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  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Henrique-S

VoIP, identificando as necessidades

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Como vão? Sou novo por aqui, não sei se é um bom local pra postar o assunto... Espero que tenham paciência =D

Tenho as seguintes necessidades e não sei como nem que tipo de hardware é preciso para isto:

Tenho uma pequena empresa com 5 funcionários. Todos utilizam computadores durante o trabalho, 3 conectados a internet através da rede wireless e dois através da rede cabeada.

Vou renovar o hardware e contratar um servidor VoIP para que eu possa efetuar ligações com menor custo para 3 diferentes cidades onde residem meus colaboradores. Contratarei 2 diferentes provedores VoIP pois quero garantir a disponibilidade e devido ao fato de um deles ter tarifas baixas para celular e outro para telefones fixos. No entanto gostaria de ter estes dois provedores VoIP configurados simultaneamente no sistema.

Eu recebo ligações PTSN (telefones fixos regulares e telefones móveis) e necessito colocar meus clientes em contato com algum daqueles três colaboradores freqüentemente, mas não podia, pois não sabia como dês de que vivem em cidades distintas. Eu gostaria que minha atendente pudesse filtrar as ligações e encaminhá-las para um dos 3 colaboradores de acordo com a necessidade em questão através das linhas VoIP, e é claro encaminhar internamente na empresa quando necessário.

Ficaria muito feliz ainda, se pudesse receber chamadas de telefones não PTSN (telefones fixos regulares e telefones móveis) como telefones IP (IP Phones), Soft Phones, Google Talk, MSN ou Skype por exemplo, e isto pudesse ser centralizado à minha atendente.

Eu não sei se um DID (Direct Inward Dialing) - Discagem Interna Direta ajudaria quanto as minhas necessidades, e ainda pelo fato de eu desejar que as ligações realizadas pelos clientes sejam gratuitas ou o mais barato possível.

O que eu preciso para sanar minhas necessidades executar as tarefas que aqui cito?

Agradeço a todos com antecedência, é importante pra mim.

Abraço,

Henrique

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Gostaria de ter mais informações para auxilia-lo.

você possui pabx?

Qual?

os ATAS São seus ou da provedora Voip?

Qual a banda contratada para o voip?( isso é importante)

Quais as principais cidades que voce recebe ligações?

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Como vai Sdanielius? Tudo bem galera do forum?

Estou me aventurando nos serviços de telefonia, em informática tenho conhecimentos aprofundados, inclusive programação. Portanto gostaria que eu mesmo realizasse os serviços, sendo assim adquiro uma bagagem pouco maior que me pode ser um diferencial de repente. Entende?

Não tenho informações quanto a banda do VoIP. Desconhecia isto, mas vou lidar com 2 ou 3 ligações simultaneas. As cidades que recebo ligações são Curitiba, Maringá e Londrina no Paraná.

Mais informações:

1. Assino GVT e tenho um link de 10MB ADSL;

2. Os provedores VoIP escolhidos são VoipRaider e o segundo é VoipWise;

3. Não tenho nenhum dos equipamentos ainda, serão todos comprados.

Quanto as necessidades principais:

1. Todos os computadores se conectarão a rede através de wireless;

2. Precisamos, a princípio, de apenas dois aparelhos de telefone na empresa, um de uso geral, outro para a atendente;

3. Na empresa, quando realizarmos as chamadas, elas devem ser feitas através da linha VoIP utilizando um telefone comum sem fio, ligado ao sistema, e se possível, quando a ligação for para celular utilizemos a operadora X e telefones fixos a operadora Y;

4. Se necessario, a atendente poderá utilizar-se de um telefone apropriado para realizar seu trabalho, mas não sei o que é preciso para isto, por exemplo telefones IP;

5. Quando a atendente recebe uma chamada de um telefone comum ou celular, ela conversa com o cliente, a classifica e se necessário, transfere internamente na empresa, ou para um dos colaboradores que residem em três cidades diferentes do estado do Paraná;

6. A transferência deve ser realizada através de uma das linhas VoIP, devido aos custos;

7. Para receber chamadas de telefones não PTSN (telefones fixos regulares e telefones móveis) como telefones IP (IP Phones), Soft Phones, Google Talk, MSN ou Skype por exemplo, não tenho ideia do que preciso, mas seria muito bom.

Veja estes sites:

http://www.voipsupply.com/

http://www.voiplink.com/

http://www.precomania.com/

Os dois primeiros são em inglês, me disculpe. Mas ali poderei aduirir quaisquer dos equipamentos que me forem necessários a um bom preço.

Estava observando os equipamentos, e imaginando qual seria um bom "esquema" que atendesse as minhas necessidades e ainda pudesse deixar um espaço para outras possibilidades. No entanto, o que poderia ser este esquema?

Estes produtos seriam uma boa escolha? O que mais precisaria comprar para acompanha-los de forma que minhas necessidades sejam atendidas?

Modem

D-Link DSL-2320B

http://www.dlink.com/products/?pid=554

Roteador

Linksys WRVS4400N

http://www.linksys.com/servlet/Satellite?c=L_Product_C2&childpagename=US%2FLayout&cid=1154659754557&pagename=Linksys%2FCommon%2FVisitorWrapper

Ou...

Linksys WRT600N

http://www.linksys.com/servlet/Satellite?c=L_Product_C2&childpagename=US%2FLayout&cid=1175237911752&pagename=Linksys%2FCommon%2FVisitorWrapper

Daqui por diante não sei mais...

Fico por aqui, por enquanto =D

Desculpem-me a quantidade de detalhes e o longo post.

Abraço pessoal, espero poder ser útil por aqui!

Henrique

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Como vão? Sou novo por aqui, não sei se é um bom local pra postar o assunto... Espero que tenham paciência =D

Tenho as seguintes necessidades e não sei como nem que tipo de hardware é preciso para isto:

Tenho uma pequena empresa com 5 funcionários. Todos utilizam computadores durante o trabalho, 3 conectados a internet através da rede wireless e dois através da rede cabeada.

Vou renovar o hardware e contratar um servidor VoIP para que eu possa efetuar ligações com menor custo para 3 diferentes cidades onde residem meus colaboradores. Contratarei 2 diferentes provedores VoIP pois quero garantir a disponibilidade e devido ao fato de um deles ter tarifas baixas para celular e outro para telefones fixos. No entanto gostaria de ter estes dois provedores VoIP configurados simultaneamente no sistema.

Eu recebo ligações PTSN (telefones fixos regulares e telefones móveis) e necessito colocar meus clientes em contato com algum daqueles três colaboradores freqüentemente, mas não podia, pois não sabia como dês de que vivem em cidades distintas. Eu gostaria que minha atendente pudesse filtrar as ligações e encaminhá-las para um dos 3 colaboradores de acordo com a necessidade em questão através das linhas VoIP, e é claro encaminhar internamente na empresa quando necessário.

Ficaria muito feliz ainda, se pudesse receber chamadas de telefones não PTSN (telefones fixos regulares e telefones móveis) como telefones IP (IP Phones), Soft Phones, Google Talk, MSN ou Skype por exemplo, e isto pudesse ser centralizado à minha atendente.

Eu não sei se um DID (Direct Inward Dialing) - Discagem Interna Direta ajudaria quanto as minhas necessidades, e ainda pelo fato de eu desejar que as ligações realizadas pelos clientes sejam gratuitas ou o mais barato possível.

O que eu preciso para sanar minhas necessidades executar as tarefas que aqui cito?

Agradeço a todos com antecedência, é importante pra mim.

Abraço,

Henrique

meu caro, nao sou nenhum expecialista em voip, somente um mero usuario, eu contratei os serviços dessa empresa ( www.tofalando.com.br ), os caras foram tão atenciosos que me ensianram ate configurar o ata. de repente eles te ajudam em sua duvida.

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Reoganizei as idéias que estavam tão claras quanto lama e resolvi repostar. Agradeço a todos vocês que participam!
Criei uma cópia idêntica deste tópico em três diferentes tipos de arquivo para facilitar sua visualização. Os arquivos contêm links, está tudo mais organizado, aconselho visualizar este post abrindo um destes arquivos, de preferência o HTML, assim visualizará aqui mesmo. Você pode abrir a versão PDF (Acrobat Reader), HTML (Internet Explorer, Firefox, Etc.), ou DOC (Microsoft Word).

Estes arquivos são cópia do tópico - Para acessibilidade e facilitar a visualização deste post.

Obrigado.

HTML

http://henriques.110mb.com/Forums/HTMLComLinks.html

PDF

http://henriques.110mb.com/Forums/PDFComLinks.pdf

DOC

http://henriques.110mb.com/Forums/DOCComLinks.doc

Olá, como vão? Sou novato por aqui. É um prazer participar do fórum e poder contribuir de alguma forma para que o conhecimento seja distribuído. Espero que possam ser pacientes e que se permitam doar um pouco de vosso tempo e compartilhar do teu conhecimento neste tópico de forma que eu me torne menos ignorante do que fui ontem =D

Qualquer informação é apreciada, ainda que curta e incompleta, é valiosa. Isto serve não apenas para este, mas tantos outros tópicos espalhados por aí. Possuo um modesto conhecimento em informática, incluindo programação, e, portanto as necessidades apresentadas aqui serão implementadas por mim e minha equipe, não por terceiros.

Fiz o meu ‘dever de casa’ e tenho o básico sobre VoIP (Voice Over Internet Protocol – Voz Sobre o Protocolo da Internet), e agora me permitam apresentar-lhes as questões em si...

Dirijo uma pequena empresa no Paraná, e nesta empresa temos uma equipe de suporte e atendimento ao consumidor (SAC). A equipe de SAC é formada por 1 telefonista e 4 ótimos rapazes, inclusive estes mantêm contrato constante com 3 colabores de 3 diferentes cidades do Paraná. Assinamos os serviços de telefonia e internet com a GVT, contando com banda larga ADSL de 10 Megabits/s (1 Megabyte/s) para Download e 1 Megabits/s (100 Kbites/s) para Upload.

A rede interna ou rede privada possui 5 computadores interligados através da tecnologia wireless e estes 5 computadores possuem acesso à internet. Há possibilidade de ligar os computadores através de cabos comuns para maior taxa de transferência se necessário.

Despesas telefônicas altas, conseqüentemente renovaremos o hardware e implementaremos Voz sobre IP – VoIP. Considerem que não tenhamos nenhum equipamento para tanto, e que, portanto compraremos o que for necessário. Contrataremos 2 ou 3 provedores VoIP de baixíssimo custo que variam de R$ 0,02 a R$ 0,31 por minuto as ligações para telefones fixos e celulares respectivamente.

Temos 2 provedores VoIP em mente: VoipRaider e VoipWise. Precisamos de um 3º com bons preços.

  • 1. Opiniões? Bom negócio quanto aos dois provedores escolhidos? Qual poderia ser o 3º?

Gostaríamos de ter os 3 provedores VoIP configurados e rodando no sistema simultaneamente para garantir a continuidade do negócio e utilizar cada um de acordo com o preço praticado, por exemplo, em ligações para celular usamos o provedor (X), telefones fixos usamos (Y), e deixamos o (Z) disponível para caso de falhas, indisponibilidade dos demais, etc.

Nosso fluxo de ligações não precisa mais do que 3 chamadas simultâneas. No esquema de atendimento, quando um cliente entra em contato conosco, freqüentemente a telefonista terá que transferir a ligação para um dos colabores, de acordo com a necessidade em questão, ou apenas transfere internamente para um de nossos rapazes do SAC. Quando a chamada tiver que ser transferida para um de nossos colaboradores ela deve obrigatoriamente ser transferida através das linhas VoIP disponíveis.

  • 2. Como podemos possibilitar que ao receber uma ligação de um telefone fixo comum ou celular (ligação PSTN), nossa telefonista a atenda e, a transfira internamente ou externamente para um de nossos colaboradores em sua cidade através de uma das linhas VoIP disponíveis? Como funcionaria este esquema na prática passo-a-passo?

Estávamos pensando em implementar a solução proposta Asterisk 2ºPT, mas nosso humilde conhecimento não nos permite, no entanto desconsidere o Asterisk e suas variantes. E como uma equipe empenhada, e eu sedento por conhecimento, ficaríamos muito felizes se a empresa pudesse receber chamadas não PSTN (Public Switched Telephone Network - Rede Pública de Telefonia Comutada), como por exemplo, ligações de Telefones IP, SoftPhones 2ºEN, Google Talk, MSN, e outros 2ºPT, tendo as chamadas todas ‘magicamente’ centralizadas à telefonista de maneira ‘simples’.

  • 3. Podem sugerir algo? Não tenho ideia sobre como realizar isto de uma forma relativamente ‘simples’, bem como uma forma de tornar a ligação do cliente gratuita sem que tenhamos de instalar um número 0800 seria extremamente apreciada.

Sim. Não desanime, ao menos sei alguma coisa =D

Teremos de gastar um pouco de dinheiro em hardware e tempo em leitura para que possamos realizar esta tarefa. Então, por favor...

  • 4. Quais equipamentos estariam envolvidos nesta solução, como Modem ADSL 2ºEN 3ºPT, Roteador Wireless 2ºEN 3ºPT, Switch 2ºEN 3ºPT, Telefones Comuns 2ºEN 3ºPT, Telefones IP 2ºEN 3ºPT, e outros dispositivos, incluindo este, este e este, quais? Sua sugestão é de muito valor e realmente apreciada.

Muito obrigado pelo seu conhecimento, por sua paciência. Continue estudando, ajudando o seu ‘próximo’... O mundo precisa de pessoas assim.

Desculpe pelo longo, longo post. Desculpe pela lista ‘infinita’ de ‘desejos’. E Desculpe se alguma das informações de que careço já foi postada. Eu agradeço sinceramente e espero que este tópico possa ajudar outras pessoas por aqui, e, se eu puder contribuir com algo, por gentileza, me deixe saber. Ficarei muito feliz em contribuir.

E novamente, obrigado!

Abraço,

Henrique

“A educação não custa nada... E se ganha tudo”

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Henrrique, para a soluão para clientes de outras cidades , voce podeira solicitar um DID destas cidades a sua operadora voip, pois a ligação para seu cliente seria local através do voip.

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Você estão ajudando muito. Vou continuar pesquisando... As dúvidas, posto por aqui.

Mais uma vez obrigado!!!

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