Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Over com placa fsb 266


rafael.luc

Posts recomendados

Olá pessoal, estou com uma placa asrock 810lmr, mais estou rodando ela com um sempron 2400 fsb 333, normal ela fica 1,33 Ghz, configurei a bios para over e rodei 1550 com fsb 155, coloquei a memória em C3 (pc133), rodou muito bem a taxa de transferência da memória aumentou, o micro ficou muito bom, o problema é que fui ligar hj ja deu erro no boot,como deixo o boot estavel, e como eu faria para mudar o multiplicador se não tem essa opção na bios

obrigado desde já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não entendi muito bem o q você disse. você colocou a memória como PC133?isso não é compativel com esse PC. Acho que você quis dizer DDR 333 PC2700, ou não? E como você fez over no processador se você não pode alterar o multiplicador e assim botou o processador para rodar a 155 quando ele roda, se for FSB333, a 166?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe não expliquei corretamente, a placa mãe usa memória DIMM PC133 , que roda a 133Mhz, e suporta sómente processadores Athlon e durom com FSB de 266 (multiplicador x 133), e não suporta semprom FSB de 333.

O que fiz foi colocar o Semprom 2400(1,6Ghz) que rodou a 1,3Ghz(10 x 133), mas minha placa tem opção de Overclock por FSB, agora está em 150Mhz, o processador está em 1500Mhz e as memórias 150Mhz(1:1),também tem a opção de mudar a latência da memória em C2,C3 e auto, deixei em C3, ele está estável rodei no OCCT por 1 hora.

Mas algumas vezes não da o boot:(, não sei o porque?

Acho que mudar o multiplicador precisa ser por Pin-mod ou tem alguma opção por ponte(L)?

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Rafael vai ser difícil você conseguir estabilidade com essa placa mãe, muito limitada para esse processador, e ainda mais overclocar.

Essa questão de dar problema no post ou boot é justamente por causa do chipset não tolerar, alem da a placa não ter trava de PCI/AGP...

Seu caso é bem parecido com esse do link abaixo. De uma lida que a reposta serve perfeitamente para você tirar mais dúvida.

http://forum.clubedohardware.com.br/over-amd-duron/542492?p=2831305

O problema de ambos é de placa mãe e para solucionar definitivamente o problema tem que trocar a Mobo ou no seu caso, limitar em 133MHz infelizmente. Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael vai ser difícil você conseguir estabilidade com essa placa mãe, muito limitada para esse processador, e ainda mais overclocar.

Agradeço a resposta e o link Ribeiro

O que preciso é apenas o overclock das memórias, O pc está estavel só que as vezes não da boot

Essa questão de dar problema no post ou boot é justamente por causa do chipset não tolerar, alem da a placa não ter trava de PCI/AGP...

Tem essa opçôes na bios

PCI DEVICE POWER (enable/disable)

PCI DELAY TRANSACTION(está nas mais baixa vai até 500 está em 32)

PCI LATENCY TIMER (enable/disable eu acho)

Junto com a alteração do FSB tem uma opção:

SPREAD SPECTRUM (enable/disable)??????????????????????????????

Não estou usando os Slot PCI que tem 2 e um AMR, AGP a placa não tem

O problema de ambos é de placa mãe e para solucionar definitivamente o problema tem que trocar a Mobo ou no seu caso, limitar em 133MHz infelizmente. Boa sorte.

A placa e boazinha:D,e tenho outro PC que uso, só queria aumentar a taxa de transferência da memória da baixissima marca de 550Mhz para uns 740Mhz(que já consegui!)outro detalhe é que segundo consultei o chip da memória ela opera seguramente até 143Mhz.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Agradeço a resposta e o link Ribeiro

O que preciso é apenas o overclock das memórias, O pc está estavel só que as vezes não da boot

Se o sistema está estável, então não se preocupe; não existe outro modo de overclocar a memória sem fazer isso que você fez.

Esse problema de as vezes não dar boot é reflexo direto do overclock, ou você se acostuma com o "problema, já que está estável" ou limita em 133MHz.

Tem essa opçôes na bios

PCI DEVICE POWER (enable/disable)

PCI DELAY TRANSACTION(está nas mais baixa vai até 500 está em 32)

PCI LATENCY TIMER (enable/disable eu acho)

Junto com a alteração do FSB tem uma opção:

SPREAD SPECTRUM (enable/disable)??????????????????????????????

Não estou usando os Slot PCI que tem 2 e um AMR, AGP a placa não tem

SPREAD SPECTRUM é uma opção sem muito proveito no que diz respeito ao overclock ou melhoria do sistema em geral, pelo contrário, quando ativado "piora" o desempenho.

Se não me engano, pelo que já li e falando de grosso modo, é uma opção que quando ativada ajuda evitar interferência do gerador do clock da placa mãe com outros equipamentos eletrônicos próximo ao computador.

É recomendado deixar desativado para melhor estabilidade e desempenho.

Mesmo que você não use nenhum slot PCI você usa, por exemplo, o HD que é diretamente afetado pelo over porque trabalha na frequência do PCI, não tem como fugir hehe.

Quanto as outras opções, nenhuma tem efeito quanto a trava do PCI/AGP que comentei, deixe no modo padrão.

A placa e boazinha:D,e tenho outro PC que uso, só queria aumentar a taxa de transferência da memória da baixissima marca de 550Mhz para uns 740Mhz(que já consegui!)outro detalhe é que segundo consultei o chip da memória ela opera seguramente até 143Mhz.[]'s

Mais uma vez hehe: Sua placa é boa sim, só não serve para o seu propósito, do resto é jóia sim; já tive uma dessas com um Duron.

Rafael mesmo que sua memória tenha chip que trabalhe com clock's nas alturas, o chipset de sua placa mãe não sendo recomendado para over você vai ficr "atado" por isso. Caso ache alguma configuração que te satisfaça e fique estável, não esqueça de postar pra gente a config ok.

Qualquer dúvida posta ai, abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço o comentário Ribeiro

Aqui vão alguns dados é bom lembrar que o processador está rodando abaixo da frequencia padrão.

O ajuste da latência da memória está em auto onde se consegue uma melhor taxa.

A memória é uma PC 133 de 512Mb, genérica com Chip Infineon HYB39S256400DT-7 :D

A maxima transfência para as Pc 133 é de 1100MHz(se não me engano).

Algumas medições que fiz no Everest Ultimate Edition:

Padrão a 133MHz

Média (leitura,escrita e cópia)

Transf 600Mb/s latência 213n/s

145Mhz Over de 9%

Média

Transf 694Mb/s Latência 198n/s (Aumento na transfêrencia de 15,5%)

150Mhz Over de 12%

Média

Transf 734Mb/s Latência 188n/s (Aumento na transfêrencia de 22,4%)

155Mhz over de 16,5%

Média

transf 770Mb/s Latência 174n/s (Aumento na transfêrencia de 28,4%)

(Deu uma mensagen no windows recuperação de registro, acho meio arriscado operar nessa frequência de 155Mhz)

A frequência que estou rodando agora é de 150Mhz, Sempron 2400@1,5Ghz,

HD a 80Mb/s aumentou 10%

SuperPI / 1M em 1min e 46s

até agora sem problemas ;)

Agradeço quem comentar

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom amigo Rafael se "você" não tiver problemas com a frequência em 150MHz ta beleza pura, espero que não tenha...

Sua memória, teoricamente, vai segurar numa boa essa frequência de 150MHz (padrão 142MHz) o processador está sobrando, então só fica a dúvida no barramento da placa mãe mesmo, no resto ta tranquilo.

Interessante esse teste que você fez com essa memória. A relação percentual de over com percentual de ganho (no teste usado como referência) é um belo chamariz para overclock né.

Desejo sorte para você e caso tenha problemas já sabe o que fazer :).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui ligar hoje o BOOt já deu problema :(

aparece um warning (host CPU frequency...blá,blá) para entrar no Setup e ajustar, mais eu entro não ajusto nada, não mudo e o PC dá BOOT, outro detalhe é quando o PC está "quente" dá o BOOT normalmente a mensagem aparece quando deixo um tempo desligado????????????

O pc está estavel segundo o OCCT ,não reinicia não trava, mais certo é eu rodar no prime 95, quando tiver um tempo eu faço, mais acho que não vai acusar nada o problema é o BOOT que identifica alteração no setup e dá um warning(ao meu ver!)

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pois é Rafael essa mensagem nem tem a ver com over no processador, mesmo porque, seu processador está em underclock. A mensagem é devido a essa frequência que está sendo usada no chipset. Eu não sei o que você pode fazer senão baixar o over quanto a isso... Tenta relaxar os timings da memória para testar.

Quando entra na bios e sai, "a bios pressupõe" que algum ajuste foi feito para resolver o problema da mensagem por isso continua sem problemas. (opinião minha, o motivo correto eu não sei).

Quanto a esse esquentar e normalizar, eu não faço nenhuma ideia lógica para isso:confused:... poderia ser bateria fraca que carrega com o tempo de uso e normaliza, mas, se de um dia para outro não perde a configuração, então não é bateria. Tenta fazer teste trocando a bateria, não custa tentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Rafael essa mensagem nem tem a ver com over no processador, mesmo porque, seu processador está em underclock. A mensagem é devido a essa frequência que está sendo usada no chipset.

Não acho que seja o chipset, na verdade essa mensagem já apareçeu até em 100Mhz, o erro ao meu ver está quando eu mudo de Byjumper (padrão)para Manual

Eu não sei o que você pode fazer senão baixar o over quanto a isso... Tenta relaxar os timings da memória para testar.

Vou testar mais acho que não vai resolver, provavelmente não vai dar problema no boot até 133Mhz em manual

Quando entra na bios e sai, "a bios pressupõe" que algum ajuste foi feito para resolver o problema da mensagem por isso continua sem problemas. (opinião minha, o motivo correto eu não sei).

Quanto a esse esquentar e normalizar, eu não faço nenhuma ideia lógica para isso:confused:... poderia ser bateria fraca que carrega com o tempo de uso e normaliza, mas, se de um dia para outro não perde a configuração, então não é bateria. Tenta fazer teste trocando a bateria, não custa tentar.

Vou explicar melhor, ligo o PC da erro no BOOT ,algumas vezes não da video, mais quase sempre é o Warning, entro no Setup da Bios e dou um Exit, ele da BOOt normalmente, depois disso posso dar inumeras reinicilizações ele dá o BOOT normal, mesmo que desligue e ligue "PC quente :p" mais se passar um periodo de tempo desligado volta o Warning, a bateria está boa está mantendo as configurações, tenho que fazer mais alguns testes, mais demora um tempo.Fica jóia com o over :)

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pois é Rafael essa mensagem nem tem a ver com over no processador, mesmo porque, seu processador está em underclock. A mensagem é devido a essa frequência que está sendo usada no chipset. Eu não sei o que você pode fazer senão baixar o over quanto a isso... Tenta relaxar os timings da memória para testar.

Quando entra na bios e sai, "a bios pressupõe" que algum ajuste foi feito para resolver o problema da mensagem por isso continua sem problemas. (opinião minha, o motivo correto eu não sei).

Quanto a esse esquentar e normalizar, eu não faço nenhuma ideia lógica para isso:confused:... poderia ser bateria fraca que carrega com o tempo de uso e normaliza, mas, se de um dia para outro não perde a configuração, então não é bateria. Tenta fazer teste trocando a bateria, não custa tentar.

Vou explicar melhor, ligo o PC da erro no BOOT ,algumas vezes não da video, mais quase sempre é o Warning, entro no Setup da Bios e dou um Exit, ele da BOOt normalmente, depois disso posso dar inumeras reinicilizações ele dá o BOOT normal, mesmo que desligue e ligue "PC quente :p" mais se passar um periodo de tempo desligado volta o Warning, a bateria está boa está mantendo as configurações, tenho que fazer mais alguns testes, mais demora um tempo.

A mesma mensagem do quote, serve do mesmo tamanho para o seu reexplicar. Você é que não entendeu hehe...

Fica jóia com o over :)[]'s

Overclock melhora muito mesmo, principalmente no seu caso, pena que a placa mãe não ajuda muito né.

Não acho que seja o chipset, na verdade essa mensagem já apareçeu até em 100Mhz, o erro ao meu ver está quando eu mudo de Byjumper (padrão)para Manual

Se mensagem já apareceu até 100MHz “é provável” que esteja acontecendo alguma incompatibilidade da placa mãe com o Sempron ou a placa está com algum problema (...). É complicado dizer o que pode estar acontecendo... Tenta testar em 133MHz, se nessa frequência não der problema algum, o que está acontecendo é reflexo do over, se permanecer o “enrosco” é “problema” aleatório da placa mãe, que não sei o que é.

Até onde meu conhecimento vai, eu fiz o possível para ajudar; eu não sei mais o que você pode fazer com seu PC para ti deixar satisfeito, talvez algum outro colega do fórum pode ajudar melhor.

No que eu puder ajudar estou por ai ok. Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei hoje há 150MHz deu BOOT de primeira, ajustei para 133MHz(Manual) tentei dar o BOOT desligando o PC, o que não foi surpresa não deu video, tive reiniciar, vou testar mais alguns dias em 133MHz para ver se o problema se repete, o próximo passo e remover o Jump da placa para memórias PC100 ou PC133 pois a instrução do BOOT passa por ele(acho que isso que está dando conflito no BOOT)

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...