Ir ao conteúdo

Dual channel com marcas diferentes, possível?

Gustavo Vescovi

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, tenho 2 pentes de 1GB Titan DDR2 800 em dual channel na placa mãe Asus M2N-E SLI, quero colocar mais 2GB porém não encontro mais da mesma marca, posso colocar + 2 pentes de outra marca como a Kingston DDR2 800 e manter o dual channel com os 4 pentes ou mesmo tendo velocidades iguais é necessário ser exatamente da mesma marca ? Desde já agradeço.

Postado

Você pode ter muita dor e cabeça fazendo isso, se quiser arriscar, recomendo atualizar a bios antes para evitar possíveis imcompatibilidades.

leia o tópico abaixo que você vai concordar comigo, que isso que você vai fazer não é certo, é melhor comprar 2x2GB 800Mhz pra cima.

http://forum.clubedohardware.com.br/coloco-2x1gb-1x2gb/521762

Se não der pra comprar dois pentes agora, paciência, compre só mais um pente de 2GB, aí você segura até quando sobrar uma grana, aí você vende os outros dois pentes de 1GB e compra outro de 2GB.

Postado
Olá pessoal, tenho 2 pentes de 1GB Titan DDR2 800 em dual channel na placa mãe Asus M2N-E SLI, quero colocar mais 2GB porém não encontro mais da mesma marca, posso colocar + 2 pentes de outra marca como a Kingston DDR2 800 e manter o dual channel com os 4 pentes ou mesmo tendo velocidades iguais é necessário ser exatamente da mesma marca ? Desde já agradeço.

No meu caso tenho 2 módulos de 1GB (Samsung e Markvision) em dual channel há um tempão e sem problemas. Esse negócio de incompatibilidades eram com placas mais antigas... Mas qq coisa olha no manual da sua mobo a lista de memórias qualificadas e escolha uma delas.

Postado

Erradíssimo.

1- Se você tem memórias que não estão dando imcompatibilidades, que bom.

2- Tem vários e vários tópicos aqui na área de memórias com pessoas com problemas de imcompatibilidade com maquinas que usam DDR, DDR2...

Isso é muito relativo, imcompatibilidade pode dar com qualquer kit, nenhum kit seja eles placa mãe, processador, memória, placa de vídeo ou outro componente pode funcionar 100% corretamente.

Se você pesquisar você vai encontrar o que eu estou dizendo.

Postado
Você pode ter muita dor e cabeça fazendo isso, se quiser arriscar, recomendo atualizar a bios antes para evitar possíveis imcompatibilidades.

leia o tópico abaixo que você vai concordar comigo, que isso que você vai fazer não é certo, é melhor comprar 2x2GB 800Mhz pra cima.

http://forum.clubedohardware.com.br/coloco-2x1gb-1x2gb/521762

Se não der pra comprar dois pentes agora, paciência, compre só mais um pente de 2GB, aí você segura até quando sobrar uma grana, aí você vende os outros dois pentes de 1GB e compra outro de 2GB.

Eu li esse tópico mas me restou uma dúvida ainda, o problema de imcompatibilidade se daria por usar marcas diferentes de memórias ou por usar 4 pentes para fazer o dual channel independente da marca ser a mesma ou não, de qualquer forma devo concordar que imcompatibilitade surge do nada, já vi cada coisa inesplicável como um PC que só funcionava o gravador de CD se deixasse no vídeo on board colocando placa de vídeo off board o PC travava ao gravar um CD. No manual da minha placa mãe diz que para utilizar o dual channel deve ser colocado 2 ou 4 pentes de mesmo tamanho:

memriajj9.th.jpg

Mas não fala se pode ser de marcas diferentes, se eu pegar 1 pente de 2GB posso usar junto com os 2 de 1GB que já tenho e abrir mão do dual channel até arrumar outro de 2GB ? ou mesmo sem dual channel pode ter algum problema? obrigado pela atenção.

No meu caso tenho 2 módulos de 1GB (Samsung e Markvision) em dual channel há um tempão e sem problemas. Esse negócio de incompatibilidades eram com placas mais antigas... Mas qq coisa olha no manual da sua mobo a lista de memórias qualificadas e escolha uma delas.

Legal, saberia me dizer se as latências das dua memórias são iguais ? Uma outra situação que pensei é em caso de latências diferentes pudesse haver algum conflito, obrigado pela atenção.

Postado
No manual da minha placa mãe diz que para utilizar o dual channel deve ser colocado 2 ou 4 pentes de mesmo tamanho recomendando as marcas indicadas mas não fala se pode ser de marcas diferentes, se eu pegar 1 pente de 2GB posso usar junto com os 2 de 1GB q já tenho e abrir mão do dual channel até arrumar outro de 2GB ? ou mesmo sem dual channel pode ter algum problema? obrigado pela atenção.

1- Não se baseie pelo Gráfico de recomendação de memórias no manual da placa mãe, esse gráfico é antigo, não se atualiza, surgem novas e novas memórias e o povo fica perdido porque não tem no gráfico de recomendações. Pesquise mais em fóruns de informática, o pessoal que usa memórias em tal placa, pesquise se o kit realmente funciona, essas coisas, mais não se baseie pelo manual.

2- Quanto ao Dual channel não se preocupe, ele te trás de 5 a 7% de desempenho e não trás tanto benefício assim como muitos pensam, a diferença de desempenho é imperceptível.

3- Você pode sem sombra de dúvidas usar um pente de 2GB agora e usar o pente de 1Gb junto com o pente de 2GB, totalizando 3GB até você conseguir outro pente de 2GB pra ficar com 4Gb em dual channel. O Grande problema de imcompatibilidades é usar 3 pentes ou mais.

Legal, saberia me dizer se as latências das dua memórias são iguais ? Uma outra situação que pensei é em caso de latências diferentes pudesse haver algum conflito, obrigado pela atenção.

Teria que ver certinho de perto as memórias pra ver se as latências são iguais, Mais colocando na sua maquina a placa mãe vai automaticamente jogar as memórias com uma latência igual ou maior que a memória mais lenta.

Postado

Dúvida esclarecida, o dual channel entre marcas diferentes funciona mas o número de pentes recomendado são 2, mais que isso pode acontecer algum problema de imcompatibilidade e não estou disposto a correr esse risco, obrigado a todos pelas informações.

Postado

Tópico Bloqueado, Caso Resolvido, se o autor precisar do tópico é só me mandar uma mp solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...