Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial - Manutenção e Conserto de Gravadores


Posts recomendados

  • Membro VIP
Exato, parece areia mesmo...

Mas, o motor ainda funciona... não testei ele após fecha-lo, mas antes de abrir o gravador tava lendo normal os discos...

Sera que não tem como extrair essa "areiazinha"? Talvez ar comprimido, agua, algo? ^^

Abraços...

Amigo, a "areiazinha" é maneira de dizer, o que acontece na verdade é que as esferas que sustentam o eixo do motor se partiram, provavelmente pelo tempo de uso... Nesse caso ar comprimido não resolve, só a troca do motor.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, a "areiazinha" é maneira de dizer, o que acontece na verdade é que as esferas que sustentam o eixo do motor se partiram, provavelmente pelo tempo de uso... Nesse caso ar comprimido não resolve, só a troca do motor.

Abraço!

O gravador não tem nem 6 meses de uso! =/ Foda³²¹

Tem algum jeito de "extrair" essas esferas quebradas?

Se não vou ter que comprar outro mesmo! Tenso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O gravador não tem nem 6 meses de uso! =/ Foda³²¹

Tem algum jeito de "extrair" essas esferas quebradas?

Se não vou ter que comprar outro mesmo! Tenso...

Não tem como, amigo... hehehehe

O gravador não funciona sem elas, o disco não gira!! Infelizmente só trocando o motor por algum outro, ou comprando um novo gravador.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP
po caraa , eu não consigo dirar o Trimpomt , as minhas chaves não giraa , sei láa , :S

tem algum Problema se ligaa o leitor , sem a tampaaa delee ?

Amigo, tem certeza que está girando o parafuso correto? Confira nas imagens da primeira página se o parafuso que está tentando girar, o trimpot (sim, trimpot é um parafuso :D), se o mesmo é igual ao seu.

Para o gravador não tem problema você só não vai conseguir rodar nenhum disco. Agora pra você é arriscado! Qualquer coisa que vá fazer no gravador faça com o mesmo desligado, sempre.

Sempre a disposição,

Vinícius.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, estou com o seguinte problema: Um belo dia estava eu gravando um cd com músicas em mp3 para ouvir no carro. No final da gravação ocorreu um erro e apareceu a msg "a gravação falhou", algo do tipo, nao lembro exatamente... Coloquei o cd de volta na gravadora e a mesma não leu. Ficou fazendo uns barulhos estranhos como o canhão estivesse travando. Coloquei o cd no aparelho de som e, para minha surpresa, todas as musicas estavam gravadas. Peguei outro cd qualquer e coloquei na gravadora e ocorreu o mesmo problema. Então coloquei um DVD e leu normalmente. Decidir abrir a gravadora e observar o que acontece: Quando coloco um DVD o canhão se movimenta normalmente e faz a leitura. Já quando coloco um cd o canhão se movimenta em direção ao motor que faz o disco girar e bate e produz o barulho. então ele volta e tenta de novo e bate novamente. O barulho é como a engrenagem "patinasse" ao bater proximo ao motor de faz o disco girar(tem tipo um limitador que evita q se choque com o eixo desse motor literalmente) Como o motor q faz o canhao se movimentar tentasse ir além do normal, chega nesse "limitador" e patina.

O que devo fazer?

É um Samsung SH-S223B SATA

Desde ja agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá amigo, estou com o seguinte problema: Um belo dia estava eu gravando um cd com músicas em mp3 para ouvir no carro. No final da gravação ocorreu um erro e apareceu a msg "a gravação falhou", algo do tipo, nao lembro exatamente... Coloquei o cd de volta na gravadora e a mesma não leu. Ficou fazendo uns barulhos estranhos como o canhão estivesse travando. Coloquei o cd no aparelho de som e, para minha surpresa, todas as musicas estavam gravadas. Peguei outro cd qualquer e coloquei na gravadora e ocorreu o mesmo problema. Então coloquei um DVD e leu normalmente. Decidir abrir a gravadora e observar o que acontece: Quando coloco um DVD o canhão se movimenta normalmente e faz a leitura. Já quando coloco um cd o canhão se movimenta em direção ao motor que faz o disco girar e bate e produz o barulho. então ele volta e tenta de novo e bate novamente. O barulho é como a engrenagem "patinasse" ao bater proximo ao motor de faz o disco girar(tem tipo um limitador que evita q se choque com o eixo desse motor literalmente) Como o motor q faz o canhao se movimentar tentasse ir além do normal, chega nesse "limitador" e patina.

O que devo fazer?

É um Samsung SH-S223B SATA

Desde ja agradeço.

Amigo, talvez a pick-up, que é a pecinha onde o canhão está localizado, esteja patinando e indo em direção ao canhão por tentar sem conseguir fazer a leitura do CD, o que pode não estar acontecendo por alguma desregulagem (natural) do laser. Tenta ajustar um pouco algum dos trimpots e vá testando pra ver se os CD's são lidos, agora lembre-se de girar pouco, o suficiente pra voltar ao ponto original do trimpot, caso você gire o trimpot errado. Lembre-se que há dois trimpots, um para CD e outro para DVD, não há identificação então você pode errar.

Sempre a disposição,

Vinícius.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por responder... ajustei os trimpots de todas as formas.. o máximo q consegui foi fazer a gravadora nao ler DVD que logo voltou ao normal depois q coloquei na posição que estava. Em relação os Cds.. o defeito continua. Não houve mudança enquanto ajustava os trimpots. É azar meu ou as gravadoras da Samsung nao prestam? Pois essa já é a segunda q dá defeito com menos de um ano de uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Obrigado por responder... ajustei os trimpots de todas as formas.. o máximo q consegui foi fazer a gravadora nao ler DVD que logo voltou ao normal depois q coloquei na posição que estava. Em relação os Cds.. o defeito continua. Não houve mudança enquanto ajustava os trimpots. É azar meu ou as gravadoras da Samsung nao prestam? Pois essa já é a segunda q dá defeito com menos de um ano de uso.

Amigo, as gravadoras da Samsung prestam sim, mas algumas vezes problemas ocorrem... Infelizmente com você ocorreu duas vezes. Nesse seu caso eu não consigo ver saída. Se já fez a regulagem dos trimpots e os eixos da pick-up estão lubrificados, o esperado num gravador com menos de um ano, o problema pode ser na placa-lógica e isso seria muito mais complicado de se resolver, eu mesmo nem tenho certeza se pode ser só isso.

Acredito que o melhor a fazer é comprar outro gravador, de preferência de outra marca, como Sony ou Pioneer.

Sempre a disposição,

Vinícius.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, as gravadoras da Samsung prestam sim, mas algumas vezes problemas ocorrem... Infelizmente com você ocorreu duas vezes. Nesse seu caso eu não consigo ver saída. Se já fez a regulagem dos trimpots e os eixos da pick-up estão lubrificados, o esperado num gravador com menos de um ano, o problema pode ser na placa-lógica e isso seria muito mais complicado de se resolver, eu mesmo nem tenho certeza se pode ser só isso.

Acredito que o melhor a fazer é comprar outro gravador, de preferência de outra marca, como Sony ou Pioneer.

Vou comprar outro gravador mesmo. Um sony, pois não encontrei pioneer nas principais lojas de informática da minha cidade. Obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
brow

deu certo

aqui nao tava +lendo dvd

e agora ta

valeu super topico..

obrigadissimo...........

eu virei os 2 tripots um pouco pra esquerda...

e funcionou

so a gaveta q contiua a nao abrir so abre colokando um ferrinho no buraco...

+valeu amigo..

Olá amigo!

Que bom que conseguiu resolver seu problema, parabéns... ;)

Quanto a essa gaveta, ela não abre por que? A correiazinha de borracha partiu, o botão quebrou ou o que? Se puder ajudar é só falar!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Viny Borges,

Parabéns pelo tutorial, sou muito grato, todavia não consegui resolver meu problema.

Estava executando um cd e ele estourou dentro do drive, depois disso ele não estava lendo nem abrindo a bandeja, fiz a manutenção seguindo seus passos a risca.

Depois disso, a bandeja voltou a abrir, mas não ler o cd/dvd, inobstante o cabo flat esta partido, provavelmente por causa do estouro do cd, gostaria de saber onde esta comprando esse cabo.

Forte abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Estava pronto para jogar fora um gravador. Agora vou usar o tutorial e tentar consertá-lo. Valeu!

Certo amigo!

Espero que dê tudo certo, se precisar de ajuda não hesite em perguntar.

Sempre a disposição,

Vinícius.

Caro Viny Borges,

Parabéns pelo tutorial, sou muito grato, todavia não consegui resolver meu problema.

Estava executando um cd e ele estourou dentro do drive, depois disso ele não estava lendo nem abrindo a bandeja, fiz a manutenção seguindo seus passos a risca.

Depois disso, a bandeja voltou a abrir, mas não ler o cd/dvd, inobstante o cabo flat esta partido, provavelmente por causa do estouro do cd, gostaria de saber onde esta comprando esse cabo.

Forte abraço!

Amigo,

Quando um disco estoura dentro do drive fica realmente difícil saber o que precisamente foi estragado. Os pedaços quebrados do disco podem bater em qualquer local da placa lógica e realmente danificá-la. Mas se você tem certeza que o problema é em alguns dos cabos você pode ir nessas assistências de eletrônica que façam conserto de gravadores que provavelmente eles tenham isso. Acredito que sejam bem fácil de encontrar.

Sempre a disposição,

Vinícius.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Vinyborges!

Está de parabéns sobre este tópico que você criou. Tutorial muito bom sobre manutenção e conserto de gravadores de CD/DVD, e gostaria de saber se você ou mais alguém talvez possa me dar uma ajudinha... :D

É que tenho um notebook que comprei há quase 2 anos e que porventura uns dias desses ele caiu de uma altura de aproximadamente 1 M e nada de tão grave aconteceu com ele... ainda bem... -_-

Mas depois notei que o gravador de CD/DVD não estava lendo os CDs que eu colocava dentro do dispositivo, daí eu verifiquei que o leitor realmente sofreu com esse "tombo" que o notebook levou... Pois o mesmo não estava girando os CDs/DVDs que eu colocava dentro do dispositivo... :(

Link externo de especificações do mesmo: http://www.cceinfo.com.br/?IdPagina=2&Tipo=SPagina&ProdutoId=99&URL=produto-detalhe&

Nome do interno no SO do dispositivo: WDC WD1200BEVS-00RST0 ATA Device

Então eu gostaria de saber se teria como eu verificar o que foi danificado no dispositivo para eu poder acertar? Por exemplo, se foi o leitor ótico, ou se foi o "motor", etc... daí eu tentaria consertar.

Pois não entendo muito de concertos em notebooks mas não deve ser tão diferente quanto os PCs que estou acostumados a mexer.

Ou seria melhor eu comprar um dispositivo novo para repor o estragado. :unsure:

Segue anexada uma imagem de um dispositivo parecido com o meu.

No aguardo, desde já agradeço a atenção e saudações.

Att;

Leox.

post-392952-1388495638943_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá Vinyborges!

Está de parabéns sobre este tópico que você criou. Tutorial muito bom sobre manutenção e conserto de gravadores de CD/DVD, e gostaria de saber se você ou mais alguém talvez possa me dar uma ajudinha... :D

É que tenho um notebook que comprei há quase 2 anos e que porventura uns dias desses ele caiu de uma altura de aproximadamente 1 M e nada de tão grave aconteceu com ele... ainda bem... -_-

Mas depois notei que o gravador de CD/DVD não estava lendo os CDs que eu colocava dentro do dispositivo, daí eu verifiquei que o leitor realmente sofreu com esse "tombo" que o notebook levou... Pois o mesmo não estava girando os CDs/DVDs que eu colocava dentro do dispositivo... :(

Link externo de especificações do mesmo: http://www.cceinfo.com.br/?IdPagina=2&Tipo=SPagina&ProdutoId=99&URL=produto-detalhe&

Nome do interno no SO do dispositivo: WDC WD1200BEVS-00RST0 ATA Device

Então eu gostaria de saber se teria como eu verificar o que foi danificado no dispositivo para eu poder acertar? Por exemplo, se foi o leitor ótico, ou se foi o "motor", etc... daí eu tentaria consertar.

Pois não entendo muito de concertos em notebooks mas não deve ser tão diferente quanto os PCs que estou acostumados a mexer.

Ou seria melhor eu comprar um dispositivo novo para repor o estragado. :unsure:

Segue anexada uma imagem de um dispositivo parecido com o meu.

No aguardo, desde já agradeço a atenção e saudações.

Att;

Leox.

Olá amigo!

Quando você põe o disco no gravador, o mesmo nem chega a girar? Você percebe isso por não ouvir o som e nem sentir a vibração normal do disco ao girar, certo?

Pois bem, talvez com a queda algum cabo interno ao gravador tenha se soltado ou ainda alguma peça tenha quebrado. Se o problema for peça quebrada aí realmente fica complicado resolver, até por que só se acha peças pra comprar nessas assistências de bairro e não é muito comum consertar gravador de DVD de notebook, então se você precisar mesmo de peças novas acho difícil achar pra comprar. Vamos então pra a outra possibilidade, algum cabo mal encaixado. Tente desparafusar o gravador de DVD e abrir, amigo, e veja (se possível poste fotos do gravador aberto) se há algum cabo mal encaixado entre a placa lógica do gravador e a pick-up, peça onde se encontra o canhão. Seja cuidadoso... :)

Aguardo resposta!

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Amigo, será que é parecido com DVD players?

Ganhei um Quase novo, com muito pouco uso, só que a bandeja as vezes não abre.

vou abrir ele tomara que seja igual essas barras, ai é só eu lubrificar que volta ao normal

Parabens pelo Tutorial, muito bem explicativo

Amigo,

Não sei dizer se é igual, nunca abri um DVD player! Mas acredito (bastante) que seja... Se descobrir diz pra a gente!!

Sempre a disposição,

Vinícius.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...