Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial - Manutenção e Conserto de Gravadores


Posts recomendados

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP
Otimo tutorial VinyBorges...

tenho uma duvida...

posso usar este mesmo procedimento com uma gravadora de notebook??

Algumas coisas mudam, amigo, mas pode sim!

Abraço!

Amigo meu leitor de cd não quer mais abrir,quando eu clico no botão "open" a luz acende mais ele não abre,gostaria de saber se ainda tem jeito ou terei que comprar outro...

CrazYLegendario, se o seu gravador não abre por defeito no motor da bandeja acredito que o melhor seja comprar outro mesmo, agora se a causa for algum mal contato na placa, ou ainda a correia que liga o motor a bandeja com defeito você poderá consertar. Siga o inicio do tutorial, abra o gravador e confira o problema.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 3 semanas depois...

olá Vinyborges, ou quem possa me responder.

Achei ótimo seu tutorial, mas acredito que não possa resolver meu problema pois meu notebook é novo e nem reconhece dvd, nunca reconheceu, e consta como gravador de dvd.

Há alguma coisa que eu possa fazer?

é um note positivo sim+ com win7 starter

Desde já agradeço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao pessoal deste forum! Sempre que tenho qualquer dúvida, mas qualquer mesma; consulto este forum, e nunca sai sem uma solução concreta;exata do que procuro.

Exitem vários tôpicos legais por ai. Más que realmente ajudam, so´aqui!

Abraço à todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai cara beleza?

É o seguinte, tenho um gravador Sony DVD RW AD-7190A, acho que é isso.

E ele não está mais gravando DVDs, mas tem uma coisa, CDs, CDs-RW e DVD-RW eu consigo gravar. As vezes o DVD-RW da erro. Os CDs tambem ja deram erro, mas é muito raro. E quando vou gravar um DVD-R, pode ser como dados, como ISO, ele da "Erro de calibragem de potência". Isso aparece no Nero.

Com outros programas também da erro. Não consigo por nada gravar.

Será que esse tutorial resolve o meu problema amigo?

Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Vinyborges,

Meu gravador LG p/n GH22NS50 com menos de seis meses de uso não lia e não gravava DVDs, só CDs. Estava decidido a comprar um novo, mas antes busquei o fórum do Clube à procura de alguma dica. O fato é que segui a maior parte do teu tutorial e consegui recuperar o gravador. Já queimei dois DVDs à velocidade máxima e correu tudo bem. No meu caso não mexi nos trimpots; apenas limpei a lente e as guias com álcool isopropílico, e depois lubrifiquei as guias (uma metálica e outra de plástico) do canhão óptico com um cotonete embebido em WD-40. Havia uns restos de graxa branca ao longo das guias da porta, que eu usei para lubrificar as engrenagens do mecanismo de carregamento, cujo movimento ficou muito mais suave.

Por fim, só resta agradecê-lo pela iniciativa de compartilhar esse conhecimento e pelo teu post no fórum. Um abraço do Leandro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
E ai cara beleza?

É o seguinte, tenho um gravador Sony DVD RW AD-7190A, acho que é isso.

E ele não está mais gravando DVDs, mas tem uma coisa, CDs, CDs-RW e DVD-RW eu consigo gravar. As vezes o DVD-RW da erro. Os CDs tambem ja deram erro, mas é muito raro. E quando vou gravar um DVD-R, pode ser como dados, como ISO, ele da "Erro de calibragem de potência". Isso aparece no Nero.

Com outros programas também da erro. Não consigo por nada gravar.

Será que esse tutorial resolve o meu problema amigo?

Agradeço desde já.

Olá amigo!

Pode resolver sim! O ajuste dos trimpots pode aumentar ou reduzir a potencia do laser, então acredito que seguindo o tutorial você pode sim resolver o problema!

Bom trabalho,

Abraço!

Vinyborges,

Meu gravador LG p/n GH22NS50 com menos de seis meses de uso não lia e não gravava DVDs, só CDs. Estava decidido a comprar um novo, mas antes busquei o fórum do Clube à procura de alguma dica. O fato é que segui a maior parte do teu tutorial e consegui recuperar o gravador. Já queimei dois DVDs à velocidade máxima e correu tudo bem. No meu caso não mexi nos trimpots; apenas limpei a lente e as guias com álcool isopropílico, e depois lubrifiquei as guias (uma metálica e outra de plástico) do canhão óptico com um cotonete embebido em WD-40. Havia uns restos de graxa branca ao longo das guias da porta, que eu usei para lubrificar as engrenagens do mecanismo de carregamento, cujo movimento ficou muito mais suave.

Por fim, só resta agradecê-lo pela iniciativa de compartilhar esse conhecimento e pelo teu post no fórum. Um abraço do Leandro.

Leandro,

Que bom que o tutorial te ajudou, amigo!

Sigo a disposição,

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membro VIP

Estou com um grande problema, pois após a troca de gabinete minha gravadora de DVD/CD [GSA-H62N] parou de reconhecer as midias (independente se coloco um CD ou DVD) tanto virgens quanto com arquivos.

Abri ela e verifiquei que ela não roda a midia, ela tenta girar mas não gira (o motor dá o arranque e para, já atualizei o firmware para o ultimo que tinha disponível e ainda persiste o problema.

Obs gravadora conectada em porta Sata III, porém já havia utilizado ela em porta Sata III; Não há conflitos no gerenciador de dispositivos, e também já troquei o cabo de dados e o de energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 4 semanas depois...

Olá Vinyborges, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo Tuto.

Estou com um gavador de dvd labelscripe da pioneer com o seguite problema toda vez que vou garavar um cd Musica o cd sai com defeito, e um dvd ele grava beleza.

Porque acontece isso? E tem alguma forma de consertá-lo?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá Vinyborges, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo Tuto.

Estou com um gavador de dvd labelscripe da pioneer com o seguite problema toda vez que vou garavar um cd Musica o cd sai com defeito, e um dvd ele grava beleza.

Porque acontece isso? E tem alguma forma de consertá-lo?

Obrigado!

Olá amigo!

Siga o tutorial no primeiro post do tópico e realize a regulagem de trimpots. Muito provavelmente seu gravador poderá ser consertado desta forma.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Ola a todos, estou com problemas no meu Combo DVD que segundo o AIDA64 é um TSSTcorp CD/DVDW SH-S182D ATA Toshiba-Samsung , ele é reconhecido pelo windows 7, lê e auto-reproduz 99% das mídias nele colocadas, quando coloco uma mídia virgem, ele oferece (auto) para gravar arquivos pelo windows ou pelo nero, mas quando coloco arquivos (qq tipo, musicas, vídeos, fotos, texto) ele, pelo windows, da erro e manda tentar de novo e pelo Nero 8, faz todo o processo de gravação, conclui e tudo,. mas quando vou verificar, o DVD esta vazio, o que será que é este problema? Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Ótimo tutorial!

Sou novo no clube Hardware, criei essa conta pra te agradecer :D

Estava com problema na minha gravadora Sony AW-Q170A. Baixei GTA San Andreas para PS2 em um site e estava atrás de um Software para realizar a gravação.

Baixei 4:

- DVD Shink (algo assim)

- DVD Decrypter

- Free ISO Burn Wizard

- Nero StartSmart

"TODOS" deram erro quando eu fui gravar.

Procurei no google e vi esse tutorial.

Realizei até o 7° passo, pois cheguei no 8° e não localizei o Trimpots (aparentemente o gravador é diferente).

Como não achei, apenas fiz a limpeza que você recomendou, fechei tudo, e instalei novamente a gravadora.

Fiz os procedimentos de gravação pelo NeroStartSmart e gravou! Tudo certinho, antes ia até o 1% e dava erro, agora foi até o 100% sem nenhum erro.

O problema não deveria ser no Trimpots pois eu não localizei, talvez o problema estivesse na lente, onde eu fiz a limpeza.

E só uma coisa que discordo (rs)... "Caso você, usuário, não saiba efetuar a limpeza, procure alguem mais experiente."

Nunca mexi com o gabinete essas coisas, faço 1° Médio Técnico Informática (LPC/C++) e consegui arrumar o meu gravador, graças a esse tutorial.

Basta seguir que qualquer um consegue.

Muito obrigado cara.

Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Olá, galera. Sou novo aqui no Fórum e não sei bem direito como criar um novo post, por isso estou usando este para ver se sabem alguma resolução para tal problema.

Eu usei o programa da Nero INFO TOOL para saber se meu drive de DVD LG gh22ns50 gravava esse tipo de mídia (DVD+R DL), e lá dizia que sim, mas n

ao é o que acontece. Atualizei o firmware dele mas continua com o mesmo problema. Ele lê DVDs e CDs normalmente e os grava também, mas essa mídia (que ele diz gravar) não está gravando. Alguma solução, amigos?:unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mtoo bom tutô !!! muito bem explicado e detalhado ... acabei de tirar o gravador do pc ..e tomei um susto .. Tem algo quebrado ..solto dentro dele .. Isto nao é normal é ? Se virar algo anda de um lado pro outro ..

Quando ponho dvd gravado nele ..ele nao le ..fica dando uns "solavancos" como se freiasse e tentasse ler d novo ..o que pode ser isso ? ,...

o que esta solto esta dentro do motor q faz os discos girarem ..acho q pode ser normal isso ..ou nao ?...

Eu nao achei os trimpots pra faze ajuste =/

Meu gravador é um Sony optiarc mas nao sei o numero do modelo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ótimo tutorial!

Sou novo no clube Hardware, criei essa conta pra te agradecer :D

Estava com problema na minha gravadora Sony AW-Q170A. Baixei GTA San Andreas para PS2 em um site e estava atrás de um Software para realizar a gravação.

Baixei 4:

- DVD Shink (algo assim)

- DVD Decrypter

- Free ISO Burn Wizard

- Nero StartSmart

"TODOS" deram erro quando eu fui gravar.

Procurei no google e vi esse tutorial.

Realizei até o 7° passo, pois cheguei no 8° e não localizei o Trimpots (aparentemente o gravador é diferente).

Como não achei, apenas fiz a limpeza que você recomendou, fechei tudo, e instalei novamente a gravadora.

Fiz os procedimentos de gravação pelo NeroStartSmart e gravou! Tudo certinho, antes ia até o 1% e dava erro, agora foi até o 100% sem nenhum erro.

O problema não deveria ser no Trimpots pois eu não localizei, talvez o problema estivesse na lente, onde eu fiz a limpeza.

E só uma coisa que discordo (rs)... "Caso você, usuário, não saiba efetuar a limpeza, procure alguem mais experiente."

Nunca mexi com o gabinete essas coisas, faço 1° Médio Técnico Informática (LPC/C++) e consegui arrumar o meu gravador, graças a esse tutorial.

Basta seguir que qualquer um consegue.

Muito obrigado cara.

Abraço!

Amigo, quando digo que "Caso você, usuário, não saiba efetuar a limpeza, procure alguem mais experiente." me refiro a usuários sem qualquer noção de hardware e que pode, além de se ferir, trazer graves danos ao computador ao mexer em algo que não se sente seguro.

Abraço!

Olá, galera. Sou novo aqui no Fórum e não sei bem direito como criar um novo post, por isso estou usando este para ver se sabem alguma resolução para tal problema.

Eu usei o programa da Nero INFO TOOL para saber se meu drive de DVD LG gh22ns50 gravava esse tipo de mídia (DVD+R DL), e lá dizia que sim, mas n

ao é o que acontece. Atualizei o firmware dele mas continua com o mesmo problema. Ele lê DVDs e CDs normalmente e os grava também, mas essa mídia (que ele diz gravar) não está gravando. Alguma solução, amigos?

Malvarisco, as vezes os programas erram ao identificar as mídias graváveis, o ideal é que o amigo busque no site do fabricante do gravador as informações.

Abraço!

Será que isto resolve meu problema,no meu laptop o meu so le dvd se colocar cd ele não reconhece.

obrigado.

E.Borges

E.Borges, muito provavelmente sim! Tente o tutorial...

Abraço!

Mtoo bom tutô !!! muito bem explicado e detalhado ... acabei de tirar o gravador do pc ..e tomei um susto .. Tem algo quebrado ..solto dentro dele .. Isto nao é normal é ? Se virar algo anda de um lado pro outro ..

Quando ponho dvd gravado nele ..ele nao le ..fica dando uns "solavancos" como se freiasse e tentasse ler d novo ..o que pode ser isso ? ,...

o que esta solto esta dentro do motor q faz os discos girarem ..acho q pode ser normal isso ..ou nao ?...

Eu nao achei os trimpots pra fazer ajuste =/

Meu gravador é um Sony optiarc mas nao sei o numero do modelo..

EvilAllukard,

Se o seu gravador está com o motor de disco quebrado, muito provavelmente o amigo irá gastar mais consertando o gravador do que comprando um novo. Isso por que para o motor de disco quebrar e se desprender do seu suporte outras peças também quebraram, e aí ao se somar tudo para consertar vai ser um prejuizo. Acredito que valha muito mais a pena comprar um gravador novo, mas nunca vi o seu gravador, talvez ainda haja algum tipo de conserto que possa ser feito, eu só acho trabalhoso demais para o resultado que você obterá.

Repetindo... Motor de disco solto não é normal! É sinal de problemas e seu gravador não deveria estar assim.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá Galera!

Apesar deste ser um tópico para conserto de leitores, é o mais recente que encontrei e acredito que poderão me ajudar.O meu problema já foi citado aqui em outros tópicos mas tentei todas as opções postadas e não resolveu.O que acontece é que após formartar meu pc com windows XP, o leitor não é mais reconhecido.Instalei o SO e quando fui instalar alguns programas ele não é reconhecido nem na BIOS.

O que pode ser?

Se alguem puder me ajudar agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...