Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Melhor configuração PC antigo???


Jin Kazama VGH

Posts recomendados

Destravar um Athlon XP é complicado. Se eu fosse você deixava do jeito que está, a não ser que você ache uma fitinha dessas...

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/757

Já tinhamos visto esse artigo aqui, e eu ate já desisti de tentar destravar.

Mas mesmo assim valeu pela ajuda!!! :joia:

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pelo que que eu sei, você queria trocar o processador...:confused:

A placa é para DDR 400, você pode usar suas duas de 512MB, se usa o WinXP é mais do que suficiente

Ela tem IDE e SATA, seus HDs dão certo e ainda pode fazer um UP futuramente eliminando outro gargalo que é taxa de transferência do HD IDEs

Acredito ser a melhor opção no seu caso..

nossa, é verdade! Não tinha visto no link que você me enviou, mas entrei no site da ASUS e verifiquei que a placa tem entrada IDE sim, bem no lado da placa (lugar meio incomum mas tudo bem :D).

E o melhor: parece que tem entrada AGP e PCI Express! Assim poderei fazer um up generoso como colocar uma VGA PCI Express futuramente! Valeu pela dica!

Só mais duas perguntinhas: Será que dá pra fazer dual channel com duas memórias Kingston DDR 400MHz mas uma de 512MB e outra de 1GB? :confused:Será que dá pra colocar um processador Athlon X2 (no site oficial fala que sim, nesse link)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela foto me pareçeu não se trata de soquete 462, Die maior, pinagem mais fechada, para tirar a dúvida é só pedir o códico na tarja preta do processador.

O vendedor te informou errado quando falou que era 462, assim como o frete por carta registrada que custa R$4,00 e não R$12,00(que é PAC)(_(

Ele me respondeu o e-mail agora e confirmou que o processador é Socket 462 (A), eu pedi o código e ele me enviou o seguinte:

SMS3300BQX2LF Z909555C60694

NBBWE 0610DPMW

Como faço para saber agora???

EDIT: Pesquisei aqui e achei o seguinte:

Features

Processor Manufacturer - AMD

Manufacturer - Advanced Micro Devices, Inc

Processor Core - Single-core

Manufacturer Part - Number SMS3300BQX2LF

Manufacturer Website Address - www.amd.com

Clock Speed - 2GHz

Product Line - Sempron

Product Model - 3300+

L1 Cache - 128KB

Product Name - Mobile Sempron 3300+ 2.0GHz Processor

L2 Cache - 128KB

Product Type - Processor

Processor Socket - Socket 754

Se for isso mesmo ele anunciou errado e depois me informou errado, ta difícil!!! :D

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rafael.luc, atendendo às suas dicas, desisti do upgrade anterior e tenho a intenção agora de adquirir as seguintes peças:

- Placa-mãe ASUS A8V-X - aproximadamente R$ 80,00 (no py);

- Cooler CoolerMaster Hyper TX2 - no Mercado Livre por R$ 73,90 + frete nesse link;

Só o processador é que estou em dúvida entre os seguintes modelos:

- Processador Athlon 64 3800+ 939p OEM - por R$ 119,90 + frete no Mercado Livre nesse link, ou;

- Processador Athlon 64 X2 4200+ 939p OEM - por R$ 279,99 + frete no Mercado Livre nesse link.

Será que há muita diferença de performance entre os processadores indicados acima? Porque a diferença de preço é gritante! Se não houver muita diferença eu comprarei o Athlon 64 3800+ porque é menos da metade do preço do outro...

Valeu pela ajuda até agora galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci de mencionar: será que vai dar muita diferença de performance para o meu sistema atual? Lembrando:

- Processador AMD Sempron 2800+ 754p;

- Placa-mãe ECS 760GX-M (chipset SIS 760GX);

- 1GB de memória RAM Kingston DDR 400MHz (atualmente estou com 2 pentes de 512MB, mas tenho no PC do meu escritório essa memória para poder fazer dual se for comprar outra igual, como descrito abaixo);

- 2 HDs Seagate (um de 160GB e outro de 80GB);

- Placa de vídeo HIS HD 2600XT 512MB DDR3

- Gravador de DVDs Pioneer DVR-212D.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só mais duas perguntinhas: Será que dá pra fazer dual channel com duas memórias Kingston DDR 400MHz mas uma de 512MB e outra de 1GB? :confused:Será que dá pra colocar um processador Athlon X2 (no site oficial fala que sim, nesse link)?

As memórias precisam ser exatamente iguais, mesma marca e modelo e tamanho, para ativar o Dual Channel

Sim se está lá! é por que suporta dual core X2, Mais você deve ter o WinXP de 64 Bits e com SP3 para reconheçer esse processadores.

E o melhor: parece que tem entrada AGP e PCI Express! Assim poderei fazer um up generoso como colocar uma VGA PCI Express futuramente!

A vantagem dela é ter Sata2 que é quase 3 vezes mais rápido que o IDE, o PCI-E é de 1X não é grande coisa para VGA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Placa-mãe ASUS A8V-X - aproximadamente R$ 80,00 (no py);

è uma placa simples sem muitos recursos para Over, mais o preço está bom

É uma placa simples sem muito recurso para OVER, mais boa de preço.

- Cooler CoolerMaster Hyper TX2 - no Mercado Livre por R$ 73,90 + frete nesse link;

Dá para ficar com o cooler OEM mais se quiser outro:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-77129429-cooler-buffalo-hpfa-p-processador-amd-athlon-64-evercool-nf-_JM

Só o processador é que estou em dúvida entre os seguintes modelos:

- Processador Athlon 64 3800+ 939p OEM - por R$ 119,90 + frete no Mercado Livre nesse link, ou;

- Processador Athlon 64 X2 4200+ 939p OEM - por R$ 279,99 + frete no Mercado Livre nesse link.

Será que há muita diferença de performance entre os processadores indicados acima? Porque a diferença de preço é gritante! Se não houver muita diferença eu comprarei o Athlon 64 3800+ porque é menos da metade do preço do outro...

O modelo mais caro é Dual Core, têm maior desempenho que o primeiro, mais não tanto que justifique pagar o dobro do preço, ficaria com o de menor preço, eu não conheço esses processadores, vou ver se acho mais informação pois devem ter FSB de 800MHZ para o dual Channel...

Esqueci de mencionar: será que vai dar muita diferença de performance para o meu sistema atual?

Sim seu processador roda 1,6GHz, enquanto que os modelos para 939 rodam há 2,4GHz, vai dar uma boa diferença.

o trafego das memórias vai dobrar de teóricos 3200MB/s para 6400MB/s com dual Channel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falei com ele e ele disse que aceita, pra mim esta ótimo, como disse acima, só vou dar mais uma pesquisada pra ver se acho algo melhor, se souber de algum outro pode mandar o link ai... :D

Acho difícil por preço menor, mais de uma esparada ,pois os correios estão em greve,eu mesmo estou com duas encomendas paradas, que eram pra ser entregue 2 feira da semana passada :angry:

E também deve pedir o códico na tarja preta pois o modelos Thortons esquentam menos(eles possuem núcleo bartom mais com cache L2 desabilitado e o DIE é maior)

o códico é esse ou semelhante

SDC2800DUT3D

Não sei se é fácil ou difícil de achar, mais não custa tentar

Entendi mais ou menos, não entendo mt essa diferença do FSB. :confused:

Se Atlhon 2400 133x15=2GHz acredito que o maximo que conseguiria é 166x15=2,4GHz acima disso a placa não ia aguentar , seu FSB ficaria em 333

O Sempron é 166 x12=2GHz, com Over de 200 vai ficar 200x12=2,4GHz e FSB de 400

As memória tranferem 2 pulsos por clock então 166=333MHz ou FSB 333 e 200=400MHz ou 400FSB

A maior taxa de tranferência de memórias para as DDR PC3200 é no FSB 400

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueceram de mim... (_(... rs

Aproveitando esse papo de dual channel, a minha placa atual a7n8x-x, aceita??? Ja li em uns lugares que sim, em outros que não.

Aceita sim. Eu tenho a A7N8X-X em outro PC (também com um Sempron 2800+) com duas memórias DDR Kingston de 512MB e elas estão em dual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aceita sim. Eu tenho a A7N8X-X em outro PC (também com um Sempron 2800+) com duas memórias DDR Kingston de 512MB e elas estão em dual.

A placa é A7N8X De Luxe, com chipset Nforce2 400 Ultra, essa tem dual channel e Sata1, como o FSB maximo dos soquete 462 é de 400 e para dual é nescessario 800MHz o dual não apresenta ganho em desempenho siguinificativo, fica em torno de 6%, outra placa que tem esse recurso de dual e a A7V880 e a MS-6570 da MSI

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho difícil por preço menor, mais de uma esparada ,pois os correios estão em greve,eu mesmo estou com duas encomendas paradas, que eram pra ser entregue 2 feira da semana passada :angry:

E também deve pedir o códico na tarja preta pois o modelos Thortons esquentam menos(eles possuem núcleo bartom mais com cache L2 desabilitado e o DIE é maior)

o códico é esse ou semelhante

SDC2800DUT3D

Não sei se é fácil ou difícil de achar, mais não custa tentar

É vou fazer isso sim, essa greve que esta atrapalhando mesmo.

Como você faz pra saber o processador certo com o código, eu joguei o código no google e acabei achando.

Aquele que passei estava certo???

E valeu pela explicação, agora sim eu entendi. :joia:

Aceita sim. Eu tenho a A7N8X-X em outro PC (também com um Sempron 2800+) com duas memórias DDR Kingston de 512MB e elas estão em dual.

Mas a sua é a Deluxe???

você poderia fazer o teste de leitura e escrita das memórias no Aida32, pra fazer uma comparação no desempenho???

A placa é A7N8X De Luxe, com chipset Nforce2 400 Ultra, essa tem dual channel e Sata1, como o FSB maximo dos soquete 462 é de 400 e para dual é nescessario 800MHz o dual não apresenta ganho em desempenho siguinificativo, fica em torno de 6%, outra placa que tem esse recurso de dual e a A7V880 e a MS-6570 da MSI

A minha não é a Deluxe, então nada de dual channel???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como você faz pra saber o processador certo com o código, eu joguei o código no google e acabei achando.

Aquele que passei estava certo???

Sim era para fazer isso mesmo, está certo!

A minha não é a Deluxe, então nada de dual channel???

Precisa ver o chipset no CPU-Z, é provavel que não tenha Dual, mais não se preocupe pois a diferença de desempenho é minima com placas dual.

[]'S

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas a sua é a Deluxe???

você poderia fazer o teste de leitura e escrita das memórias no Aida32, pra fazer uma comparação no desempenho???

A minha não é a Deluxe, então nada de dual channel???

A minha não é a deluxe, é a A7N8X-X mesmo. Esse programa Aida32 eu não conheço, mas no CPU-Z as memórias aparecem como dual mesmo.

Estou em casa e o PC com a A7N8X-X está no meu escritório. Assim que chegar em meu escritório amanhã eu posto uma foto do CPU-Z indicando o dual channel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Precisa ver o chipset no CPU-Z, é provavel que não tenha Dual, mais não se preocupe pois a diferença de desempenho é minima com placas dual.

Tirei essa screen ai:

tela09zx9.jpg

A minha não é a deluxe, é a A7N8X-X mesmo. Esse programa Aida32 eu não conheço, mas no CPU-Z as memórias aparecem como dual mesmo.

Estou em casa e o PC com a A7N8X-X está no meu escritório. Assim que chegar em meu escritório amanhã eu posto uma foto do CPU-Z indicando o dual channel.

Aqui no CPU-Z indica single, mas minhas memórias são diferentes.

O Aida32 é um programa mt parecido com o Everest, só que é gratuito, você pode pegar ele AQUI.

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael, mesmo modelo do que você tinha passado antes, só que esse ta R$25,00 mais caro... To procurando tipo um sempron 3300 que nem você conseguiu por R$60,00 ai eu compro na hora... :D

Ribeiro, tava sumido hein... rs

Por essa table ai minha placa não tem Dual Channel, mas o amigo Timmy falou que tem a mesma placa e esta em Dua Channel, e nessa tabela ai também não consta que minha placa aceita processadores Sempron, e isso eu sei que ela aceita. Será que esta realmente correto???

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ribeiro, tava sumido hein... rs

Sumido nada, é que em negocios de compra e venda sou pior de mexer que em hardware hehe.

Por essa table ai minha placa não tem Dual Channel, mas o amigo Timmy falou que tem a mesma placa e esta em Dua Channel, e nessa tabela ai também não consta que minha placa aceita processadores Sempron, e isso eu sei que ela aceita. Será que esta realmente correto???

As tabelas são do fabricante, mas exceções existem, de todo modo, tenho material para mostrar pra vocês.

Olhem ai:

ddrdcgl0.th.jpg

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/432

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sumido nada, é que em negocios de compra e venda sou pior de mexer que em hardware hehe.

As tabelas são do fabricante, mas exceções existem, de todo modo, tenho material para mostrar pra vocês.

Olhem ai:

ddrdcgl0.th.jpg

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/432

É, contra fatos não há argumentos! Acho que a A7N8X-X não tem suporte a dual channel mesmo...

Como tinha dito, tirei as screens do CPU-Z do meu PC do escritório, cujas fotos seguem abaixo, e aparece que as memórias estão realmente em 'single':

screen1ar9.jpg

screen2do5.jpg

screen3uy0.jpg

screen4rz4.jpg

screen5jc5.jpg

screen6gv6.jpg

screen7hy5.jpg

O duro é que eu tinha certeza de ter visto aparecer 'dual' no CPU-Z na primeira vez que eu utilizei. Mas à época estava com 1,5GB (3 pentes de 512MB da Kingston).

Ainda tenho o terceiro pente de 512MB, mas está no PC de casa (aquele da placa mãe ECS 760GX-M, que está com 2 pentes de memória: um de 1GB e outro de 512MB). Vou tirar de lá e trazer para o escritório e colocar os 3 pentes de 512MB novamente para funcionar em conjunto e verificar se vai dar dual e depois posto pra vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O duro é que eu tinha certeza de ter visto aparecer 'dual' no CPU-Z na primeira vez que eu utilizei. Mas à época estava com 1,5GB (3 pentes de 512MB da Kingston).

timmy eu já presenciei N maluquices em hardware e software e não duvido nada de que você, por um motivo ou outro, tenha visto realmente algum software, ou mesmo o CPU-Z, identificando o single como dual, mas dai para funcionar em 128bits, que é o que importa, são outros 500. É uma questão de controladora, ter ou não ter entende.

De todo modo, Dual-Channel em K7 não é lá essas coisas, "melhora só um pouco", o que faz muito mais diferença, são os timings quando estão bem agressivos, é claro que timings agressivos em conjunto com Dual "é bem mais legal hehe".

Depois vou montar minha K7N, que aceita Dual, e fazer teste mais aprofundado sobre esta questão e posto aqui, só tenham paciência...:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

timmy eu já presenciei N maluquices em hardware e software e não duvido nada de que você, por um motivo ou outro, tenha visto realmente algum software, ou mesmo o CPU-Z, identificando o single como dual, mas dai para funcionar em 128bits, que é o que importa, são outros 500. É uma questão de controladora, ter ou não ter entende.

De todo modo, Dual-Channel em K7 não é lá essas coisas, "melhora só um pouco", o que faz muito mais diferença, são os timings quando estão bem agressivos, é claro que timings agressivos em conjunto com Dual "é bem mais legal hehe".

Depois vou montar minha K7N, que aceita Dual, e fazer teste mais aprofundado sobre esta questão e posto aqui, só tenham paciência...:)

É verdade! :D Posta aí depois pra gente ver se há ganho de performance significativo ou não. Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael, mesmo modelo do que você tinha passado antes, só que esse ta R$25,00 mais caro...

O modelo que coloquei é um Sempron SDC(MODEL 10)BARTON no caso do semprom é chamado de THORTON, ele é o mesmo que o sempron 3000 ou XP 2800 só que com o cache L2 desabilitado pelo fabricante, por apresentar alguma instabilidade, mais algumas pessoas habilitan o cache L2 por ligação de pontes.Esse modelo aqueçe menos e é mais indicado para OVER.O vendedor não vai vender por esse preço e vai anúnciar há um valor mais baixo uns R$75,00(segundo minha bola de cristal hehehe)

acompanhe o anuncio...

Aquele primeiro a R$60,00 deve ser SDA (MODEL 8) TBRED, (não sei qual é o códico do precessador), provavelmente não vai conseguir chegar a um FSB de 400 com esse processador, melhor seria adquirir um Sempron 2600 TBRED que roda há 1,83GHz, será mais provavel que consiga 400 de FSB.

Esses processadores não são dificeis de achar, o certo era pegar algum em uma informatica na sua região e testar um over rápido antes de ficar.

To procurando tipo um sempron 3300 que nem você conseguiu por R$60,00 ai eu compro na hora... :D

Acho difícil, é provavel que apareça um por R$120 esses eu já vi, se apareçer algum por R$60, tem que dar sorte e ser o primeiro a ver o anúncio :P

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao Dual Channel, ta mais que provado que a placa não aceita... :(

E andei pesquisando e li relatos que podem apresentar bugs em programas tipo CPU-Z indicando o Dual, mas na verdade não esta configurado dessa forma, porque simplesmente não aceita.

também fiquei curioso pra ver esse teste de performance... :D

Rafael, vou acompanhar o anuncio, mas não entendi direito esse lance das ligações de ponte. Mas dependendo dos seus poderes paranormais, vamos ver no que da... :D

Achar processador usado aqui não é tão difícil, o problema é o preço, levei o PC antigo em uma loja, e foi comprovado que o processador e a placa-mãe estavam queimados (Athlon XP 1.8 + Soyo K7VTA-PRO), e o atendente me ofereceu um negócio eu daria minhas dua memórias DIMM 256 e 512 PC 133 + R$300,00 e ele me montava um kit, processador, placa mãe e memória.

Vou tentar contar com essa sorte... :D

Mas começou a me bater um pensamento meio egoísta aqui e to pensando no seguinte, se eu vender tudo, inclusive meu PC atual, acho que daria pra montar uma configuração legal, tem mt coisa sobrando aqui, poderia vender 2 PCs montados, e com esse valor montar um novo pra mim.

Aqui segue minha configuração atual:

Placa Mãe – Asus A7N8X-X

Processador – Athlon XP 2400+

Placa Vídeo – GeForce 6200 256MB

Memórias

DDR 512MB 400MHZ PC 3200

DDR 1GB 400MHZ PC3200

Cooler - Thermaltake Volcano 7

2 HDs Seagate 40GB 7200

E aqui as peças que me sobraram:

Acessórios:

Impressora Canon BJC 1000

Scanner TCE S450

Memórias

DIMM 256MB - PC133

DIMM 512MB - PC 133

DDR 128MB - PC 2100

Placas de Vídeo:

Geforce2 MX 400 64MB – AGP

GeForce FX 5200 128MB – AGP

Outros:

Placa Mãe ECS Elitegroup K7VMM+

3 Placas Fax/Modem

1 Placa de Rede

1 Placa de Captura PixelView M4900

1 Cyber Cooler

1Gabinete ATX 3 Baias

1 Fonte 200W e 2 de 450W Genéricas

1 Drive CD-RW

1 Drive DVD-RW

Mouse + Teclado + Cx Som

Monitor Samsung SM 753DFX

Modem SpeedStream 5667

Aí fica a dúvida, o que fazer com isso tudo??? :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí fica a dúvida, o que fazer com isso tudo??? :D

Wow! Com essa quantidade de peças dá pra montar uma loja de informática! :D

Brincadeira, mas acho que a melhor opção é você vender tudo mesmo e investir em um PC totalmente novo, mesmo que tenha de botar $ a mais.

Um amigo meu montou uma config razoável, e comprou de um "importador" que traz do py um PC com Athlon X2 4600+, placa mãe ASUS com suporte a AM2+ (não lembro o modelo, pode futuramente instalar um phenom!), HD de 250GB SATA, gravador de DVDs e VGA 8600GT 512MB DDR3 por menos de R$ 1.000,00!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...