Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial - Manutenção e Conserto de Gravadores


Posts recomendados

Cara, muito bom o tutorial, eu tambem recomendo o uso de um multímetro para saber se você está diminuindo ou aumentando a resistência do trimpot, o aconselhavel é ir diminuindo a resistência em escalas de 100ohms, e ir testando para ver se melhorou.

Obs: as pontas de prova do multímetro tem que ser colocadas nas perninhas do trimpot, e sempre anote o valor da resistencia em que o trimpot ja estava.

Aqui tem uma imagem que peguei desse mesmo tutorial para mostrar aonde colocar as pontas de prova do multímetro.

Obs: um multímetro digital simples custa cerca de R$20,00.

OBS: amigos só lembrando que em alguns trimpots não precisa tira a placa que nosso amigo falou porque a regulagem esta na parte de cima valeu otimo tutorial me ajudou muito e o meu trimpot era em cima mesmo valeu fui .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Li o tutorial com bastante atenção e apreciei.

Quando meu gravador começou a dar erros de gravação e leitura, simplesmente tirei-o do gabinete e fiz uma operação simples: joguei no lixo. Sim, na cesta do lixo.

Na época (isso há 3 anos) aproveitei para comprar um Samsung SH S223 B. E dura até hoje, mas por razões de armazenamento (pois gravo muitos arquivos), vou trocar por um Blu-Ray.

Periféricos, nem me atrevo a mexer. Coisa minha, opinião pessoal. Compro novo. Mas acho legal a galera mexer nas peças.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Li o tutorial com bastante atenção e apreciei.

Quando meu gravador começou a dar erros de gravação e leitura, simplesmente tirei-o do gabinete e fiz uma operação simples: joguei no lixo. Sim, na cesta do lixo.

Na época (isso há 3 anos) aproveitei para comprar um Samsung SH S223 B. E dura até hoje, mas por razões de armazenamento (pois gravo muitos arquivos), vou trocar por um Blu-Ray.

Periféricos, nem me atrevo a mexer. Coisa minha, opinião pessoal. Compro novo. Mas acho legal a galera mexer nas peças.

Eu gosto de fazer isso também, porém, tento abrir e verificar se tem conserto ou não :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP

Olá Vinyborges, este fórum tem tantas informações que demorei para ler seu excelente tutorial. Parabéns e obrigado pois com ele consegui recuperar vários gravadores de DVD que estavam condenados ao lixo e agora vão para PCs doados para crianças carentes de minha cidade.

Certamente estas crianças, a natureza/ reciclagem também agradecem.

Grande abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá Vinyborges, este fórum tem tantas informações que demorei para ler seu excelente tutorial. Parabéns e obrigado pois com ele consegui recuperar vários gravadores de DVD que estavam condenados ao lixo e agora vão para PCs doados para crianças carentes de minha cidade.

Certamente estas crianças, a natureza/ reciclagem também agradecem.

Grande abraço.

Olá amigo!

Maravilha, excelente notícia!!! Fico muito feliz ao ler isto!!

Abração!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá Vinnyborges, olá galera do clubedohardware. Há algumas semanas eu havia criado um tópico pedindo ajuda sobre o meu leitor de dvd que não gravava nada, só lia, e mesmo assim só de algumas marcas de mídia, ainda não tentei resolver os problemas de trimpots dele como o Vinnyborges recomendou, mas troquei por um outro leitor de dvd de um amigo que funciona perfeitamente na máquina dele, e eis que agora ainda não consigo gravar nenhuma mídia com o leitor desse amigo no meu computador, a única diferença é que com o novo leitor, ele tem reconhecido todas as mídias que eu já tinha aqui gravadas, alguém tem alguma solução para mim ? seria muito grata,

obs: quando o meu leitor de dvd ainda gravava, eu havia instalado o Alcohol120% trial, nele eu tinha reduzido a velocidade de gravação para poder gravar um disco que rodaria no playstation 2, isso interfere em alguma coisa ?

obrigada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá Vinnyborges, olá galera do clubedohardware. Há algumas semanas eu havia criado um tópico pedindo ajuda sobre o meu leitor de dvd que não gravava nada, só lia, e mesmo assim só de algumas marcas de mídia, ainda não tentei resolver os problemas de trimpots dele como o Vinnyborges recomendou, mas troquei por um outro leitor de dvd de um amigo que funciona perfeitamente na máquina dele, e eis que agora ainda não consigo gravar nenhuma mídia com o leitor desse amigo no meu computador, a única diferença é que com o novo leitor, ele tem reconhecido todas as mídias que eu já tinha aqui gravadas, alguém tem alguma solução para mim ? seria muito grata,

obs: quando o meu leitor de dvd ainda gravava, eu havia instalado o Alcohol120% trial, nele eu tinha reduzido a velocidade de gravação para poder gravar um disco que rodaria no playstation 2, isso interfere em alguma coisa ?

obrigada.

Olá,

Se o gravador funcionava no computador do seu amigo e não funciona no seu, logicamente o problema não está nele. Eu só não faço ideia do que mais pode causar seu problema... Talvez algum problema no cabo flat do gravador, aquele cabo que liga o gravador na placa mãe, não sei! Tô só supondo... :(

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou experimentar outro cabo flat, eu até havia notado que ele estava muito amassado e até tinha um furinho nele, mas como ele continua funcionando eu não me esquentei com isso, vou dá uma experimentada com outro cabo e vê se há solução, obrigada pela atenção e as dicas.

abraços :*

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Parabens pelo tutorial cara !!! Tenho uma pilha de leitores aqui jogados que nao leem ou leem muito mau.segui seu tutorial em alguns e quem diria funciona mesmo mais nem em todos mais ja foi uma tremenda mao na roda.

Que bom, amigo!

Fico feliz de ler isto!! :lol:

Grande abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 9 meses depois...
  • 3 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • 5 anos depois...
4 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@marcelao15

 

Tem que ir nos trimpots mesmo pra ver se resolve mas vai te dar trabalho e esfregar a tua paciência.

 

Eu aqui consegui recuperar 3 leitores/gravadores regulando os trimpots.

pra direita eu aumento a potencia e para esquerda eu vou diminuir?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, marcelao15 disse:

pra direita eu aumento a potencia e para esquerda eu vou diminuir?

 

aaaahhh tem que ir testando ...

 

Regula primeiro um deles e depois testa no Windows pra ver se deixa de ler CD, DVD. Isso sem fechar a caixinha do leitor pois vai ter que ficar regulando até descobrir o trimpot do Blu-Ray. Se deixar de ler algum CD ou DVD já sabe que não é do Blu-Ray.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Henrique - RJ disse:

 

aaaahhh tem que ir testando ...

 

Regula primeiro um deles e depois testa no Windows pra ver se deixa de ler CD, DVD. Isso sem fechar a caixinha do leitor pois vai ter que ficar regulando até descobrir o trimpot do Blu-Ray. Se deixar de ler algum CD ou DVD já sabe que não é do Blu-Ray.

estranho é ter 3 trimpots, pois  o leitor é mesmo, como na foto, sao dois, um que grava bluray e outro cd e dvd, nao é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, marcelao15 disse:

estranho é ter 3 trimpots, pois  o leitor é mesmo, como na foto, sao dois, um que grava bluray e outro cd e dvd, nao é?

 

Eu só tive acesso a a leitores/gravadores de CD ou de CD/DVD e não de CD/DVD/Blu-Ray.

 

Faz uma pesquisa na internet sobre o modelo desse teu aparelho para saber se ele lê e grava Blu-Ray e de que tipos ( +RW -RW +R -R -DL +DL etc ) caso não saiba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Henrique - RJ disse:

 

Eu só tive acesso a a leitores/gravadores de CD ou de CD/DVD e não de CD/DVD/Blu-Ray.

 

Faz uma pesquisa na internet sobre o modelo desse teu aparelho para saber se ele lê e grava Blu-Ray e de que tipos ( +RW -RW +R -R -DL +DL etc ) caso não saiba.

ESTOU FAZENDO isso, modelo é bH16NS40,  acho nada, so mencao. 

acho q vou tentar na asisst tec da LG AQUI em MG.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcelao15

 

Eu acabei de achar informação a respeitohttps: //www.atera.com.br/produto/BHS16NS40/Gravador+interno+blu-ray+LG+BH16NS40+16X+4MB+cache+OEM

 

Qual é exatamente o tipo de disco Blu-Ray que está tentando usar nesse aparelho  ?

 

Ele só  suporta BDMV, BD-R, BD-RE e BD-ROM. Outros como BD-RW, BD+RW que são rewriteable ou regraváveis não suporta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...