Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vestígios?


Posts recomendados

Se eu usar a opção "mover" do XP para retirar todos os arquivos do meu pendrive e, posteriormente, colocar os arquivos na unidade "C", é possivel saber (por meio de algum programa, sei lá) quais arquivos estiveram armazenados no pendrive?

Enfim, arquivos removidos de um pendrive deixam rastros, vestígios???

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim é possível, quando você apaga um arquivo ele continua gravado no Pendrive, mas o Windows marca aquele espaço utilizado por ele como disponível, para que seja gravado outra coisa no lugar. Usando um programa de recuperação de dados você pode encontrar e recuperar arquivos deletados (e até movidos, já que essa ação não é nada menos que um copiar seguido de apagar).

Para que arquivos antigos não sejam recuperados você pode tentar sobrescrever a área copiando arquivos diferentes no pendrive, pois uma vez gravado um arquivo no espaço "disponível" por outro que estava marcado como apagado, este arquivo apagado não pode ser recuperado.

Existem programas também que conseguem apagar vestígios de arquivos apagados anteriormente em HD e pendrives. Eu costumo usar o Eraser, ele permite sobrescrever o espaço disponível com informações aleatórias para que aquele arquivo não possa ser recuperado posteriormente, resumindo, ele apaga definitivamente o arquivo.

http://portableapps.com/apps/utilities/eraser_portable

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queria uma ajuda sobre esse assunto tenho um pendrive de 8 GB , nele tinhas uns vídeos + ou - 350 MB mas por descuido meu acabei deletando , 2 perguntas tem como eu recuperar esses vídeos ? Se tiver qual programa usar para isso ?

OBS: nesse mesmo pendrive coloquei outros arquivos que estão ocupando quase a totalidade dele. Desde já obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

marcio79,

No seu caso como você já gravou arquivos depois de ter apagado provavelmente você sobreescreveu a área onde os vídeos estavam marcados como vazio, o que impossibilita a recuperação dos mesmo, ainda mais que você disse que praticamente "lotou" o Pendrive depois disso.

Os programas de recuperação, existem vários hoje no mercado alguns freeware e outros pagos e podem ser os mesmos utilizados na recuperação de dados apagados em HD, basta indicar para o programa a letra da unidade do Pendrive. A recuperação só é eficaz quando você tenta recuperar o arquivo assim que ele for apagado, se você apagou um arquivo acidentalmente, não grave nada no pendrive após isso e nem habilite o ReadyBoost do Vista, pois senão ele gravará arquivos nele também o que acabará impossibilitando a recuperarão de dados.

Rene Guenon,

O programa funciona da seguinte maneira, ele pega os dados que estão no pendrive e verifica eles, desfragmentando o pendrive, depois ele grava o resto do espaço vazio do pendrive com dados inúteis e logo em seguida apaga esses dados que ele criou para liberar novamente o espaço vazio original, ele não afetará os dados que você não apagou, ele só terminará de destruir definitivamente os dados que já foram apagados no disco.

Coloquei em anexo uma imagem com os passos pra você poder apagar definitivamente os arquivos que se encontram no espaço vazio do seu Pendrive ou HD. Basicamente você vai em New Tak, irá aparecer uma janela, selecione a unidade e dê OK, depois selecione o item na lista e aperte o botão Run, na janela seguinte aperte Sim/Yes, agora irá aparecer a janela mostrando o progresso do programa, espere ele acabar e quando ele terminar aparecerá a última janela na figura, clique em Close para concluir. Pronto, todos os arquivos que possivelmente poderiam ser recuperados agora foram destruídos definitivamente.

post-33211-13884947106988_thumb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

marcio79,

No seu caso como você já gravou arquivos depois de ter apagado provavelmente você sobreescreveu a área onde os vídeos estavam marcados como vazio, o que impossibilita a recuperação dos mesmo, ainda mais que você disse que praticamente "lotou" o Pendrive depois disso.

Os programas de recuperação, existem vários hoje no mercado alguns freeware e outros pagos e podem ser os mesmos utilizados na recuperação de dados apagados em HD, basta indicar para o programa a letra da unidade do Pendrive. A recuperação só é eficaz quando você tenta recuperar o arquivo assim que ele for apagado, se você apagou um arquivo acidentalmente, não grave nada no pendrive após isso e nem habilite o ReadyBoost do Vista, pois senão ele gravará arquivos nele também o que acabará impossibilitando a recuperarão de dados.

Rene Guenon,

O programa funciona da seguinte maneira, ele pega os dados que estão no pendrive e verifica eles, desfragmentando o pendrive, depois ele grava o resto do espaço vazio do pendrive com dados inúteis e logo em seguida apaga esses dados que ele criou para liberar novamente o espaço vazio original, ele não afetará os dados que você não apagou, ele só terminará de destruir definitivamente os dados que já foram apagados no disco.

Coloquei em anexo uma imagem com os passos pra você poder apagar definitivamente os arquivos que se encontram no espaço vazio do seu Pendrive ou HD. Basicamente você vai em New Tak, irá aparecer uma janela, selecione a unidade e dê OK, depois selecione o item na lista e aperte o botão Run, na janela seguinte aperte Sim/Yes, agora irá aparecer a janela mostrando o progresso do programa, espere ele acabar e quando ele terminar aparecerá a última janela na figura, clique em Close para concluir. Pronto, todos os arquivos que possivelmente poderiam ser recuperados agora foram destruídos definitivamente.

Cara, fuçando ainda no final de semana eu consegui aprender a usar o programa. Eu só não postei aqui antes porque não estava tendo acesso ao fórum, pois aparecia uma mensagem dizendo que eu não podia acessar (algo como servidores sobrecarrecados, uma coisa assim).

Eu vi que você se deu ao trabalho de postar até uma imagem para me explicar como o programa funciona. Valeu, Sonic!

Muito obrigado!

Meu problema foi resolvido.

Forte abraço!

Virei fã do fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...