Ir ao conteúdo

Qual melhor processador para jogos AMD Phenon 9500 ou Intel Core 2 Quad?

vortexbr

Posts recomendados

Postado

Pessoal tenho como objetivo comprar um novo PC (somente a CPU) a principal e mais pesada utilização será para jogos.

Para ter ideia do quando vou gastar tenho conseguido orçamentos na base de R$1600, R$1700 para a config abaixo.

Processador (Core 2 Quad 6600 ou AMD Phenon 9500)

2Gb de memoria

HD 250Gb

Placa mãe Asus

Placa de video: GeForce 8600 GT

Estava com planos de comprar o Intel Core 2 Quad, porém alguns lojistas me aconselharem o AMD Phenon 9500. Vi que a diferença de preço não é grande. Mas gostaria de saber a opnião. Realmente compensa no meu caso o AMD ou vou de Intel Core 2 Quad?

Se alguem quiser opinar no resto da minha configuração (principalmente placa de video) eu agradeço.

Obs: Não sei se muda algo, mas estou querendo comprar essa boa configuração e depois ficar varios anos com esse PC sem necessidade de um upgrade grande.

Postado

Pancada nos vendedores que te recomendaram. O Phenom 9500 além de ter o bug de TLB presente, não consegue acompanhar nem de perto um Q6600, infelizmente. Para acompanhar um Q6600 mais ou menos tinha que ser um 9850BE que ainda perde a maioria dos testes.

Well, em fim de contas, vá de Q6600. Gostaria de te sugerir que não compre a 8600GT, mas sim uma 9600GT ou mesmo uma 8800GT, dependendo o orçamento. E não use memórias genéricas, procure de boas marcas e kits dual channel fexados, em geral lojas de informática colocam apenas um "Pente" de memória 2GB de má qualidade (genéricas) e de clocks baixos. E veja o modelo de sua placa mãe, e poste aí para termos mais informações e condições de te falarmos se é boa, ou não. Mas uma boa opção em relação a placas mães mais baratas é a Gigabyte GA-P35-DS3.

Abraço.

Postado

Rafa, valeu pelas dicas.

Mais uma dúvida. Pelas suas dicas e vendo outros tópicos do forum, to vendo o pessoal dizer que no caso do Core 2 Quad recomendam sempre esses placas de video mais "top". porém nao sei se vou ter condições de comprar tudo top, ou seja, comprar um Core 2 Quad e mais uma Placa tipo GeForce 8800GT ou 9600GT (ou outras top de linha). O que seria possivel seria comprar um processador Core 2 Quad e uma placa de video 8600GT (ou semelhante)

Sendo que uma opção seria comprar um processador Core 2 Duo e aí sim comprar uma placa de video mais proxima das top´s.

Sendo que meus planos é comprar esse PC e ficar com eles varios anos com no maximo fazendo uns pequenos upgrades na memoria e placa de video.

Sendo assim é melhor comprar ficar com processador "sobrando" pro futuro ou é besteira e melhor comprar um processador mais modesdo com uma placa boa?

Abraços a todos.

Postado

Cara, eu acho que se for pra ficar com PC por vários anos, talvez compensa pegar um processador Quad. Atualmente, eu acho que talvez nem seja tão bom pegar um Core 2 Quad pra jogar, pois os jogos não tiram proveito dele, salvo raríssimas aí.

Por isso eu fico receoso de dar palpite quando o pessoal fala que "não vÔ trocar por muitos anos", porque é difícil de prever o futuro. Pra jogar, pelo menos até o momento, clock está sendo mais importante que a quantidade de núcleos de processamento. Mas tome nota que devem ter pelo menos 2 núcleos. No seu caso, você citou duas configurações:

Processador 2 núcleos com clock alto (ou overclockado)

Placa de vídeo high-end

Processador 4 núcleos com clock médido (dá pra se overclockar também)

placa de vídeo mid-end

Qual das duas terá mais performance em jogos? Com certeza será a primeira opção, uma vez que vários testes por aí a fora estão a indicar que a GPU tem um papel mais importante no desempenho em games do que a CPU. Além disso, um recente teste da Tom's Hardware concluiu que:

[...]jogos não são 100% dependentes da placa de vídeo; as Geforce 8 e 9 requerem um nível básico' date=' se não elas não explorarão o seu potencial completo. A velocidade da CPU deve variar entre 2600 e 3000 MHz; mais baixo que isso e os chips gráficos perderão uma performance considerável.

Não há nenhuma vantagem óbiva em favor dos quad cores sobre os dual cores, pelo menso considerando benchmarks de jogos. Para o Q6600 competir com um dual core E6750, a mesma velocidade de clock é recomendada. Se voc~e deseja combinar um E2160 com uma Geforce 8800 ou uma Geforce 9, você vai precisar overclockar. Sem um clock básico de pelo menos 2400 MHz, você vai perder uma performance gráfica considerável, porque a placa não será totalmente explorada.[/quote']

E um outro estudo, dessa vez pelo Guru of 3D, concluiu que:

Então, a verdade pura e simples é um fato: você ganha mais custo-benefício em seus jogos usando um processador dual-core com maior clock do que um processador com menor clock e quad-core. Isso não significa que os processadores quad-core oferecem menos valor. Ao contrário, e eu sei que eu venho evangelizando isso por um ano já, mas o futuro, é jogos usando processadores multi-core; o fato é que dual-core ainda é o "ponto doce", em relação em custo benefício, no ano de 2008, já que 95% dos jogos só usam 2 cores de uma CPU.

Observe que o autor disse "em 2008". Então, se você planeja pegar um processador pra guardar, é melhor um Core 2 Quad, na minha opinião. Você pode optar por um Q6600, um bom cooler e overclockar o bichinho até uns 3.6Ghz. Com watercooler dá pra chegar a 4.

Então, fica assim, minha sugestão:

Core 2 Quad Q6600 -> R$ 500

Geforce 9600GT -> R$ 432

total: R$932.

sobrando aí, 768 reais pra memória, HD e placa mãe, que dá pra colocar isso:

Gigabyte GA-P35-DS3 Revisão 2.1 -> R$ 300

HD 250GB -> R$ 168

Kit OCZ 2GB (2x1GB) Platinum Edition -> R$ 216

total: R$ 1616,00 ficando assim dentro do preço que você estipulou no começo.

Desculpa pelo tópico gigante...

Abraço.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...