Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Via Nano


EduardoS

Posts recomendados

  • Membro VIP

"power efficience"...assim, bater Core 2 Extreme QX9770...? com 5% de consumo?

estranho... bom demais... tem algo errado, não? Espero mesmo q seja bom, este processador tem um potencial enorme pra baratear notes e subs num futuro proximo... mas as paradas vem sempre da Via... fontes externas, poucas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas que tão importante assim é a criptografia para um netbook ou um PC ?

Como disse o EduardoS quando falei algo nesse sentido: "Alguns donos de portáteis são homens de negócios e querem proteger suas informações." Em um portátil normal, você poderia rodar isso do processador (não muito eficiente mas faz o trabalho). Por outro lado, um VIA C7 tem sérias dificuldades em tarefas muito simples: ele é lento, fazer o quê?

O Nano precisa desse tipo de auxílio? Nem tanto, mas ele é o N+1 da estratégia: engenheiros são teimosos e o gasto pra acrescentar uma unidade relativamente simples é mínimo. A vantagem? Bem, é mínima também, mas e daí? Obviamente, com o tempo a vantagem tende a desaparecer, devido a evolução do hardware de propósito geral sobre o específico. Mas até lá...

Outro fator que pode ser levantado: a VIA quer ganhar em algo! Seus engenheiros...também. Como eu disse, se eu fosse um deles inventava uns artigos bem agressivos para pelo menos arrumar um empreguinho de Fellow na Intel depois que a empresa falisse :).

De qualquer modo, o VIA Nano é um processador que me decepcionou: "buzzword compatible" com Core 2 Duo e "performance compatible" com Thunderbird...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

hmmm...mas, assim, eu entendo. Uma ULA de critografia tira peso do núcleo do processadorzinho da Via, e dá um "èlan" de "segurança de dados" a ele... um bom argumento para executivos... mas, pra eu que quer ver internete, fica como? Não sei... mas essa parte, Thiago, sobre o ego dos engenheiros, acredito 100% - os que eu conheço, são assim, assim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hmmm...mas, assim, eu entendo. Uma ULA de critografia tira peso do núcleo do processadorzinho da Via, e dá um "èlan" de "segurança de dados" a ele... um bom argumento para executivos... mas, pra eu que quer ver internete, fica como?

Não fica, a unidade é simples e pode ter o clock desativado quando não for necessária...

Não sei... mas essa parte, Thiago, sobre o ego dos engenheiros, acredito 100% - os que eu conheço, são assim, assim...

Não é nem ego (não que os engenheiros não tenham, eu convivo muito com dezenas, sou filho e sobrinho de alguns e são assim mesmo), mas segurança de trabalho. O que eu disse é uma referência a um caso que aconteceu exatamente dese jeito, na Compaq. Com a diferença que o pessoal da Compaq tinha uma história "um pouco" mais bem sucedida no que se refere a processadores agressivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se ainda vale atualmente, mas que eu saiba a criptografia dos CPUs VIA (C7 e Nano) não apenas é rápida como também é superior ao que é possível com AMD ou Intel, pois a unidade de criptografia dos chips VIA gera números aleatórios usando como fonte a entropia térmica e elétrica do chip, enquando os CPUs da AMD ou Intel dependem de algoritmos para gerar os números aleatórios usados em criptografia, tornando o processo mais previsível. Ouvi dizer muitas vezes que a criptografia dos chips VIA era superior e que por isso ele era bem popular nesse nicho.

[]'s

DT

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se ainda vale atualmente, mas que eu saiba a criptografia dos CPUs VIA (C7 e Nano) não apenas é rápida como também é superior ao que é possível com AMD ou Intel, pois a unidade de criptografia dos chips VIA gera números aleatórios usando como fonte a entropia térmica e elétrica do chip, enquando os CPUs da AMD ou Intel dependem de algoritmos para gerar os números aleatórios usados em criptografia, tornando o processo mais previsível. Ouvi dizer muitas vezes que a criptografia dos chips VIA era superior e que por isso ele era bem popular nesse nicho.

[]'s

DT

Ao que eu saiba, ocorre isso mesmo (eu me lembro que existiam algumas placas-mãe que têm geradores de números aleatórios, mas duvido que se use isso fora de UNIXs). Mas, escolhendo um bom algoritmo e usando boas fontes não sei se a diferença não é desprezível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Não sei se ainda vale atualmente, mas que eu saiba a criptografia dos CPUs VIA (C7 e Nano) não apenas é rápida como também é superior ao que é possível com AMD ou Intel, pois a unidade de criptografia dos chips VIA gera números aleatórios usando como fonte a entropia térmica e elétrica do chip, enquando os CPUs da AMD ou Intel dependem de algoritmos para gerar os números aleatórios usados em criptografia, tornando o processo mais previsível. Ouvi dizer muitas vezes que a criptografia dos chips VIA era superior e que por isso ele era bem popular nesse nicho.

[]'s

DT

Sem dúvida é muito criativa a ideia !

Valeu pela explicação :)

Isso seria bem fácil de se utilizar, já que não demanda "background" de programação ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Dick trace, xita, coisa criativa da Via, em não se usar alg fixos...novo pra mim, não sabia... coisa nova pra mim...

thiago, é ego, sim... a necessidade de se fazer produtos com taxas de falibilidade baixas tornam os engenheiros obsessivos nessa coisa, mesmo... é pra rir, tá? e como filho de cozinheira e mata-mosquitos (hehe) só sei de engenheiros pelos meus amigos que estão sendo... daí, eu nunca entendo as piadas deles, mesmo!!!

E, mais uma vez, quando é que estes processadores chegarão ao mercado "maistream", comum? se os Atom estão se disseminando, né... esta crise esconomica deve atrasar um pouco...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso seria bem fácil de se utilizar, já que não demanda "background" de programação ?

Hoje já está tudo mais ou menos integrado no software relevante (OpenSSL, OpenSSH, Apache, Postfix, Linux Kernel, etc) e deve ser bem transparente para o programador ou usuário.

A alguns anos existiam "patches" para estes programas, mas hoje tudo deve estar mais integrado.

[]'s

DT

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membro VIP

luis, tá morto porque a droga da via não atualiza seus dados, né não?????

e essa coisa do trinity é muito boa, mesmo porque este é o sonho dourado de intel, nvidia e AMD... juntar um processador (o C7, a gente sabe q é fraco, mas com nano, a coisa muda muito...), um vídeo (eu li chrome, pensei "porcaria de unichrome...mas nada! é novo, 65nm, HDMI, suporte a Full HD... bom...) e um chipset (o vn800 é a mesma coisa do PT890M, razoável...)... Pra fazer uma unicdade central compacta e eficiente... Isso daí cabe em qualquer subnotebook, ou um celular mais parrudo...poxa, boa novidade essa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

o atom usa o 945GMA de base? eita...num é ruim, mas é inferior... o Deltacrome, que é o que parece ser a base do trinmity, é um vídeo ruim, tb, mas é mais moderno do que o gma950. Outra é o consumo baixo do conjunto Via, coisa importante a beça nos subnotes que estão na moda atualmente... eu peguei para olhar um subnotebook i810, da fujitsu, com atom de 800 Mhz, e me pareceu bom, mas a bateria tinha pouca autonomia e o rendiemnto não era assim bom, mais sim, executava vídeo com qualidade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Via, 15% dos notebooks vendidos esse ano !?

http://en.hardspell.com/doc/showcont.asp?news_id=4747

hehehe...

mas nem é bom alegrar muito não, luis! eu tava lendo uma descrição do note da Proview (!) que eu não me lembro agora o código, é um com tela de 10', hd de 60 Gb, coisa assim... estava vendendo no extra, e Wal-mart...o coiso usa um geode LX, mas muito chumbrega... porcaria que nem ubuntu pelado de fábrica conseguia rodar! E essa porcaria, a 899,00, der mole ganha mercado a rodo... E é uma sacanagem, pois o C7+VN800 é um conjunto legal, com esta nova arquitetura Trinity, que, afinal de contas não é tão inovadora assim, espara-se que os custos baixem a ponto de ser um competidor ao Geode, que, convenhamos, é MUITO FRACO!

Aí, né... o governo comprou um subnote da encore, projeto UCA... mesmo chip da AMD... vamos ver...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é, eu torço muito pra via, seilá porque..., mas fazer o q né ?, espero que esse trinity venha pra melhorar um pouco mais as coisas..., não sei se ja falei aqui, mas no meu trabalho da manhã tenho 4 micros desses da Amazonia PC com plataforma VIA, o bicho é doido viu, tem um lá que ja queimou fonte 4 vezes e a ******* ta lá firme e forte, AHuhAUha, parece macumba..., HUAhuAHU

Olha aí a cara da bicha...

080425091902rs6.jpg

Sobre os 15% do notes, achei uma boa, não imaginava que seria isso tudo...

EDIT.

Via Nano 3000 para 2º semestre do ano que vem.

http://forums.vr-zone.com/showthread.php?t=373252

1230634055f3055da058.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

hmmm...dessas plaquinhas de PDV, thin, já vi! bom é o consumo ultrabaixo... agora Via não é ruim, acho tb bom haver certa diversidade no mercado... essa mplataforma trinity será boa mesmo nos notebooks, lá ela mostra o seu valor real... até lá, torcemos pela Via, né????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP
  • Membro VIP

"...VIA's inferior chipset, as the VX800 can't keep up with Intel's old 945GSE"

era o primeiro problema sério q eu vi... a porcaria do P4M800 "melhorado"... não serve como chipset, TINHA de ser pelo menos algo parecido com o PT880 ou o PM890, não essa jeba aí... assim, claro, o I945G bate fácil...

vô esprorá todo meu zeitung pra vê se sai algo da matéria...

mas ao que parece, o nano gasta menos bateria, mais rende menos... ainda pode ser o chipset primitivo... com um núcleo que use uma ponte sul decente, e uma ponte norte que não seja semlhante à do P4M800... deve sair algo melhor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hehe, era esse mesmo..., vou ja dá uma olhada, e pelo visto o preço que ví tá até bom...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!