Ir ao conteúdo

Rede Wireless. Sugestões de equipamentos e configurações.

leticiaborges

Posts recomendados

Postado

Estou precisando de ajudas e talvez alguém possa me ajudar.

Assinei uma conexão ADSL (Velox) para minha residência e queria saber se existe uma solução para a minha situação.

O sinal do velox chega na sala do apartamento, entretanto nesse cômodo não vai ficar nenhum equipamento ligado, e não tem como passar cabos até o escritório, onde fica o desktop e a impressora (com entrada para cabo de rede).

Na verdade, ainda não foi instalado o velox e sei que vou ganhar um modem, que não sei se é wireless ou não. Além do desktop eu vou utilizar atualmente um notebook através de conexão wireless.

A questão é se existe uma forma de colocar modem wireless (sala) e um roteador (escritório) para que eu ligue o Desktop e Impressora.

É possível o roteador (escritório) se conectar com o modem (sala) via Wireless?? Quais marcas e modelos?? E como configurar??

Se não, funcionaria caso eu utilizasse um AP Cliente (escritório) e o modem wireless (sala)?? Quais marcas e modelos, lembrando que no escritório eu preciso de pelo menos duas conexões com cabo RJ45 (Desktop e Impressora).

Caso o modem que me for fornecido não seja Wireless, é recomendável que eu adquira para a sala o:

• Modem Wireless?
  • Roteador Wireless?
  • Access Point Client?

Eu preciso de ajuda.

Preciso saber as marcas e os modelos que funcionariam e que atenderiam minha necessidade, além de como configurá-los e qual a disposição correta.

obrigada!

• Membro VIP
Postado

Olá amigo,

Bom....vamos lá.

Já que o modem vai ficar na sala, eu acho que posso te dar algumas sugestoes com o pouco conhecimento que tenho, mas já adiantando eu acharia melhor e mais conveniente se o modem ficasse no escritorio.

COM O MODEM NA SALA:

Provavelmente o modem nao é wireless, então você precisará comprar um roteador.

Então você pode ligar o modem no roteador e deixa-los na sala, comprar uma placa pci wireless ou adaptador pra colocar no desktop no escritorio, então você pode deixar a impressora na sala e conectá-la no roteador, os roteadores wireless normalmente vem com 4 portas LAN tambem.

COM O MODEM NO ESCRITORIO:

Você ligará o modem no roteador wireless, ligará o desktop via cabo no roteador e a impressora via cabo, sem necessidade de comprar a placa wi-fi. E o note ficará via wi-fi normal.

Acho que essas sao as opções mais baratas e convenientes.

As marcas mais usadas e comuns sao D-Link e Linksys.

Quanto ao posicionamento do roteador é bom que fique meio no alto, nunca muito perto do chao, acredito que em cima de um mesa é o suficiente. Agora é difícil passar configuracoes pra voce, seria melhor voce procurar tutoriais dependendo do roteador que você comprar.

Falou e boa sorte, qualquer coisa só postar aí....

Postado

Serza, obrigada pelas dicas.

Mas infelizmente eu não tenho como colocar o modem no escritório e a impressora não fica esteticamente agradável na sala. A minha intenção era colocar ela no escritório também e disponível para a rede. Tentei entrar em contato com o suporte pré-vendas da dlink e eles me indicarão usar um Access Point Client que eles possuem DWL-G810, mas pela ficha técnica no site da D-link ele possui apenas uma porta RJ-45 (que eu não sei se é para ligar algum componente mesmo ou o sinal que vem do roteador).

Tive fazendo outras pesquisas na internet e vi alguns comentários sobre "WDS". Sabe me explicar se isso resolveria meu problema? Ligar o computador e a impressora em um aparelho (roteador ou access point) no escritório que comunique com o roteador na sala via wireless?

Quais marcas e modelos que são compatíveis?

Obrigada pela ajuda até agora..

vou continuar pesquisando e se tiver mais alguma dica ficarei grata..

Postado

Letícia,

Na realidade, sua impressora não ficará conectada ao roteador ou modem. e sim ao um dos seus computadores ou o pc ou note.

você pode colocar o modem e o roteador na sala como o serza falou e comprar uma placa wireless ou adaptador usb wireless para seu pc que estará no quarto e nele conectado a impressora.

Depois você configura uma rede doméstica em um mesmo grupo de trabalho e habilita o compatilhamento de arquivos e impressora. dai você poderá usar sua impressora dentro do quarto e na sala ficará apenas o modem e o roteador.

È bom saber que você poderá ter que se ligar via cabo ao roteador para configurá-lo. você poderá fazer isso com seu note, pois terá mais mobilidade.

Sugiro o roteador WRT54G da linksys ou dir-524 da d-link. são os melhores em custo x benefício. procure no Mercado Livre tanto o roteador como a placa de rede wireless.

Espero que seja isso que procurava.

Abraço.

Postado

obrigada pela ajuda obelo,

mas eu tava querendo olhar um jeito da impressora ficar no escritorio sem a necessidade de estar ligada no pc.. para que ela funcionasse independente do micro estar ligado.

Servidor de impressão eu estava olhando e achei muito caro e não iria compensar.

o desktop eu até poderia colocar a placa wireless nele, e isso já atenderia, entretanto se existisse uma forma de colocar um roteador (ou algum equipamento) onde eu utilizasse a conexão RJ45 para ligar a impressora e o desktop iria preferir fazer esse investimento.

esse WDS funcionaria dessa forma?

obrigada pela ajuda

• Membro VIP
Postado

Olá letícia,

Do jeito que você está querendo fazer, o print server seria a melhor opcao, mas como voce disse ele é caro.

É que eu não sei como funciona esse sistema da sua impressora, ela tem um lugar pra conectar o cabo de rede????

Se tiver você pode consultar um profissional e ver se colocando ela conectada em um outro roteador funcionaria, então eu nao tenho certeza mas você teria que configurar esse outro roteador em modo bridge ou nesse WDS, esse WDS acho que so serve pra repetir o sinal wireless, o certo seria no modo de ponte de rede(bridge), so testando mesmo ou falando com alguem que ja fez isso. Veja bem o roteador que vai comprar pois nem todos tem essas opções.

Falou

Postado

Me pergunto igualmente ao serza. Sua impressora tem uma entrada RJ45? acho que ela só tem entrada usb ou LPT1. fatalmente terá que estar ligada a um de seus computadores.

Postado

Obrigada pela ajuda pessoal!!!

No caso a impressora tem sim um entrada para cabo de rede (RJ45).

Eu só queria mesmo poder colocá-la para funcionar em no roteador sem precisar usar um PC ligado o tempo todo. Vocês não conhecem ninguém aqui do fórum que saberia me falar se tem jeito de fazer sem ser com o Servidor de Impressão?

Mais uma vez obrigada!

• Membro VIP
Postado

Olá letícia,

Tenta falar com o TAZAKI, pede pra ele da uma lida no seu tópico e dar uma opinião pra você.

Olha....eu não sei se você vai ter muita saida, por que o seu problema envolve vários aspectos, pra fazer do jeito que você quer, talvez você gaste mais dinheiro do que pretendia.

Falou

Postado

Olá, Leticia !

Montei um esquema com o que entendi da sua necessidade, afinal uma imagem as vezes vale mais do que mil palavras.

Esquema de rede sem fio.

rede2cdhfb5.th.jpg

Espero que isso te ajude em alguma coisa.

Abraços.

• Membro VIP
Postado
Olá, Leticia !

Montei um esquema com o que entendi da sua necessidade, afinal uma imagem as vezes vale mais do que mil palavras.

Esquema de rede sem fio.

Espero que isso te ajude em alguma coisa.

Abraços.

Olá amigo,

O esquema ficou legal, mas funciona?? Você conectou o switch e o pc no access point??? Existe AP com mais de uma porta LAN, nao seria um roteador esse EW-72091apg??

Falou

Postado

Olá, Serza !

Respondendo as suas perguntas:

1) O esquema funciona desde que seja observada as características dos equipamentos e as configurações sejam realizadas corretamente.

2) Com relação a questão do switch, você tem razão, no esquema, a impressão que dá é que o Access Point e o Switch são equipamentos distintos, quando na realidade eu estou querendo dizer que o Access Point tambem funciona como Switch, pois o mesmo tem 5 portas LAN. Então a impressora e o Desktop são ligados diretamente no Access Point.

3) O modelo Edimax EW-7209APg é um Access Point com Switch de 5 portas e o Edimax BR-6204Wg é um Roteador com Switch de 4 portas.

Esses dois modelos da Edimax utilizam CPU da Realtek mod. RTL8186 e o chips de RF tambem é da Realtek mod. RTL8285, possuem antena destacaveis e podem inclusive usarem firmwares de terceiros o que amplia a gama de recursos desses aparelhos.

Conheço provedor de internet via rádio que utiliza esses aparelhos na sua estrutura profissional, por causa da potência dos mesmos, da facilidade de upgrade, facilidade de reposição, manuseabilidade e o custo é bastante acessivel no ML, resultando em uma relação custo x beneficio amplamente satisfatória.

Links:

Edimax - EW-7209APg - Wireless 802.11b/g Access Point with 5 Ports 10/100M Switch

Edimax - BR-6204Wg - Wireless 802.11b/g Broadband Router with 4 Ports Switch

Abraços.

• Membro VIP
Postado

Olá MSSantos,

Obrigado pela explicação. É bom quando se tem uma explicação detalhada, pois assim a pessoa que tinha a dúvida pode entender melhor e eu que nao conhecia esse Access point da edimax, aprendi mais. Parabéns pelo esquema.

Falou

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...