Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

O problema começou quando eu liguei o computador em uma rede bifásica 220V. Eu mudei a tensão de entrada da fonte para 220V, mas acho que ela não aceita rede bifásica:confused:...

Dae eu abri a fonte e vi que o fusível estava rompido... comprei um fusível novo e coloquei na fonte. Liguei a fonte (dessa vez em uma rede monofásica 110V) e parecia normal, então fui olhar as tensões de saída com o multímetro e não saia nenhuma tensão nos conectores...:(

Reabri a fonte e vi se o fusível estava queimado (não estava), depois com a fonte aberta (sem colocar a tampa externa apenas) liguei a fonte na tomada (110V monofásico), então fecho um curto na fonte e saiu uma faísquera:(... desliguei a fonte da tomada

Dae eu olhei e o fusível tinha queimado... troquei ele e fechei a fonte do jeito certo, então liguei na tomada (110V monofásico) e novamente deu curto...

Depois disso não liguei mais a fonte...

O PC é um Dell Optiplex GX110, com fonte original HP-145SNH...

Gostaria de saber se alguém tem o esquema elétrico dessa fonte e dicas de como arrumar isso, ou se é só trocando que resolve...

Gostaria de saber se dá pra trocar essa fonte por uma genérica?? E se vai necessitar de alguma adaptação para isso...

Muito Obrigado

Postado

Tente verficar visualmente próximo da entrada de AC se existem varistores em curto (parecem capacitores cerâmicos que ficam torrados quando se liga em 220vac); pode ser que tb o fet esteja em curto. Qualquer coisa poste novamente c/ mais detalhes, ok?

Postado

Esses PCs costumam vir com fontes boas e aproveito pra dizer pra não comprar fontes genéricas pra eles (nem pra qualquer PC!).

O que tá acontecendo é provavelmente um varistor ou dois, em curto. Tente localiza-los, eles costumam vir envoltos numa fita termo-retrátil, parece uma borracha envolta no componente em questão. Tire-os fora que sua fonte vai funcionar, mas providencie outros iguais pra trocar ou sua fonte não estará mais protegida desse tipo de acontecimento, como ligar em 220V com a chave em 110V e pequenos surtos na rede eletrica.

Postado

Não sei o que são varistores, mas descubro no google... :)Obrigado...

Mas o problema não foi que eu liguei em 220V com a chave selecionada em 110V... O problema inicial foi que eu liguei o pc (com a chave selecionada para 220V) em uma rede Bifásica... Então queimou a fonte [acho eu que foi por isso]...

Depois, quando troquei o fusível, liguei a fonte (em 110V monofásico), mas sem fechar a tampa externa da fonte... Dae ela entrou em curto, saíndo umas faíscas e uma fumaça...:(

Eu acho que eu fechei curto porque a TAMPA externa da fonte devia conduzir o aterramento para algum componente, que ficou sem aterramento queimando... [ACHO EU]

...ME AJUDEM...

vou dar mais uma olhada na fonte, se eu não conseguir posto novamente com fotos... Abraços e Muito Obrigado pela ajuda

Postado

Uma rede bifásica, 110/110?? Não deveria ter queimado, estranho...

Geralmente o aterramento está na parte de metal inferior, onde os parafusos da placa são fixados...

Estranho isso ai...

Postado

Pode ter ocorrido do seletor 220/110 não ter atuado totalmente na posição 220 ou estar com defeito mesmo; quanto ao fato da tampa acho que não ter nada a ver; o que ocorre é que da primeira vez que você ligou em 220 os varistores entraram em curto (cumprindo o papel deles) e queimou o fusível; da segunda vez, pelo fato dos varistores já estarem em curto saiu toda a "faisquera" e "fumacêra", com certeza dos próprios varistores, ok? Se puder postar fotos fica mais fácil. Um abraço.

Postado

Ja aconteceu aqui uma vez. Ligue a fonte em 220V, a chave seletora estava em 110V. Ai deu um pipoco. Quando acertei a chave seletora e liguei de novo foi outro pipoco, os varistores realmente tavam em curto, só foi removê-los q a fonte voltou à vida.

• 4 semanas depois...
Postado

Aconteceram varias coisas...

Mandei a fonte para um eletrônico e ele fez um orçamento de 60,00 reais, como eu estava com pressa mandei ele fazer, mas no outro dia ele me devolveu a fonte e disse que o problema dela era na placa base da fonte, então ele disse que só podia arrumar se conseguir outra placa base, ou seja, ele precisava de outra fonte(mesmo modelo) para arrumar a minha.

Eu resolvi desmonta completamente a fonte para ver o que realmente ele estava dizendo. Quando retirei a fonte de sua carcaça e viro ela de cabeça pra baixo, olho em baixo e noto uma parte queimada e o resto aparentemente normal. Retirei um capacitor, que estava atrapalhando o acesso, e retirei algo que parece um varistor torrado.

Não consigo identificar que varistor é aquele, pois ele está torrado. Dá pra ver algumas poucas letras, mas não sei o que significam...

Queria saber se apenas trocar os varistores já resolveria, ou se devo testar alguns componentes?

Em anexo vão fotos da placa da fonte e do componente que me parece um varistor... Aguardando uma ajuda... Obrigado

Gostaria de saber se apenas deixar sem o varistor já resolve, será que não tem nenhum outro componente estragado, se for possível poderiam me indicar um site que ensine como testar os componentes... Obrigado

Consegui identificar alguns números números e letras no varistor...

Ele me parece ser...

SAS

471KD07

Gostaria de saber se esse varistor é o mesmo desse site: http://us.100y.com.tw/PNoInfo/4044.htm

E depois gostaria de saber se esse varistor é equivalente a algum dos varistores seguintes (são referências tiradas do site Severo Roth):

S07K300=07D471K VARISTOR

S10K300=10N471K VARISTOR

S14K300=14D471K VARISTOR

Desde já agradecido... Abraços

post-365847-138849476429_thumb.jpg

post-365847-13884947643416_thumb.jpg

post-365847-13884947644111_thumb.jpg

Postado

Parece sim um varistor, tem grandes chances de ligar a fonte e ela voltar a funcionar.

Ele parece ser um varistor de 7mm e 150V. 7mm vem do 07D e 150V to chutando porque o de uma seventeam q tem aqui são de 150V, são dois de 150V. Esses q você relatou são de 300V, se fossem iguais a esses não tinha queimado, mas tb nao tinha protegido.

Ela funciona sem o varistor, nem se preocupa em botar outro logo, mas tenha cuidado pra não ligar errado novamente. Providencie alguma proteção com varistor externo, como um bom filtro protetor anti-surto. Antes de ligar a fonte, veja se nao tem trilha em curto.

Postado

Tem algo estranho com essa placa da fonte... parece que os contatos dela estão todos ligados juntos... muito estranho... olhem as fotos que vão em anexo... parece que os contatos que saem para a placa mãe estão soldados todos juntos...

Olhem, por favor, e me digam o que acharam...

Será que eles estão soldados todos juntos??

Será que no curto acabou soldando todos os contatos juntos??

Ou será que isso é normal... Por favor me ajudem...

Eu testei com o multímetro, e aquele material que liga os contatos da placa conduz eletricidade... tem resistência...

E, com a fonte desligada, aparece resistência entre dois fios do conector que sai para o HD... Isso é Normal??

Obrigado pela ajuda...

post-365847-13884947657874_thumb.jpg

post-365847-1388494765827_thumb.jpg

post-365847-13884947658583_thumb.jpg

post-365847-13884947658902_thumb.jpg

Postado

Cara, as fotos não estão muito nitidas, mas nas fontes existem fios soldados juntos na saida sim, nao todos, mas alguns.

É difícil um curto gerar calor suficiente pra derreter as soldas...

Postado

Cara eu to meio assim de ligar a fonte e dar !bum!:eek:... Então estou mandando umas novas fotos tiradas agora com a câmera Digital:D... ficaram bem mais nítidas...

Tem uma foto geral da placa interna dela...;)

Tem uma foto da parte estranha da fonte...;)

Tem uma foto que é um recorte da anterior...:rolleyes:

Dá uma olhada e me diz se isso é normal...:confused:

Brigadão...:D

post-365847-1388494773574_thumb.jpg

post-365847-13884947735904_thumb.jpg

post-365847-13884947736372_thumb.jpg

• Membro VIP
Postado

Sim. Normal. Os fios pretos devem sair de uma mesma ilha no impresso, pois todos devem ter o mesmo potencial de terra. Esse bem do canto, que toma consigo a ilha do buraco de fixação da placa, com certeza é o terra, fio preto.

Mesma analogia para os fios vermelhos, todos eles com 5 Volts. Igual para os amarelos, todos com 12 volts e igual para os laranja, todos com 3,3 Volts. Não vi porque de seu espanto. Na sua casa também é assim. Muitos fios saem através de um disjuntor cada um, de um mesmo fio fase, e vão para as tomadas, chuveiro, lâmpadas, etc. Podem até estar divididos em mais de uma fase, mas mais do que um sai dessa fase.

Um só chicote não conseguiria levar toda a energia necessária para o seu PC. desse modo são colocados diversos fios que distribuem essa energia. Nada de mais nisso.

A maioria das fontes de alimentação atuais, embora digam que tem mais de uma saída de 12 Volts, na verdade tomam a energia de 12 Volts, estabilizada, de um mesmo ponto e a distribuem com diversos chicotes.

Abraço...

• 8 anos depois...
Postado

Caros, queimei toscamente minha fonte e preciso trocar o varistor. 

A fonte em questão é uma DELL L220NS-01, que equipa um Inspiron 3647.

Onde encontro a especificação do varistor e onde consigo encontrá-lo para trocar?

(É meu primeiro conserto de fonte...)

Desde já agradeço a atenção e o auxílio.

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, danielmesquita disse:

Caros, queimei toscamente minha fonte e preciso trocar o varistor. 

A fonte em questão é uma DELL L220NS-01, que equipa um Inspiron 3647.

Onde encontro a especificação do varistor e onde consigo encontrá-lo para trocar?

(É meu primeiro conserto de fonte...)

Desde já agradeço a atenção e o auxílio.

Varistores encontra-os em boas lojas de componentes eletrônicos. Se desejar via rede olhe ai:

http://www.soldafria.com.br/varistor-c-84.html

http://proesi.com.br/catalogsearch/result/?q=varistor

Tente ler, no varistor danificado, seu código.

Se ficou impossível de ver, coloque um de 250 Volts e se o tamanho permitir coloque um de 20 mm..

Esse por exemplo: http://proesi.com.br/varistor-s20k-275v-20d431k.html

Ou esse: http://www.soldafria.com.br/varistor-20k-250-vac-s20k250-dnr20d391k-p-3320.html

Checastes se não tem transistor / diodos queimados ai???

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...