Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a diferença do Ghz e do Mhz em um processador?


candolfi

Posts recomendados

Para processadores, o número de hertz informa a quantidade de cálculos por segundo. GHz (Gigahertz) e MHz (Megahertz) são múltiplos desse sistema de unidade.

Megahertz -> 10^6 (10 elevado à 6° potência) -> 1.000.000 hertz

Gigahertz -> 10^9 (10 elevado à 9° potência) -> 1.000.000.000 hertz

Edit:

Uma coisa que é interessante falar. Apenas uma maior quantidade de hertz não é argumento para dizer que um processador X é melhor que um processador Y. Em alguns casos, um processador de 3GHz tem um desempenho pior do que um processador de 2GHz. Ou seja, cada caso é um caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para processadores, o número de hertz informa a quantidade de cálculos por segundo. GHz (Gigahertz) e MHz (Megahertz) são múltiplos desse sistema de unidade.

Megahertz -> 10^6 (10 elevado à 6° potência) -> 1.000.000 hertz

Gigahertz -> 10^9 (10 elevado à 9° potência) -> 1.000.000.000 hertz

Edit:

Uma coisa que é interessante falar. Apenas uma maior quantidade de hertz não é argumento para dizer que um processador X é melhor que um processador Y. Em alguns casos, um processador de 3GHz tem um desempenho pior do que um processador de 2GHz. Ou seja, cada caso é um caso.

Opá... ok, isso eu sei amigo, acho que me expressei mal em minha pergunta, me desculpe, o que quero saber é a diferença entre uma operação de outra, por exemplo:

Tenho um processador Intel 2,66 Ghz com frequencia de 1333Mhz.

Sendo assim qual a diferença desses dois fatores?

O que significa a velocidade do clock que é de 2,66Ghz???

O que significa a velocidade da frequencia que é de 1333Mhz

Como funciona a comunicação desses dois fatores dentro do processador?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opá... ok, isso eu sei amigo, acho que me expressei mal em minha pergunta, me desculpe, o que quero saber é a diferença entre uma operação de outra, por exemplo:

Tenho um processador Intel 2,66 Ghz com frequencia de 1333Mhz.

Sendo assim qual a diferença desses dois fatores?

O que significa a velocidade do clock que é de 2,66Ghz???

O que significa a velocidade da frequencia que é de 1333Mhz

Como funciona a comunicação desses dois fatores dentro do processador?

Abraços!

Você tem um processador com clock de 2.66GHz e FSB de 1333MHz. É isso? Se for, então o 2.66GHz refere-se simplesmente a freqüência de operação do processador. O 1333MHz refere-se a freqüência do FSB (Front Side Bus), que é o barramento de comunicação entre o processador e o Northbridge (Ponte Norte). Através desse barramento, o processador se "comunica" com a memória e outros componentes, por meio do Northbridge (e também do Southbridge).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...