Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual chipset você prefere?

Sengir Vampire

Posts recomendados

Bom dia! Vou comprar meu computador no próximo dia 7 e gostaria de saber na opinião de vocês qual seria a melhor placa mãe que atende aos requisitos:

socket Intel 775

DDR2

45nm

PCI-E 2.0

Meu amigo um dia me falou que eu deveria comprar uma placa mãe com o chipset da nvidia porque ele leva uma vantagem na performance em games sobre as placas mães com chipset Intel, isso é verdade? Se sim ou não gostaria de saber de forma técnica o porque, pois, muitas pessoas falam coisas apenas para defender o produto que possuem.

OBS: Vou comprar meu PC para jogar <-

OBS2: Não pretendo fazer SLI <-

Até o momento pensei na seguinte configuração:

CORE 2 DUO E8400 6MB/1333MHZ BOX

Memória para Computador ddr2 2x2GB 800MHZ

Placa de vídeo PCIEXP. 512MB GF 9800GTX 675M

Agradeço a todos que puderem me ajudar!

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membro VIP

Cara, preço indiferente? Aí complica né, se você quiser eu monto uma config de mais de R$ 5.000,00.

Quando você diz q não tem nada, isso inclui gabinete, mouse, teclado, monitor e etc?

Ah e outra coisa, o ganho do PCI-E 2.0 é praticamente imperceptível para o PCI-E 1.0. E uma placa PCi-E 2.0 roda tranquilamente em uma MB PCI-E 1.0.

http://www.tomshardware.com/reviews/pci-express-2-0,1915.html

Ah, e antes de pedir config, recomendo esse tópico:

https://www.clubedohardware.com.br/forums/forum/93-montagem-e-upgrade-de-computadores-de-mesa/

Link para o comentário

Cara, acho que você não interpretou direito minha dúvida, eu não disse que queria montar o computador inteiro, eu preciso de ajuda apenas para escolher a minha placa mãe. Por este motivo não estabeleci um preço, pois já sei as outras peças que quero comprar...

Mas agradeço por informar sobre o PCI-E 2.0. Não sabia que ele não levava vantagem sobre o PCI-E 1.0, e que você pode "Rodar" placas PCI-e 2.0 em MOBO'S PCI-E 1.0 sem perder o total rendimento da nova tecnologia...

MInhas dúvidas são:

1- Qual é a melhor placa mãe para eu comprar que atende aos requisitos abaixo:

Socket Intel 775

DDR2

45nm

PCI-E 2.0

2- Meu amigo um dia me falou que eu deveria comprar uma placa mãe com o chipset da Nvidia porque ele leva uma vantagem na performance em games sobre as placas mães com chipset Intel, isso é verdade? Se sim ou não gostaria de saber de forma técnica o porque, pois, muitas pessoas falam coisas apenas para defender o produto que possuem.

Link para o comentário

Não tenho nada por enquanto, como disse vou comprar o computador no dia 7 amigo.

O preço no momento é indiferente, pois como disse, quero saber a melhor Mobo que atende os requisitos:

socket Intel 775

DDR2

45nm

PCI-E 2.0

- Pretendo fazer OC

Eu pegaria uma com chipset Intel X38, ainda mais pra fazer overclock, pois aparentemente ele suporta nativamente FSB de 1600Mhz, já q nao esquenta quase nd com essa frequencia...

A minha e a Asus P5e, é uma boa placa, mas c você pode gastar mais eu recomendo pegar a Asus Maximus Formula ou a Gigabyte X38-DQ6

é... o problema é q eu nao sei qto elas custam no Brasil e se elas encaixam no seu orçamento de 300 dolares, pelo menos aqui no japao elas custam menos! :D

Link para o comentário

Se você está esbanjando grana tudo bem, mas a P5k-SE é uma ótima pedida.

chipset P35

Suporta PCI Express

DDR2 1066

FSB 1600

E está com um ótimo preço no mercado.

Uma vez pegando ela você poderia gastar a grana que sobrar (pois ela custa menos de 300 doletas) nos demais periféricos, como VGA, memórias de boa qualidade, etc.

O Único ponto negativo desta placa é que não tem a porta IEEE, mas nada que colocando num slot PCI não resolva.

:)

Link para o comentário

No PY chego o novo modelo da XFX com chipset nvidia 790I top de linha da nvidia para intel, acredito q seja melhor q x38 q é menos atual q o 790I e ta 350 dolares 50 a mais do seu orçamento mas eu acho q vale a pena antes de pegar uma com chipset intel, nda contra, mas acho q esse chipset da nvidia pode ser melhor...

Link para o comentário

Eu particularmente nao acho que os chipsets da NVidia sao melhores para games, pois sendo dois chipsets "iguais" nas caracteristicas (FSB, clock de memoria suportado, suporte a Dual Channel, etc)e com configuraçoes identicas da maquina, o que faz valer mesmo o desempenho em jogos são o processador e placa de video.

Outra coisa, li que os chipsets NVidia esquentam bastante, tanto que vem de fabrica com dissipadores ativos (ventoinha). Isso pode ser um complicador na hora de fazer o overclock, nao sei se dificulta, pois nunca testei um, então deixo pra quem tem possui um e faz overclock dizer. já o X38 se mantem numa temperatura muito boa, eu rodo meu Q6600 em 1600Mhz de FSB e o chipset nem reclama... :D

Uma coisa que nao gosto de ver nas placas-mãe com chipset NVidia 790i é que nem todos os capacitores sao solidos (estes sao mais duraveis) (ponto negativo), pois os capacitores eletroliticos podem, com o tempo, vazar. Pelo menos o circuito regulador de tensão (que é importante) tem os capacitores solidos, e se nao me engano, tem bobinas de ferrite (bobinas de ferrite "gastam" menos energia que bobinas de ferro)(ponto positivo).

A Maximus Formula, no caso, tem todos os capacitores solidos (ponto positivo), porém as bobinas nao sao de ferrite (ponto negativo).

Pena que no PY nao tem placas Gigabyte, pois a GA-X38-DQ6 seria uma otima opção (todos os capacitores solidos e bobinas de ferrite, alem da qualidade, enfim DQ6 é a mais top de linha da Gigabyte).

Quanto a opção de pegar ou X38 ou 780i, eu ficaria com o X38 sem pensar 2 vezes...

Existe tb a versao Maximus Formula com chipset X48, se nao me engano chama Rampage Formula (ou seria Maximus Rampage? Sei lá :lol:). A unica diferença entre os dois, ao meu ver, é q o X48 suporta nativamente FSB 1600Mhz, enquanto no X38 só com overclock. Eu nao pagaria mais caro por ele, mas enfim...

Espero ter ajudado.

Link para o comentário

Além das opiniões dos usuários, nunca é demais pesquisar. Sites especializados têm outras opiniões importantes.

Tem testes de desempenho aqui no Clube do Hardware, e se domina um pouco de inglês tem a Anandtech, Tomshardware, Xbitlabs, etc.

Os dois chipsets intel X48 e nvidia 790i têm mostrado desempenhos próximos. Mas a intel tende a se comportar melhor em aplicações mais profissionais (workstations) por causa do desempenho melhor em RAID.

Link para o comentário

Obrigado pela ajuda pessoal!

Tenho mais uma dúvida:

A 780i ->

http://www.nvidia.com/object/nforce_780i_sli.html

Aceita essa memória do link abaixo sem ter problemas???

http://www.navenet.com/v1/modulos/det_prod.php?vlt=1&od=1&moeda=US$&cor_textosTEMPLA TE=666666&prod_id=56886&cor_principalTEMPLATE=FF00 33&ep=N&md=US$&marca=','prod56886

porque não entendi essa descrição no site da Nvidia sobre a placa mãe:

Dual channel memory architecture

DDR2 1200(EPP1.0)/800/667/533

Abraços!

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!