Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Resolvido]Preciso variar a saida de uma fonte chaveada

BCP

Posts recomendados

• Coordenador

Preciso variar a tensão de saida de uma fonte chaveada 12V/2A, na saida desta fonte usa um regulador, LM431, se eu variar a tensão de referencia deste regulador, varia a tensão de saida tbem..., teria algum problema em diminuir a tensão até uns 4V? ou é inviável? prejudicaria o tr chaveador de entrada? ou não?

OBS: Quero montar uma fonte de bancada com tensão de saida variável

Me esclareçam por favor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Coordenador

Ok Zurca, mas fazendo isso eu não prejudico o tr chaveador né?

Eu experimentei colocando uma r de 33k em paralelo com o r de 15k e a tensão de saida caiu p/ 7,6V e no osciloscopio verifiquei que a tensão do tr chaveador, no meu caso uso o bu508A, caiu tbém..., fiquei na duvida foi de continuar baixando a r de 15k até conseguir uns 4V sem prejudicar o bu!, será que o circuito aguenta?

Link para o comentário

Nao vejo razão para que possa danificar o circuito desde que não ultrapasse a corrente máxima de saída (2 A).

Note que a maior energia nesse tipo de circuito logo o maior stress sobre o Tr e transistor de drive se verifica para 12V e 2A.

O valor mínimo deve ser próximo do valor de Vref do TL431.

Link para o comentário

• Coordenador

Valeu! Zurca, é isso mesmo... o mínimo que consegui foi 3,9 a 4,1V zerando o r de 15K, só que saida fica meio instável, ficando estável a partiar de 4,8V exigindo, +ou- 1A como carga em todos niveis de tensão que testei..., mas para a bancada aqui ta bom,

muito obrigado pela força e ajuda!

abraços,

Bruno.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!