Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ASUS P5K SE "esquentadinha"

REDOXON

Posts recomendados

Olá amigos,

Mesmo após ler os mais diversos tutoriais ainda tenho dúvidas.

Gostaria de instalar no mínimo mais um fan em meu gabinete.

Digo no mínimo pois minha MOBO tem sobrando um plug p/ chassis-fan (c/ rpm) e outro plug p/ supply-fan (s/ rpm).

No meu gabinete há um espaço na parte inferior do mesmo onde certamente posso colocar o chassis-fan.

1ª dúvida: ele deve tirar ou colocar o ar pra dentro do gabinete ?

Seguindo a teoria do ar quente subindo, acho que ele deve colocar o ar pra dentro ... poderiam me confirmar ?

2ª dúvida: há na lateral do gabinete um local adicional p/ um fan que hoje é ocupado por um tubo ficando sob o cooler do processador.

É possível colocar mais um fan neste local ?

O tubo deve ser mantido no local ?

Suponho que deva tirar o ar sob o processador ... estou correto ?

No mais, meu gabinete é do tipo torre de 4 baias.

Se precisarem de informações adicionais basta solicitar.

Obrigado !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membro VIP

o duto é praticamente inútil essa é a minha opinião, não importa o que a intel ou qualquer outra pessoa diga.

primeiro porque a posição do duto, na maioria dos cases, não fica perfeitamente alinhado com o cooler. segundo, novamente, a maioria dos dutos são curtos demais e tenho minhas dúvidas se o fluxo de ar provocado pela exaustão do cooler chega a passar por dentro do duto. terceiro, os dutos impedem que você instale a maioria dos coolers "possantes" que existem no mercado, principalmente em formato de torre.

o que eu recomendo a você é que faça o lógico. ar quente tende a subir, então fans em maior altura devem trabalhar como exaustores e fans em menor nível como ventiladores.

Link para o comentário

só uma coisa...

o cooler do processador não é exaustor... ele não retira o ar quente... ele puxa o ar frio que vem de fora e joga nos dissipadores...

Teoricamente o duto serve para isolar o cooler do processador do ar mais quente dentro do gabinete, fazendo com que o cooler puxe um ar mais frio diretamente de fora...

mas, como o el papa falou, dificilmente esses dutos são perfeitamente alinhados com o processador, e mais dificilmente o duto chega até o cooler isolando-o de fato...

logo, torna-se um item desnecessário...

retirar o duto e colocar um fan de 8cm jogando ar pra dentro ali naquele local pode melhorar o desempenho do cooler do processador...

o de baixo tem que jogar ar pra dentro...

você pode ligar quantos fans quiser diretamente na fonte...

eu aqui tenho 3 fans ligados na mobo e mais 5 ligados na fonte...

Link para o comentário

só uma coisa...

o cooler do processador não é exaustor... ele não retira o ar quente... ele puxa o ar frio que vem de fora e joga nos dissipadores...

Teoricamente o duto serve para isolar o cooler do processador do ar mais quente dentro do gabinete, fazendo com que o cooler puxe um ar mais frio diretamente de fora...

mas, como o el papa falou, dificilmente esses dutos são perfeitamente alinhados com o processador, e mais dificilmente o duto chega até o cooler isolando-o de fato...

logo, torna-se um item desnecessário...

retirar o duto e colocar um fan de 8cm jogando ar pra dentro ali naquele local pode melhorar o desempenho do cooler do processador...

o de baixo tem que jogar ar pra dentro...

você pode ligar quantos fans quiser diretamente na fonte...

eu aqui tenho 3 fans ligados na mobo e mais 5 ligados na fonte...

Legal elpapa e Henrique !

Mas, se eu instalar 2 fans jogando ar pra dentro do gabinete não estaria contrariando uma outra regra (que esqueci o nome ... :D) ?

E o fan da fonte ? Pra que lado ele tá jogando o ar ?

A propósito, alguma boa indicação de marca de fan, preferencialmente silencioso pois o que vai ficar no plug s/ controle de rotação sempre vai girar no talo !

Link para o comentário

Olá amigos,

Mesmo após ler os mais diversos tutoriais ainda tenho dúvidas.

Gostaria de instalar no mínimo mais um fan em meu gabinete.

Digo no mínimo pois minha MOBO tem sobrando um plug p/ chassis-fan (c/ rpm) e outro plug p/ supply-fan (s/ rpm).

No meu gabinete há um espaço na parte inferior do mesmo onde certamente posso colocar o chassis-fan.

1ª dúvida: ele deve tirar ou colocar o ar pra dentro do gabinete ?

Seguindo a teoria do ar quente subindo, acho que ele deve colocar o ar pra dentro ... poderiam me confirmar ?

2ª dúvida: há na lateral do gabinete um local adicional p/ um fan que hoje é ocupado por um tubo ficando sob o cooler do processador.

É possível colocar mais um fan neste local ?

O tubo deve ser mantido no local ?

Suponho que deva tirar o ar sob o processador ... estou correto ?

No mais, meu gabinete é do tipo torre de 4 baias.

Se precisarem de informações adicionais basta solicitar.

Obrigado !

Veja essa solução...http://xpcmaster.zip.net/arch2007-07-08_2007-07-14.html

veja a 2º foto do pc aberto, a solução

colocar uma FAN em cima do dissipa...muito mais eficiente que ficar colocando FANs no gabinete

e veja esse video interessante também~]

o cara, colocou 2 FANS tanto na SUL quando na NORTE

"PONTES DO CHIPSET"

Link para o comentário

então... não adianta só jogar ar para dentro, pois dentro do gabinete é produzido bastante calor...

a intenção é criar uma corrente de ar dentro do gabinete... portanto, o ideal é ter o mesmo número de fans jogando ar para fora e para dentro... aí você cria uma corrente de ar..

se o ar simplesmente entrar e não sair, pode até piorar, pois vai ficar só a massa de ar quente lá dentro...

é mais importante a retirada do ar quente do que a entrada do ar frio...

o cooler da fonte pega o ar que tá dentro do gabinete e joga pra fora...

um bom cooler que eu uso aqui é o akasa... não é barulhento e tem uma boa corrente de ar... como ele vem com leds ambar, eu cortei o fio dos leds pra não ficar muito papagaiado.. :D

Link para o comentário

então... não adianta só jogar ar para dentro, pois dentro do gabinete é produzido bastante calor...

a intenção é criar uma corrente de ar dentro do gabinete... portanto, o ideal é ter o mesmo número de fans jogando ar para fora e para dentro... aí você cria uma corrente de ar..

se o ar simplesmente entrar e não sair, pode até piorar, pois vai ficar só a massa de ar quente lá dentro...

é mais importante a retirada do ar quente do que a entrada do ar frio...

o cooler da fonte pega o ar que tá dentro do gabinete e joga pra fora...

um bom cooler que eu uso aqui é o akasa... não é barulhento e tem uma boa corrente de ar... como ele vem com leds ambar, eu cortei o fio dos leds pra não ficar muito papagaiado.. :D

Posso arriscar colocar o chassis-fan (c/rpm) jogando ar pra dentro e outro na lateral (aquele do túnel) tirando o ar ?

Ou o da lateral deve tb. jogar a ar e assumir que a fonte (que é de 12cm) consegue tirar todo o ar ?

Acho que na verdade devo testar ambas combinações correto ?:wacko:

Link para o comentário

o negocio é por um sistema de watercooler e largar de mao isso ai de aircooler.. bom isso pra quem poder.. o que não é o meu caso.. no lugar do duto do meu pc, eu tirei e ali pus um cooler jogando arp ra dentro, na parte de traz do pc tem um de 120mm tirando o ar, e também tem a fonte que embaixo dela tem um cooler de 120mm puxando o ar quente... e na parte da frente tem um de 80mm, puxando ar na direção dos hds...

eu no caso gostaria de por cooler nos SB E NB, alguem sabe onde consigo tais peças...

abraço

Link para o comentário

• Membro VIP

teoricamente, o mesmo CFM entrando e saindo seria perfeito, mas é bem mais complicado que isso. o interior do gabinete é cheio de obstáculos, criando vórtices, bolsas de ar e etc, então dificilmente você terá esse equilíbrio, a não ser que você seja um super-nerd e queira fazer análise da dinâmica dos fluidos e pra saber exatamente quanto CFM entra/sai hehehe...

mas o que você disse é verdade. pelo menos tenta-se chegar o mais perto colocando o mesmo número de fans com mesmo tamanho e CFM.

aqui existem duas como ventilador sendo que uma em baixa rotação para acompanhar a fan exaustora da fonte e outra a toda velocidade também como exaustora.

tudo isso me proporciona um CORE 2 QUAD Q6600 a 38°C em IDLE :D

Link para o comentário

sim... sempre teoricamente... :D

não é a toa que existem gabinetes de 70 reais e gabinetes de 1000...

já acompanhei pesquisas dos nerds lá da engenharia da UnB (não é meu caso, sou do Desenho Industrial) onde o pessoal faz essas pesquisas...

no caso, a pesquisa era para comparar o desempenho de um gabinete fechado e um aberto, levando em consideração as mais diversas variáveis...

basicamente era um gabinete do mais barato, e um termaltake carissimo (acho que era o armor)...

no final das contas o gabinete baratinho foi mais eficiente com a porta aberta (resultado já esperado) mas o termaltake, devido à excelente arquitetura interna, surpreendeu, sendo consideravelmente mais eficiente fechado do que aberto...

isso prova que a circulação do ar dentro de um gabinete é fundamental...

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!