Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mini Ar Para Gabinete Com Peltier


bananabg

Posts recomendados

:lol:E aí pessoal, tudo tranquilo, bem, não achei ainda, nem aqui nem em outro fórum, nenhum tópico que trate sobre o sistema de mini ar condicionado para o gabinete com peltier, com bastante profundidade e com dados precisos e corretos. Fiz a aquisição de 2 pastilhas de 90 W que devem chegar na próxima semana, e estarei, logo após montado o sistema, executando alguns testes com e sem o sistema em funcionamento para checar a eficiência. Vou bolar um tutorialzinho também, mostrando o procedimento de montagem e tudo mais. Espero poder ajudar. Conto também com a colaboração de quem já tem mais experiência no assunto, caso possuam projetos, dicas e tudo o mais.

Tenho uma fonte SATELITE 450 watts hoje, que será trocada na próxima semana por uma HUNTKEY também de 450 watts, sendo que a SATELITE ficará destinada unicamente ao sistema de ar e todos os outros apetreixos do sistema de refrigeração.

Bem, por hora é isso aí.

Um Forte abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então... a princípio eu ia fazer ligação em série térmica, o lado frio de uma, esfriando o lado quente da outra, mas após uns estudos descobrí que é inviável, pois pra resfriar o lado quente de uma pastilha de 90 watts, como as minhas, eu teria que ter no mínimo uma pastilha de 130 watts... foi quando resolví fazer 2 separados... estou pensando em colocar um atrás, no local onde tem o suporte para FAN e outro por cima do gabinete, o único problema é que teria que corá-lo para isso... mas se melhorar bem mesmo, acho que vale o sacrifício...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
E aí pessoal, tudo tranquilo, bem, não achei ainda, nem aqui nem em outro fórum, nenhum tópico que trate sobre o sistema de mini ar condicionado para o gabinete com peltier.

Amigo, perdão, mas penso q você n procurou... Logo na 3º pagina deste mesmo forum, tem um tópico enorme discutindo sobre celulas de peltier e seu uso num gabinete.

Link: http://forum.clubedohardware.com.br/tranforme-sua-cpu/469809

Eu realmente acho essa uma excelente ideia se bem montada e projetada. Um trabalho desses pode ser muito eficiente e útil, além de ter uma relação custo-beneficio perfeita, já q células de peltier são razoavelmente baratas, AQUI.

Bom Trabalho!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdade, não me atentei para o tópico... Perdão... Mas o lance é o seguinte, o tópico tem uma grande discussão e muitos dados, porém, eu montarei um tutorial completinho, com muitas fotos e explicações... espero poder ajudar, já que muito se fala, porém, pouco se trata, por exemplo, o medo maior de todos é a CONDENSAÇÃO, eu vou fazer testes exaustivos sobre isso, e espero chegar a solução mais barata, com dados de cada teste e de cada solução, e no outro tópico, não existe uma informação precisa se existe a condensação ou não, qual a solução e tudo mais... bem, na verdade, espero ajudar bastante quem queira tentar e tem um pouco de medo... por excemplo, me deparei agora, com o problema, onde colocar as 2 pastilhas, pensei em colocar as duas no fundo do gabinete, mas não cabe as 2, apenas uma, pensei em outro lugar, que seria bastante eficiente, principalmente para o processador, colocar uma bem no lugar daquele duto, na tampa lateral que vai sobre o processador, porém, caso exista a condensação, ela "pingará" sobre a placa de vídeo, os 2 lugares que achei de melhor posição, até mesmo pelas leis da física, "TODO AR QUENTE SOBE E TODO AR FRIO DESCE!" seriam o mais alto possível dentro do gabinete, portanto, uma por trás, no lugar do cooler, e outra, faria um furo por cima do gabinete, e alí a colocaria, claro, procurando sempresanar o problema, caso exista, da consensação primeiro...

outra coisa, achei em algum lugar, tenho até que procurar novamente, uma tabela com relações de temperatura e umidade relativa do ar para que não gere condensação... e encontrei um sensor, http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-74810479-_JM , que com certeza ajudará muito...

bem pessoal, a princípio é isso aí!

um forte abraço a todos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Verdade, não me atentei para o tópico... Perdão... Mas o lance é o seguinte, o tópico tem uma grande discussão e muitos dados, porém, eu montarei um tutorial completinho, com muitas fotos e explicações... espero poder ajudar, já que muito se fala, porém, pouco se trata, por exemplo, o medo maior de todos é a CONDENSAÇÃO, eu vou fazer testes exaustivos sobre isso, e espero chegar a solução mais barata, com dados de cada teste e de cada solução, e no outro tópico, não existe uma informação precisa se existe a condensação ou não, qual a solução e tudo mais... bem, na verdade, espero ajudar bastante quem queira tentar e tem um pouco de medo... por excemplo, me deparei agora, com o problema, onde colocar as 2 pastilhas, pensei em colocar as duas no fundo do gabinete, mas não cabe as 2, apenas uma, pensei em outro lugar, que seria bastante eficiente, principalmente para o processador, colocar uma bem no lugar daquele duto, na tampa lateral que vai sobre o processador, porém, caso exista a condensação, ela "pingará" sobre a placa de vídeo, os 2 lugares que achei de melhor posição, até mesmo pelas leis da física, "TODO AR QUENTE SOBE E TODO AR FRIO DESCE!" seriam o mais alto possível dentro do gabinete, portanto, uma por trás, no lugar do cooler, e outra, faria um furo por cima do gabinete, e alí a colocaria, claro, procurando sempresanar o problema, caso exista, da consensação primeiro...

outra coisa, achei em algum lugar, tenho até que procurar novamente, uma tabela com relações de temperatura e umidade relativa do ar para que não gere condensação... e encontrei um sensor, http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-74810479-_JM , que com certeza ajudará muito...

bem pessoal, a princípio é isso aí!

um forte abraço a todos...

Sem dúvida esse sensor seria uma mão na roda pro pessoal... :)

Essa discussão toda gerou uma outra dúvida interessante q o pessoal do outro post ficou enrolando mas n chegou a lugar algum, q material usar pra dissipar o calor da celula de peltier??? Penso q o dissipador comum desses de aluminio n seja o melhor material n, e q a celula perca muita eficiencia devido ao uso do material errado pra dissipar...

Espero q você possa concluir com um bom trabalho estes teus experimentos e testes ai, tenho certeza q será de enorme ajuda pra todos aqueles q desejam ou q consideram a hipotese de usar uma celula de peltier, mas n fazem nem ideia de como proceder... :)

Bom trabalho!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem, quanto ao dissipador, creio que para uma célula de 90 watts, um dissipador de P4 do lado quente e um outro um pouco menor, de um duron quem sabe, do lado frio, já faça um excelente trabalho... como disse, ví em um fórum gringo, uma pessoa uniu duas células em série térmica, e conseguiu fazer com que o dissipador frio chegasse a nada mais nada menos que -17ºC, o que fez com que a temperatura ambiente do gabinete caíssem em mais de 14º... porém ele não diz nada a respeito da umidade... hj, pesquisando mais, encontrei algo, que se não solucionar o problema, ajudará muuuuuuito, SILICA GEL... segundo a WIKIPEDIA, um poderosíssimo material absorvente de umidade... e é uma coisa com custo relativamente baixo, encontrei tb no ML, 240 gramas de silica por 20 reais... digamos que ue precise aí de 500 gramas para sanar o problema, gastarei 40 reais... para um ganho de eficiência um tanto quanto significante para o sistema... mas vamos que vamos pesquisando e estudando... as peças chegam amanhã provavelmente, só vou ter tempo de mexer no final de semana... até lá tenho um tempinho bom para pesquisar mais a respeito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
SILICA GEL... segundo a WIKIPEDIA, um poderosíssimo material absorvente de umidade...

ahhahhahaahaahahahahahahaha

Olha isso:

SilicaGel.jpg

Eu costumo usar dentro do meu gabinete aqui, silica gel realmente é otima, ainda mais pra mim q moro em salvador. *Eita Umidade!

um dissipador de P4 do lado quente e um outro um pouco menor, de um duron quem sabe, do lado frio, já faça um excelente trabalho...

Esse dissipador de P4, você se refere há uns mais novos com uma barra de cobre no meio??? Bom, eu penso q você poderia fazer isso aí melhor... Usar dissipador de Duron e um de P4 n é muito "baixo astral" n??? Penso q dissipadores de cobre dos dois lados mais coolers de qualidade ventilando com alto CFM e talvez uma boa pasta termica façam diferença, só q, é claro, seu projeto sairia mais custuoso.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então Viny, a vontade até de colocar 2 zalmans de cobre puro lá é grande... mas ja fiz a compra de um pro processador e um outro pra VGA... acredito que estarão bem servidos... quanto aos dissipadores que me referí... exatamente... são esses sim... com base de cobre... infelizmente não possuo muita grana pra investir assim... quero fazer uma coisa mais baixo custo e que a grande maioria dos usuários de pc, fazendo uma pequena economia, possa fazer também... inclusive já possuo os 2 coolers que serão usados... no lado quente, colocarei 2 ventuinhas, para manter bem frio mesmo, do lado de dentro, colocarei apenas 1, para circular o ar frio... =D

ah, outra coisa, o vendedor da silica, disse que no meu caso, não teria muita eficiência... só que vou pagar pra ver... vou comprar 500 gramas dessa parada e colocar tudo lá dentro... vamos ver no que dá... hehehehehehehehehehe... onde moro tb é bem úmido... moro às marges do Rio Araguaia, em Barra do Garças/MT, além do calor infernal que é aqui... em dia de verão quente mesmo, bate os 40º fácil na sobra aqui! tenho que fazer uma economiazinha pra comprar é o sensor... gastei 700 paus com info semana passada, comprando meus 2 coolers zalman, as pastilhas e uma fonte nova... tô meio quebradão... mas quero ver se compro ainda essa semana! para chegar até sexta para já fazer os testes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
então Viny, a vontade até de colocar 2 zalmans de cobre puro lá é grande... mas ja fiz a compra de um pro processador e um outro pra VGA... acredito que estarão bem servidos... quanto aos dissipadores que me referí... exatamente... são esses sim... com base de cobre... infelizmente não possuo muita grana pra investir assim... quero fazer uma coisa mais baixo custo e que a grande maioria dos usuários de pc, fazendo uma pequena economia, possa fazer também... inclusive já possuo os 2 coolers que serão usados... no lado quente, colocarei 2 ventuinhas, para manter bem frio mesmo, do lado de dentro, colocarei apenas 1, para circular o ar frio... =D

Nossa, 2 Zalmans realmente seria perfeito! :) Mas penso q você n precise chegar a tanto! Contudo, se você tem em mente um projeto de baixo custo, o ideal é q você se vire com o q tem mesmo... E esses coolers de P4 (aluminio + cobre) n são de se jogar fora n! hahahahaahhahaha

Outra coisa, e quanto a pasta termica, se usa pasta termica entre os dissipadores e os lados da pastilha???

moro às marges do Rio Araguaia, em Barra do Garças/MT, além do calor infernal que é aqui... em dia de verão quente mesmo, bate os 40º fácil na sobra aqui!

Noooossa! 40°C n sombra é *&¨$#! ahahhahahhahaa

Aqui em Salvador é quente tb, mas nada tãooo infernal! Calor aqui n passa de 30°C. :) O grande problema pra nós aqui é a maresia e o excesso de umidade q acabam com tuuuudo! A silica gel realmente ajuda, mas n faz milagre n! :)

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então... aqui não temos o problema da maresia, até porque, todu mundo sabe que o sal acumula muita água e faz a umidade ir nas alturas... mas aqui em dias típicos de verão mesmo, é normal bater os 45º... :confused:

hehehehe

bem, pasta térmia, uso da WHURT... uma pasta bem consistente e com uma capacidade considerável de transmição de temperatura... usarei sim dos 2 lados... bem, ví em uns fóruns gringos, que do lado frio, não tem necessidade... mas farei os teste... bem, olha que ironia do destino, trabalho em uma empresa de INFORMÁTICA E RECARGA DE CARTUCHOS... hj, um cliente nosso, recebeu um brinquedo novo, um impressora do tipo PLOTTER, uma monstra, pra ter uma noção ela imprime até 1,20 de largura (boca)... e na "CAIXINHA" dela, veio nada mais nada menos do que um saco com 500 gramas de sílica... hehehehehehehe... presente dos Deuses pra mim, falei com o cliente e ele me fornceu o pacote... já está dentro do gabinete... porém, notei uma coisa, a temperatura subiu 3º com a sílica lá dentro... acho que isso é sinal de que a umidade se foi né? porque sem umidade, o ar acaba ficando mais quente... pelo menos creio eu! hehehehehehe... bem, para minha tristesa, as coisas não chegaram hoje, segundo o pessoal dos correios, a mercadoria ficou presa no fim de semana em SP... coisa chata isso viu... heheheh... mas provavelmente, segundo eles, amanhã pela manhã estará tudo aqui... bem, vamos esperar não é? não há outro jeito mesmo! heheheheheh...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então cara primeiramente, parabéns pelo projeto.

Eu estou sempre a procura de solução para resfriar o meu p4 prescottão ,eu não faço overclok, o meu problema é o barulho infernal :mad: das ventoinhas. Eu cheguei a pensar em fazer um sistema silensioso com as tal pastilnhas peltier, mas não tenho conhecimento o bastante e nem achei muita coisa na net para ajudar. Bom a questão é que durante as minhas andanças na net achei uma coisa que com certeza vai te ajudar com a questão da umidade é o CorrosionX Marine ele simplesmente isola a placa da umidade, é usado por tecnicos e muito recomendado e não é tão caro asim. Da uma pesquisada se puder. veja o produto nese link http://www.fgml.com.br/ ,tomara que ajude! estarei acompanhando :mellow:

edit: é que moro no litoral e a maresia é cruél

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Então cara primeiramente, parabéns pelo projeto.

Eu estou sempre a procura de solução para resfriar o meu p4 prescottão ,eu não faço overclok, o meu problema é o barulho infernal mad.gif das ventoinhas. Eu cheguei a pensar em fazer um sistema silensioso com as tal pastilnhas peltier, mas não tenho conhecimento o bastante e nem achei muita coisa na net para ajudar. Bom a questão é que durante as minhas andanças na net achei uma coisa que com certeza vai te ajudar com a questão da umidade é o CorrosionX Marine ele simplesmente isola a placa da umidade, é usado por tecnicos e muito recomendado e não é tão caro asim. Da uma pesquisada se puder. veja o produto nese link http://www.fgml.com.br/ ,tomara que ajude! estarei acompanhando mellow.gif

edit: é que moro no litoral e a maresia é cruél

Produtos desse tipo tem uma desvantagem, por sinal uma desvantagem bastante considerável e q foi a mesmo q me fez n comprar produtos assim! O produto desse spray em contato com slots abertos acaba vedando o contato, e, se você por acaso quiser usar o slot depois fica muitooo complicado pra fazer a placa encaixar e funcionar! Além é claro de atrapalhar o uso de jumpers na placa mãe e a limpeza pra remoção de poeira e tal.

Silica gel n é de forma alguma coisa do passado, é um artificio muito útil sim e por sinal com um otimo custo x beneficio, silica gel é muito barato e funciona bem!

bem, pasta térmia, uso da WHURT... uma pasta bem consistente e com uma capacidade considerável de transmição de temperatura... usarei sim dos 2 lados... bem, ví em uns fóruns gringos, que do lado frio, não tem necessidade... mas farei os teste... bem, olha que ironia do destino, trabalho em uma empresa de INFORMÁTICA E RECARGA DE CARTUCHOS... hj, um cliente nosso, recebeu um brinquedo novo, um impressora do tipo PLOTTER, uma monstra, pra ter uma noção ela imprime até 1,20 de largura (boca)... e na "CAIXINHA" dela, veio nada mais nada menos do que um saco com 500 gramas de sílica... hehehehehehehe... presente dos Deuses pra mim, falei com o cliente e ele me fornceu o pacote... já está dentro do gabinete... porém, notei uma coisa, a temperatura subiu 3º com a sílica lá dentro... acho que isso é sinal de que a umidade se foi né? porque sem umidade, o ar acaba ficando mais quente... pelo menos creio eu! hehehehehehe... bem, para minha tristesa, as coisas não chegaram hoje, segundo o pessoal dos correios, a mercadoria ficou presa no fim de semana em SP... coisa chata isso viu... heheheh... mas provavelmente, segundo eles, amanhã pela manhã estará tudo aqui... bem, vamos esperar não é? não há outro jeito mesmo! heheheheheh...

porque você n considera a hipotese de comprar uma pasta termica legal a base de prata? Q tal uma AK-450 da Akasa? Não é cara n, você compra 5g por 12,00 na www.spon.com.br e dá pra passar várias vezes nos 2 lados da célula!

Aqui no meu pc eu n percebi mudança de temperatura com o uso da silica, mas isso pode ser devido a você estar usando muitoooo mais silica gel q eu!

Eu acho q tô tão ansioso quanto você pra esses produtos chegarem logo... Tô morrendo de vontade de ver esse projeto pronto e os resultados!!! Tira umas fotos, ok???

Abraçãoooo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sem dúvidas terão muuuuuuuuuitas fotos... hehehehe... de todos os ângulos possíveis... hehehehehehe... estou realmente pensando sim em comprar uma pasta térmica melhor... estudei com mais precisão inclusive, hj, após ler teu post, ás vezes nos atemos a tantas coisas e nos esquecemos de outras...

bem, nunca tinha ouvido falar nesse CorrosionX Marine, mas bem, no meu caso, o problema não é a corrosão nem a oxidação, na verdade, meu problema é a CONDENSAÇÃO... não entendí direito a real utilidade deste produto, mas acho que ele me ajudaria menos ainda do que a sílica... bem, se puderem me explicar melhor o procedimento, fico muito grato...

bem, semana que vem sai mais uma grana pra mim e acho que já compro a pasta térmica e o sensor de umidade e temperatura no ML...

p.s.: SE AS COISAS NÃO CHEGAREM AMANHÃ EU TENHO UM ATAQUE! :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom a condensação traz umidade a umidade traz oxidação.

foi por iso que eu indiquei o tal produto para proteger os componentes.

Eu pesquisei muuuuuuuuito na internet antes de comprar esse produto e só ouvi falar muito bem dele, comprei justamente por não ser nem um tipo de óleo e melhorar os contatos elétricos, inclusive o pessoal da Preview usa nos computadores que monta.

o produto que o Vinyborges se refere deve ser a base de óleo esses sim "encebão" a placa.

edit : Não se trata de num um tipo de verniz tambem, o produto foi desenvolvido para proteger equipamentos super sensíveis da marinha dos estados unidos.

se quiser pesquisar tem esse link http://www.casemodbr.com/reviews/visualizar.php?id=4〈=br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom a condensação traz umidade a umidade traz oxidação.

foi por iso que eu indiquei o tal produto para proteger os componentes.

Eu pesquisei muuuuuuuuito na internet antes de comprar esse produto e só ouvi falar muito bem dele, comprei justamente por não ser nem um tipo de óleo e melhorar os contatos elétricos, inclusive o pessoal da Preview usa nos computadores que monta.

o produto que o Vinyborges se refere deve ser a base de óleo esses sim "encebão" a placa.

edit : Não se trata de num um tipo de verniz tambem, o produto foi desenvolvido para proteger equipamentos super sensíveis da marinha dos estados unidos.

se quiser pesquisar tem esse link http://www.casemodbr.com/reviews/vis...p?id=4〈=br

Hummm... Então devo estar pensando em outro! Se esse n forma um tipo de "verniz", de cera em cima da placa mãe... :)

sem dúvidas terão muuuuuuuuuitas fotos... hehehehe... de todos os ângulos possíveis... hehehehehehe... estou realmente pensando sim em comprar uma pasta térmica melhor... estudei com mais precisão inclusive, hj, após ler teu post, ás vezes nos atemos a tantas coisas e nos esquecemos de outras...

bem, nunca tinha ouvido falar nesse CorrosionX Marine, mas bem, no meu caso, o problema não é a corrosão nem a oxidação, na verdade, meu problema é a CONDENSAÇÃO... não entendí direito a real utilidade deste produto, mas acho que ele me ajudaria menos ainda do que a sílica... bem, se puderem me explicar melhor o procedimento, fico muito grato...

bem, semana que vem sai mais uma grana pra mim e acho que já compro a pasta térmica e o sensor de umidade e temperatura no ML...

p.s.: SE AS COISAS NÃO CHEGAREM AMANHÃ EU TENHO UM ATAQUE!

Ok! Aguardo tuas fotos! :)

Tb anseio por isso, amigo! heehehehe

Penso q o sliing já tenha te explicado tudo em relação ao produto... :)

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uhm... certo... entendí! mas ao meu ver, a umidade continua lá dentro, ela só não exercerá efeito nem fará correr risco com as placas... o que pretendo, é fazer com que ela abaixe mesmo lá dentro... mas de qualquer forma, é uma boa dica tb... só que prefiro não correr riscos... vou tentar acabar com ela... hehehehehe...

só pra manter o pessoal atualizado e aguniado tb, as coisas ainda não chegaram... eu tô ficando loco já... liguei até no 0800 dos correios hj, e o povo disse que não podem fazer nada, pois não se passaram 15 dias ainda... :mad:

pra quem tivé afim de acompanhar também... vou postar os códigos de rastreamento aí pra vocês sofrerem comigo!

EC606074983BR - PELTIERS

EC333689475BR - COOLER VGA ZALMAN VF1000-***** LED + FONTE HUNTKEY 450 WATTS

EC119468209BR - COOLER CPU ZALMAN CNPS 7500B-***** LED

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é coléga acabar com a umidade é difícil mas da para abaixar sim, pensando bem a silica gel é viavel mesmo como dice o Vinyborges, só para muita maresia que acho que não. O inconveniente da silica gel é que depois de um tenpo ela satura :angry:

talvez dure ums 3 meses. por outro lado da para recuperala :) tem um procedimento de deixala no forno baixo por auguns minutos e ela vola a absorver. tem tanbem uma parada que ela muda de cor quando esta saturada .

A questão é que vai precisar de tudo que posa ajudar.

por que como aprendemos na escola agua e ecpamentos eletronicos não se misturam .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara se voce quiser ttorcar umas experiencias eu tenho bastante em peltier, principalmente com duas, nao cheguei a montar o meu sistema de refrigeração pois ele não ha de ser um simples ar condicionado, é mais complicado um pouco, se precisar estou à disposição. ideias calculos e etc.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa Salsicha, toda ajuda é boa... Lí bastante a respeito também... Como disse no início do tópico, vou usar 2 ligadas em série elétrica, cada uma operará em 6V, o que eleva consideravelmente sua vida... Mas no que puder ajudar... Sem dúvida será muito bem vinda... utilizarei dissipadores com base de cobre de P4 dos lados quentes e dissipadores um pouco menores, de AMD dos lados frios, tb com bases de cobre... do lado quente, cada dissipador terá 2 ventuinhas, do lado frio, apenas 1 ventoinha cada dissipador, para circulação do ar mesmo...

Bem, as pastilhas até que enfim foram encaminhadas para minha cidade, amanhã estou com elas em mãos... Faltam agora só as coisas mais caras né!? os 2 coolers e a fonte...

Quanto a Sílica, o procedimento é mantê-las a 80 graus, em um intervalo entre 25 e 45 minutos e depois ir abaixando a temperatura gradativamente, de 10 em 10 ou 15 em 15 graus, para que não heja umidade novamente, porém, elas perdem em torno de 20% do volume neste procedimento...

Além disso, farei ainda 2 coletores em zinco, esse metal usado para fazer calha, para serem colocados exatamente abaixo dos dissipadores, afinal, um homem precavido vale por 2, para o caso de mesmo assim, haver a transpiração dos dissipadores, para minimizar o risco de gotejamento...

Bem, por hora é só!

Valeu pela atenção de todos e pelas forças que tem me dado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou acabar montando um ar condicionado pro meu quarto com esse sistema :D

Não preciso de um ar super frio, algo de porte médio ja esta bom e não se encontra barato pra vender (ar condicionado mais barato ta por volta de R$ 800). Creio que com um sistema desses, da pra montar um ar condicionado legal por volta de R$ 550 à R$ 600 ^_^

Tirando que vai ser muito mais econômico aheuahu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vinyborges

Tenho olhado muita coisa por aqui, mas na verdade postado é a primeira vez. Assim, perdoe-me se estiver chovendo no molhado.

Você relata que tem problemas de oxidação em função da maresia. Bom, em um evento aqui no Rio Grande do Sul, ví um trabalho de alunos de uma escola técnica de uma cidade litorânea, Capão da Canoa, mais precisamente, onde enfretam exatamente este problema, a maresia literalmente oxida e destroe os computadores.

A saída encontrada pelos alunos foi fazer um gabinete selado e mergulhar a placa-mãe, processador, cooler (sem a ventinha) memórias, fonte (abriram e retiraram o ventilador da fonte também) em óleo de cozinha, isso mesmo, óleo de cozinha.

a única coisa que ficou de fora foi o HD e os drives (por razões óbvias). As vantagens, segundo eles, foi resfriamento e o silêncio, como não há partes móveis, o sistema ficou silencioso, só o hd e os drives, além de resolver o problema da oxidação.

inclusive isso já passou por aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/computador-refrigerado-oleo/292352?t=292352

mas funciona, pode parecer loucura, mas vi o computador funcionando perfeitamente, muito silencioso e frio, frio e em termos de casemod é fantástico.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As pastilhas chegaram galera... Já as testei e estão funcionando perfeitamente... Ao testá-las, tive uma grande preocupação, acho que os dissipadores de P4 serão pouco... Vou contar um negócio pra vocês, o negócio gela instantâneamente, mas após uns 20 ou 30 segundos, ela vai perdendo a temperatura do lado frio, pois o dissipador (o que usei de teste não foi o de P4) já não tem a mesma eficiência, e o negócio esquenta numa velocidade surpreendente! Estou estudando a hipótese de conseguir dissipadores de carregadores de bateria automotiva, que pesam em média de 800 gramas de puro alumínio... sei que não é um material excelente para este fim, mas acho que ajudará, uma vez que os bebedouros da latina utilizam esses dissipadores na face quente das pastilhas, acredito também que com 2 coolers ajudará bastante...

Bem, por hora pra mantê-los informados, é só isso... Estou no serviço já, e depois tem faculdade... Acho que hoje não terei tempo de fazer nenhum outro teste, só no fim de semana mesmo...

abraços a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

As pastilhas chegaram galera... Já as testei e estão funcionando perfeitamente... Ao testá-las, tive uma grande preocupação, acho que os dissipadores de P4 serão pouco... Vou contar um negócio pra vocês, o negócio gela instantâneamente, mas após uns 20 ou 30 segundos, ela vai perdendo a temperatura do lado frio, pois o dissipador (o que usei de teste não foi o de P4) já não tem a mesma eficiência, e o negócio esquenta numa velocidade surpreendente! Estou estudando a hipótese de conseguir dissipadores de carregadores de bateria automotiva, que pesam em média de 800 gramas de puro alumínio... sei que não é um material excelente para este fim, mas acho que ajudará, uma vez que os bebedouros da latina utilizam esses dissipadores na face quente das pastilhas, acredito também que com 2 coolers ajudará bastante...

Bem, por hora pra mantê-los informados, é só isso... Estou no serviço já, e depois tem faculdade... Acho que hoje não terei tempo de fazer nenhum outro teste, só no fim de semana mesmo...

abraços a todos!

aí!!! Finalmente!!!

você usou a pasta termica? Eu ainda acho q você deveria apostar em dissipadores de cobre!!! hahahahahhaha

Mas sim, depois tire as fotos, ok???

Abraço e boa sorte aí!

Vinyborges

Tenho olhado muita coisa por aqui, mas na verdade postado é a primeira vez. Assim, perdoe-me se estiver chovendo no molhado.

Você relata que tem problemas de oxidação em função da maresia. Bom, em um evento aqui no Rio Grande do Sul, ví um trabalho de alunos de uma escola técnica de uma cidade litorânea, Capão da Canoa, mais precisamente, onde enfretam exatamente este problema, a maresia literalmente oxida e destroe os computadores.

A saída encontrada pelos alunos foi fazer um gabinete selado e mergulhar a placa-mãe, processador, cooler (sem a ventinha) memórias, fonte (abriram e retiraram o ventilador da fonte também) em óleo de cozinha, isso mesmo, óleo de cozinha.

a única coisa que ficou de fora foi o HD e os drives (por razões óbvias). As vantagens, segundo eles, foi resfriamento e o silêncio, como não há partes móveis, o sistema ficou silencioso, só o hd e os drives, além de resolver o problema da oxidação.

inclusive isso já passou por aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/...92352?t=292352

mas funciona, pode parecer loucura, mas vi o computador funcionando perfeitamente, muito silencioso e frio, frio e em termos de casemod é fantástico.

Olá amigo!

Bem vindo ao fórum do Clube do Hardware... ;)

Eu conheço sim essa "opção" pra ventilar o gabinete, na verdade tenho até um video aqui... ;) Contudo acho isso muito distanteee, além de ser, é claro, extremamente trabalhoso e com poucas chances de dar certo, sendo assim elaborado por um amador (EU!). As temperaturas não baixam muito n, na verdade a grande vantagem (q eu vejo...) é a variação térmica ser baixissima, pois devido a composição do óleo as temperaturas n abaixam muito, mas tb n se elavam.

Obrigado pela ideia!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é Viny, acho que vou acabar tento que morrer em dissipadores de cobre tb... o complicado cara, é que isso vai ser caro dmais... a não ser, que eu vá em algum lugar aqui na cidade e mande fazer algo... creio que desta forma fique mais barato... ah, coloquei pasta térmica sim... puxa, a vontade de matar aula hoje e ficar fazendo testes é muita viu galera... mas tenho prova de DIREITO AMBIENTAL, alguém aí já ouviu falar nisso? é um tédio... matéria mais horrível que existe... hehehehehehe... mas tem que fazer... bem, arranjei um termômetro lá na empresa hj, que agente usa pra medir a temperatura das tintas de recarga, pra dá uma monitorada e tal... vamos ver no que dá né?

outra boa notícia, os coolers tb foram encaminhados para minha cidade hoje... amanhã provavelmente cheguem... aí já vou poder fazer os teste com o dissipador de P4 na pastilha...

bem pessoa, outro teste que fiz agora, quando cheguei do serviço, foi ligá-las em série térmica, tanto em paralelo elétrico, como em série elétrico tb, percebí que em séria elétrica, positivo de uma no negativo da outra, formando o que eu chamei de PASTILHÃO, a face fria dela, ficou fria por mais tempo, até porque ela trabalha dessa forma em 6V cada pastilha, porém, o meu maior vilão apareceu, com pouco mais de 40 segundos delas ligadas, a face fria, sem dissipador algum, começou a "suar", a bendita umidade, ligada dessa forma, a face fria, continuou fria por mais de 2 minutos, até que começou a esquentar... acredito que isso se deu, mais devido a baixa ddp (diferença de potencial elétrico), 6v, do que o fato de uma estar esfriando a outra, pois quando as liguei em paralelo elétrico, positivo de uma com o positivo da outra e assim sucessivamente, e em série térmica, ocorreu o mesmo do primeito teste, postado na hora do almoço... em mais ou menos 30 segundos, ela começou a esquentar... porém, enquanto esteve fria, posso dizer, que ficou beeeeeeeeeeem fria, tanto que o suor gerado, iniciou a congelar, mas logo já se desfazendo o pouco gelo que foi gerado...

bem pessoal, por hora, é só, estou indo para a faculdade, boa sorte pra mim!

abraço a todos que estão participando do tópico e muito obrigado pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...