Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Over clássico: E8400 + GA-P35-DS4

fishcp2

Posts recomendados

Olá, pessoal. Gostaria de uma grande ajuda para fazer um overclock no meu pc como um todo, processador, mobo e memórias, porém nada muito agressivo.

Andei vendo, por exemplo, q houve quem colocasse o E8400 a 4,2GHz, mas como tenho bastante receio, acho q 3,8 GHz já seria ótimo pra mim!

Se vocês puderem me ajudar de forma q um novato em over como eu possa entender, agradeço muito!

Segue minha config:

E8400

Zalman CNPS 9500A Led-*****

mobo GA-P35-DS4 V 2.0

memória G.Skill 4Gb PC2-6400 F26400CL5D-4GBPQ

fonte 600W OCZ600SXS

vga ECS N8800GT 512MX-DT

Pra ajudar quem entende da coisa, segue um pedaço de um review que achei sobre minhas memórias:

“Esses módulos podem funcionar a até 550MHz (DDR2-1100) com timings 5-5-5-15 e apenas 2.1v.

Trabalhando com o FSB a 400MHz os divisores de clock de memória oferecidos pelo P35 não são suficientes para aproveitar ao máximo estas memórias. Mas as opções oferecidas são razoavelmente agressivas, ideais para um overclock moderado, adequado para uso diário já oferecendo um ganho significativo em desempenho mas sem comprometer a estabilidade ou a vida útil do conjunto.”

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok muito bom mas antes de começar vamos falar de modificações recomendadas na sua placa mãe ok :D :

1º Atualize a Bios da Placa mãe...

2º Troque a pasta termica por uma de prata no chipset NB e SB (artic silver 5) e dos mosfets por uma de ceramica (artic ceramic, thermalright chillfactor):

motherboard_productimage_ga-p35-ds4.jpg

Ok agora vamos falar no overclock de suas memórias e processador...

Ok vamos começar com um overclock simples... de 3.6Ghz no processador e de 1000mhz nas memórias ok...

Configuração da bios:

Advanced BIOS Features:

CPU Enhanced Halt (C1E) (Note) [Disabled]

CPU Thermal Monitor 2(TM2) (Note) [Disabled]

CPU EIST Function (Note) [Disabled]

MB Intelligent Tweaker:

CPU Clock Ratio (Note) [9X]

CPU Host Clock Control [Enabled]

CPU Host Frequency (Mhz) 400

PCI Express Frequency (Mhz) 100

C.I.A. 2 [Disabled]

Performance Enhance [standard]

System Memory Multiplier (SPD) [2.5x]

Memory Frequency (Mhz) 800 1000

High Speed DRAM DLL Settings [Option 1]

System Voltage Control [Manual]

DDR2 OverVoltage Control [+0.3V] (1.8V+0.3V=2.1V)

PCI-E OverVoltage Control [Normal]

FSB OverVoltage Control [+0.1V]

(G)MCH OverVoltage Control [+0.2]

CPU Voltage Control [1.35V]

Se tudo ocorrer bem... podemos tentar fazer ele chegar a 4Ghz mas para isso é imensamente recomendável que voce troque o cooler do processador por um que ventile os dissipadores da placa mãe, como um MaxOrb ou Big Typhon VX ou Gemini II... E ainda faça um corte para FANs de 120mm na sua tampa lateral do gabinete logo acima do cooler do processador...

Bom para fazer ele ficar a 4Ghz é simples... tudo que voce precisa fazer é seguir as configurações do 3.6Ghz mas... mude isso:

CPU Host Frequency (Mhz) 450

System Memory Multiplier (SPD) [2x]

Memory Frequency (Mhz) 800 900

DDR2 OverVoltage Control [+0.2V]

FSB OverVoltage Control [+0.2V]

CPU Voltage Control [1.3625V]

Overclock da placa de vídeo...

Somente faça isso se seu cooler da placa de vídeo não for como aquele padrão fininho das 8800GT:

http://forum.clubedohardware.com.br/8800gt-overclock-vmod/516979

Link para o comentário

Obrigado, PistolaoBR, mas agora fiquei na dúvida: você disse aí no final Q6600...mas meu processador é um E8400. Acho q há uma diferença considerável nas configs de over de um pro outro, não? :confused:

opa confundi mesmo... escrivi tutorial para um cara com max formula e q6600 e depois escrevi o seu... foi mal ai vou fazer as correções acima... Releia o post acima todo, os valores da bios foram modificados ok...

olha ele dá para chegar até 4Ghz+ só que voce precisa trocar o cooler dele para um que jogue o ar na placa mãe para ventilar também a placa mãe ok...

Ok qualquer coisa me manda mp...

Link para o comentário

Opa! beleza, PistolaoBR?

Então, cara, eu andei vendo em vários lugares sobre over de 4Ghz de um E8400 com uma GA-P35, mas ainda tenho dúvidas a respeito, se você puder me ajudar eu agradeço muito! Ah, como eu tb não tenho certeza, queria aproveitar pra dizer q farei uso diário do pc, talvez deixando ligado de um dia pro outro, inclusive!

1. Pra começar, eu queria q você me desse uma opinião sobre minha config, principalmente sobre refrigeração:

C2D E8400 + cooler Zalman CNPS 9500 LED

mobo GA-P35-DS4 V 2.0 + cooler p/ chipset Zalman ZM-NBF47

memória G.Skill 4Gb PC2-6400 F26400CL5D-4GBPQ

1 HD SATA + 1 HD IDE + 2 DVD-RW

fonte 600W OCZ600SXS

gabinete CoolerMaster Centurion 532 (com cooler 80mm frontal e lateral + exaustor 120mm traseiro)

vga ECS N8800GT-512MX DT (cooler Acellero S1)

2. Aproveitando, queria perguntar se você sabe qual a temperatura limite em full pro E8400 não ter a vida útil diminuída?

3. Mais uma coisa: no site da Intel, diz q o Vcore do E8400 deve ir no máximo a 1,362...mas já vi gente dizendo q isso na verdade não tem muita importância e nesse site: http://www.legionhardware.com/document.php?id=717&p=1 , o autor da matéria colocou o Vcore dele em 1,40 pra 4Ghz e 1,45 pra um pouco mais! Então eu fico inseguro, porque a última coisa q eu quero é diminuir a vida útil de qualquer peça ou mesmo queimá-las...você pode me dizer alguma coisa sobre isso?

4. E, aproveitando q vi rapidamente seu tpc sobre over de vga, você saberia me esclarecer qual config da bios q pode até queimar uma vga? Acho q era alguma coisa sobre a tensão no slot pci-e, mas agora não tenho certeza...

Bom, desculpa aí os milhões de perguntas, mas se puder ajudar, fico muito grato!

Valeu!

1. Bom o hardware está ótimo, mas os coolers não são bons e são caros...

9500 é um cooler que tem o desempenho de um buffalo e custa 3x mais que ele, e ainda não vai ventilar a sua placa mãe que precisa muito de ventilação... e o ZM-NBF47 não é nada adequado no seu caso, os dissipadores da sua placa mãe são infinitamente melhores... só trocar a pasta termica e por um cooler no seu processador que jogue ar neles...

2 e 3... Segundo o site da intel:

http://processorfinder.intel.com/details.aspx?sSpec=SLAPL

ele suporta de forma natural a temperaturas máximas de 72.4°C e vcore de 0.85V – 1.3625V

- Pode passar o vcore? Sim mas voce vai estar diminuindo a vida útil do processador...

- O que acontece se as temperaturas passasm de 72.4°C? O pc reinicia e como voce disse que vai usar o tempo todo vamos tentar fazer um overclock que não passe de 65ºC ok...

4. voce pode usar até 1.3V sem queimar nada em sua 8800GT mas poe na bios dela só 1.1V já é o suficiente para voce chegar a clocks de 730/1836/2000 e se puder coloque uma ventolinha melhor nela tipo essa:

http://www.spon.com.br/index.asp?secao=20&categoria=229&subcategoria=0&id=2077

Muito bons esses fans, mesma a 90CFM, coisa que nem o fan do seu processador faz, eles só produzem 21dB de ruido... excelente...

Agora vamos falar de um cooler para o seu processador...

Como voce pode ver a sua placa mãe tem um sistema de heatpipes que necessita de um cooler em seu processador que jogue o ar na placa mãe e se espalhe para todos os lados suproando esses dissipadores em volta do socket do processador...

motherboard_productimage_ga-p35-ds4.jpg

Logo coolers como o Evecool buffalo, Zalman 9500 9700, iCEAGE 120 plus, thermalright ultra 120 extreme, não podem ser usado no seu caso... voce deve adquirir um cooler que sopre na placa mãe, como o MaxOrb, Big Typhon, ou Big Typhon VX, Gemini II...

http://www.waz.com.br/cooler/thermaltake_clp0310.php?codprod=90073

E se possivel leve a sua janela lateral do seu gabinete numa serralheria e peça para o camarada corta com serra copo de 118mm um buraco em cima do local onde fica o encaixe do fan de 80mm e outro 5cm ao lado na mesma altura, depois pegue um fan de 120mm de para ele usar como molde fazer os furos para fixar os fans de 120mm... e coloque 2 desses daqui:

http://www.spon.com.br/index.asp?secao=20&categoria=229&subcategoria=0&id=2077

Obs.: o cooler thermaltake maxorb e o Big typhon vx são relativamente caros, só que o big typhon não é tão caro e a diferença dele para a versão VX é a ventoinha, e fica bem melhor e mais barato voce comprar o big typhon normal e colocar uma dessas ventoinhas que te indiquei na spon...

Assim fica um jogando ar em cima do cooler do seu processador para o ar que sai dele sempre fique frio e resfrie os dissipadores da placa mãe e outro ao lado jogando o ar nas memórias para ter certeza que eles vão poder ser usadas a 1000mhz de overclock sem diminuir a vida útil...

Link para o comentário

se voce colocar pasta termica de prata nos reguladores de tensão voce pode causar curto na placa mãe... e depende da pasta termica de ceramica, se ela for microprocessada como a thermalright chillfactor, ela é muuuuuito superior à artic silver 5, a propria artic ceramic já é melhor que a artic silver 5 :P

Obs.: Tenho todas elas aqui em casa e fiz os testes com AS5, Artic ceramic, zalman ZM-STG1 e a thermalright chillfactor... fica assim:

1º Chillfactor

2º ZM-STG1

3º Artic Ceramic

4º Artic Silver 5

Para os encrenqueiros de plantão eu passei todas elas com o dedo indicador usando um saco plastico fino como luva e esfrequei bastante para alcançar uma camada mais que fina tanto no processador quanto no dissipador, testei em 3 coolers diferentes e sempre tive o mesmo resultado...

Link para o comentário

então porque não usar a chillfactor em tudo?

pow... maneirissimo seu tuto...

levei 15 horas pra descobrir sozinho tudo isso que você passou em 2 minutos... :D

mas eu não consgui estabilidade a 1,36 + 0,2 nem a pau... aqui tá 1,40 + 0,2...

e nem troquei pasta termica nenhuma... mas acho que meu chipset é gelado porque ele nao passa dos 46ºC em stress, então acho que ta bão...

já as temps dos cores, mesmo com esse vcore mais alto variam entre 63 e 69ºC depois de 20 minutos em stress....

só uma coisa...

"apenas 2,1V nas memórias?" 2,1V não é apenas não... é bastante... é bom inclusive você ter dissipadores ativos em cima dessas memos com uma tensão dessas... já vi memoria DDR2 pipocar com 1,8V...

Link para o comentário

Novamente muito obrigado, PistolaoBr, seus ótimos posts me ajudaram demais mesmo! E pelo visto não só a mim. :)

Sobre o cooler, esse aqui seria um exemplo de "big typhon normal", q eu só precisaria colocar a ventoinha q você indicou, PistolaoBr? http://www.thermaltake.com.br/index.php?meio=produto_detalhe&id=127

E só mais um coisa: “peça para o camarada cortar com serra copo de 118mm um buraco em cima do local onde fica o encaixe do fan de 80mm”

Aqui você quis dizer “cortar com serra copo um buraco de 118mm, né?

Link para o comentário

Novamente muito obrigado, PistolaoBr, seus ótimos posts me ajudaram demais mesmo! E pelo visto não só a mim. :)

1. Sobre o cooler, esse aqui seria um exemplo de "big typhon normal", q eu só precisaria colocar a ventoinha q você indicou, PistolaoBr? http://www.thermaltake.com.br/index.php?meio=produto_detalhe&id=127

2. E só mais um coisa: “peça para o camarada cortar com serra copo de 118mm um buraco em cima do local onde fica o encaixe do fan de 80mm”

Aqui você quis dizer “cortar com serra copo um buraco de 118mm, né?

1. Sim essa é a versão anterior a VX... eles são basicamente o mesmo cooler mas o vx vem com uma ventoinha melhor e mais barulhenta e é compatível com socket amd AM2, e não tem back plate como o normal, no entanto fica melhor e mais barato voce pegar um Big Typhoon normal e colocar a ventoinha de 90CFM de 21DB da coolermaster com led azul, pois é inclusive melhor que a do VX e mais silenciosa também...

2. sim cortar o buraco para voce colocar um fan de 120mm lá, jogando ar frio no cooler do processador, isso garante que o ar que sai do cooler do processador esteja o mais frio o possivel para ventilar e refrigerar bem os dissipadores dos seus mosfets e chipset. lembre-se de comprar grelha 120mm nos locais onde voce for cortar e colocar novos fans de 120mm e furar os buracos do parafuso usando um fan de 120mm como molde, ou seja fazendo a furadeira passar pelo buraco do próprio fan onde entram os parafusos...

então porque não usar a chillfactor em tudo?

Olha a primeira impressão que tive é que ela era de ceramica, mas não achei nenhum lugar que pudesse confirmar, e tem muita pasta termica ai que apesar de não ser cundutora elétrica, possui potencial eletrico, como a própria artic silver 5 e a zalman ZM-STG1, até onde eu sei apenas as pastas com base SOMENTE de ceramica podem ser usadas para fazer contado entre dissipador e reguladores de tensão,

Link para o comentário

valeu PistolaoBR, como sempre suas explicações ajudando bastante! Já encomendei as fans e a chillfactor na Spon e tudo.

Só tem uma coisa q não entendi perfeitamente: só posso passar a chillfactor no processador, no NB e no SB, né? Os mosfets ficam sem nada mesmo?

Link para o comentário

• 3 semanas depois...

Bom, finalmente montei o pc e fiz os testes de estabilidade. Até agora, consegui over de 4.0Ghz com essas modificações na bios:

MB Intelligent Tweaker:

CPU Host Clock Control [Enabled]

CPU Host Frequency (Mhz) 444

PCI Express Frequency (Mhz) 100

C.I.A. 2 [Disabled]

Performance Enhance [standard]

System Memory Multiplier (SPD) [2x]

Memory Frequency (Mhz) 800 888

System Voltage Control [Manual]

DDR2 OverVoltage Control [+0.20V] (=2.0V)

PCI-E OverVoltage Control [Normal]

FSB OverVoltage Control [+0.15V]

(G)MCH OverVoltage Control [+0.15]

CPU Voltage Control [1.337V]

Agora tô testando pra ver se consigo diminuir mais a tensão da CPU, FSB, memórias, etc.

Ah, tenho umas dúvidas sobre as temperaturas, se você Pistolao ou alguém mais puder me responder, agradeço bastante:

1) Queria saber se essas temps são normais, em idle, com esse over que eu postei.

CPU:31º

Mobo: 48º

Ambiente GPU: 35º

Memória GPU 40º

GPU: 48º

Obs: a GPU é uma 8800GT 512MX-DT com Acellero s1 (gabinete com 2 fans jogando ar pra fora (lateral +- em cima das memos/traseira) e outras 2 jogando pra dentro (lateral em cima do cooler cpu/frontal), sendo todas de 120mm.)

2) Minha memos (GSkill 800) tão com 2,1v, rodando a 888mhz. Porém eu já percebi q elas vão até 1100 com essa mesmo tensão. Se eu aumentar a frequência pelo multiplier delas pra algo perto desse 1100 mantendo os 2,1v, elas vão esquentar mais?

Link para o comentário

Ah, tenho umas dúvidas sobre as temperaturas, se você Pistolao ou alguém mais puder me responder, agradeço bastante:

1) Queria saber se essas temps são normais, em idle, com esse over que eu postei.

CPU:31º

Mobo: 48º

Ambiente GPU: 35º

Memória GPU 40º

GPU: 48º

2) Minha memos (GSkill 800) tão com 2,1v, rodando a 888mhz. Porém eu já percebi q elas vão até 1100 com essa mesmo tensão. Se eu aumentar a frequência pelo multiplier delas pra algo perto desse 1100 mantendo os 2,1v, elas vão esquentar mais?

1) tá tudo lindo mas a placa mãe tá feio com força, tinha que estar no máximo em 40ºC, poe pasta termica de qualidade nela e um fan de 50x10 no dissipador dela que deve resolver... e ai voce consegue FSB mais alto e mais estável tipo 500mhz :D

2) olha eu não recomendo voce rodar memória em 1100mhz só com 2.1V por pelo menos 2.2V e em 888mhz voce pode por elas em 2.0V que é mais que suficiente...

Poe isso ai em 450mhz para arrendondar os clocks... :cool:

Link para o comentário

aff pasta termica é para fazer contato entre o chip a ser refrigerado e a base do dissipador, que em termos microscópicos é bastante irregular, e as pequenas áreas que não irão fazer contato precisa ser preenchidas... logo voce somente precisa passar pasta no local exato onde havera contato da face do chip a ser refrigerado e a base do dissipador... e em menor quantidade o possivel sem sacrificar o contato...

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!