Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Win Vista "come" espaço no HD

jrlopes

Posts recomendados

eu tenho observado uma coisa muito curiosa no meu Vista 64, que não ocorria no XP, o Vista tem "comido" memória do HD!

tenho 2 HDs 160Gb, no que está instalado o vista existe uma variação brutal do espaço utilizado, sem que eu faça absolutamente nada.

essa variação normalmente é em torno de 4Gb mas chega a ser de 20Gb em um único dia!

tenho monitorado as pastas maiores como windows, program files, users... mas o espaço delas não variam, mas o espaço utilizado sim.

gostaria de saber se mais alguem tem esse problema ou se é o meu q tá doido! e se possivel porquê?

:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tenho observado uma coisa muito curiosa no meu Vista 64, que não ocorria no XP, o Vista tem "comido" memória do HD!

tenho 2 HDs 160Gb, no que está instalado o vista existe uma variação brutal do espaço utilizado, sem que eu faça absolutamente nada.

essa variação normalmente é em torno de 4Gb mas chega a ser de 20Gb em um único dia!

tenho monitorado as pastas maiores como windows, program files, users... mas o espaço delas não variam, mas o espaço utilizado sim.

gostaria de saber se mais alguem tem esse problema ou se é o meu q tá doido! e se possivel porquê?

:confused:

cara, isso pode ser pontos de restauração que o so cira....

aqui no meu pc, por exemplo, na ultima vez que instalei o vista, ele criou vários pontos de restauração. Cada coisa que instalava, criava um....

você pode excluir esses pontos na limpeza de disco. Ficará lá só o ponto de restauração mais recente.

Espero ter ajudado....

Link para o comentário

cara, isso pode ser pontos de restauração que o so cira....

aqui no meu pc, por exemplo, na ultima vez que instalei o vista, ele criou vários pontos de restauração. Cada coisa que instalava, criava um....

você pode excluir esses pontos na limpeza de disco. Ficará lá só o ponto de restauração mais recente.

Espero ter ajudado....

cara ai é que está, ele faz isso independentemente de qualquer ação minha!

e eu já fiz algumas limpezas de disco, removendo inclusive esse pontos de restauração, e isso não passa de uns 200Mb. o problema é outro que eu ainda não consegui entender.

mas de qualquer forma valeu pela força!

Link para o comentário

eu descobri o que é, não era memória virtual, e a pasta "system volume information", exatamente como o PowerslaveBR tinha falado, mas é engraçado que eu tinha pedido para excluir as restaurações de sistema e pelo visto o windows não fez! (estranho). dessa vez ele excluiu, a pasta tava com mais de 11Gb.

valeu pessoal

Link para o comentário

Eu também estou com o mesmo problema. Tinha uns 10GB sendo consumido sem eu saber de onde.

Ai fiz uma pesquisa no google e encontrei isso

Deve ser memoria virtual é sempre bom ver o tamanho que Windoes reserva altomaticamente para tal, Para saber quanto espaço de HD está sendo usando entre em Acessórios / Prompt de Comando ou digite CMD no campo Pesquisa. Clique com o botão direito e escolha “Executar como Administrador”:

Agora digite o comando:

vssadmin list shadowstorage

Se o comando não funcionar, entre em c:\windows\system32 e regidite-o.

Depois que o vssadmin executou você verá os resultados a seguir:

Espaço de armazenamento usado na copia de sombra: 237.419 MB

Espaço de armazenamento alocado na copia de sombra: MB 400

Espaço de armazenamento máximo na copia de sombra: 2.092 GB

O exemplo acima mostra que está utilizando 237.419 MB em um ponto de restauração.

O espaço máximo alocado é de 2 GB (neste exemplo)

Para ver o número de “Pontos de Restauração” atualmente em seu computador digite o seguinte comando:

vssadmin list shadows

Em seguida, para reduzir o espaço alocado usado pelo Restore do Vista, use o seguinte comando:

vssadmin resize shadowstorage /on=[OnVolumeSpec:] /for=[ForVolumeSpec:] /maxsize=[MaxSizeSpec]

Onde

OnVolumeSpec: é a letra do HD (no nosso exemplo é C)

ForVolumeSpec: também é a letra do HD (no nosso exemplo C)

MaxSizeSpec: é o tamanho máximo que você quer alocar para o Restore, neste exemplo foi deixado com 1GB

Exemplo: vssadmin resize shadowstorage /On=C: /For=C: /Maxsize=1GB

Quando diminuir o espaço alocado para o Restore, você eliminará os pontos mais antigos, por isso é bom que você crie um novo ponto só por precaução.

É isso.

Abraço a todos,

Jelias Matias

Eu fiz esse comando ai só que mudei pra 2GB pois o meu estava 11.

Estou com algumas dúvidas.

Os arquivos de restauração e os arquivos sombras (shadows) são a mesma coisa?

Tem algum lugar no vista para configurar o espaço que a restauração do sistema pode usar sem ser essa linha de comando?

Qual o tamanho ideal deixar para a restauração?

Obrigado.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...