Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pinagem teclado PS2 para USB


Posts recomendados

Pessoal, eu tenho um teclado modelo f21-9828, ele é PS2, mas eu gostaria de modificalo para USB, esse mesmo teclado é vendido como USB, por isso acho que o que eu quero fazer deve dar certo.

o que eu quero é o seguinte: colocar um cabo USB no lugar do PS2, eu tirei algumas fotos para vocês entenderem melhor:

esta é a foto do teclado:

120233-DSC00816.JPG

e esta é a foto da placa que tem dentro dele:

120233-DSC00810.JPG

como vocês podem ver os fios estão perfeitamente identificado por: G C D V

agora aqui eu tenho um conector USB:

120233-instalar_usb_42901.jpg

sera se basta eu ligar estes quatro fios de acordo com o esquema??

teclado USB

G G

C D

D D

V V

Quem tiver um teclado desses USB poderia desmonta-lo e verificar se a mesma coisa que tem dentro???

Abraços para quem puder ajudar! =]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Primeiro, porque francamente, eu acho ridículo ficar lotando o USB do micro (q já é limitado), com coisas "básicas" como teclado e mouse (apesar de q eu tenho um mouse USB... (_() e deixar livres os conectores próprios pra isso (q não vão nunca poder ser aproveitados para mais nada...).

Segundo, porque eu trouxe de uma viagem ao exterior um teclado Creative Fatality (USB, lógico! :mad:), e não tinha mais portas USB livres na parte de trás do gabinete (mas tenho duas livres na parte da frente, q uso para ligar pen-drive, MP3 player, celular, etc...). Ou seja, pra não ter q usar as da frente, teria q comprar um "hub" USB (solução mais ridícula, diga-se de passagem...). Outro detalhe, é que meu gabinete não tem o botão de "Power", mas em compensação, a BIOS da minha motherboard me permite configurar pra ligar o PC através de uma senha digitada via teclado, sem precisar ligar no "Power" (o q deixa até mais legal - só eu posso ligar o meu micro) - o problema, é q com teclado USB não funciona esse recurso da BIOS, pois aparentemente a minha motherboard não reconhece os periféricos USB ligados antes (micro desligado) ou mesmo durante a fase do POST... :mad:

Nem mesmo usando um adaptador USB fêmea -> PS/2 comprado em uma dessas lojas "tem-de-tudo" deu certo (dinheiro jogado fora)...

Daí, resolvi pegar o meu teclado anterior (que é PS/2) e desmontá-lo, e comparar com as ilustrações do post acima (a propósito, valeu cara! ;)). Acontece q tem um detalhe no USB que difere um pouco do PS/2, que são os pinos "Data +" e "Data -" ("+D" e "-D", na identificação da placa controladora do meu teclado USB) - no PS/2, esses sinais são diferentes ("Clock" e "Data", respectivamente). Daí, fiquei na dúvida se esses pinos seriam eletricamente equivalentes. A boa notícia, é q depois de pesquisar um pouco no Google, descobri que SÃO SIM (clique aí pra ver a informação detalhada).

A partir da informação que retirei da net, bolei a seguinte tabela de equivalência "genérica" (ou "ligue-os-pontos"):

USB:.............................PS/2:

"V"........vai ligado no......"V"

"-D".......vai ligado no......"D" ("Data")

"+D".......vai ligado no......"C" ("Clock")

"GND".....vai ligado no......"G"

Pra quem for querer fazer, sugiro antes de começar a "arrancar" fios do teclado, comece primeiramente localizando as identificações que costumam estar impressas na placa do circuito do controlador do teclado, e daí montando uma tabela com as cores dos fios respectivamente aos sinais da placa (senão depois você se perde e não lembra mais qual fio era o "-D", etc e tal... :confused:). Daí é só ter um bom ferro de solda à mão e muita paciência e mãos firmes...

Pra mim, deu certo até demais! Tenho agora o meu Creative Fatality devidamente convertido de USB para PS/2 e já testado (inclusive com boot via senha), e estou usando ele agora pra escrever esse post inclusive. :cool:

Importante: Agora, não venha me culpar se seu teclado resolver pegar fogo, explodir, dar cria, ou virar um "Decepticon" e te comer... :eek:

Não me responsabilizo se você não souber seguir as instruções à risca, fio... (_(

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
no meu teclado tá assim na sequencia..na placa do teclado usb e do ps/2

USB>PS/2

D >G

C >V

V >C

G >D

e eu liguei o D no D, o C no C,...

e simplesmente pisca os leds e nada de teclado funcionar...:mad:

qualquer ajuda é bem vinda..^_^

KL

É, meu caro khryslenon, você com certeza não deu a menor atenção ao meu post detalhado aí em cima... Sendo assim, o melhor q você tem a fazer nesse caso, é comprar outro teclado pra você... Sinto muito. (_(

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 5 meses depois...

Opa.

No meu caso a dúvida é semelhante.

Tenho um teclado Apple branco do tempo do G4 e como o cabo dele é pequeno queria fazer uma extensão.

Porém acredito que seja como os cabos de redes ponta-a-ponta certo, ou seja, uma ponta é invertida e relação a outra.

Mas como não sei a sequencia do plug dele, pelo fato de se encapado, queria saber a sequencia que colocaria na ponta que soldarei.

Comprei os 2 plugs machos e tenho um cabo USB q arranquei de um mouse, espero que sirva.

As cores dele são branco verde azul e "abroba" 8-P

Alguém pode me passar o esquema?

Tenho um penpodre aqui que servirá de cobaia nos testes

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa que post mais doido!!! Eu particularmente sou traumatizado com ps2 e mini-dins da vida! Desde que uso o usb em 1996 eu me sinto mais feliz!

Minha placa-mãe possui 6 portas usb traseiras!!! Que felicidade!! Na frente, há mais 3 portas, maravilha!!! Há... ela também reconhece dispositivos usb na bios possibilitando boot através de pen-drives, outro motivo de minha alegria!!!

A disgrameira é ter somente uma porta conjunta ps2 para mouse ou teclado! Aliás, por mim nem teria! Já vi placas mãe que estão abolindo as portas ps2 tal como já fizeram com a famigerada porta paralela, que já foi tarde!!! Alias foi por isso que cheguei a esse post, pois a bendita porta conjugada ps2 está dando tilt e meu teclado volta e meia não é encontrado na inicialização da máquina!

Pelo jeito, ou compro um novo teclado usb, ou faço o esquema de soldas. Pelo que entendi, em modo invertido.. de ps2 para usb, levando em conta as cores e letras... correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Se notarem no link que o amigo wmoecke posta na parte

Daí, fiquei na dúvida se esses pinos seriam eletricamente equivalentes. A boa notícia, é q depois de pesquisar um pouco no Google, descobri que SÃO SIM (clique aí pra ver a informação detalhada).

Bom, acontece que após desfiar, fazer exatamente como está descrito e ter a mensagem de DISPOSITIVO USB DESCONHECIDO em meus 2 PCS que não tem entrada PS2, resolvi acessar o link, e dizia em alto e bom tom no site

Connecting USB-mouse to PS/2 connector of computer. It works only with device which supports both interfaces (USB & PS/2).

Então valeu amigo por chamar o outro colega de burro, dá zero pra vocês que afirmaram que funciona, sendo que vocês usam um pc da idade da pedra que tem entrada PS2, por isso reconhece no de vocês e não reconhece no do cara... O cara não pifou o teclado, só a placa mãe dele é recente e não reconhece um PS2 sendo usado em entrada USB...

Gostaria de saber se com um adaptador funciona, afinal o teclado PS2 que comprei é muito bom, fico com ele mesmo que não funcionar! hehehe

* outro detalhe, o tópico fala sobre usar um teclado PS2 em motherboard com entrada USB, e não o contrário. O colega ali achou ridículo lotar usb, porém mesmo na época, já haviam muitos pcs com inúmeras entradas usb, respondeu ao contrário do que o tópico propôs, francamente, bem confuso, ao ler acreditei que iria funcionar pelas referencias e desenhos...Abraços a todos

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O loco gente, calma!

Fiquei curioso com essa gambiarra...

Os PC's mais novos vem com tantas, mas tantas portas USB. Ultimamente tem 12. É a tendência o PS/2 morrer.

Acho que quem vai poder responder é quem já usou esse adaptador em placas sem PS/2 Rock.

Será que esses adaptadores tem marca? Do tipo alguma marca que sempre funciona ou tanto faz tanto fez?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Esquema prontinho:

Segue o esquema e vejá com é babinha transformar dispositivos PS2 em USB:

PS/2 TO USB KEYBOARD TRANSLATOR HARDWARE DIAGRAM (página 3)

http://ww1.microchip.com/downloads/en/AppNotes/91056C.pdf

PS/2® TO USB MOUSE TRANSLATOR HARDWARE DIAGRAM (página 2)

http://ww1.microchip.com/downloads/en/AppNotes/91055C.pdf

Divirta-se.

Ah! Não esqueça de baixar o filmware (a não ser que você já tenha um programado) para gravar no chip, senão não funcionará.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 10 meses depois...
  • 3 anos depois...

Então valeu amigo por chamar o outro colega de burro, dá zero pra vocês que afirmaram que funciona, sendo que vocês usam um pc da idade da pedra que tem entrada PS2, por isso reconhece no de vocês e não reconhece no do cara... O cara não pifou o teclado, só a placa mãe dele é recente e não reconhece um PS2 sendo usado em entrada USB...

Gostaria de saber se com um adaptador funciona, afinal o teclado PS2 que comprei é muito bom, fico com ele mesmo que não funcionar! hehehe

 

Ao ***** acima, que se acha o tal. Deixa eu te dizer umas coisinhas pra calar a sua boquinha. Primeiro, você entendeu a afirmação do site ao contrário: Não funciona apenas em PCs com as duas portas e sim o teclado precisa ser do tipo que suporta as duas interfaces. Sim, isso mesmo seu animal. Exist(em/iam) teclados (especialmente na introdução do port USB, época em que esse tópico foi respondido) que eram vendidos nas duas configurações, o chip controlador de teclado interno suportava funcionar em ambos os modos. Por isso o site que eu postei aqui diz aquilo. E meu teclado na época era um USB que foi convertido para PS2 (e não o contrário sua anta!!) se for querer o oposto você precisa ter um chip que tenha a programação correta para se anunciar ao SO como um dispositivo HID.

 

Ah quer saber? cansei de ser bonzinho só pra ver um monte de MACACOS me jogarem ***** depois. Vão fazer um cursinho básico de hardware depois a gente volta a conversar.

 

FODAM-SE - não posto mais dicas aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • 2 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...