Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial - Manutenção e Conserto de Gravadores


Posts recomendados

  • Membro VIP
@ Viny

Manin, poderia em ajudar ..

não consigo de jeito nenhum encontrar os maloditos trimpots

meu modelo de da sony AD-7200A ( ele possui?) teria como postar outra foto com mas detalhes de onde encontrar, ou um possivel passo a passo de onde geralmente eles ficam, ou varia de um pra outro. abraço

Olá amigo,

Os trimpots estão, sempre, na pick-up, que é aquela pecinha onde fica o canhão. Com certeza os trimpots existem no seu gravador, procure com atenção perto da lente do canhão que você vai achá-los! Veja as fotos do tutorial e procure por pequenos parafusos.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@viny

resolvi a solução de um combo , mas o outro ( sony AD-7200a) acho que ta morto mesmo. vou pesquisa e ver se consigo ress ele.

valeu

Olá amigo,

Os trimpots estão, sempre, na pick-up, que é aquela pecinha onde fica o canhão. Com certeza os trimpots existem no seu gravador, procure com atenção perto da lente do canhão que você vai achá-los! Veja as fotos do tutorial e procure por pequenos parafusos.

Abraço!

Pois é sobre o LG eu consegui encontrar o bendito "trimpots" ( mas agora o drive não ta funfando mas, não reconhece no Gerenciador/setup) logo agora q achei a pecinha)

ps¹:ja o do sony nao encontrei)

Pois é sobre o LG eu consegui encontrar o bendito "trimpots" ( mas agora o drive não ta funfando mas, não reconhece no Gerenciador/setup) logo agora q achei a pecinha)

ps¹:ja o do sony nao encontrei)

]

Ps²: ja fiz restauração do sistema na data de ontem, mas mesmo assim o bendito nao da sinal de vida( mais um pro saco?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Laudhiano, já testou esse drive da LG em outra máquina? Se não fez pense nisso!

O drive da Sony também poderia ser consertado... Experimenta tirar algumas fotos da pick-up, toda aquela peça onde fica o canhão do laser (vulgo lente), e postar aqui!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Opa, consegui recuperar um DVD Player da Lenoxx com o método dos trimpots!!!

Muito bom, funciona mesmo, meu dvd ficava travando nos filmes e alguns ele nem reconhecia, então aumentei a potencia dos trimpots e bala!

Curiosamente, o canhão do meu dvd lenoxx é da Sony.

Agora vou tentar melhorar a minha gravadora Samsung que parece estar meio fraca...

Obrigado, e até mais!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Opa, consegui recuperar um DVD Player da Lenoxx com o método dos trimpots!!!

Muito bom, funciona mesmo, meu dvd ficava travando nos filmes e alguns ele nem reconhecia, então aumentei a potencia dos trimpots e bala!

Curiosamente, o canhão do meu dvd lenoxx é da Sony.

Agora vou tentar melhorar a minha gravadora Samsung que parece estar meio fraca...

Obrigado, e até mais!!!!!!

Que bom que conseguiu, amigo!

Se puder ajudar em mais alguma coisa é só falar.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como prometido, mexi na minha Samsung SH-S223C, a popular Samsung SATA 22x. Achei que ela estava muito fraca, e dei uma girada dos trimpots dela, e ficou uma beleza!!!! Antes, ela custava ler dvds arranhados, agora, lê como se fosse um dvd limpinho!!!

Muito obrigado pela ajuda!

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

por favor me ajuda, meu gravador não apaga mais a luz do LED e nem abre mais.

É um Samsung SH-S223B, eu tentei atualizar o firmware, porém acho que tentei na versão errada e pelo que li isso faz com que o gravador fique como função "BOOT", tente me ajudar a resolver por favor!

Obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Tenho um computador Positivo que já veio com drive LG GHN22 050, e de alguns meses pra cá simplesmente parou de funcionar com DVD's. não reconhece NENHUM tipo de DVD, mas CD ele abre, grava,e tudo mais. Fui ao site da LG e me indicaram a atualização do Firmware dele, atualizei ele funcinou legal uns 3 dias daí o mesmo problema tudo de novo. Acho que não é problema no cabo dele pois ele le e grava CD's normalmente. Ha e esse problema começou quando tentei gravar um DVD com 4 filmes, ele gravava so um e mesmo assim uma porcaria dai começou esses problemas com DVD, começou so nao querendo gravar DVD, dai depois ner reconhecia mais, procurei na net e vi que VARIAS pessoas tiveram o mesmo problema com esse Drive. Espero que possam me ajudar! A proposito meu computador so tem 8 meses de uso e foi comprado novo, então o Drive nao esta velho. Grato.Se acharem a solução me mandem um e-mail.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
por favor me ajuda, meu gravador não apaga mais a luz do LED e nem abre mais.

É um Samsung SH-S223B, eu tentei atualizar o firmware, porém acho que tentei na versão errada e pelo que li isso faz com que o gravador fique como função "BOOT", tente me ajudar a resolver por favor!

Obrigado desde já.

Olá amigo, não sei como te ajudar, desculpe!

Abraço!

Tenho um computador Positivo que já veio com drive LG GHN22 050, e de alguns meses pra cá simplesmente parou de funcionar com DVD's. não reconhece NENHUM tipo de DVD, mas CD ele abre, grava,e tudo mais. Fui ao site da LG e me indicaram a atualização do Firmware dele, atualizei ele funcinou legal uns 3 dias daí o mesmo problema tudo de novo. Acho que não é problema no cabo dele pois ele le e grava CD's normalmente. Ha e esse problema começou quando tentei gravar um DVD com 4 filmes, ele gravava so um e mesmo assim uma porcaria dai começou esses problemas com DVD, começou so nao querendo gravar DVD, dai depois ner reconhecia mais, procurei na net e vi que VARIAS pessoas tiveram o mesmo problema com esse Drive. Espero que possam me ajudar! A proposito meu computador so tem 8 meses de uso e foi comprado novo, então o Drive nao esta velho. Grato.Se acharem a solução me mandem um e-mail.

Olá amigo!

Eu não tenho certeza se no seu caso seguir o tutorial resolve o problema, mas você pode tentar. Acredito sinceramente que o seu gravador esteja com defeito de fábrica, estragar em poucos meses e com pouco uso não é normal. Se puder acione a garantia.

Abraço!

tipo o meu le cd e grava cd.. mais nao le dvd

nao sei por que

Olá amigo,

Explica melhor o que tá acontecendo...

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

NÃo sei o seu problema É igual o meu, mas ao colocar um cd de imagens do nero no meu note hp pavilion dv 2240, sumiu o driver de cd/dvd, e nÃo aprece nem a pau em nenhum lugar. NÃo entendo nada de informatica. SerÁ que alguem pode me ajudar?

olá pessoal!

Ando constantemente lendo alguns tópicos sobre problemas em gravadores de cd/dvd e, o que quase sempre se conclui é trimpot desregulado, barra de rolagem do canhão suja ou com com lubrificante seco e/ou lente suja.

Para tentar dar uma ajuda ao pessoal, resolvi tirar umas fotos (pela webcam, perdoem a qualidade) de uma limpeza/conserto no meu gravador e postar aqui em forma de tutorial.

Espero q seja útil... :)

lembrem-se, isso aqui é um tutorial amador feito por mim, não posso garantir nada, além de, é claro, não me responsabilizar por possíveis danos causados pelo mau uso desse tutorial.

Caso você, usuário, não saiba efetuar a limpeza, procure alguem mais experiente.

Se você ainda temer algum possivel problema, use um cd limpa lente, que pode ser encontrado em lojas de informática por preços variáveis entre r$9,90 a r$39,00.

O gravador visto abaixo nas fotos é um sony optiarc ad-7190.

Agora vamos lá:

1º passo - abra a bandeja e desparafuse o gravador de cd/dvd.

final.jpg

2º passo – com a chave de fenda, retire com cuidado a tampa da bandeja.

final1.jpg

3º passo – agora retire, com a ajuda da chave de fenda, toda a frente do gravador, desencaixando as travas.

final2.jpg

4º passo – retire a tampa superior e inferior do gravador.

final3.jpg

5º passo – identifique a placa de contato (verde) q fica abaixo do canhão do gravador.

final4.jpg

6º passo – com muito cuidado, puxe os cabos flexíveis q estão ligados a placa e ao canhão. Obs.: Algum desses cabos tem uma pequena trava no local de encaixe.

final5.jpg

7º passo – mova a placa com cuidado e de forma q n atrapalhe o nosso trabalho.

final6.jpg

8º passo – esse é um importante passo, no canhão, procure o local onde ficam os trimpots, são eles q regulam a intensidade do feixe laser.

final7.jpg

---continua no post abaixo---

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

valeu a dica Vinny!

Porém meu problema está no gravador do Note (Positivo). De ontem pra cá ele não está gravando CD, meu programa de gravação diz que o disco foi concluído com exito, mas ao final ainda está em branco.

Também só está lendo DVD.

E sempre que damos entrada numa Assist. Técnica, os caras vão logo condenando o teu hard, e haja bolso, né!!!

Se puderes ajudar, te agradeço de antemão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
valeu a dica Vinny!

Porém meu problema está no gravador do Note (Positivo). De ontem pra cá ele não está gravando CD, meu programa de gravação diz que o disco foi concluído com exito, mas ao final ainda está em branco.

Também só está lendo DVD.

E sempre que damos entrada numa Assist. Técnica, os caras vão logo condenando o teu hard, e haja bolso, né!!!

Se puderes ajudar, te agradeço de antemão.

Olá amigo!

Isso só acontece com CD? Consegue gravar DVD sem problemas? Se você conseguir, tenta realizar a regulagem de trimpots explicada nos primeiros passos do tutorial, acredito que isso resolva o problema.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Então eu tenho um drive IDE flexPC e ele não tem ou n encontrei o tal do trimpot, ele tem 5 anos e acabei de abrir ele vendo o seu turtorial gostaria de saber se em alguns caso o trimpot n precisa ser ajustado pois o meu leitor de CD ele roda começa a ler e dps para e mim falaram q era isso mais eu não encontro. n sei onde esses trimpot estar mais sei q estou com um problema neste drive aqwe kkk help :x

e qualqer coisa mim

a minha ultima esperança é aque, ps fiz uma contar aqwe agora, desmontei ele agora kk e agora so esperar ^^ procurando os trimpots :x

.

.

valeu ai ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Então eu tenho um drive IDE flexPC e ele não tem ou n encontrei o tal do trimpot, ele tem 5 anos e acabei de abrir ele vendo o seu turtorial gostaria de saber se em alguns caso o trimpot n precisa ser ajustado pois o meu leitor de CD ele roda começa a ler e dps para e mim falaram q era isso mais eu não encontro. n sei onde esses trimpot estar mais sei q estou com um problema neste drive aqwe kkk help :x

e qualqer coisa mim

a minha ultima esperança é aque, ps fiz uma contar aqwe agora, desmontei ele agora kk e agora so esperar ^^ procurando os trimpots :x

.

.

valeu ai ;)

Olá amigo!

Infelizmente a regulagem dos trimpots é a forma de resolver a maioria dos problemas em gravadores e muito provavelmente é a forma de resolver o problema do seu gravador. O amigo precisa mesmo encontrar os trimpots, se puder tira umas fotos do gravador que te ajudo...

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Gente eu fiz todos os procedientos citados, mexi nos trimpot e tal, mas meu gravador contina da mesma forma!

ele tenta ler, "gira" o cd lá dentro e tudo, mas nao abre, tanto com cds como com dvds...

oura oisa q reparei, que quando fecho a tampa dele sem cd algum ele fica "procurando" como se tivesse com cd dentro e na hora de iniciar o notebook ele só liga se eu abrir a tampa do gravador!

creio q o meu tenha ido pra brajo né!?...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Gente eu fiz todos os procedientos citados, mexi nos trimpot e tal, mas meu gravador contina da mesma forma!

ele tenta ler, "gira" o cd lá dentro e tudo, mas nao abre, tanto com cds como com dvds...

oura oisa q reparei, que quando fecho a tampa dele sem cd algum ele fica "procurando" como se tivesse com cd dentro e na hora de iniciar o notebook ele só liga se eu abrir a tampa do gravador!

creio q o meu tenha ido pra brajo né!?...

Amigo,

Seu notebook só liga se abrir a bandeja do gravador? Se for mesmo assim tem alguma coisa errada, seu gravador deve estar com sérios problemas... Acredito que a melhor solução seja trocá-lo mesmo.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Otimo amigo!

Q bom q deu tudo certo, se tiver aí mais alguma dúvida, bom, pode mandar!

Enorme Abraço!

olá amigo gostaria de saber o local do(s) trimpot(s) da gravadora sony AD- 7200A? grato desde já...

olá amigo gostaria de saber onde ficar localizados os trimpots da gravadora sony AD- 7200A, se tiver alguma foto poste aqui por favor....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

olá amigo gostaria de saber o local do(s) trimpot(s) da gravadora sony AD- 7200A? grato desde já...

Olá amigo,

Em geral os trimpots ficam na mesma peça que o canhão a laser, normalmente próximos a lente. Procure com atenção nesta área que você irá encontrá-los.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meu leitor GSA-H55N paro de ler dvd9 dual layer!

ele lia e grava normalmente, mas agora ta zuado, só porque comprei gta 4 original, agora nao lê, e ta zuado nos cd e dvd mesmo!

queria ajusta esses trimpots!

eu abri e vi os trimpots mas nao mexi, será q funciona se eu regula?

e qual dos 2 trimpots q regula

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

meu leitor GSA-H55N paro de ler dvd9 dual layer!

ele lia e grava normalmente, mas agora ta zuado, só porque comprei gta 4 original, agora nao lê, e ta zuado nos cd e dvd mesmo!

queria ajusta esses trimpots!

eu abri e vi os trimpots mas nao mexi, será q funciona se eu regula?

e qual dos 2 trimpots q regula

valeu

Olá amigo!

Acredito que se você regular certinho vai funcionar sim, mas faça com calma e paciência...

Você terá que mexer na regulagem dos dois. Teste um e depois o outro, não há como sabermos quem-é-quem sem testar.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite, VynyBorges estou com um problema na minha gravadora LG GSA H50N

ela ler CD normalmente e ler dvd quando quer(as vezes nem ler).As vezes eu tento umas 20x pra ela ler o dvd quando ler faz aquele barulhão.

Eu percebi também que ela ler dvd virgem de primeira, quando eu gravo alguma coisa nele, ela nao quer ler mais =/

tem alguma ideia o que seja? sera q ajudando esses trimpoits ela melhora?

Seu Tutorial é Muito Bom e muito Util!

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...