Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trasistor Darlyton

HELIO1961

Posts recomendados

Ola companheiros,me ensine a localizar um trasistor darlyto ou seja regulador de largura de um monitor,pois o monitor esta com a horizontal fechando (efeito almofada)e estou desconfiando deste componente ja testei os cap. de largura e continua fechando. o monitor e lg 45i se alguem tiver esquema deste circuito melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigão, você não tem o nº do transistor?

Pra tentar adivinhar só pode ser o 2SD 1314, esse esquema ta difícil de encontrar! confirma ai se é isso mesmo? se você só quer saber onde ele se localiza é só ir no dissipador de calor do horizontal la você encontra esse transistor! valeu?

Link para o comentário

seria um darlington mesmo????Bem que saiba nao e darlington e sim um transistor de potencia.Bem mais ...... amigo ele se localiza num dissipador.Mais ele nao e responsavel pela largura e sim o capacitor ligado entre coletor e emissor.falei!!!

Amigão, tem tudo a ver sim! isso não é para lhe replicar mais estou aqui também para aprender e quero chegar a uma conclusão, vomos lá?

Para começar a análise, supõe-se o final da varredura, isto é, o feixe na direita da tela.

monitor_sh01.gifmonitor_sh01.gifmonitor_sh01.gif

monitor_sh01.gif Nesse momento, o transistor Q1, comandado pelo circuito excitador, deixa de conduzir. Desde que a corrente no primário do flyback não muda instantaneamente, ela é desviada para o capacitor C1 e, assim, esse capacitor e a indutância do flyback formam um circuito ressonante. A tensão em C1 sobe para valores na faixa de 900-1500 V.

A tensão positiva em C1 diminui e, devido à característica dos circuitos LC, se tornaria negativa, produzindo uma oscilação amortecida. O diodo D1 impede isso e, portanto, a tensão em C1 será reduzida até zero.

Agora, a energia armazenada no flyback e no yoke produz uma corrente em sentido oposto que é drenada pelo diodo D1 e a corrente negativa leva o feixe para o início (lado esquerdo) da tela.

Essa corrente é reduzida a zero (quanto então o feixe deverá estar no meio da tela) e, nesse momento, o circuito excitador deve fazer Q1 conduzir e a corrente será positiva e crescente, levando o feixe para o final da tela e o ciclo se repete.

Notar que o transistor Q1 só trabalha (isto é, conduz) na metade "direita" da varredura e, portanto, a tensão coletor/emissor é próxima de zero. Na metade "esquerda" está em corte, mas a corrente é drenada por D1 e, portanto, a tensão coletor/emissor também é próxima de zero. Assim, essa tensão só é significativa no retraço, com perfil de uma meia senóide devido à ressonância LC anteriormente mencionada.

post-57512-13884947410469_thumb.gif

Link para o comentário

• Coordenador

Colega helio, você pode estar com problemas nos Fet's de "correção"..., como o amigo Kaarell falô! no caso do lg!, tombamento, almofada e trapézio, eles estão posicionados um pouco "ao fundo" da placa, (Monitor com tubo pra mesa, lado direito da placa, de quem vê o lado da solda, abaixo do saida horiz...) são treis fet's..., você pode estar com mal contato ou defeito nos cap's do circuito..., só peguei mal contato neles até hoje..., mas pode ser que você esta com probl., até de yoke!!!...

olhe lá e volte a nos posicionar...

Boa sorte!

Bruno

Link para o comentário

seria um darlington mesmo????Bem que saiba nao e darlington e sim um transistor de potencia.Bem mais ...... amigo ele se localiza num dissipador.Mais ele nao e responsavel pela largura e sim o capacitor ligado entre coletor e emissor.falei!!!
Jorge bom dia o numero referencia e essa IRFS640 so que e um mosfet
Link para o comentário

Colega helio, você pode estar com problemas nos Fet's de "correção"..., como o amigo Kaarell falô! no caso do lg!, tombamento, almofada e trapézio, eles estão posicionados um pouco "ao fundo" da placa, (Monitor com tubo pra mesa, lado direito da placa, de quem vê o lado da solda, abaixo do saida horiz...) são treis fet's..., você pode estar com mal contato ou defeito nos cap's do circuito..., só peguei mal contato neles até hoje..., mas pode ser que você esta com probl., até de yoke!!!...

olhe lá e volte a nos posicionar...

Boa sorte!

Bruno

Eu localizei estes fet sao os irfs 630,todos com essa referencia
Link para o comentário

Amigão, você não tem o nº do transistor?

Pra tentar adivinhar só pode ser o 2SD 1314, esse esquema ta difícil de encontrar! confirma ai se é isso mesmo? se você só quer saber onde ele se localiza é só ir no dissipador de calor do horizontal la você encontra esse transistor! valeu?

colega eu localizei o irfs 640 em um dissipador com dois resistores de um R e este?
Link para o comentário

Amigão, tem tudo a ver sim! isso não é para lhe replicar mais estou aqui também para aprender e quero chegar a uma conclusão, vomos lá?

Para começar a análise, supõe-se o final da varredura, isto é, o feixe na direita da tela.

monitor_sh01.gifmonitor_sh01.gifmonitor_sh01.gif

monitor_sh01.gif Nesse momento, o transistor Q1, comandado pelo circuito excitador, deixa de conduzir. Desde que a corrente no primário do flyback não muda instantaneamente, ela é desviada para o capacitor C1 e, assim, esse capacitor e a indutância do flyback formam um circuito ressonante. A tensão em C1 sobe para valores na faixa de 900-1500 V.

A tensão positiva em C1 diminui e, devido à característica dos circuitos LC, se tornaria negativa, produzindo uma oscilação amortecida. O diodo D1 impede isso e, portanto, a tensão em C1 será reduzida até zero.

Agora, a energia armazenada no flyback e no yoke produz uma corrente em sentido oposto que é drenada pelo diodo D1 e a corrente negativa leva o feixe para o início (lado esquerdo) da tela.

Essa corrente é reduzida a zero (quanto então o feixe deverá estar no meio da tela) e, nesse momento, o circuito excitador deve fazer Q1 conduzir e a corrente será positiva e crescente, levando o feixe para o final da tela e o ciclo se repete.

Notar que o transistor Q1 só trabalha (isto é, conduz) na metade "direita" da varredura e, portanto, a tensão coletor/emissor é próxima de zero. Na metade "esquerda" está em corte, mas a corrente é drenada por D1 e, portanto, a tensão coletor/emissor também é próxima de zero. Assim, essa tensão só é significativa no retraço, com perfil de uma meia senóide devido à ressonância LC anteriormente mencionada.

Amigão, eu não pude (não dei conta) de colocar o circuito aqui, porque seria melhor pra entender como funciona a varredura horizontal.

Obrigadao pela explicação.braços helio

Link para o comentário

colega helio, você pode estar com problemas nos fet's de "correção"..., como o amigo kaarell falô! No caso do lg!, tombamento, almofada e trapézio, eles estão posicionados um pouco "ao fundo" da placa, (monitor com tubo pra mesa, lado direito da placa, de quem vê o lado da solda, abaixo do saida horiz...) são treis fet's..., você pode estar com mal contato ou defeito nos cap's do circuito..., só peguei mal contato neles até hoje..., mas pode ser que você esta com probl., até de yoke!!!...

Olhe lá e volte a nos posicionar...

Boa sorte!

Bruno

amigo eu localizei o fet o irfs 640 de larguratestei e esta bom. Com a ajuda de alguns amigos do forum inclusive voce.troquei um cap de 5 nano 1600v liguei e abrio so um quadro pequeno no meio depois ficou so uma linha horizontal e apagou, mas as fontes estão boas,continuo insistindo sou persistente qualquer ajudo estou no aguardo.
Valeu por esta ajudo do esquema,vou chegar la,
Amigos, eu mapeei o circuito e com certeza cheguei a conclusão q:

os treis IRF630 estão ai chaveando par o CI 401

Vejam só o modo do sinal:

Se eu estiver errado me corrijam por favor!

karel, descobrir o ktc 3198 com problem testei na placa e deu res. baixa neg.colet e pos. emissor,

estou a procura de transistor ou e algum comp. na linha ruim.

Link para o comentário

conpanheiro eu descobrir o transistor darligton em curto coloquei outro e a tela acendeu abrio um quadro pequeno no meio da tela e depois ficou so um lista horizontal no meio da tela
colega, post aí seus passos!

estamos acompanhando!!!

Boa sorte,

Bruno.

bruno descobri o trasistor darligto em curto troquei ligue o monitor apareceu um quadro pequeno depois ficou so uma lista horizonta no meio da tela
Link para o comentário

• 3 meses depois...

Ajuda estou precisando de dois transistor para empressoras epson, que são o 2SA 2098 E O 2SC5887,Fiz varias pesquisas, só conseguo um compativel que é o 2SA1292, Mas deu em nada não consigo achar para comprar, pois o que estou usando são os BC 649 640, que 80V 1A 100MHZ, mas não estão dando certo, poi preciso é de 60V 20A 100/200MHZ,Quando acho um um item ou outro não bate, No aguardo, Abraços Atenciosamente Antonio Celso Rodrigues Dunstan ([email protected])

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!