não entendi... acho que você não entendeu quando eu disse que o G=graphics (vídeo, para os leigos) e o P=no graphics

outra coisa é sobre o M...

como você deve ter percebido a GL960 não tem M mas tem audio rede e tudo mais.. na verdade o M não é bem a controladora em sí mas sim o circuito...

de qualquer forma está ai a lista dos chipset divididos por custo/benefício:

Chipsets de desempenho

Chipset Intel® GS45 Express para portáteis

Chipset Intel® PM45 Express para portáteis

Chipset Intel® PM965 Express para portáteis

Chipset Intel® 945PM Express para portáteis

Chipset Intel® 915PM Express para portáteis Informações em Inglês

Chipset Intel® 855PM Informações em Inglês

Chipsets de uso convencional

Chipset Intel® GM45 Express para portáteis

Chipset Intel® GM965 Express para portáteis

Chipset Intel® 945GM Express para portáteis

Chipset Intel® 945GMS Express para portáteis

Chipset Intel® 915GM Express para portáteis Informações em Inglês

Chipset Intel® 915GMS Express para portáteis Informações em Inglês

Chipset Intel® 855GM Informações em Inglês

Chipset Intel® 845MP Informações em Inglês

Chipset Intel® 845MZ Informações em Inglês

Chipsets de menor custo

Chipset Intel® GL40 Express para portáteis

Chipset Intel® GL960 Express para portáteis

Chipset Intel® 943GML Express para portáteis

Chipset Intel® 940GML Express para portáteis

Chipset Intel® 910GML Express para portáteis Informações em Inglês

Chipset Intel® 855GME Informações em Inglês

Chipset Intel® 852GME Informações em Inglês

Chipset Intel® 852GMV Informações em Inglês

Chipset Intel® 852PM Informações em Inglês

Chipset Intel® 852GM Informações em Inglês

Olá,

Adquiri há alguns dias um Notebook Aiko NT-15202, ele tem as seguintes características:

Processador: Core® Duo T2350

Disco Rígido: 80GB Sata I

Rede sem Fio: Wireless 802.11b/g

Chipset: Intel® 943GML

Memória: 1GB DDR2

DVD/RW: Gravador e Leitor de DVD/CD

Rede: Ethernet 10/100Mbps

Modem: 56Kbps

LCD 15.4" Wide

Windows Vista® Home Basic SP2 (Não tenho mais o DVD de Restauração do Windows Vista Home Basic, mas tenho os drivers do Vista e do XP gravados em outro DVD)

Acontece que até hoje não consegui descobrir qual é a placa-mãe desse Notebook, já mandei 5 e-mails para o "Suporte" da Aiko perguntando sobre qual era a Marca/Modelo da placa-mãe e no primeiro me responderam sobre a Marca/Modelo da placa de rede, pode???????????

Insisti nas respostas/perguntas seguintes que aquilo que eles me mandaram tinha a ver com a placa de rede e nos outros 4 e-mails não me responderam mais!

O telefone 0800-773-7475 do SAC da Aiko simplesmente não existe e o fixo de SP nunca atende e você passa horas e horas escutando musiquinhas!

Já instalei programas como o CPU-Z, EVEREST Ultimate Edition, PC Wizard, SiSoftware Sandra Lite 2009.SP3, Bios Agent, SIW, HWiNFO32, SIV, Bios Wizard...

E todos eles me dão como resposta o seguinte:

Propriedades da BIOS:

Tipo de BIOS: Phoenix

Versão da BIOS: NAPA0001.86C.0000.X.0000000000

Propriedades de North Bridge:

North Bridge: Mobile Intel Calistoga-G i943GML

Propriedades de South Bridge:

South Bridge: Intel 82801GBM ICH7-M

Propriedades da Placa Mãe:

ID da Placa Mãe: <DMI>

Nome da Placa Mãe: Intel Corporation CAPELL VALLEY(NAPA) CRB

Propriedades do Bus principal:

Tipo de Bus: Intel AGTL+

Largura de bus: 64 bits

Clock real: 133 MHz (QDR)

Clock efetivo: 533 MHz

Banda: 4265 Mb/s

Propriedades da memória do Bus:

Tipo de Bus: Dual DDR2 SDRAM

Largura de bus: 128 bits

DRAM:Proporção FSB - 8:4

Clock real: 267 MHz (DDR)

Clock efetivo: 533 MHz

Banda: 8530 Mb/s

Já comprovei que não se trata de placa-mãe INTEL!

APENAS o Chipset é um INTEL 943GML

A Intel, é claro, também não soube me responder que Marca/Modelo de placa-mãe é essa do meu Notebook Aiko NT-15202...

Não sei mais a quem apelar...

Dizem que a Aiko fora do Brasil é conhecida por outro nome, mas não lembro mais, alguém lembra desse nome e site?

Alguém sabe me dizer a Marca/Modelo desse Notebook?

Alguém tem esse mesmo modelo de Notebook e poderia me ajudar?

Muitíssimo grato,

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Adquiri há alguns dias um Notebook Aiko NT-15202, ele tem as seguintes características:

Processador: Core® Duo T2350

Disco Rígido: 80GB Sata I

Rede sem Fio: Wireless 802.11b/g

Chipset: Intel® 943GML

Memória: 1GB DDR2

DVD/RW: Gravador e Leitor de DVD/CD

Rede: Ethernet 10/100Mbps

Modem: 56Kbps

LCD 15.4" Wide

Windows Vista® Home Basic SP2 (Não tenho mais o DVD de Restauração do Windows Vista Home Basic, mas tenho os drivers do Vista e do XP gravados em outro DVD)

Acontece que até hoje não consegui descobrir qual é a placa-mãe desse Notebook, já mandei 5 e-mails para o "Suporte" da Aiko perguntando sobre qual era a Marca/Modelo da placa-mãe e no primeiro me responderam sobre a Marca/Modelo da placa de rede, pode???????????

Insisti nas respostas/perguntas seguintes que aquilo que eles me mandaram tinha a ver com a placa de rede e nos outros 4 e-mails não me responderam mais!

O telefone 0800-773-7475 do SAC da Aiko simplesmente não existe e o fixo de SP nunca atende e você passa horas e horas escutando musiquinhas!

Já instalei programas como o CPU-Z, EVEREST Ultimate Edition, PC Wizard, SiSoftware Sandra Lite 2009.SP3, Bios Agent, SIW, HWiNFO32, SIV, Bios Wizard...

E todos eles me dão como resposta o seguinte:

Já comprovei que não se trata de placa-mãe INTEL!

APENAS o Chipset é um INTEL 943GML

A Intel, é claro, também não soube me responder que Marca/Modelo de placa-mãe é essa do meu Notebook Aiko NT-15202...

Não sei mais a quem apelar...

Dizem que a Aiko fora do Brasil é conhecida por outro nome, mas não lembro mais, alguém lembra desse nome e site?

Alguém sabe me dizer a Marca/Modelo desse Notebook?

Alguém tem esse mesmo modelo de Notebook e poderia me ajudar?

Muitíssimo grato,

Abraços

A intel não faz mobos de note, apenas chipset... 90% das mobos de notebook são projetadas pelas empreasas que REALMENTE projetam os notes e montadas em linhas de produção com vários chineses mal pagos sentados numa sala à uma mesa em frabriquetas de eletrônicos na china.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não há nada de etiqueta que identifique a placa-mãe, apenas uma com o serial do Vista OEM da Evadin e mais duas que funcionam como lacre de proteção!

Há uma outra onde tem o CNPJ da Evadin com o modelo Aiko NT-15202 e o número de série 52.08.02.000018-5 e mais nada!

Mais alguma sugestão, meus amigos?

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Windows Vista® Home Basic SP2 (Não tenho mais o DVD de Restauração do Windows Vista Home Basic, mas tenho os drivers do Vista e do XP gravados em outro DVD)

Olá JRotten.

Onde conseguiu os drivers do note pra vista e xp?

Olha só meu problema com este mesmo note... vê se tu pegou algo igual:

Quando troquei do vista pro xp, fiquei sem a rede sem fio, mesmo com o driver instalado... Quando o windows iniciava, ele desligava a rede sem fio...

A solução foi instalar o driver do hotkey que tinha no DVD de restauração... Tudo funcionou que é uma beleza...

Faz uns mêses que depois de uma mudança, perdi o DVD de restauração e reinstalei o xp... Agora estou sem a rede sem fio por causa da falta do driver do hotkey...

Tu pegou o mesmo problema e se sim o que fez?

Tu tens o driver do hotkey pra me passar?

Desde já obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá JRotten.

Onde conseguiu os drivers do note pra vista e xp?

Olha só meu problema com este mesmo note... vê se tu pegou algo igual:

Quando troquei do vista pro xp, fiquei sem a rede sem fio, mesmo com o driver instalado... Quando o windows iniciava, ele desligava a rede sem fio...

A solução foi instalar o driver do hotkey que tinha no DVD de restauração... Tudo funcionou que é uma beleza...

Faz uns mêses que depois de uma mudança, perdi o DVD de restauração e reinstalei o xp... Agora estou sem a rede sem fio por causa da falta do driver do hotkey...

Tu pegou o mesmo problema e se sim o que fez?

Tu tens o driver do hotkey pra me passar?

Desde já obrigado.

Desculpe lhe responder só agora, lpsouza!

É que fiquei vários dias sem acesso a essa minha conta daqui do CDH!

Consegui neste link!

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe lhe responder só agora, lpsouza!

É que fiquei vários dias sem acesso a essa minha conta daqui do CDH!

Consegui neste link!

Abs

Pois é... Mas ali tem somente o driver de rede saca? :(

O driver da placa de rede foi que foi... O problema é que estranhamente os botões de liga e desliga da rede, overload do processador e navegador precisa de um driver especifico (nunca tinha visto isso num note!!!!)

Bom... Mesmo assim, valeu a dica... :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é... Mas ali tem somente o driver de rede saca? :(

O driver da placa de rede foi que foi... O problema é que estranhamente os botões de liga e desliga da rede, overload do processador e navegador precisa de um driver especifico (nunca tinha visto isso num note!!!!)

Bom... Mesmo assim, valeu a dica... :cool:

Se for prá o xp, veja aqui: http://rapidshare.com/files/113926747/aiko_15202_drivers_xp.rar.html

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Valeu mesmo! Vou guardar esses drivers aqui pra mim..

O problema é que ainda me falta o driver dos botões... O "HotKey".. :(

No PDF da AIKO, diz: D:\$OEM$\$1\Drivers\Notebook\Hotkey\Setup.exe

Esse carinha que me falta...

Mas muito obrigado mesmo pelos drivers!! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Bom dia, olha eu estou me registrando em todos os foruns que visitei e vi pessoas com o mesmo problema que o meu, e como eu consegui o bendito hotkey, vou postar pra todos.

Segue abaixo todos os links necessários e de todos os drivers do Aiko NT, o meu é NT-15103, mais os drivers do NT-15101 funcionou 100 %, tanto no XP quanto no W7.

Driver NT-15101, incluindo HotKey

http://vbs.ddns.com.br:8000/drives/Drives%20Aiko%20NT-15101/Notebook/

http://vbs.ddns.com.br:8000/drives/Drives%20Aiko%20NT-15101/Notebook/Hotkey/

http://vbs.ddns.com.br:8000/drives/Drives%20Aiko%20NT-15101/Notebook/Hotkey/setup.exe

Drivers

http://rapidshare.com/files/113926747/aiko_15202_drivers_xp.rar.html

Sofri pra achar, espero que ninguem sofra mais, rs

Se por acaso sair do ar, me procurem que tenho muito bem guardado esses benditos drivers, rsrs ( dantas . felippe "arroba" hotmail . com )

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...