Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
AugustoD

É a Fonte ou é Defeito da VGA?

Recommended Posts

Olá.

Estou usando a seguinte configuração com uma fonte Akasa AK-P350G BK

Atlhon 64 X2 4200

Placa mãe Gigabite chipset Nforce 405

HD IDE Maxtor de 40GB

CDRW LG

e HD3850 Sapphire 512MB GDDR3

A placa parece estar funcionando normalmente e ainda não tive problemas de desligamento, erros de tela azul ou outras anomalias.

No entanto todos os programas que usei para verificar o clock da GPU, ATI Tray Tools, Catalyst Control Center, indicam que o clock da GPU é 300Mhz ou menos, dependendo do programa. O Catalyst indica 300Mhz como o mínimo clock dessa GPU, O ATI Tray Tools que é mais customizável indica cerca de 270Mhz como sendo o clock da GPU que por padrão deveria ser, imagino eu, 670Mhz.

Minha pergunta é: Será que a própria GPU está limitando seu clock devido a limitação da fonte em suprir energia ou é a VGA que realmente veio da loja com algum defeito?

Preciso muito de ajuda nessa questão antes de procurar a garantia da VGA, pois estou em dúvida se é um defeito dela ou se é limitação da fonte.

O Catalyst indica: Requested Clock Settings 670Mhz

Current Clock Settings 300Mhz

E não adianta eu tentar mudar o clock que ele automaticamente volta pra 300Mhz.

Agradeço desde já qualquer ajuda.

Ps: Vou trocar a fonte provavelmente no final da próxima semana e pegar uma Zalman 360. Mas só vou poder fazer isso daqui uns 10 ou 15 dias e até lá gostaria de descobrir se minha VGA está ou não com defeito para providenciar uma provável troca.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, acabaram de me explicar que essas VGAs reduzem o clock no desktop para reduzir o consumo, então é normal os 300Mhz mostrados. Moderador pode fechar ou deletar o tópico se assim achar melhor.

Mas aproveitando o tópico se possível for, será que a Akasa 350W vai segurar legal a config sem dar problema ou é urgente mesmo trocar por uma ZAlman. Até agora, como disse, não tive problemas de desligamentos nem nada do tipo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não usaria, pois pela margem de segurança, não fica bom.

Essa fonte tem apenas 16A nos 12V, e qualquer upgrade ela não aguenta.

E com o K=0,7 que é o recomendado não é recomendado, não é urgente, mas eu trocaria se eu fosse você por uma Zalman 360APS que tem 26A nos 12V.

Abraços...

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais