Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda na escolha de placa-mãe, processador e VGA

Posts recomendados

Boa tarde,

Estou querendo trocar meu computador faz algum tempo, e tenho meio lentamente pesquisado os componentes há mais ou menos um mês. No entanto meu computador resolveu convenientemente morrer ontem (algo na placa mãe, creio), por isso preciso chegar a uma decisão mais rapidamente do que planejava (gostaria de definir hoje ainda ao menos placa mãe + placa de vídeo +processador). Estou sem acesso em casa e numa lan house, portanto vou detalhar minhas dúvidas e conto com vossas sugestôes experientes para chegar num consenso.

::Finalidade

A finalidade do computador será predominantemente jogos/gráficos. É importante notar que meu monitor é um Samsung 2232BW (22 Polegadas, widescreen), cuja resolução nativa é de 1680x1050. O que eu gostaria de usar como parâmetro pra definir a qualidade dos componentes são os 3 seguintes jogos:

-Crysis

-Flight Simulator X

-Unreal Tournament III

(nota: li nas regras que mensagens perguntando se 'roda Crysis' serão apagadas, peço que considerem ser este apenas um detalhe deste post.)

Vou listar algums dos componentes que cheguei a marcar como interessantes, mas não pude me aprofundar a ponto de chegar a uma decisão. Se puderem dar suas opiniões sobre qual a combinação que ofereça o melhor custo-benefício, mantendo a qualidade gráfica e jogabilidade dos jogos supracitados na resolução de 1680x1050, serei eternamente grato.

=== placa mãe ===

GA-p35-D53

P5KPLVM

P5GCM

p5LD2

=== processador ===

Q6600

E670

E4500

E8400

=== placa de video ===

8800gt (512mb)

xfx 8600 GT Fatal1ty (256mb)

9600 GT 512mb ddr3 (porque esta mais barata que algumas 8800gt? não é mais nova/melhor?)

ATI HD3850

7900 GT

subdúvidas:

a) 9600gt 512 ou 8800 gt?

B) os requerimentos ideais pro Crysis citam a 8800GTS/640, há muita diferença entre as 8800GT para as 8800GTS? O que significa o "/ 640" (Mb ou bits)?

c) os requisitos recomendados pro Unreal Tournament III citam a nvidia 7800GTX, ela é melhor que a 8800GT? (suponho que não).

Gostaria que as recomendações visassem o conjunto (placa mãe + processador + placa de vídeo), pois já ouvi falar que algumas placas mãe não sao compativeis com alguns processadores, e coisas do tipo, portanto algo em que houvesse uma compatibilidade total entre os 3 items, visando graficos bons nos 3 jogos citados na resolução de 1680x1050.

Muito agradecido.

Fred P.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faltou dizer quanto pode gastar... Mas vou botar uma config mais em conta:

ASUS P5K-SE

Core 2 Quad Q6600

GeForce 8800 GT

A GeForce 9600 GT é ligeiramente inferior à 8800 GT na maioria dos casos, por isso é mais barata. Essa confgi vai rodar os jogos que você citou em qualidade média, eu acredito. Mas bote quanto pode gastar, pro pessoal poder te ajudar melhor.

Link para o comentário

Obrigado pelas respostas

Olha, eu não tenho um preço x especificado, gostaria de não gastar mais de 2000 com essas 3 coisas, algo talvez em torno de 1500 ou um pouco mais, se necessario...

Pois bem, dei uma pesquisada de preços no Buscapé, e por cima, os preços dos items que citaram ficaria mais ou menos assim:

Asus P5K-Se (R$ ~400)

Core2Quad Q6600 (R$ ~530)

Geforce 8800 GT (R$ ~600)

tot = R$ ~1530

o E8400 eu achei por uns 470 por aí, de forma que se substituir o Q6600 por ele na config acima, baratearia uns 50 reais. Uma questão, o E8400 serve na Asus P5K-Se?

Dennis diz que com a config dele deve rodar na média pros jogos citados;

daytron diz que pra ele roda na maxima em 1440;

Já que eu vou ter que rodar em 1680, talvez convenha aumentar um pouco a potencia grafica, o que recomendariam?

das 8800GT, o que são aquelas 'Alpha Dog'? São melhores? Se eu viesse a comprar ou encomendar uma 8800GTS, será que seria capaz de rodar os jogos citados em maxima com a resoluçao de 1680?

Obrigado a quem respondeu, estou afunilando a seleção, mas ainda aberto a sugestões de como - se necessario - melhorar essa config pra rodar crysis, flight sim X e unreal tournament III no máximo ou próximo disso (médio-alto pelo menos) em 1680x1050.

Link para o comentário

O que é melhor?

mobo p5k-se + proc. e8400 + 8800GT? (são todos compativeis?)

ou

mobo ga-p35-ds3 + proc e8400 + 8800gt (sao compativeis?)

estou encontrando a ga-p35-ds3 uns R$100 mais barata que a p5k-se

ga-p35-ds3 essa placa está saindo de linha!

minha recomendação:

Asus P5KC - suporta DDR2 e 3 e processadores de 45nm

8800GT

E8400 ou Q6600 - os dois suporta um bom over

ou se você quiser gastar um pouquinho mais, pega logo um Q9450, que é processador pra bastante tempo!

Link para o comentário

O Q9450 está muito caro pra mim.

Já me decidi com o E8400 (encontro por uns ~470)

E estou praticamente decidido com a Geforce 8800GT (embora ainda nao me tenham tirado as duvidas sobre a diferença com a GTS, ou GTX, etc)

Me falta decidir a placa mãe. Achei que a GA-p35-DS3 está com um preço bom (291 reais), mesmo que esteja saindo de linha, gostaria de saber se ela é ou nao compatível com o E8400 e com a Geforce 8800GT(e/ou S/X). Ou então aceito alguma outra sugestão de mobo compativel com esse processador (E8400) e com o video (8800GT), por um preço de até 300 reais.

Link para o comentário

O Q9450 está muito caro pra mim.

Já me decidi com o E8400 (encontro por uns ~470)

E estou praticamente decidido com a Geforce 8800GT (embora ainda nao me tenham tirado as duvidas sobre a diferença com a GTS, ou GTX, etc)

em ordem de performance, da mais fraca pra mais forte, é mais ou menos assim:

GS, GT, GTS, GTX.

me corrijam se eu estiver enganado.

eu ficaria com a GT. custo-benefício bom e é a que faz um over mais ignorante de todas.

Link para o comentário

Obrigado todos que responderam, acabei ficando com a PK5 SE + E8400. Junto com os outros componentes, memoria, fonte, gabinete, etc, ia ficar meio salgado, então comprei a geforce 8400GS de 512 pra segurar as pontas até eu poder comprar uma placa mais endiabrada.

A propósito, por falar em fonte, comprei uma "Extreme Power Duo 600W" da CoolerMaster, alguém conhece e sabe se é boa e aguenta os trancos futuros (tipo quando eu botar uma 8800GT ou melhor, nessa configuração atual)? Há também um gravador/leitor de cd/dvd da LG ligado, além do resto.

Link para o comentário

A propósito, por falar em fonte, comprei uma "Extreme Power Duo 600W" da CoolerMaster, alguém conhece e sabe se é boa e aguenta os trancos futuros (tipo quando eu botar uma 8800GT ou melhor, nessa configuração atual)? Há também um gravador/leitor de cd/dvd da LG ligado, além do resto.

Fez uma compra ruim, mas ela aguenta sim.

Abraço.

Link para o comentário

porque ruim?

Fonte antiga.

Nem PFC tem.

Para mim fonte sem PFC nunca vai ser uma fonte boa a não ser na faixa de fontes econômicas.

Resumindo:

É fraca nos 12V que interessa, ou seja, ela deveria ter o rotulo de uns 500W e não de 600W, desprezando se ela consegue fornecer o rotulado ou não.

Tem eficiencia baixa

É antiga

Não tem PFC ativo.

Fez uma compra ruim.

Me desculpe a franqueza,

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!