Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transistor tá amplificando muito pouco o som.


User Z

Posts recomendados

Alguém sabe a que frequencia operam os transistors nos reatores de lampadas?

porque peguei uns que tavam bons, no multimetro deu hfe40(ampl.=40 é isso né?), e tava certo, consegui acender uma lampada de lanterna com um resistor de 1000ohms na base. Mas fui usar pra amplificar sons de audio, e nem sei se dobrou. Alguma ideia? será que não suporta essas frequencias mesmo?...

Ninguém? pode ser uma média bem por cima...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Qual é a tua fonte de sinal e qual é a tua carga. Teu maior problema deve ser o casamento de impedância ai.

Tente colocar um pequeno circuito do que estás tentando fazer. Se for um transistor para acionar um falante ou mesmo fone, esqueça. Tens que usar um transistor para amplificar e outro, ou par deles para casar impedância ou como seguidor de emissor, para ser capaz de fornecer corrente para uma impedância baixa de saída representada pelo fone ou alto-falante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém sabe a que frequencia operam os transistors nos reatores de lampadas?

porque peguei uns que tavam bons, no multimetro deu hfe40(ampl.=40 é isso né?), e tava certo, consegui acender uma lampada de lanterna com um resistor de 1000ohms na base. Mas fui usar pra amplificar sons de audio, e nem sei se dobrou. Alguma ideia? será que não suporta essas frequencias mesmo?...

Ninguém? pode ser uma média bem por cima...

Vamos a algumas considerações:

  1. Se os transistores foram retirados de um reator de lâmpada fluorescente, acho provável que eles sejam transistores de chaveamento;
  2. Para montar um amplificador com transistor, mesmo um bem simples, é necessário calcular o ponto de operação, a polarização... Não é algo que se faça pegando um transistor qualquer, com um resistor de base de qualquer valor...

Informe como você fez a montagem (o esquema) e qual o código desse transistor que esta utilizando, para que possamos ajudar-te melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pessoal, já eu posto, é q acho que o imageshak tá fora do ar agora, não tá querendo fazer o upload.

Deu, voltou. é esse aí: TrA

Já quanto ao modelo, num sei não, isso vem escrito?

Escrito nele só tem isso: Um F estiloso e um c, deve ser a marca, :D do lado: E30, embaixo disso:C5305D

Só lembrando que quando puz 1 Tr. amplificou um pouco(muito pouco!) depois puz 2 tr. amplificou mais um pouquinho, depois com 3 ou mais não aumentou mais nada, ficou como se estivesse só com os 2 trans.

Use uma bateria de controle daquelas 9V-0,125Ah, depois uma fonte 15V-1Ah(o resultado foi quase o mesmo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso que você montou pode ser chamado de qualquer coisa, menos de um amplificador...

Veja como seria um amplificador:

Common_emitter.png

Notou a diferença?

Para montar um amplificador com um transistor (um estágio), a primeira coisa é a polarização.

Você deve ter em mãos o datasheet do transistor que pretende utilizar. No datasheet são apresentadas as curvas características do transistor. Com base nestas curvas você deve calcular os resistores de polarização do transistor, de maneira que ele opere na região ativa (note que o transistor pode operar em corte, saturação e na região ativa). Assim, aplicando-se um sinal na base, ele será amplificado pelo transistor...

É claro que esta explicação está extremamente resumida!

E deve ser considerada, ainda, a questão do transistor utilizado, que no teu caso deve ser de chaveamento (os transistores, de acordo com a técnica utilizada na sua fabricação, podem ser de chaveamento, de baixa frequência, de rádio frequência, etc...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu por mais essa cabteixeira! Tinha que ser você!

Notei a diferença! ihh, nem se compara!

Tinha feito daquele jeito c/ uma lampada e deu certo achei que ia dar com som tbém...:lol:

Vou ter q fazer umas boas modificações,;) só me tira mais uma duvidazinha? Qual a função/ultilidade do capacitor E?

Brigadu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
oi alguem por favor pode me apresenta um esquema de

um amprificador de som que eu posa usa em mp3,mp4,mp5

agradeço muito se alguem puder me ajuda

Amigo

Poderia buscar essa informação nesse tópico! Veja o link.

http://forum.clubedohardware.com.br/postem-aqui-seus/257956

Procure não postar mensagens fora do tema do tópico!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...