Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trocando fans de 8cm por 12cm

hlds

Posts recomendados

Galera, troquei 2 fans de 8cm de lado do gabinete q eram meio barulhentas por 2 de 12cm, ambas da XPC, as temps ate baixaram, mas o barulho ta igual...eu pensei q ia diminuir um pouco o barulho, mas ta igual, o ruin q na cx das fans n tem refrencia aos Db´s q elas produzem e eu ja tentei ajeitar a posicao e tal...alguem ai ja trocou de 8cm por 12cm e conseguiu reduzir o barulho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara depende da quantidade de barulho que voce quer, existe fan de 120mm com pressão de ar 80~90CFM que faz 30Db de barulho, e tem os silenciosos com metade do poder de pressão que só fazem 20Db, eu particularmente acho que até 30Db é barulhento mas não incomoda, agora um cooler de 80mm padrão faz 25~32CFM e produz 30Db, logo... se voce quiser coolers de 120mm silenciosos, pega os de 40CFM tipo:

http://www.spon.com.br/index.asp?secao=20&categoria=267&subcategoria=0&id=1576

http://www.spon.com.br/index.asp?secao=20&categoria=267&subcategoria=0&id=1092

Link para o comentário

• Membro VIP

Existe outro fator que colabora com o ruído produzido por fans montadas

na lateral do ganinete, é que a lateral tem uma área grande de chapa e

uma fixação meio precaria, como qualquer hélice de fan sempre produz

alguma vibração esta é reproduzida e amplificada pela lateral que vibra,

a única solução que encontrei foi mantar o fan com junta de borracha

entre ele e a lateral. Mas com fans de 120mm com rotação mais baixa certamente o ruído será reduzido, assim como tembém sua eficiência

na ventilação.

Boa sorte.

adcarvalho

Link para o comentário

Cara depende da quantidade de barulho que voce quer, existe fan de 120mm com pressão de ar 80~90CFM que faz 30Db de barulho, e tem os silenciosos com metade do poder de pressão que só fazem 20Db, eu particularmente acho que até 30Db é barulhento mas não incomoda, agora um cooler de 80mm padrão faz 25~32CFM e produz 30Db, logo... se voce quiser coolers de 120mm silenciosos, pega os de 40CFM tipo:

http://www.spon.com.br/index.asp?secao=20&categoria=267&subcategoria=0&id=1576

http://www.spon.com.br/index.asp?secao=20&categoria=267&subcategoria=0&id=1092

aqui onde eu moro (Joao Pessoa - PB) ta difícil encontrar fans de 12cm e quando encontra, n tem variedade, eu so comprei essas XPC porque n vi outra, era essa ou nd, é fods :/

Existe outro fator que colabora com o ruído produzido por fans montadas

na lateral do ganinete, é que a lateral tem uma área grande de chapa e

uma fixação meio precaria, como qualquer hélice de fan sempre produz

alguma vibração esta é reproduzida e amplificada pela lateral que vibra,

a única solução que encontrei foi mantar o fan com junta de borracha

entre ele e a lateral. Mas com fans de 120mm com rotação mais baixa certamente o ruído será reduzido, assim como tembém sua eficiência

na ventilação.

Boa sorte.

adcarvalho

é verdade acho q a posicao na lateral contribui um pouco tb, pois tenho a mesmo fan de 12cm atras e quando desligo as fans d lado, fica bem mais silencioso...dps q instalei as fans de 12cm aqui, as temps cairam bem, principalmente do HD...so o barulho q n diminuiu, mas tb n aumentou...

Link para o comentário

pow... compra na internet então... aqui em brasília tmb é impossível encontrar variedade de paças de informática...

quer silêncio, procure por coolers com rolamento ball bearing ao invés de sleeve (tmb conhecido como bucha)

os akasa são bacanas (eu tenho 5 desses aqui e nem faz muito barulho... nunca medi, mas não incomoda)

thermaltake é de boa...

e se a grana ta sobrando os noctua são os melhores (e consequentemente os mais caros tmb, 40 pratas um fan de 12 cm)

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!