Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Via Nano


EduardoS

Posts recomendados

  • Membro VIP

olha, se ele tem rendimento uns 20% inferior ao Atom 270, com hardware adequado - chipset atual não é lá essas coisas - com certeza ele roda. claro, o seven numa config específica para subnotes, já que o seven tem algo no seu código que o vista carce demais - bom-senso.

boa é essa interoperabilidade entre o nano e esse dual-core... isso é q vai ser o up dele... dual de baixo consumo, rodando seven... é por aí....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Será que o nano 3000 será capaz de rodar o Windows 7 Ultimate?

o seven numa config específica para subnotes, já que o seven tem algo no seu código que o vista carce demais - bom-senso.

Não precisa muito processador para rodar o Vista o Seven ou qualquer outro SO, meio Atom já da conta...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

estou ciente disso, vi o seven rodando e ele é substancialmente mais sólido e sem frescuras do qeu o XP... E estou esperando é os subnotes chegarem com Nano, com ceretza os preços serão menores do que os que usam Atom - Se bem que um eee 900 está a menos de 1000 reais...

E o rendimento dos processadores de notes está cada vez mais semelhante ao dos de desktops... isso, sim, é bom...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meio Atom já da conta de rodar Vista ou Seven ultimate com bom desempenho e interface Aero? Me esclareça por favor.

Qualquer VGA DX9 dá conta da interface Aero, apesar dela fazer hoje o que o MacOS fazia a vários anos com um G3 350MHz e uma GeForce 2.

Já faz vários anos que o desempenho dos discos rígidos e memória RAM são os maiores fatores no desempenho de um PC para uso típico (web, msn, p2p, videos, office, etc). E até a necessidade por mais RAM já não existe mais, já que a maioria absoluta das pessoas não precisa de 4GB ou mais.

Hoje (a anos) só precisa realmente de CPU rápido quem vai jogar jogos 3D recentes ou quem tem algum uso específico que requer sempre mais CPU. No jogos 3D até as VGAs onboard modernas já quebram o galho.

[]'s

DT

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Qualquer VGA DX9 dá conta da interface Aero, apesar dela fazer hoje o que o MacOS fazia a vários anos com um G3 350MHz e uma GeForce 2.

O Aqua foi muito criticado inicialmente pel desempenho fraco, num G3 350MHz e Geforce 2 eles queriam o que?

Mas isso foi a quase uma década, qualquer DX9 hoje tem performace de sobra para rodar o Aero, a exigência de DX9 é pelo WDDM (aumenta isolamento entre aplicações), não por causa de performace.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Aqua foi muito criticado inicialmente pel desempenho fraco, num G3 350MHz e GeForce 2 eles queriam o que?

Mas isso foi a quase uma década, qualquer DX9 hoje tem performace de sobra para rodar o Aero, a exigência de DX9 é pelo WDDM (aumenta isolamento entre aplicações), não por causa de performace.

Nunca usei um G3 com MacOS X, o G3 é mais da era MacOS 9, mas um G4 de mesmo clock e a mesma Geforce2 davam conta do Aqua sem problemas, talvez pelo Altivec. A transparência e aqueles outros efeitos 2D do Aqua e Aero são possíveis e leves até para as primeiras VGAs 3D (Voodoo, PowerVR, Riva, etc). Se um CPU ou VGA 3D como as citadas não conseguir fazer uns efeitos 2D então a culpa é do software. O Windows 2000 já suportava alpha blending desde o início, e a uma década já existiam programas que davam transparência e outros "efeitos" ao desktop, e rodavam bem com as placas mencionadas acima. Alguns programas até permitiam ajustar o nível de transparência.

[]'s

DT

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, pelo que entendi então, os limitadores de performance no Vista e no Seven são o chipset de video e a memória RAM. Porém com os SO X64 a história é outra né, é necessário CPU de 64 bits para boa performance e além disso me parece que mais de 4Gb de RAM, procede? Tenho P Dual Core com 3 Gb RAM, posso optar pelo X64?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Certo, pelo que entendi então, os limitadores de performance no Vista e no Seven são o chipset de video

Não. Qualquer chip de video com WDDM da conta do recado.

e a memória RAM.

Tendo ao menos 2GB já vai fluído, mais que 4GB hoje ainda não tem muito ganho no geral.

Porém com os SO X64 a história é outra né, é necessário CPU de 64 bits para boa performance

Uma CPU 64 bits é pre-requisito, sem uma o problema não é a velocidade, é que não roda mesmo.

E qualquer CPU x64 tem performance suficiente para eles.

e além disso me parece que mais de 4Gb de RAM, procede? Tenho P Dual Core com 3 Gb RAM, posso optar pelo X64?

Pode, acima de 4GB nem adinta não ir pelo x64 que ele não vai conseguir usar toda a memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP

bom Lenovo com nano... mas eu tava lendo umas paradas do linque de cima, e vi sobre o ION 2, da nvidia. Coisa boa um IGP integrado série 9 (tipo 9300M GS) aliado ao nano. Era esse o ponto fraco da Via, a falta de um chipset decente pra o nano... mas, nada de firme, especulação grande... mas é uma promessa interessante.

Poxa, o note a $499,00... se chegasse aqui a uns 1200, seria boa opção...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • mês depois...
  • Membro VIP

caramba, muito pequeno, o sistema! poxa, já dá pra antever muita coisa nova partindo deste tipo de composição... muito minúsculo, fiquei surpreso com a redução... logo vai dar pra se fazer "encapsulados" de 3' com PC completo! bastaria se adicionar um armazenamento flash decente e uma unidade wireless, que você teria um ultramicroPC de rendiemnto razoável... penso nisso acoplado a Tvs LCD/LED e wifi, gerente de aplicativos de streaming e mídia remota... fora o universo de subnetbooks que aproveitarão esta evolução tecnica...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

tava vendo era o aspire revo, boa ideia, se o nano partir deste princípio a forma de vermos o PC vai mudar muito mesmo... prego uma caixinha na minha LCD e um wifi e pronto! tenho um HTPC... nossos desktops estão lentamente sendo jogados no fosso do passado, hehehe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP

eu aí vou reforçar um comentário lá do techpowerup. Com este chipset brabo, não dá. A Via tem de melhorar é o seu chipset, que é inferior demais aos da concorrência... SE o motor gráfico fosse menos defasado...e daí que a Deltachrome faça 1080p, se ela força o processador a beça?... a coisa andava. A Via tem é de evoluir o sistema como um todo. Um vídeo DX10 mínimo, e com maior capacidade, nem que fosse de terceiros, ou dedicado, já seria ganho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
http://www.techpowerup.com/107493/VIA_Introduces_New_VIA_Nano_3000_Series_Processors.html

E saem os novos Nano, com SSE4.

Prometendo até 20% mais desempenho.

Vamos ver quando aparecem os testes. ^_^

Será que finalmente corrigiram os defeitos ou os ganhos de performance foram só benchmarketing?

Se corrigiram, legal, era só ter lançado a dois anos que competiria de igual para igual com Semprons e Celerons :lol:

Ta na hora da VIA bater na porta da GF e pedir pra usar o 45nm/32nm SOI deles, com 65nm Fujitsu vai ser difícil...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

tipo meu pai fala... "pra quem é, basta"... 65 nm pra via serve. Pra fazer subprénotebooks, serve. daqui a um ano, ano e meio, quando intel, AMD e Nvidia derem o salto definitivo e integrarem a GPU à CPU, vai ficar estreito pra Via... e fazer CGPU, só com 32 nm... a Via tem complexo de inferioridade. Vai morrer ou vai virar uma fabricante de placas pra PDV e Tvs LCD... se não por grana em R&D.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
tipo meu pai fala... "pra quem é, basta"... 65 nm pra via serve. Pra fazer subprénotebooks, serve. daqui a um ano, ano e meio, quando intel, AMD e Nvidia derem o salto definitivo e integrarem a GPU à CPU, vai ficar estreito pra Via... e fazer CGPU, só com 32 nm... a Via tem complexo de inferioridade. Vai morrer ou vai virar uma fabricante de placas pra PDV e Tvs LCD... se não por grana em R&D.

O "pior" é que as placas da S3 não são ruins não, a via poderia concorrer bem nesse mercado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...