Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer gabinete ventilado e barato - Tutorial -


Posts recomendados

sim nesse caso não precisa de fan frontal, ele somente é necessário se voce pode cooler no processador que ventila de forma paralela a placa mãe jogando o ar no fan traseiro, no seu caso o ideal é pegar um gabinete que teha a possibilidade de se por fan traseiro de 120, e cortar a lateral desse jeito mesmo, na cpu, mem, e outro logo abaixo da cpu, em cima do dissipador central da placamãe e vga... lembre-se de escolher a dedo os 4 fans de 120, eu sempre recomendo esse:

http://forum.clubedohardware.com.br/review-fan-coolermaster/554073

90cfm de ventilação e só 19db de barulho... muito bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo voce leu o inicio desse tópico...?

Qualquer gabinete que tenha a possibilidade de se por um fan de 120mm na traseira serve, o acrilico lateral fica muuuuuuito melhor e mais barato se voce for numa casa de acrílico e mandar fazer da cor, tamanho, e com slots para coolers onde voce quiser...

Va numa loja física qualquer ai perto da sua casa compra o gabinete preto mais barato que dê para por um fan de 120mm na traseira... leva em qualquer casa de acrílico, junto com 1 fan de 120mm para servir como molde para os furos dos parafusos, e fala para o cara que voce quer acrilico em cima e do lado, fixado na chapa de latão, no molde e desenho que voce quiser, ai voce dá o fan de 120mm para eles cortarem o acrílico com um buraco circular da tamanho das hélices (115mm de diâmetro) e fala para eles furarem os buraquinhos dos parafusos usando o fan como molde... ai voce poe em cima, do lado em cima do processador, outro ao lado em cima das memórias, e outro em baixo, bem em cima do dissipador central da placa mãe e placa de vídeo..., pede para eles fixarem neos de cold cathode onde voce quiser (compre os neos e fans na spon), pede para fazer desenhos em alto relevo no seu acrílico... faça do seu jeito que eles SÓ VÃO TE COBRAR A PLACA DE ACRÍLICO, os cortes e trabalho não serão cobrados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu pai é dono de uma Serralheria... Conveniente não ??? =DDD vous eguir suas dicas ! Obrigado !!

PS : Tipo os neos cold cathode podem ser postos aonde ??? apenas colados na lateral onde tem o acrílico ??? em que lugar do gabinete eles podem ficar ???

PS2 : Eu pretendo por, 3 exaustores no total, 2 emcima e 1 atrás do Gabinete, é mais recomendado eu usar um Exaustor de verdade ou não tem diferença entre usar um exaustor e um cooler trabalhando como exaustor ??? Coolers que serão utilizados no computador : http://www.spon.com.br/index.asp?secao=20&categoria=229&subcategoria=0&id=2077

Abraços...

_Light_

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esse http://www.spon.com.br/index.asp?secao=20&categoria=229&subcategoria=0&id=2077 é muito bom mesmo, poe 1 deles em cima como exaustor, logo depois da fonte, outro atras como exaustor, e 3 deles na lateral como eu te indiquei, e se possivel corte o latão furadinho da traseira para deixar livre a exaustão do fan traseiro, e use grelha em todos, cromada ou preta, como voce preferir...

Erm todos os fans podem ser usados como exaustor ou ventilador, basta mudar de lado, e o que importa é o CFM para medir o quanto vai sugar ou soprar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ae, achei um gabinete que suporta em todos os lados Cooler's de 120 mm, é bonito, e custa R$109,00 :

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-75441118-gabinete-atx-gamer-4-baias-ferrari-clone-preto-c-vermelho-_JM

Vale a pena comprar ele ?

sim vale, vai fundo... lembre-se de ir na serralheria do papai :D, e cortar o metal furadinho em formato circular exatamente do tamnho das hélices, mais ou menos 110mm~115mm de diamentro, e se possivel corte mais um lugar de por fan de 120mm, ao lado do buraco do fan lateral que já existe que fica em cima do processador, bem em cima das memórias ram...

cara.. ta difícil gabinete barato que tenha a possibilidade de se por um fan de 120mm na traseira...

ja procurei em varias lojas... procurei na net tb.. o negocio ta feio...

o maximo q achei foi 92mm...

compra desse ferrari...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hmm valeu !! =D vou comprar ele mesmo...Se liga, vou por o acrílico do lado, então do lado onde vai ter acrílico eu corto com serra copo de diâmetro de 115 mm 2 cortes redondos com 4 furos em cada para os parafusos do cooler e atrás eu corto o furadinho, e ponho o exaustor lá, na parte do acrílico colo 1 Cold Cathode, e emcima do gabinete vou por 2 Exaustores e TALVEZ uma peça de acrílico...Sendo que o Gabinete já vem com um FAN Com Led Azul de 120mm... vai ficar Bem refrigerado né ??? =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite,

Tenho um gabinete aqui da wisecase chule hehe, cabe o seguinte: 2x80cm na traseira, 1x80cm frente e 1x120cm na lateral. So que este espaço na lateral n fica emcima do processador fica um pouco ao lado. Coloquei um FAN de 120cm (Thermaltake 120mm DC Fan / 78CFM ) primeiro como ventilação e notei que as temperaturas ficaram melhor com ele como exaustão. A posição correta e ele jogando ar para fora mesmo ?

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Frente - Ventilação

Trás - Exaustão

Lateral - Ventilação

Cima - Exaustão

Se o seu FAN lateral estiver muito emcima no gabinete, realmente funcionará melhor como Exaustor devido à densidade do ar Quente ser Menor que a do Ar frio, ele tende a subir, ficando o ar quente na parte superior do gabinete, então o Exaustor na parte superior vai se sair melhor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hmm valeu !! =D vou comprar ele mesmo...Se liga, vou por o acrílico do lado, então do lado onde vai ter acrílico eu corto com serra copo de diâmetro de 115 mm 2 cortes redondos com 4 furos em cada para os parafusos do cooler e atrás eu corto o furadinho, e ponho o exaustor lá, na parte do acrílico colo 1 Cold Cathode, e emcima do gabinete vou por 2 Exaustores e TALVEZ uma peça de acrílico...Sendo que o Gabinete já vem com um FAN Com Led Azul de 120mm... vai ficar Bem refrigerado né ??? =D

muito bom, use acrílico vermelho transparente para combinar com o gabinete :D, e 2 correções...

1º Na chapa superior vai ficar show voce por o acrílico, mas aviso logo que só vai dar para por 1 fan de 120mm, depois da fonte e antes da chapa das baias... e se voce fizer cuidado para não deixar fios da fonte soltos perto dele para ele não sugar e arrebentar o fio e o fan...

2º No acrílico lateral o ideal são 3 buracos... 1º exatamente em cima do processador, 2º logo abaixo do primeiro, para ventilar o dissipador central da placa mãe e placa de víeo, e o 3º exatamente em cima das memórias ram...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

thermaltake big typhon vx... e voce precisa cortar a chapa lateral do seu gabinete para por um fan de 120mm bem em cima do cooler do processador, assim o 2 fans de 120mm, o da lateral do gabinete, e o do próprio cooler, vão funcionar juntos para soprar ar frio nos dissipadores da placa mãe, e isso já foi comentado nesse tópico, logo no 1º post na paste OBS DE COOLERS, por favor leia antes de postar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

thermaltake big typhon vx... e voce precisa cortar a chapa lateral do seu gabinete para por um fan de 120mm bem em cima do cooler do processador, assim o 2 fans de 120mm, o da lateral do gabinete, e o do próprio cooler, vão funcionar juntos para soprar ar frio nos dissipadores da placa mãe, e isso já foi comentado nesse tópico, logo no 1º post na paste OBS DE COOLERS, por favor leia antes de postar...

Eu li de cabo a rabo esse tutorial. Me desculpe se eu nao reparei em 2 linhas da primeira mensagem de um topico que ja possui mais de 70!

Eu já fiz todo o esquema de ventilação do meu gabinete! Fun 12cm na traseira (exaustor), 12cm na tampa de cima (exaustor), 12cm na frente (ventilador), e os três na lateral conforme o seu tutorial!

Desculpe-me se essa pergunta já foi feita no tópico, mas é necessário fazer a troca do fan desse cooler que você recomendou?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

paulo voce não vai precisar de fan na frente, somente se sua placa mãe não tivesse todos os dissipadores em volta do processador e voce pudesse usar cooler de ventilação paralela a placa mãe, como o zalman CNPS9700LED, ai voce iria precisa de um na frente para jogar ar frio nele...

no seu caso é comprar um big typhon vx, colocar 3 fans na lateral ventilando a placa mãe, um em cima do cooler do processador, um em cima das memórias e outro em cima do chipset do meio da placa mãe e da placa de vídeo... e ainda, 2 fans usados como exaustor, tirando o ar de dentro do gabinete, um na traseira e um em cima, entre a fonte e as baias... eu aconselho a voce a colocar nesses 5 buracos de fan de 120mm o:

http://forum.clubedohardware.com.br/review-fan-coolermaster/554073

junto com grelhas de 120mm e ainda, aconselho a voce trocar o fan que vem no big typhoon vx por um desses também.

com isso voce vai poder overclockar sem preocupação seu processador e memória, e ainda a placa de vídeo também, e vai ser um gabinete que voce vai usar durante muuuuuuito tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem que fazer um buraco na CPU? ou só os furinhos? nao compreendi isso mt bem...

3º Grelha - Fan dos gabinetes devem ter livre acesso ao ambiente externo do gabinetem, e aquelas placas de latão todas furadinhas no lugar de por o fan atrapalham e muito a sucção ou exaustão de ar... o correto é ter um buraco circular com um grelha dessas de arame a 1 cm de distancia das hélices do fan...

AKMG_02.jpg

Leia o primeiro post por favor, já está ficando repetitivo, e estão perguntando exatamente aquilo que JÁ ESTÁ EXPLICADO LOGO NO INÍCIO, NO TUTORIAL...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu li o tópico, o que eu entendi foi que tem que fazer um buraco de 120mm, dps fazer furinhos botar a grelha e parafusar o cooler na grelha, é isso?

Sim é isso SÓ QUE voce não vai fazer um buraco circular de 120mm, tem que ser de 110mm a no máximo 118mm, pois o fan em si é um quadrado de 120mm e as boradas deles precisam encostar em algo para se sustentarem melhor, então o buraco tem que ser do tamanho das hélices, e os furos dos parafusos devem ser feitos usando um fan de 120mm como molde e uma furadera através do furos do próprio fan de 120mm...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PistolaoBR, li seu tópico e você está de parabéns!! Gostaria muito que me ajudasse, tenho o seguinte Gabinete:

01_05_10_18_80_index_g.jpg

- 5 baias de 5,25 pol. Externas

- Possui 1 cooler traseiro de 120 x 120 mm e 1 lateral em cima do processador de 80 x 80 mm e 1 frontal de 120 x 120 mm para circulação do ar interno.

- Gabinete com tampa lateral removível de acrílico, fixadas com parafusos de roscas.

Vou remover o fan frontal pois fiquei convencido que é inútil. Tendo em vista que não quero retirar/destruir a porta do Gabinete, e que vou usar usar um Processador Core 2 Duo 8400, Radeon 4850, 1 HD sata, 2x2GB Kinsgton e Fonte Zalman 360, tudo sem Overclock e que quero apenas uma temperatura geral aceitável, aí vai minhas dúvidas:

1) Seria eficiente utilizar uma Baia Fan 120mm com a porta frontal fechada o tempo todo?

2) É melhor substituir o fan lateral de 80mm por um de 120mm?

3) Seria preciso um buraco circular para um 120mm para a VGA e outro para Memórias? Ou posso deixar as memórias de lado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...